Polêmica na Internet Estimula Pastor a Escrever Sobre a Natureza Humana de Cristo

O que é pecado? O fato de termos a natureza pecaminosa significa que estamos em pecado? Para entender  o que significa a expressão "concebido em pecado" temos que estudar profundamente a doutrina da natureza do pecado. Com certeza não dá para fazer isso aqui na internet, mas vou dar umas rápidas pinceladas, para que vocês possam pensar e tomar sua posição. 

A pergunta chave é: "O que é pecado?" . Temos duas correntes que advogam posições diferentes e, dependendo da posição que toma, você pode mudar completamente o quadro do processo salvífico através de Cristo e também a doutrina da Justificação pela Fé. Aqui seguem as duas posições:

1. O Pecado por Natureza.

Adão, antes de pecar, tinha tendência para fazer só coisas boas. Fazer o mal era contrário à sua natureza carnal. Quando pecou, o quadro se inverteu e ele agora tinha tendências só para as coisas más.

Obviamente, todo ser humano que nascesse a partir daquele momento, traria essa tendência pecaminosa consigo sendo, portanto, pecador. Neste caso, o pecado original faria com que cada ser humano necessitasse de um salvador porque ele já nasce no mundo condenado, ainda que não tenha conhecimento disso(pelo menos até ficar grande).

Nesta teoria, o simples fato de fazer você ter sido concebido com essa natureza carnal faz de você um pecador. E se é pecador, necessita de um salvador; e nesse caso, Jesus teria vindo com a natureza antes da queda, porque se viesse com a natureza de Adão depois da queda, Ele próprio precisaria de um salvador!

2. O Pecado por Escolha.

Esta segunda teoria segue o mesmo direcionamento da primeira, confirmando que realmente, depois da queda, todo ser humano que nasce, traz consigo esta tendência carnal para o pecado. A única diferença é que embora tenhamos esta tendência, não somos obrigados a pecar, mas temos a escolha de pecar ou não pecar. O que nos faz pecador não é ter a tendência para o pecado, ou trazer a herança de Adão em nossa carne. É decidirmos pecar.

Não podemos ser caracterizados como pecadores, por uma herança involuntária que trazemos sobre nós. Entretanto, pecamos quando escolhemos dar vazão a essa tendência, transformando-a em pecado. Podemos exemplificar com o reino animal e vegetal. O Leão ataca sua presa para comer. Isso é um instinto involuntário. Ele não pode ser condenado por isso, porque não tem consciência desse ato que está cometendo.

Veja também, por exemplo, o gato. Ele chega de mansinho, vem se esfregando na nossa perna e quer vir para o nosso colo de mansinho, querendo carinho... Mas quando esse mesmo gato está na frente do rato, toda essa mansidão desaparece e surge o instinto natural para atacar!

Veja a árvore, com suas folhas murchando... Elas carregam os traços do pecado, mas não pecaram e nem têm consciência disso. A mesma coisa se passa com a natureza humana que herda essa natureza pecaminosa involuntária. Agora, conscientes dela, decidimos se vamos pecar ou não. Não podemos ser condenados pelo pecado que adão cometeu, mas apenas pelos pecados que nós cometemos.

Os que aceitam esta teoria, crêem que Jesus tinha a tendência hereditária para o pecado (ou seja a natureza de Adão depois da queda) que todos temos, mas escolheu não pecar e por isso a Bíblia diz "que em tudo ele foi tentado como nós, mas sem pecado."

Bem... depois deste esclarecimento sobre pecado chego a seguinte conclusão:

Se nós aceitamos a teoria número 1 (que é o caso de alguns aqui na na internet), a Bíblia é mentirosa, porque em Hebreus 4:15 diz: "Porque não temos um Sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado."

Se Jesus veio com a natureza de Adão antes da queda, Ele levava uma tremenda vantagem sobre nós, porque Ele não tinha a tendência para o pecado que nós temos! Ou seja, teria tendência para fazer só coisas boas. Aí seria fácil viver sem pecado neste mundo. Satanás poderia então continuar acusando a Deus, porque nenhum ser humano poderia guardar Sua lei e obedecê-la.

Continua

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com