Debate Sobre Justificação pela Fé
De Quem é o Ministério da Sra. White: De Deus os dos Homens?

Rogério Buzzi

“Ao brado de - liberalidade - os homens se tornam cegos aos ardis do adversário, enquanto ele se acha em todo o tempo trabalhando com perseverança para a realização de seu objetivo. Ao ser bem sucedido em suplantar a Bíblia por meio de especulações humanas, a lei de Deus é posta de parte e as igrejas se encontram sob a servidão do pecado, ao mesmo tempo em que declaram estar livres.” O Grande Conflito, pág. 522

Quando Jesus interrogou aos doutores da lei se o batismo de João Batista era de Deus ou dos homens, os mesmos se consultaram entre si e em seus “concílios secretos” decidiram aquilo que mais tarde demonstraria ser sua própria sentença. Se dissermos que é de Deus, nos perguntará: então por que não creram? E se dissermos que é dos homens o povo se voltará contra nós porque o povo (judeu) crê que que João batista é um profeta de Deus.

Os líderes judeus tentavam convencer os discípulos e todo o povo de que Jesus não poderia ser o Messias porque Elias ainda não viera. Por isso, o próprio Jesus, quando interrogado pelos discípulos sobre porque os doutores da lei diziam que teria que vir Elias, disse que na verdade Elias já havia vindo e tinham feito com ele tudo o que quiseram. Jesus deixou claro assim que o Elias prometido, aquele que prepararia o caminho para o Senhor e prepararia um povo bem disposto, em verdade já viera e fora morto e era, portanto, João Batista como os discípulos então compreenderam.

Convém quem sabe relembrar que tanto Elias quanto João Batista vieram num tempo de ampla apostasia, quando o conhecimento de Deus havia se perdido sobre montes e montes de entulho religioso.

Muito tempo se passou desde então e, quando o mundo estava em trevas, Deus levantou um profeta, para preparar um povo disposto a obedecer-lhe e a história se repete! Os doutores da lei de hoje até “citam”, “usam” os textos deste profeta, como no passado quando citavam João Batista para apoiar suas pretensões de santidade. Ao fazer referência aos jejuns dos discípulos de João e deles, contrastando com a suposta glutonaria dos discípulos de Jesus, por exemplo. Mas o faziam e fazem apenas quando isto lhes convém.

Nossos formandos ou teologandos, em sua grande maioria, respondem suas provas sobre as doutrinas apresentadas por esse profeta com escárnio e burlas. A realidade, triste realidade, é que nossos doutores da lei modernos não mais crêem no ministério de Ellen White, não apóiam seus escritos, mas “ temendo o povo” não confessam sua incredulidade porque querem manter sua aparente santidade e funções de poder.

A todos os "perfeccionistas", resta a loucura da palavra de Deus, que nos dá a certeza de que o ministério de nossa irmã Ellen White não era dos homens, mas do Céu. Assim, embora saibamos que a história continuará se repetindo, com o surgimento de novos Elias durante a chuva serôdia, podemos afirmar com segurança, para aqueles que crêem: "ELIAS JÁ VEIO, E FIZERAM-LHE TUDO O QUE QUISERAM!"

Senhor, sabemos que ao atacar seus mensageiros, em realidade não são eles que são atacados e, sim, a Ti. Perdoa-nos por mais este pecado, como povo. Porque somos pecadores e habitamos entre um povo de impuros lábios... Dá-nos sabedoria para compreender os tempos em que vivemos e reconhecer Teus mensageiros, para que não sejamos presos nos laços do inimigo. Pedimos-Te pedimos humildemente, no nome da Fiel e Verdadeira testemunha, Cristo Jesus. Assim seja.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com