O Sábado: Repelido por Adventistas, Acatado por Protestantes

O Dr. Samuele Bacchiocchi dedica seus últimos boletins "Endtime Issues Newsletter" a uma longa exposição do ex-pastor adventista Greg Taylor em que este apresenta suas razões para abandonar a Igreja Adventista e a observância do sábado. Segundo Bacchiocchi, muitos lhe dirigiram insistentes apelos para que tratasse do assunto porque a missiva de dito pastor está tendo ampla circulação nos EUA e outras regiões, e causando algum estrago entre membros da Igreja. 

Este é um novo desafio contra a observância do sábado nos tempos modernos, fato que se tem repetido entre pastores e congregações adventistas nos Estados Unidos, especialmente após o lançamento de um livro anti-sabático lançado pelo também ex-pastor adventista Dale Ratzlaff. 

Por influência da publicação dessa obra, pelo menos duas denominações inteiras nos EUA que, tal como os adventistas, observavam o sábado (a Igreja de Deus do 7o Dia, e a Igreja Mundial de Deus — "Worldwide Church of God", fundada por Herbert Armstrong), renunciaram a sua prática histórica de ter o sábado do sétimo dia como dia de culto e especial adoração a Deus.

Nesta semana, oferecemos aos nossos amigos uma condensação da longa exposição de Bacchiocchi quanto ao teor da carta desse novo dissidente, limitando-nos a sua abordagem da questão do sábado especificamente. Ele apresenta alguns dados interessantes de que, enquanto alguns pastores e leigos adventistas têm abandonado o sábado adotando uma "Teologia da Nova Aliança", como se tem chamado, um crescente número de denominações evangélicas nos EUA tem aderido à observância do sábado do sétimo dia, em grande parte sob influência do trabalho esclarecedor do Dr. Bacchiocchi.

Bacchiocchi inclusive conseguiu que um destacado articulista do influente jornal The Washington Post tratasse da questão após entrevistar-se com ele a respeito de suas pesquisas quanto à origem da observância do domingo. Disponibilizamos a tradução do artigo do referido jornal a nossos amigos que queiram estar "por dentro" do que se passa nesse debate contemporâneo sábado X domingo que a todos nós deveria interessar. Basta solicitar-nos pelo e-mail mencionado ao final desta mensagem.

No Brasil, Valnice Milhomens, uma pastora batista cuja programação evangelística na Televisão é apresentada em várias cidades brasileiras, destaca-se como entusiástica defensora do sábado do sétimo dia.

Também os tradicionais Batistas do Sétimo Dia e outros grupos de adventistas, como os Adventistas da Promessa e da Reforma, são nossos aliados na observância sabática.

Eu sugeriria que se fizessem contatos com os grupos dos batistas do sétimo dia e da irmã Valnice (que não mantêm uma atitude preconceituosa anti-IASD de outras organizações sabatistas), não para pretender torná-los adventistas, mas para diálogos mutuamente proveitosos, mesmo com convites para palestras, ou mesmo sermões, de gente nossa na igreja deles E VICE-VERSA. Haveria tanto a contribuir de parte a parte, como projetos comuns de promoção do sábado, seja para propósitos evangelísticos ou de liberdade religiosa (problemas de guarda do sábado para estudantes ou trabalhadores em geral). 

Seria um "ecumenismo" positivo para contrarrestar as tendências ecumenizantes de outros religiosos que, sabemos, não podem resultar em progresso na causa da verdade e crescimento na graça e conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Assim, as matérias que disponibilizamos a todos esta semana, como sempre gratuitamente, são as seguintes:

  • Samuele Bacchiocchi Defende o Sábado Ante os Ataques do Ex-Pastor Adventista Greg Taylor

  • The Washington Post fala das pesquisas de Bacchiocchi Sobre as Origens do Domingo.

Como dissemos, basta confirmar o interesse por e-mail, que lhe remeteremos em forma de arquivo eletrônico.

A todos, uma feliz semana na companhia de Jesus.

Prof. Azenilto G. Brito
Bessemer, Ala., EUA
azenilto@yahoo.com.br 

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com