Posição Adequada para Oração em Culto Público Provoca Nova Polêmica em Distrito

Que estranho espírito é este que move pastores a condenarem aqueles que optam por prostrar-se diante daquele que é Santo, Santo, Santo? Enquanto isso, observe a reverência com que os muçulmanos se prostram diante de Deus!

Um grupo de Jovens Adventistas da Igreja de Conjunto José Bonifácio resolveu estudar as escrituras, tanto a Lei como o Testemunho. E para surpresa deles, encontraram as Escrituras de maneira radiante, fornecendo o que para eles era uma nova luz, todavia preciosa luz antiga da Palavra de Deus soterrada sobre os monturos do erro. 

Dentre os "novos" achados, se encontrava o dever de prostrar-se diante de Deus no Culto Público e no Particular. Mas se encontravam agora em um terrível dilema, pois a Igreja não faz como está escrito,e eles não podiam seguir a multidão para fazer o mal e nem podiam ser extremistas alarmando a igreja; pois se, ela ainda não conhecia tal verdade de Deus, de certa maneira não era culpada. 

Resolveram portanto, quando alguém começasse a orar eles se prostrariam, e antes da pessoa terminar a oração, levantavam-se para que o povo não ficasse sobremodo assustado. Isso ocorreu por um bom tempo, até que um desses jovens, chamado Samuel, teve a oportunidade de pregar na Igreja, e este jovem não perdeu tempo, mostrou r Igreja a Verdade sobre este assunto. 

A igreja, parecia ter aceitado, mas do próximo culto em diante, não mais se prostrava, no entanto, aqueles jovens não se esqueceram na verdade, e de agora em diante não mais fizeram segredo a respeito do que criam.

Um outro jovem deste grupo, chamado Weder, foi chamado para fazer um semana de oração na Igreja de Jardim Marabá, e este, chamou o irmão Samuel, que havia pregado no Bonifácio sobre a posição adequada para oração, para que ele, em seu lugar, falasse r Igreja de Jardim Marabá a respeito do assunto. (No tempo em que ocorreu a semana de oração no Jardim Marabá, o Pr. do Distrito saiu de férias).

A Mensagem foi pregada, e a Igreja aceitou-a de coração. Na semana seguinte, o mesmo jovem que fez a semana de oração e deu espaço para que seu amigo pregasse sobre a posição adequada ao orar nos cultos, foi chamado para pregar em outra igreja do mesmo distrito, onde o Pr. Osi Carvalho, se encontrava de férias. O jovem não exitou, falou da verdade sobre a posição na oração, e aparentemente, grande parte da Igreja de Boni IV aceitou a mensagem.

Na semana seguinte, o jovem que havia pregado no Bonifácio, o Samuel, foi chamado para pregar na Igreja de Cidade Líder, outra igreja do distrito em que o Pr. estava de férias. Pregou lá, e a aceitação foi dividida. Já na semana seguinte, ao o Pr. Osi retornar das férias...

Que bagunça se encontrava o distrito! E de fato, reconhecemos que não deu para ele uma boa impressão, e logo verificando a fonte das pregações, chegou logo a conclusão de que nós havíamos agido de má fé, esperando ele sair de férias para pregar. Parece brincadeira, mas não foi uma trama! Fomos estranhamente convidados para pregar, em tres igrejas do mesmo distrito neste espaço de tempo (nós não nos auto-convidamos, isto é incoerencia).

O fato é que acabávamos de decidir que devíamos passar a mensagem de posição na oração, e que quando nos fosse dado a oportunidade, não deveríamos fugir da direção em que Deus nos colocar. Não foi por medo da presença do Pr. Osi que não pregamos isso a tempos antes. Pois decidimos começar a pregar o assunto antes do Pr. sair de férias, tanto é, que a pregação do jovem Samuel no Bonifácio, foi feita quando o Pr. Osi Carvalho ainda não havia entrado em período de férias. Portanto, não o esperamos sair de férias para pregar.

Bem, ele (o Pr. Osi) como qualquer pessoa em seu lugar, tomou suas providencias, e passou nas igrejas todas do distrito, pregando o contrário do que havíamos pregado.

Nós reconhecemos que, mesmo sem querer, não havíamos deixado uma boa aparencia para ele, e apesar de não concordar com as pregações do pastor, resolvi falar com ele, imaginando que ele fazia tal por inocencia ou falta de conhecimento do assunto. Depois dele fazer um sermão na 4ª feira (10/10/2001), eu o chamei para que viesse até o meu lar, onde teríamos a oportunidade de a sós conversarmos sobre o assunto. Assim foi... esclareci-o a respeito da situação e do assunto, procurei dizimar todas as dúvidas, e elas deveriam ter sido dicipadas, se não fosse sua inclinação e pré-conceito para não aceitá-las.

As dúvidas de que conversamos eram sobre informações mentirosas que ele havia introduzido em seu sermão ao nosso respeito, dizendo que nós pregávamos que qualquer oração e em qualquer lugar devia ser de joelhos, mas isto era um inverdade, pois defendemos a posição prostrando-nos apenas nos cultos na igreja e em casas. Expliquei-lhe os textos da Bíblia e do espirito de profecia que tratava da oração de pé... em fim... ele saiu dizendo que prepararia um novo material provando que nos cultos não havia problema algum orar em pé. E Assim foi...

Esperei durante um mes a resposta, e quando o ví, lhe perguntei sobre o cumprimento da promessa que ele me havia feito, ele me disse que não havia feito ainda, pois estava a esperar que eu lhe desse os textos para que ele em resposta os explicasse, e pediu para que eu estivesse no sábado na Igreja, pois ele pregaria sobre posição na oração, pois estava ficando feio quando nós nos ajoelhávamos e a igreja toda não.

Começamos então a conversar sobre o assunto, e ele bateu o pé dizendo que a igreja tinha uma "liturgia", que fora ditada pela conferencia geral, e EGWhite disse que quando homens de vários lugares se reúnem, e decidem algo, podemos acatar seguramente, e que essa "liturgia devia ser seguida". Então iniciou-se uma discussão sobre isso, pois eu creio que devemos obedecer aos homens desde que eles não exaltem suas opiniões acima da Bíblia, e disse que o manual não me era regra de fé e prática. Ele então pôs um ponto final na conversa, dizendo que queria servir a Deus e que iria pregar sobre o assunto, a conversa terminou de maneira não muito agradável, e então fui pra casa.

Em casa comecei a imaginar o que ocorreria no sábado (Isto era quarta feira do dia 14/11/2001). E ví que ele iría apresentar novamente o assunto nos interpretando mal, mostrando textos de homens orando em pé em situações que não era culto. E mostrando textos da irmã White orando em pé, que já havíamos discutido... então decidi imprimir o documento posição na oração, para toda a igreja, caso ele nos apresentasse mal, já tinhamos os papéis provando como críamos de fato.

Chegou o sábado, ele pregou sobre dízimos e ofertas. E no final do culto, pediu para que os membros que pudessem ficar, que fizesse esta gentileza, pois ele trataria do assunto de posição na oração. A grande massa foi embora, e uma parte pequena permaneceu assentada. Ele começou a pregar e... dito e feito, usou textos bíblicos de orações em pé que não eram em cultos. Usou textos da irmã White orando em pé,e fez os seus comentários.

Depois de haver cansativamente apresentado sua matéria, perguntou se alguém tem alguma dúvida. Eu levantei meu braço e lhe perguntei se podería ir a frente e defender minha maneira de crer. Ele disse que sim, e eu fui a frente. Primeiro o desmenti, pois continuava a usar textos de oração em pé fora do culto, e que nós não críamos que as orações fora do culto (onibus, trem, rua, metro) deviam ser de joelhos. 

Quando comecei a explicar para igreja... fui interrompido por uma irmã chamada Silvana (que havia sido convidada a se retirar do Clube de Desbravadores no ano de 2000/2001, por diversas queixas da irmandade a seu respeito, e agora tentava reatar-se com a liderança, e esta lhe era uma ótima oportunidade), respondi sua questão, recomecei a explicar e... fui interrompido de novo por ela, e então, Dilma, (uma irmã que a tempos não se agrada de nossa maneira de se portar, nos taxando como fanáticos, os mosqueteiros, etc.) excitadíssima para me impedir falar, com inquietações notáveis, incita a irmã que me interrompia a ir a frente para falar no microfone, Rubens, tenta impedir isto para que eu pudesse prosseguir e depois ela teria oportunidade, mas em vão... ela veio. Falou, falou, ... E depois me deu o microfone e ficou a frente falando a mim coisas contrárias as que eu ia explicando.

Como o cerco estava apertando, e a irmã era-me um estorvo enquanto eu falava, e ainda alegou não estar disposta a ouvir pois já era um horário avançado do sábado e o povo estava cansado e com fome (apesar do Pr. ter convidado a se retirar quem quisesse, portanto ninguém era obrigado a ficar, esta alegação dela era uma verdade). 

Decidi pela única saída, não pude falar até o fim, então entreguei aos presentes os folhetos que havia xerocado, pois se a igreja lesse, talvez viesse a compreender-me sobre verdadeira luz, e não sobre a maneira de que o Pr. nos pintou diante da Igreja (como fanáticos, contra a Igreja, e que queriam que os outros orassem de joelhos onde estivessem, no metro, onibus...)

Então, alguns irmãos vieram a frente, para contradizer-me enquanto eu distribuia para igreja os folhetos. Enquanto eu entregava os folhetos, o Pr. Osi foi a frente, e disse: "O Edinho (Weder), não é inocente, e ele sabe que não está inocente, pois esperou que eu saísse de férias para ir nas igrejas pregar".

Queridos, eu já havia falado com ele; havia explicado este incidente, e ele insistia em descrer nas minhas alegações... então o conjurei diante de Deus, a que se prostrasse e fizesse uma oração, e que se eu houvesse agido de má fé, como ele me representara diante da igreja, eu então deveria morrer... mas se não, se o que ele a poucos instantes afirmara fosse uma mentira, um filho dele deveria morrer. 

Ele não se inclinou, e isto demonstra sua insegurança ao julgar-me. Então começou a ir à frente uns irmãos.

Devanir (um líder que eu havia repreendido por ele estar fazendo comércio na casa de Deus, portanto não estava com uma boa imagem diante da Igreja, e que sempre me perguntava se eu cria que a Igreja era realmente de Deus, mas que nunca parou para pensar quantas vezes ele já saíra da igreja que professa amar. Foi à frente e falou de maneira a menosprezar os papéis que eu entregava, dizendo que a igreja cresceu e não foi com papelzinho. Lamento que ele não estude o Espírito de Profecia, pois com estas palavras, vejo que ele não sabe é nada a respeito de como a igreja difundia a mensagem. Talvez nunca deve ter ouvido falar de Panfletos, Manuscritos, Periódicos, Present Thrust, Review and Herald, folhas de outono...

Depois dele haver desabafado e ter subido um degrau na escala política, foi a frente um outro, o Levi (ancião que fez algumas traquinagens, e não estava com uma boa fama com a liderança, querendo readquirir a confiança,foi lá e lavou a alma descarregando um monte de injúrias) diante da igreja toda, disse que eu preguei em X igreja e lá fiz uma comissão na ausencia do pastor.

Ví que isso que ele dissera, era uma calúnia infame, digna de um inescrupuloso aproveitador de situação. A única igreja que preguei sobre o assunto foi a igreja de Boni IV, e lá não fiz comissão nenhuma. Então, resolvi saber dele mesmo, r parte, se eu e a igreja haviamos ouvido errado ou ele afirmou mesmo tal mentira. Ele então me disse que, eu em uma igreja aconselhei ao povo que não tomasse a posição de orar de joelhos de maneira brusca, mas que antes fizesse uma comissão (ai é verdade).

Então, vemos que eu e grande parte da igreja ouvimos errado. E para que ninguém mais ouça errado a nosso respeito ou do que veio a acontecer, estou publicando a forma em que cremos. No documento a seguir, está o básico sobre a posição adequada para a oração. Para que esse tipo de mentira não seja proclamada sem que ao menos estejamos a imaginar uma possibilidade do que eles em suas mentes diabólicas podem formular ou entender.

[Nota do Editor: Para economizar tempo e permitir sua rápida publicação, o texto acima e sua continuação abaixo não foram revisados, apenas subdivididos em um número maior de parágrafos.

Leia também:


Posição Adequada Para Oração

(Obs: Usaremos os textos abaixo, mesmo discordando sobre a posição de Jonas ao orar e se Hagar orou de fato, mas estes textos são usados por aqueles que dizem ser indiferente a maneira de se portar em oração).

POSIÇÃO OCASIÃO TEXTO
EM PÉ PUBLICANO ARREPENDIDO, NO TEMPLO. LUCAS 18:13-14
DEITADO JONAS NO VENTRE DE UM GRANDE PEIXE. JONAS 2:1
SENTADO HAGAR LAMENTANDO UMA VIDA TRISTE. GÊNESIS 21:16-17
AJOELHADO ESTEVÃO ESTANDO SOB UM APEDREJAMENTO. ATOS 7:59-60

Vemos claramente que as Escrituras nos apontam várias posições para se fazer oração a Deus, e nenhuma dessas posições foi pelo Senhor negada, mas aceitou as preces de todos os corações sinceros que com fé O clamaram. A serva do Senhor enfatiza a idéia... "Para orar, não é necessário que estejais sempre de joelhos. Cultivai o hábito de falar com o Salvador quando a sós, quando estais caminhando, e quando ocupados com os trabalhos diários".(C.B.V., pg.511).

O apóstolo Paulo complementa: "Orai sem cessar". I Tessalonicenses 5:17. Queridos, observando estes textos, compreenderemos claramente que não é da vontade de Deus que vivamos prostrados, isto é muito claro para todos!

Mas irmãos, não podemos nos enganar concluindo que em todas as ocasiões da vida poderemos nos tornar indiferentes quanto à nossa postura ao orarmos a Deus.

"Tanto no culto público como no privado, é nosso privilégio prostrarmos diante de Deus, quando Lhe dirigimos nossas petições".(P.R., pg.21).

"Os privilégios do culto divino não devem ser considerados levianamente".(C.B.V., pg.511).

Sendo assim, temos por obrigação não desconsiderar os previlégios do Culto Público e do Culto Privado,e nestes privilégios inclui-se, o prostrarmos ante Deus quando lhe dirigimos nossas petições.

Quando o Senhor falou com Moisés no monte, lhe disse: "Tira as sandálias dos pés,pois o solo onde pisas é santo".(Êxodo 3:5). Este texto nos revela que ao estarmos na presença magnífica do Soberano do Universo, devemos nos guardar de exercer uma postura que revele arrogância, presunção ou orgulho (Provérbios 8:13).

Sendo assim, devemos nos perguntar... Onde Deus se faz presente?... A Palavra responde: "Far-me-ão um santuário para que Eu possa habitar no meio deles".(Êxodo 25:8)

"Pois onde estiver dois ou três reunidos em Meu Nome, ali Estou Eu no meio deles".(Mateus 18:20). Portanto consideremos o Mandamento dado no livro profético...

"Tanto no culto público como no privado, é nosso dever prostrarmos de joelhos diante de Deus quando Lhe dirigimos nossas petições".(M.E. vl.II, pg.312).

Este ato de prostrarmos, é exatamente o que requer a Verdadeira Adoração, acompanhe os textos bíblicos que tratam do assunto "Adoração":

"Vinde adoremos, prostremo-nos, ajoelhemo-nos diante do Senhor que nos criou". (Salmos 95:6)

"Exaltai ao Senhor nosso Deus, prostrai-vos diante dos estrados de Seus pés, Ele é Santo".(Salmo 99:5)

"E Moisés, imediatamente inclinou-se à terra, e adorou".(Êxodo 34:8)

"Lancei-me aos pés do anjo para adorá-lo, mas ele me disse: Olha , não faças tal , sou conservo teu e dos teus irmãos... adora a Deus".(Apocalipse 18:20)

Até o próprio Satanás exigiu de Cristo adoração, e não foi qualquer adoração, mas uma Verdadeira adoração, disse ele: "Tudo isso te darei, se prostrado me adorares".(Mateus 4:9)

Estes textos também nos revelam o Grande Conflito entre Deus e Satanás, pois vimos claramente que Deus exige que os Seus se prostrem diante dEle, mas Satanás em contra posição, insiste em não se prostrar diante de Deus, e se propõe a liderar os que assim o seguissem..."

(Satanás) Declarou... que nunca mais se prostraria ante Cristo; que assumiria a honra que lhe deveria ter sido conferida e que seria o comandante de todos aqueles que submetessem a segui-lo e obedecer a sua voz".(H.R., pg.15).

Vemos então que Satanás quererá levar esta rebeldia avante e "Os que não estão relacionados com Deus, estão com o inimigo de Deus; e o inimigo trabalhará com eles para guiá-los por caminhos falsos".(C.B.A. vl.7a, pg.98). Digo:"Todos que não são decididos seguidores de Cristo, são servos de Satanás".(G.C. pg.512, cap.30).

Deus ama por demais seu povo, e não quer vê-lo cativo de Satanás, e por amar este povo e não querer ver os Seus, tendo por guia a Satã, deu-lhes o Evangelho Eterno para sua libertação. Esta é a Mensagem a ser pregada às nações, e esta é conhecida nas Escrituras como a Mensagem dos Três Anjos.

A primeiro destes 3 anjos, chama-nos para adoração:"Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora de seu juízo, e ADORAI Aquele que fez os Céus, a Terra e o Mar".(Apocalipse 14:7).

E como então adoraremos ao criador? A Bíblia nos responde:"Vinde e adoremos, prostremo-nos, ajoelhemo-nos diante do Senhor que nos CRIOU".(Salmo 95:6). E ao proclamarmos estas 3 Mensagens Angélicas, não podemos omitir absolutamente nada...

"Foi-me mostrado 3 degraus, a 1a, a 2a e a 3a Mensagem Angélica, disse o anjo: Ai daquele que mover um BLOCO ou um ALFINETE dessas três mensagens".(P.E., pg.258). Portanto se a mensagem envolve temor, não podemos mudar as formas de temer a Deus; se envolve dar glória, não podemos modificar as formas de dar glória; assim também, se a mensagem envolve adoração, não podemos de nenhum modo anular ou modificar a maneira de nos aproximarmos de Deus em adoração.

"Quando durante sua oração dedicatória ele (Salomão) se ajoelhou, postando-se na humilde posição de suplicante. Os seguidores de Cristo hoje devem guardar-se da tendência de perder o espírito de reverência e piedoso temor. As Escrituras ensinam como devem os homens aproximar-se de seu Criador: Com humildade e temor, mediante a fé num mediador divino. O salmista declarou:"Ó vinde e adoremos, prostremo-nos, ajoelhemo-nos diante do Senhor que nos criou."(Sal. 95:6). 

Aprendamos nós também o modo de aproximar-nos de Deus, pois "Esperamos que nossos irmãos não manifestem menos reverência e temor enquanto se aproximam do único Deus vivo e verdadeiro, do que os pagãos manifestam por suas divindades idolátricas".(M.E. vl.II, pg.314). Temos que ser exemplos ao mundo, pois seguimos o exemplo de Jesus, e Ele nos ensina como devemos nos aproximar de Deus. (Lucas 22:41).

Tais textos são inteiramente suficientes para começarmos uma reforma em nosso meio; mas hoje, como nos dias de Jesus, existem homens que defendem a hipocrisia, querendo orar em pé no culto, e ainda mais, incitam os outros a seguirem o seu mau exemplo, mas Jesus nos adverte: "Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas para serem ouvidos pelos homens".(Mateus 6:5) Estes homens torcem as Escrituras para sua própria perdição.(II Pedro 3:16). Por isso, estudaremos alguns textos que são usados para apoiarem esta maneira de crer.

*Txt.1 - Usam o texto da dedicação do templo, afirmando que pode-se fazer oração de pé.

Exp.: Salomão não orou em pé; ele de pé, abençoou o povo.(II Crônicas 6:3). Depois da benção, ele em pé, dirige-se ao povo e conta a história do levantamento do Templo. Tanto é que ele dirige suas palavras não a Deus, mas sim ao povo.(II Crônicas 6:3-11). E por este exemplo de Salomão, vemos que as bençãos podem ser proferidas em pé; por isso, não receie dizer ao seu irmão em pé:"Vá com Deus", "Que Deus vos guarde", "Que a Paz do Senhor seja com este Lar", "Que o Senhor te abençõe e te guarde"... 

certamente o Senhor agraciará a benção segundo a sinceridade de coração. Mas também pelo exemplo de Salomão, aprendemos que quando dirigimos nossas orações a Deus em um culto público, devemos nos prostrar diante de Deus. Leiam o texto, e vejam que ele ao terminar de contar a história ao povo, põe-se em pé diante do altar, sobe na base de metal, inclina-se, e somente agora, de joelhos, profere sua oração a Deus..."Pôs-se em pé sobre a base de metal, e ajoelhando-se na presença de toda congregação de Israel, estendeu as mãos para os Céus e disse: Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus semelhante a ti..." (II Crônicas 6:12-14).

Txt.2 - A oração do fariseu e do publicano.

Exp.: O publicano era ou um Romano, ou um judeu que apostatou da fé para servir ao poder romano sendo um cobrador de impostos contra seu próprio povo, sendo assim, não devemos tê-lo como exemplo de fé. O publicado, quando quisesse adorar a Deus, procuraria um exemplo a seguir, e para época não teria melhor exemplo que os chefes das sinagogas, que eram hipócritas, e Jesus condena a atitude deles orarem em pé nas sinagogas.(Mateus 6:5).

Isso sem contar que não era culto público e nem culto privado, eles apenas subiram ao Templo para orar; portanto, naturalmente não tinham o dever de se prostrarem.Pois "Tanto no culto público como no privado é nosso dever protramos diante de Deus..."(C.B.A. vl.7a, pg.108)

Txt .3 - A oração de Jeosafá.

Exp.: Jeosafá se põe de pé diante do átrio novo, e intercede por si e pelo povo para que tenham sucesso na batalha. Este ato desesperado, não era um culto público e nem um culto privado. E, depois de rogarem a Deus de maneira desesperada, eles recebem a aprovação divina, pois Deus diz que eles não precisam mais temer, pois Ele irá adiante; então, mesmo não sendo culto público e nem culto privado, acalmam-se, e gratos se prostram a Deus e O adoram.(II Crônicas 20:18).

Txt. 4 - Na Conferência Geral.
Exp.:"Na conferência Geral de 1909, ao E.G.White finalizar um discurso,disse: "Que o Senhor vos ajude a lançar mão desta obra como nunca o fizestes antes. Fareis isto? Erguei-vos-eis aqui e testificareis que fareis de Deus vosso auxílio e esperança? (A congregação se pôs em pé e ela orou)".(E.G.W. Publications Office Document, A.L.White, Standing for Prayer (Washington, D.C.), Frebruary 17, 1960, pg.1) M.E. vl.I, pg,152. General Conference Bulletin, 18 de maio de 1909".

irmãos, temos que saber o que é Conferência Geral, e quantas pessoas participavam desse tipo de evento. Bem, Conferência Geral, são reuniões ministradas pela Liderança Mundial da Igreja, para novas decisões, traçamento de planos, eleição de novos líderes, etc. 

Neste evento, participavam centenas de pessoas, como acontece em nossos dias, tornando esses locais, grandes aglomerados de pessoas,e sendo assim,orar de joelhos, tornar-se-ia um transtorno, um arrasta cadeira, um encosta e empurra que tiraria de certa maneira a santidade do local, sendo assim, era prudente orar de pé. Isso sem contarmos que em algumas das conferências gerais, o povo se acomodava sob uma tenda, assentando-se com cadeiras no gramado;sendo assim também imprudência ajoelhar-se e sujar a roupa. 

Isso também sem considerarmos a idade da irmã E.G.White, que nascera em 26 Novembro1827, e que na data da conferência citada acima, estava com 81 anos,portanto, não possuía uma condição muito favorável para orações de joelhos. Já em 21 de Dezembro de 1900, relatado em Review and Herald, 19 de Fevereiro de 1901, Ellen White relata lhe faltar forças, e que ela pedia a Deus para que a sustentasse, e ela então obteve forças para se firmar no púlpito.(M.E. vl.I , pg. 151.)

Cremos que pode ter sido uma fraqueza ocasional, mas como não há nada que diga que sim ou não, fazemos uso do fator etário). Sem contar também que a irmã E.G. White, certamente era a profetisa do Senhor, assim como Moisés o era; foi inspirada por Deus, mas não em todas as ocasiões da vida, estava à disposição da tentação e do pecado como todos os outros seres humanos, e assim como Moisés, poderia cometer erros; sendo assim, devo confiar não em sua vida, mas no que ela sob inspiração divina escreveu.

Analisem: "Nosso dever com relação ao mundo é profundo e amplo . Devemos fazer aos outros o que queremos que nos façam . A verdade deve chegar a todos os lugares , e nós queremos que aqueles que podem interceder diante do Senhor em oração , que dobrem seus joelhos diante de Deus , abolindo a moda que tem sido introduzida ao nosso povo e que foi transportada a outros países por nossos obreiros, moda de estar em pé como os fariseus a orarem para serem ouvidos por homens. Queremos que todos que conhecem a Deus e a Jesus Cristo, enviado por Deus, se inclinem até seus pés , e orem para que o mundo possa ouvir a mensagem de advertência que poderá ser captada por aqueles que a ouvirem, e levada àqueles que não a conhecem". (M.R., vl.16, pg,392). Os textos são claros, só não podem ver os cegos espirituais.(II Coríntios 4:4).

Queridos, temos que tomar uma decisão, pois "Os seguidores de Cristo não tem o direito de colocarem-se num terreno neutro. Há mais esperança a um inimigo declarado, do que para aquele que é neutro".(R.H., vl.IV, pg.386).

"Deus não pode usar homens que em tempos de perigo, quando a força, coragem e influência de todos são necessárias, temem tomar uma firme posição pelo direito; Ele chama os homens para que se empenhem na batalha contra o erro, guerreando contra os principados e potestades, contra o príncipe das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nas regiões celestiais. A tais é que Ele dirigirá as palavras: 'Bem está servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor'(Mateus 25:23)".(P.R., pg.139).

"Devemos apegar-nos ao ensino da Bíblia e não seguir... as palavras e atos dos homens. Quando surgem erros e são ensinados como verdade bíblica, os que têm ligação com Cristo,não confiarão no que diz o pastor, mas à semelhança dos nobres bereanos (Atos 17), examinarão as Escrituras todos os dias para ver se essas coisas são de fato assim. Quando descobrem qual é a recomendação do Senhor, colocam-se ao lado da verdade. Ouvem a voz do Verdadeiro Pastor dizendo: Este é o caminho, andai por ele".(F.O., pg.76).

"As opiniões de homens ilustrados, as deduções da ciência, os credos ou decisões dos concílios eclesiásticos (da Igreja), tão numerosos e discordantes como são as igrejas que representam, a voz da maioria - nenhuma dessas coisas, nem todas em conjunto, deveriam considerar-se como prova, em favor ou contra qualquer ponto de fé religiosa. Antes de aceitar qualquer doutrina ou preceito, devemos pedir em seu apoio um claro - 'Assim diz o Senhor'". (G.C., pg.601, cap.37).

Queridos, esta posição é reclamada não por homens, mas pelo Senhor! Ele chama o seu povo a escolher o correto quando diz:"Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda deporás, acompanhando a maioria, para torcer o direito".(Êxodo 23:2). Eis que tomar a decisão, é uma atitude que nos cabe. Que Deus nos guarde para Si.

C.B.V. (Ciência do Bom Viver), P.R. (Profetas e Reis), M.E. (Mensagens Escolhidas), H.R. (História da Redenção), C.B.A. (Comentário Bíblico Adventista), G.C. (O Grande Conflito), P.E. (Primeiros Escritos), M.R. (Manuscript Release), R.H. (Review and Herald), F.O. (Fé e Obras).

(Allan Negreiros, Ireneide Souza, Samuel Caldas, Weder Silva)

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com