Pastor (de Outro Campo) Pede Mais Detalhes Sobre Ancião Disciplinado por Estudar a Bíblia, em Cuiabá, MT 

Oi Robson,

Li a carta do irmão Eliel de Lucca, creio que apenas por ela é dificil de julgar uma disciplina de igreja. Os temas que ele aborda são os mesmos de intermináveis conflitos teológicos desde que existe Igreja Adventista. Não creio que algum de nossos teólogos, que estavam num ou noutro lado do debate, haja sido disciplinado por isso. Assim pergunto, porque um "leigo" o seria?

Outra coisa que gostaria de saber. Qual, ou quais, o(s) item(ns) do Manual da Igreja (Cap. 13) foi(ram) utilizado(s) na disciplina deste irmão? Se foi por "discordar com os princípios fundamentais da fé, a comissão deve indicar, na ata, os pontos discordantes, como considerandos, para justificar tal voto. Isso foi feito? Assim o irmão poderá responder por escrito, pois no debate oral a coisa fica infindável. Ambas as partes devem ser cuidadosos e minuciosos no que escrevem, assim fica-se com algo mais objetivo a se julgar, e não apenas um "disse-que-disse".

Ainda, os itens prévios à disciplina, conforme indicados no mesmo Cap 13 do Manual da Igreja, foram dados? (Em resumo: seguir Mat. 18, vai tu e ele só, etc).

Lembro ainda que o próprio Manual da Igreja diz que a disciplina eclesiástica SÓ É VALIDA, DEPOIS de seguido os procedimentos prévios, caso contrario NÃO TEM VALOR ALGUM. Veja que estamos falando de disciplina eclesiástica (tudo que ligares ou desligares na terra o será no céu), e não disciplina ADMINISTRATIVA da Igreja.

Para mim, no caso de Poá, houve disciplina ADMINISTRATIVA, mas não Disciplina Eclesiástica, segundo o Cap. 13 do Manual da Igreja.

Deixo aqui uma sugestão para o seu site. Que tal produzir uma versão digital do Manual da Igreja? Tenho visto que a maioria da irmandade não tem acesso e nem conhecimento do mesmo, seja para assuntos de disciplina, seja para o trabalho dos departamentos e demais atividades da igreja. Um dia "alguém" disse que isso ou aquilo era assim e segue-se repetindo. Por outro lado, os pastores não instruem os membros sobre o Manual, porque assim dirigem as comissões de igreja, comissões especiais e de nomeações, etc, a seu bel prazer. Quem sabe uma irmandade instruída não ajude a manter a IASD como foi criada pelos pioneiros e bem próxima do modelo administrativo aprovado em 1901 pela Mensageira do Senhor.

Um Abraço!
Por motivos óbvios, não publique meu nome

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com