IASD Substitui Argumentos Bíblicos por Hipnose

 

"Chegou o tempo em que, mesmo na igreja e em nossas instituições, alguns apostatarão da fé, dando atenção a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios. Deus cuidará, porém, do que foi entregue aos Seus cuidados. Cheguemo-nos a Ele, para que Ele possa chegar-Se a nós. Demos um claro e sincero testemunho, diretamente ao ponto, de que o hipnotismo está sendo usado pelos que apostataram da fé, e de que não devemos emparelhar-nos com eles. Por meio dos que apostatam da fé será exercido o poder do inimigo para desencaminhar a outros. Carta 237, 1904. -- Mensagens Escolhidas, Vol. 3, pág. 411-412.

"Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco." Mateus 15:14.

 

Desta vez, ninguém me contou. Eu estava lá no templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia, central de Campo Grande, ontem (10/11/02), quando o pastor/showman Paulo Matos disse que gostaria de fazer um sermão diferente naquela noite, "um sermão de surpresas", conforme ele próprio havia anunciado na manhã de sábado.

Aliás, nunca li especificamente sobre as técnicas da hipnose, mas já vi e li o suficiente para concluir que, desde o sábado pela manhã, vínhamos sendo condicionados a acatar ordens do pregador sem questioná-las.

 

Gesto combinado

Isso aconteceu de modo tão simples e aparentemente inocente quanto ao que se vê nos shows de hipnose de palco, que programas de tevê, às vezes, mostram. O hipnotizador associa uma ordem a um gesto e, a partir dali, todos os que forem suscetíveis a seu comando farão sempre o que estiver combinado.

No caso de Paulo Matos, o gesto/ordem combinado foi apontar o microfone para a congregação para que ela dissesse "Amém!" toda vez que isso acontecesse.

Note que a audição crítica da mensagem que geraria a concordância intelectual ou espiritual com que fosse dito por ele deixou de ter qualquer importância. Dali para a frente, ainda que não houvessem avaliado e concordado, quase todos diriam "Amém!" a qualquer afirmação que ele fizesse, desde que lhes apontasse o microfone.

O "Amém!" coletivo, repetido por diversas vezes, inclusive em momentos inadequados, como após a frase "e Deus, como vingança, matou a todos os primogênitos do Egito", era a evidência de que quase toda a congregação ali presente estava sob seu controle. Não é à toa que Paulo Matos se refere a seu público como "a MINHA igreja".

 

Mais controle

No domingo à noite, pouco antes do sermão hipnótico, houve novo exercício de controle mental através de gestos. A submissão ao seu comando já havia se enraizado a ponto de nem ser necessário que ele apontasse o microfone para a congregação. Apenas o indicador era o suficiente. E todos diziam "Amém!" efusivamente.

Trabalhou então, mais uma vez, a emoção dos presentes. Seu apelo/comando foi direcionado a grupos em situação psicológica extrema.

"Quem estiver muito triste, por problemas pessoais, financeiros e de saúde, mas só quem estiver muito triste, porque as coisas não vão bem em casa, a família está endividada, enfrenta problemas de saúde... Venha aqui para a frente... Quem estiver muito alegre, por alguma razão especial, um segredo de família, uma vitória particular, uma bênção especial... Venha aqui para a frente, para perto de mim... Para orar e dar seu testemunho..."

Em seguida, olhou para cima como um visionário e, como se tivesse intimidade com os seres celestes, disse: "Veja, Gabriel, vejam, anjos aqui presentes, quantas pessoas vieram..."

Setenta por cento dos presentes devem ter se levantado. Mas o pastor nem orou por eles, nem permitiu que eles e os demais orassem... Apenas dizia/ordenava: "Conte a Deus os seus problemas... Peça-lhe sua ajuda... Ore por aqueles que ainda não conhecem a Jesus... Pense naqueles que estão doentes..." Sem permitir que qualquer um, de fato, se concentrasse e pudesse orar com tranqüilidade a Deus.

Não fui à frente, mas do lugar em que estava tentei orar e acabei desistindo. Apenas pedi perdão a Deus por não conseguir orar naquela situação. Paulo Matos não parava de falar! Mas a voz não incomodava tanto porque o tom adotado era suave e adocicado, bem apropriado para induzir ao sono antes da sessão hipnótica, com a ajuda da música.

 

"Viagens"

Começou o sermão, fazendo referência ao filme "De Volta para o Futuro", cujos personagens podiam supostamente viajar no tempo, retornando ao passado para corrigir em sua própria vida e na vida de antepassados problemas que lhes prejudicariam no futuro.

Fez então uma aplicação espiritual, dizendo que realmente somos afetados por situações e traumas vividos por nossos avós e pais e mesmo por problemas que nós próprios vivemos na infância, mas que nem todos temos 120 reais para pagar uma consulta com psicólogos ou tempo e disposição para vir a todos os cultos da igreja e tentar corrigir isso com a ajuda de Deus. Faltou pouco para defender mais explicitamente uma terapia de regressão à vida uterina, ou mesmo "vidas passadas".

Para dar alguma sustentação bíblica ao que diria dali para frente, recorreu a II Coríntios 12:2-4: "Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir."

Citou também o caso de Enoque: "Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si."

Foi sobre essas duas passagens que fundamentou a possibilidade de a congregação "viajar" com ele até o lugar da habitação de Deus. "Se Paulo pôde, por que você também não pode? Se Enoque está lá, por que não irmos também até lá? Moisés já foi, Ellen White também esteve por lá..." Foi a base de sua argumentação.

Aliás, o relato que Paulo Matos fez da trasladação de Enoque, atribuiu sua ida para o Céu ao fato de que o Espírito Santo teria reclamado ao Pai que as orações/e-mail de Enoque estavam lotando a "caixa de entrada" e travando o disco rígido do computador celestial! E a descrição da despedida de Enoque de seus familiares, assemelhou-se em muitos aspectos a relatos apócrifos de sua ascensão. Para completar, Enoque chegou ao Céu e Moisés já estava lá...

 

Trindade ao vivo

A grande decepção com o pastor Paulo Matos aconteceu no momento em que ele pediu para que a maior parte das luzes do templo fossem apagadas, para que todos ficássemos numa penumbra, fechássemos os olhos e o acompanhássemos numa viagem mental.

Sua ousadia na utilização de métodos satânicos de controle da mente para a apresentação de uma suposta mensagem bíblica, deixou-me indignado. Não me lembro de cada palavra exatamente, mas foi mais ou menos assim:

"Feche os olhos, agora... Feche e não abra... Obedeça àquilo que vou lhe dizer... Não questione... Eu sou o seu médico, agora... Ninguém questiona o que o médico diz, porque ele só quer o melhor pra você... Feche os olhos para que possa guiar você... Não abra... Não estrague a brincadeira... Nós vamos fazer de conta... Vamos imaginar que este templo se transformou numa nave, numa máquina voadora... Estamos dentro dela... Eu sou o comandante e vou lhe dizer tudo que está acontecendo... Estamos levantando vôo... Vuuuuuuuch... Estamos deixando a Terra... Vuuuuuuuuch... À direita e à esquerda, vemos estrelas e planetas multicoloridos, luas, cometas, sóis... Já deixamos a Via Làctea... Ei, ali está a constelação do Órion, um buraco negro... Vamos passar por ele e... Que coisa incrível! Que lugar brilhante! É tudo tão ma-ra-vi-lho-so..."

Bem, nesse ritmo, Paulo Matos conduziu sua igreja até o Paraíso e à sala do trono de Deus... A pedido do pastor da igreja, obviamente, fez questão de descrever a cada uma das pessoas da trindade, a quem ele alegava estar vendo: Jesus, o Príncipe, de cabelos longos e barba, com uma coroa de ouro sobre a cabeça; o Pai, a quem ninguém jamais viu porque não poderia suportar Sua presença gloriosa segundo a Sra. White, também foi visto, com cabelos grisalhos e barba longa; e o Espírito Santo, um homem alto forte, também de barba espessa e com uma capa vermelha!

Curiosamente, o Espírito Santo de Paulo Matos tinha nas mãos umas fichas, com as anotações dos pecados de cada um dos participantes da viagem, as quais apresentava ao Pai e a Jesus Cristo. E os três lamentavam a situação dos "invasores" da sala do trono de Deus! (Nesse momento, eu, minha esposa e minha irmã, deixamos o templo e fomos para casa, realizar um ou outro culto, no qual pedimos misericórdia a Deus, por sua igreja, seus líderes e seus membros, incluindo-nos.)

 

Citações EGW

Na ausência de argumentos bíblicos, a saída da IASD para defender suas posições doutrinárias equivocadas está sendo apelar aos métodos de convencimento e persuasão do Diabo, que desprezam a razão, submetendo as mentes ao controle de outra mente e dando ênfase à emoção e ao sentimentalismo nos cultos, pela teatralização.

Leia o que diz a Sra. White no capítulo 79, "Hipnotismo e Seus Perigos", do livro Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2:

A experiência do passado há de repetir-se. No futuro, as superstições de Satanás assumirão novas formas. Erros serão apresentados de maneira agradável e lisonjeira. Falsas teorias, revestidas de trajos de luz, apresentar-se-ão ao povo de Deus. Assim procurará Satanás enganar, se possível, até os escolhidos. As mais sedutoras influências serão exercidas; mentes serão hipnotizadas. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 271. (Pág. 719)

Os homens e as mulheres não devem estudar a ciência de como tomar cativa a mente dos que com eles se associam. Essa é a ciência ensinada por Satanás. Devemos resistir a tudo dessa espécie. Não devemos brincar com o mesmerismo e hipnotismo - a ciência daquele que perdeu seu primeiro estado e foi expulso das cortes celestes. Medicina e Salvação, págs. 110 e 111. (Pág. 713)

Toda a filosofia dessa ciência é uma obra-prima de engano satânico. Por amor de vossa alma, libertai-vos de tudo que seja dessa espécie. Toda vez que pondes na mente de outra pessoa idéias quanto a esta ciência, para adquirirdes domínio de sua mente, encontrai-vos em terreno de Satanás, cooperando decididamente com ele. Por amor de vossa alma, rompei com esse laço do inimigo. Mensagens Escolhidas, vol. 2, págs. 349 e 350. (Págs. 715-716)

Separai de vós tudo quanto tenha sabor de hipnotismo, a ciência pela qual os instrumentos satânicos operam. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 350. (Pág. 716)

A ciência pela qual nossos primeiros pais foram enganados está iludindo pessoas hoje. Pastores e médicos estão sendo atraídos para a cilada. Manuscrito 79, 1905. (Pág. 719)

Não é desígnio de Deus que nenhuma criatura submeta a mente e a vontade ao domínio de outra, tornando-se um instrumento passivo em suas mãos. A Ciência do Bom Viver, pág. 242. (Pág. 720)

Oro para que nosso povo não caia vítima das armadilhas que Satanás tem posto para apanhar as pessoas incautas. Mas mesmo agora muitos estão confusos. Todos necessitam ser estudantes independentes da Bíblia. Estou escrevendo palavras de advertência, para que ninguém precise ser induzido pelo inimigo, a levar outros para caminhos tortuosos. -- Medicina e Salvação, pág. 102.

Portanto, pastor Paulo Matos, a hora é de reavaliação e pedido de perdão, a Deus e à Igreja Adventista Central de Campo Grande. -- Robson Ramos


Pastor em Perigo

Fiquei verdadeiramente chocado com tudo o que li.

É tremendamente lamentável que pastores que deveriam estar ensinando o povo a essência da Justificação pela Fé, estejam adotando os mesmos métodos usados pelas igrejas neo-pentecostais, tais como Universal do Reino de Deus e Renascer em Cristo. Já tive a oportunidade de assistir alguns cultos nestas igrejas, e o que pude presenciar não é muito diferente daquilo que você relatou. As emoções são exploradas ao máximo, e a percepção racional e inteligente da mensagem negligenciada.

Este pastor precisa de ajuda! -- Cleiton, São Paulo

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com