Um Deus que Não se Esconde e Habita Conosco!

O ex-pastor Edegard Silva Pereira, com vários títulos acadêmicos, propôs a tese de um Deus que se esconde, escorando-se nas palavras de outro teólogo, Gerhard von Rad, que citou Isaias 45:15 ( "Verdadeiramente, tu és um Deus que te escondes, ó Deus de Israel, ó Salvador ").

Esconder é um verbo que significa "pôr em lugar oculto; encobrir, ocultar; não revelar; não enunciar; reservar". É óbvio que Deus não Se encontra ao alcance de nossa visão física, portanto Se encontra em oculto, fato esse comum a qualquer ser humano, independente de seus conhecimentos teológicos. A Bíblia nos fornece a certeza de que Deus é um ser espiritual. Mas que se esconde do ser humano é um tema que merece ser analisado com muito cuidado, pois estaremos "pisando em terreno sagrado". Como a questão da tri-unidade de Deus. Não importa o malabarismo dialético que se possa executar, mesmo fundamentado no conhecimento das línguas em que a Bíblia foi escrita. Aliás, esse é um privilégio de poucos, considerando os milhões que têm acesso às Escrituras através das versões que lhes estão ao alcance. Não desejo com isso subestimar os conhecimentos lingüísticos e teológicos desses privilegiados, mas o fato é que mesmo entre os eruditos existem divergências.

Assim, devemos aceitar, pura e simplesmente, a tese de homens cuja formação acadêmica vai muito além da nossa? Ou devemos agir à semelhança dos habitantes de Beréia, nossos antigos irmãos na fé que recorriam às Escrituraras para ver "se de fato era assim"? Devemos confiar nas Escrituras que nos está ao alcance, mesmo porque nem sempre teremos professores e teólogos à nossa disposição. Diante disso, foi o que procurei fazer, embora não o tenha feito muito profundamente. Na verdade, muito superficialmente! E o que encontrei?

A começar pelo próprio capítulo 45 de Isaias, pude perceber algo interessante exatamente no verso 22, ou seja, alguns versos após do usado pelo teólogo Gerhard von Rad. E o que diz? Vejamos:

" Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro ".

Se Deus se encontra escondido, como posso olhar para Ele a fim de obter a salvação?

A experiência religiosa do ser humano após a queda de nossos primeiros pais foi, está sendo e sempre será fundamentada na fé, na confiança e certeza de que Deus existe e apesar de nossa indignidade, embora não o possamos ver fisicamente, é um Pai amoroso que se dispôs a habitar entre Seus filhos (Êxodo 25:8   "E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles".).

Uma vez que citamos os nossos primeiros pais, Adão e Eva, é bom ter em mente que tem sido o ser humano quem sempre se esconde de Deus (Gênesis 3:8   "Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim" .).

Se Deus é um Deus que se esconde, obviamente tem Ele um esconderijo e a Bíblia assim o afirma em Salmos 91:1   "O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente ".  Sim, Deus se esconde e nos permite, aos que têm fé e plena confiança de Sua existência, habitar em Seu próprio esconderijo. Assim, Deus se encontra escondido para quem dEle se esconde, ou seja, para quem,   à semelhança de Adão e Eva se afasta dos propósitos divinos.

Um exemplo claro nós encontramos no relato bíblico da peregrinação do povo de Israel quase ao ponto de herdar na Terra da promessa. Apesar de ser uma história conhecida é bom lembrar que Moisés ouviu a sugestão de se enviar alguns homens para espionar a terra. Doze espias foram e voltaram trazendo as informações desejadas. O povo ficou amedrontado e se rebelou contra as ordens do Senhor por causa dos gigantes descendentes dos enaquins. Resultado: Deus os castigou ordenando que voltassem pelo deserto em direção ao Mar Vermelho. Mais ainda, aos homens daquela geração não lhes seria permitido entrar na Terra prometida. Diante dessa nova perspectiva, o povo reconheceu o erro e se dispôs a subir e pelejar contra os amorreus.

Porém, era tarde demais. Moisés então falou: " Disse-me o SENHOR: Dize-lhes: Não subais, nem pelejeis, pois não estou no meio de vós, para que não sejais derrotados diante dos vossos inimigos. Assim vos falei, e não escutastes; antes, fostes rebeldes às ordens do SENHOR e, presunçosos, subistes às montanhas. Os amorreus que habitavam naquela região montanhosa vos saíram ao encontro; e vos perseguiram como fazem as abelhas e vos derrotaram desde Seir até Horma. Tornastes-vos, pois, e chorastes perante o SENHOR, porém o SENHOR não vos ouviu, não inclinou os ouvidos a vós outros ".  Deuteronômio 1:42 a 45.

Sem dúvida, Deus se esconde para quem dEle se esconde, para quem Lhe desobedece as ordens. Todavia, para quem Lhe é submisso e pronto a obedecer, Sua promessa é: " Em meio à tribulação, invoquei o SENHOR, e o SENHOR me ouviu e me deu folga. O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem? O SENHOR está comigo entre os que me ajudam; por isso, verei cumprido o meu desejo nos que me odeiam. Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem ". Salmo 118:5 a 8.

Ainda no Salmos 91:15 o salmista nos apresenta a seguinte promessa: " Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei ". Como pode um Deus escondido estar ao nosso lado, nos livrar da angústia e ainda nos conceder o gozo da glorificação?

E tem mais: Salmos 94:14  " Pois o SENHOR não há de rejeitar o seu povo, nem desamparar a sua herança". Aos que O aceitam como Deus verdadeiro e presente em sua vida, Ele garante que não há de rejeitá-los e tampouco desampará-los. Logo a seguir no verso 22 o salmista afirma: " Mas o SENHOR é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo".  Imagine uma criança diante de um perigo qualquer. Se seu pai se encontrar distante, sofrerá angústia e desespero diante da ameaça que lhe faz esbugalhar os olhos e tremer as pernas. Não será assim se seu pai estiver presente. Encontrará forças e correrá para encontrar o abrigo e proteção nos braços de seu pai. O cristão verdadeiro, mesmo diante dos perigos e ameaças sempre encontra forças para buscar abrigo em Seu Deus, pois sabe que está perto dos que O consideram como Pai de amor e bondade. Leia a seguir alguns versos que nos garantem essa certeza maravilhosa:

Salmos 34:18  " Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido".

Salmos 119:151  " Tu estás perto, SENHOR, e todos os teus mandamentos são verdade".

Salmos 145:18  " Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade".

Posso eu aceitar a tese de um Deus escondido em detrimento às claras e inequívocas afirmações das Escrituras Sagradas?

Simey Leon Demans

Leia também:


Olá editor do Adventista.com, que não sei quem é no momento... Obrigado por manter esse site muito interessante, talvez se não fosse por ele eu ainda estaria no engano chamado IASD. Mas no momento gostaria de comentar sobre os textos que vem sendo publicado de autoria do Edegard.

Há muito tempo que venho lendo esses textos e só hoje, pela primeira vez, li comentários sobre os mesmos... coisa que já aguardava há muito tempo. Fico feliz por isso. Pois gosto muito dos textos que ele escreve, e me sinto incomodado ao abrir o Adventistas.com e ver só matérias sobre os problemas da IASD, coisas que pra mim já não mais interessam; mas é claro que o site é seu, e você faz o que quiser. Por isso, só gostaria de pedir, por favor, que se possível, continue a publicar matérias nessa linha de pensamento, e comentários sobre as mesmas. Eu, particularmente, acharia muito interessante.

Não quero me prolongar muito, por isso só quero concluir que embora hoje eu não tenha tanta certeza sobre interpretações / profecias etc, tenho certeza que estou num caminho muito mais próximo da direção que Deus quer, que é sempre ver o amor como mais importante que a lei / razão / lógica... Acho que para deixar bem claro o que penso seria preciso um email muito grande, mas não é essa minha intenção.

Desculpe pela forma como me refiro a Iasd, já que não sei se você ainda é um membro dela; não pretendo ofender ninguém, mas sinto uma certa indignação ao pensar que ela se diz possuir “A Verdade”, coisa que hoje eu vejo como um absurdo. Para mim ela está bem próxima da linha das Testemunhas de Jeová, mas que Deus abençoe todos que estão nesses grupos assim como eu também, enfim todos nós. Amém.

Desde já agradeço pela atenção.

* Ps: gostaria de recomendar 2 livros que tratam de assuntos diferentes, não religiosos diretamente, mas que consigo vê-los como em sintonia com a linha de pensamento dos textos do Edegard: “Nunca Desista dos Seu Sonhos” e “Jesus, O Maior Psicólogo de Todos Os Tempos”.


Saudações!

 

Caso acharem por bem publicar esta nota, rogo-lhes não divulguem meu endereço eletrónico (email). Quero que minha intervenção termine por aqui. Obrigado. Segue a nota:

 

Este é meu breve comentário à réplica do "Irmão X", que transformou um assunto muito sério em uma brincadeira de esconde-esconde.

 

Sou advogado e cristão. Tenho formação teológica e, por isso mesmo, dedico uma parte de meu tempo ao serviço cristão em uma congregação de um bairro de Florianópolis. Já li diversos artigos publicados nesse site. O artigo de Edegard Silva Pereira, "O nosso Deus é um Deus que se esconde", chamou-me a atenção não só por sua originalidade, mas sobretudo por sua seriedade, agudeza e discernimento. É um artigo de alto nível do ponto de vista teológico, que realmente fornece as bases teológicas para um exame sério e profundo da questão.

 

Mas sua réplica, Irmão X, baixou o nível. Há nela mais paixão do que razão e não está à altura da capacidade teológica do autor, cujo artigo você replica. E assim é por faltar-lhe formação teológica, como se pode ver em sua réplica. Contudo, teve a ousadia de aventurar-se em uma área para a qual não está habilitado, sem mostrar a cara, ocultando-se atrás de um pseudônimo. Perdoe-me a franqueza! Daí que sua réplica seja pura retórica, um discurso que revela uma total pobreza teológica. Como todo advogado, sou instruído na arte da retórica. Os advogados recorrem a essa arte quando é preciso defender uma causa indefensável frente à lei, à Justiça. Mas, considero totalmente inadequada a aplicação desse método a questões bíblicas.

 

Já no título de sua réplica, você se desviou estrategicamente do assunto, como costumam fazer os retóricos em seus discursos. A questão posta pelo articulista que você replica não é se Deus Se revela ou não. No texto do artigo está por demais claro que o autor admite plenamente que Deus Se revela. A questão é como Ele se revela, com que propósito Se revela e até que ponto. Mas seu título dá a entender, com uma pitada de malícia, que o autor acredita que Deus só se esconde. A partir dessa estratégia, sua réplica saiu do sério.   

 

Não vou replicar seus argumentos, todos do tipo emocional, passional. Mas vou destacar dois aspectos da questão que quero que considere:

 

Primeiro, seu círculo fica batendo mais em uma só tecla: João 17:3. Sua fala fica monótona, pobre, irritante. Se bem eu entendo, o Novo Testamento é como uma sinfonia: tem uma imensa riqueza de notas sobre Deus, tocadas harmoniosamente por muitos instrumentos. Mas você e seu círculo ficam tocando a mesma nota e, algumas vezes, duas ou três mais, isoladas da partitura e tocadas insistentemente em um único instrumento, desfigurando a composição. Fastidioso! O certo é ter em conta o todo e não uma pequenina parte. Por esse caminho, podemos chegar a conclusões erradas.

 

Segundo, partindo de seu conceito de "conhecer" a Deus como o entendemos hoje e não como está na Bíblia — ver a pessoa, conversar com ela face a face, saber o que faz, onde mora, etc., etc. —, então eu gostaria imensamente que me dissesse como Ele é. Ele tem olhos? Qual é a cor? Tem cabelo? São brancos, loiros, castanhos ou...? Tem barba ou não? Usa roupas? Como são? Qual é sua aparência? Deus é jovem, maduro ou velho? Quantos idiomas Ele fala? Fala bem o português, ou fala com sotaque? Onde Ele mora? Como Ele dirige o Universo? Tem uma estrutura para fazer isso? Como são aqueles que vivem e trabalham com Ele? Quando você O conheceu pessoalmente e em que circunstâncias? Como foi esse encontrou pessoal com Ele? Sobre o que falaram? Que foi que Ele lhe disse? Encontrou-se com Ele face a face outras vezes? E outras tantas perguntas desse tipo.

 

Eu não espero sua resposta a estas perguntas. Elas têm como propósito ajudá-lo a refletir. Que Deus Se revela ao ser humano é ponto pacífico. A questão é, por um lado, como Ele se revela, com que propósito Se revela e até que ponto; e, por outro lado, até que ponto nos podemos assimilar e suportar a Sua revelação.. Responda para si mesmo essas perguntas e descobrirá esta verdade paradoxal: que Deus Se revela, mas não Se mostra. Se ninguém O pode ver é porque está escondido, oculto, abscôndito, como preferir. Em todas as revelações de Deus relatadas na Bíblia, Ele não Se mostra de forma direta, aberta. Ele mesmo sempre permanece abscôndito. Até na pessoa do Senhor Jesus Cristo foi assim: os que o viam, viam o homem Jesus de Nazaré e não o próprio Deus. O fato de que Deus se revela, mas não se mostra é bíblico, confirmado diariamente por nossa experiência, e não uma teoria do articulista. Fato considerado até por G. von Rad (citado no artigo em questão), que é mundialmente reconhecido como a maior autoridade em Antigo Testamento. Mas em sua réplica é evidente que você se apoia em si mesmo, em sua própria crença, que a defende como um propagandista: fazendo afirmações como se elas fossem verdades, sem necessidade de provar o que afirma e tendo que se esconder atrás de um pseudônimo. O que o impede de "mostrar a cara"? Sem "mostrar a cara", você não assume responsabilidade pelo que diz e o que você diz não pode ser levado a sério.

 

E para Mansur Carlos tenho uma pequena mensagem: O chamado de Jesus nunca é "Seja como eu", mas sempre é "Segue-me". Não perca tempo querendo ser como Jesus, porque Ele é e sempre será único.

 

J. C. Host

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com