ESCONDE-ESCONDE DIVINO:
Um Deus que se esconde profundamente, ou um Deus que se revela?

 

Comentários ao artigo do ex-pastor adventista Edegard Silva Pereira:

1) O articulista fundamenta sua “Teoria do Deus que Se Esconde” tomando como ponto de partida o texto bíblico de Isaías 45:15, e depois se apropria de outros tais como: Isaías 8:17 e 29:14, onde busca encontrar apoio para sua tese. Com uma linguagem prolixa de difícil compreensão, tais como seus sermões na igreja do Brooklin quando ali atuou como pastor na década de 80, procura desenvolver uma linha de raciocínio, mas acaba se perdendo em suas próprias elucubrações. Ele desastrosamente confunde a limitação da linguagem e do conhecimento humano em relação ao Eterno com a ação intencional de Deus ocultar-se a Si mesmo do homem, criando com isto um terrível contra-censo: O Deus que quer se esconder escolhe homens como Seus mensageiros apenas para através deles continuar se escondendo (é como se Deus estivesse sadicamente brincando de esconde-esconde com a humanidade).

2) Ele entende também que o fato do Eterno agir na história no tempo estabelecido por Sua sabedoria, e não no tempo que o homem acredita ser o mais adequado, como mais uma evidência que o Eterno é um Deus que se esconde. Este tipo de argumentação evidencia que o Sr.Edegard não poupará esforços em reinterpretar as ações de Deus na história com vistas a favorecer sua tese “ocultista” de Deus.

3) Ao abrir o parêntese para explicar a palavra “Kerigma” chega a admitir que “nas Escrituras, o conhecimento de Deus vai sendo adquirido de maneira gradual e indireta através das ações históricas de Deus, no percurso de um longo caminho que vai desde a era patriarcal até o tempo dos apóstolos”. Porém, procura deixar bem claro que este conhecimento revela apenas a vontade de Deus e não o conhecimento da Sua pessoa. Deixa-me ver se eu entendi: Quando um pai interage na vida do filho orientando-o e direcionando-o, isto apenas revela a vontade deste pai, mas não quem ele é? Mas como pode ser isto? Se este pai interage revelando princípios de honestidade, fidelidade, perseverança e amor na vida do filho, significa “para o filho” que este pai é uma pessoa honesta, fiel, perseverante e amorosa, certo? Ou será que o autor do artigo está admitindo a possibilidade de Deus ser um hipócrita onde sua vontade nada tem haver com o conhecimento de Sua pessoa?

4) O articulista também entende Deut. 6:4, não como uma revelação da unicidade absoluta do Deus Eterno, mas simplesmente como uma forma dEle se diferenciar dos demais deuses inventados pelo homem, bem como para estabelecer Sua exclusividade perante Seu povo. Em outras palavras, Deut. 6:4 não tem como objetivo revelar se Deus é uma única pessoa ou se pode ser mais pessoas, mas simplesmente que Ele é único e exclusivo. Este argumento não é nada novo, pois os trinitarianos o usam para fugir da literalidade e obviedade do texto. Atenção não trinitarianos, segundo o Sr.Edegard (e os trinitarianos) vocês não podem continuar usando este texto para demonstrar Deus como uma só pessoa, e, por outro lado, os trinitarianos não se perturbem mais com a clareza deste texto, pois ele não quer dizer o que diz. Segundo esta interpretação a Bíblia não deve ser primeiramente interpretada pela literalidade de seu contexto imediato, mas de acordo com a interpretação pessoal de quem a lê.

5) Na verdade o ex-pastor Edegard com esta conversa de “Deus esconde-esconde”, parece mais ser um tipo de “trinitariano” camuflado, pois defende que o Espírito de Deus tem existência própria: “A palavra mais clara sobre a existência própria do Espírito e dele agir revestido do poder de Deus se encontra em Eze. 37:9: Javé ordena que o profeta invoque o Espírito doador da vida”. De acordo com sua visão pessoal, as múltiplas facetas personificadas de Deus (palavra e espírito) são apenas mais uma forma de Deus confundir nossa cabeça e continuar escondendo de nós o verdadeiro conhecimento de Sua pessoa.

6) Pelo o que entendi de sua complicada (e confusa) argumentação Deus não é uma pessoa e nem três pessoas, mas apenas se apresenta mediante “imagens teológicas” de formas variadas com a finalidade de entendermos melhor Seu plano de salvação. Só não entendo como um Deus que se esconde nos ajuda a compreender melhor o plano de salvação uma vez que “a vida eterna é esta, que Te conheçam, a Ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).

7) Sua comparação entre unitarianos e trinitarianos é estabelecida sob a perspectiva da tese que defende: “Deus se esconde profundamente”. Portanto, está claro que para aqueles que não aceitam esta tese, mas partem do pressuposto de que o Eterno é um Deus que se revela, e se revela ao ponto de enviar Seu único Filho ao mundo como a suprema revelação de Sua pessoa, esta comparação entre os dois grupos será feita de forma bem diferente.

8) Sua terceira opção, “o Deus que se esconde”, apresentada por ele como uma forma mais coerente para aqueles que querem “ater-se à nova revelação de Deus exatamente como está no testemunho do Novo Testamento, sem acrescentar-lhe ou tirar-lhe nada”, é na verdade uma opção que contradiz as Escrituras que afirmam harmonicamente no seu todo justamente o contrário: DEUS SE REVELA:

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas” – Hebreus 1:1-2.

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” – João 1:18.

Quero concluir apenas mencionando que caso o articulista contra-argumente dizendo que esta revelação tem haver com o caráter de Deus e não Sua essência pessoal, ele terá que reformular sua tese a respeito do Deus que se esconde profundamente. Ao estabelecer esta premissa como o ponto de partida para a suas conclusões, o articulista se coloca numa plataforma bem diferente de onde estão os unitarianos e trinitarianos, impossibilitando qualquer tipo de diálogo.

Irmão X


Outras reações ao artigo publicado:

Prezado Edegard:

Saúdo o seu texto como de extremo bom senso, talvez o mais lúcido, tranqüilo e menos afetado ou rancoroso de tantos que tenho lido. É a primeira vez, em muitos anos, que vejo nesse debate, que acompanho sem dele participar, o bom senso de reconhecer a pequenez humana diante de tão grande tema.

Sabe, sempre me incomodou profundamente ver a nossa arrogância como debatedores, de ambos os lados dessa questão, e não apenas neste site, mas nas igrejas, nas escolas de teologia e classes de estudos dominicais ou sabatinas, além dos livros e revistas que inundam as livrarias evangélicas, escudados em nosso pretenso conhecimento profundo da natureza divina, e na capacidade de contorcer-nos numa ginástica bíblica que pode, com esperteza, facilmente provar o que se queira provar.

Temos dificuldades intransponíveis em conhecer a natureza humana, nosso próprio ser, em reconhecer nossas falhas e nosso desamor, e nos aventuramos, com mentes degeneradas por milênios de pecado, a querer perscrutar e entender a intimidade do Deus dos Exércitos, que como você bem destacou, frequentemente Se esconde aos nossos olhos, porém habitando o nosso coração e revelando-Se na pessoa de Seu Filho, que Se tornou visível aos olhos dos homens.

De fato, pelo menos a mim, parece não ser essa a intimidade que Deus quer ter com Seus filhos quando insta para que O conheçam e O busquem. A adoração ao Pai em Espírito e Verdade implica numa completa entrega nas mãos onipotentes e restauradoras de um Deus sem pecado, num relacionamento constante que, pela aceitação da graça em nossa vida maltrapilha há de nos salvar completamente da presença do pecado um dia, já tendo nos salvo da condenação do mesmo no passado e nos salvando diariamente de sua influência, pela comunhão, submissão, oração e leitura de Sua Palavra. Não foi exatamente como aprendi, mas é como ensino às minhas filhas.

Que Deus o abençoe em seus estudos, fazendo-o ver sempre a verdade maior de que nada somos, nada sabemos, nada podemos diante da santidade de nosso Deus perfeito. Mesmo na eternidade um dia, já com mentes transformadas e corpos glorificados, apenas arranharemos a superfície de tudo que Ele é. Um grande e fraterno abraço.

Mário Jorge Lima. 

PS: Eu não tinha seu e-mail pessoal, por isso fiz esse contato pelo site, queria apenas parabenizá-lo por seu discernimento, seguramente dado por Deus. Portanto, não estou colocando esse meu comentário para debates, e, desculpem, não pretendo responder a possíveis réplicas. A razão: minha posição pessoal é que, para mim esse é um assunto santo, e quando balbuciássemos qualquer coisa sobre ele deveríamos fazê-lo de joelhos, em atitude de adoração.


APROVEITANDO O GANCHO....
 
1) Eu sei que por um lado, o autor tem razão em dizer que muitos unitarianos parecem que estão apenas discutindo de forma especulativa para se orgulharem de sua sabedoria. Foi a mesma impressão que eu tive quando caia nos sites de discidentes.
 
2) Mas, por outro lado, não posso esquecer do meu testemunho pessoal. Eu não caí neste site adventistas.com porque estava afim de entrar em discussões helenísticas. Nunca quis ter a certeza se Deus é um, dois ou três e meio.
 
UM POUCO DO MEU TESTEMUNHO
 
O que aconteceu comigo é que me apaixonei por Deus na IASD e esperei o melhor desse Deus nessa igreja, mas tudo que recebi foi uma seqüência de traumas em vários aspectos (honestidade, sinceridade, amor  e sexualidade) que quase me levaram ao suicídio. Comecei a ter dificuldades de ler a Bíblia e concluí: se Deus é bom como vejo na Bíblia, ou Deus não está nesta igreja ou Deus não está comigo. Como outras pessoas pareciam estar sendo abençoadas na igreja, eu concluí que Deus não estava comigo e amaldiçoei a minha vida.
 
Comecei então a pedir conselhos a esses membros e líderes "tão abençoados"... encontrei na maioria, princípios e valores muito diferentes dos que eu vinha cultivando. Por exemplo:
 
- Não seja tão sincero quanto ao que você pensa ou suas necessidades, porque o diabo pode ouvir e usar contra você. E citam um texto no final do Caminho a Cristo (não estou disposto a procurar agora);
- Você não pode namorar com a garota que você mais gosta, tem que ir "catando outras mais feinhas primeiro", ir "comendo pelas bordas";
- Você não pode casar com a mulher que você mais gosta, porque você fica muito apaixonado e não vai dar conta... casa com uma mais ou menos...;
- Paixão é pecado;
- O filho do ancião pode ser adúltero, mas o membro é disciplinado;
- Deixa a vida rolar... eu por exemplo, antes de casar com minha mulher morena, dei umas "trepadas" com uma loira para ver como é;
- Você não pode estar disposto a morrer por amor... tem que se preocupar primeiro com seu trabalho, dinheiro, suas conquistas, casa própria, carro e com a igreja;
- Você tem que oferecer para as mulheres, aquilo que elas mais gostam... seja o que for... algumas precisam de muito dinheiro, outras precisam ser pisadas, traídas etc. Porque você não "come" a amiga dela !;
- Hipnotismo é algo sadio, e eu usarei em meu ministério (teologando do UNASP/4º ano);
- Bateria é um instrumento do demônio, e é por isso que a igreja não vai pra frente. Aliás, o Jader Santos pegou câncer porque começou a usar bateria no Arautos do Rei;
- As crianças se mexem quando ouvem músicas com bateria, por causa da natureza pecaminosa;
- Dentro das paredes da igreja, em qualquer momento, é um lugar de santidade. As crianças não podem correr, não se pode dizer coisas "feias";
- Masturbação é sempre pecado (opinião da maioria feminina e de alguns poucos homens CASADOS);
- Ficar pode, desde que não fique se beijando na frente dos outros;
- Eu gosto só de homem violento (opinião de uma jovem do UNASP);
- Não podemos deixar entrar um aidético da rua que quer ouvir a palavra de Deus entrar na igreja, é melhor chamar o bombeiro para levar ele daqui;
- A chuva serôdia vai cair primeiro nos pastores da IASD e depois passará aos membros;
- Não importa os pecados da igreja e dos líderes, porque Paulo se referia a igreja como "aos SANTOS de Corínto, da Galácia etc".
- Eu não posso viver sendo muito santinho.... temos que dar umas escapadinhas de vez em quando... Jesus conseguiu porque Ele era Deus.
- E muito outros "valores"....
 
Na minha cabeça, esses valores acima é que eram pecado. Todos eles, para mim tinha algum veneno, ou proviam de lavagem cerebral (opiniões humanas no lugar de Deus) ou revelavam um sentimento de obedecer a "lei" apenas na frente dos outros, fingindo. Eu era muito sincero e só conseguia aceitar uma lei se ela fizesse sentido na minha mente. Pior então era eu tentar impor essa lei aos outros... eu tenho dificuldades de fazer isso quando estou atento.
 
Para mim,  aquilo tudo, era a quebra da Lei de Deus. São conceitos que não funcionam no sistema de Deus, tudo aquilo que leva o mundo ao caos.
 
Não estou dizendo que a masturbação é uma coisa boa... mas eu jamais conseguiria dizer que alguém que não consegue arrumar uma namorada e se casar devido a motivos do ambiente pagão (materialista, egoísta, homossexual, mentiroso, orgulhoso) e que, por isso, eventualmente se masturba, esteja em inimizade contra Deus !
Ao contrário, eu comecei a perceber que Satanás, por trás da besta e falsas formas religião é quem poderia estar criando ou trazendo a tona, esses valores.
 
Quando eu percebi isso, comecei a parar de ter medo dos textos de Ellen White, comecei a reinterpretá-los segundo o que me parecia mais justo. E também comecei a tentar ser mais justo e misericordioso baseando-me nos diálogos de Cristo e também no mandamento de "tratar aos outros como a si mesmo".
 
Com isso, eu parei de ficar tão ansioso como antes, porque percebi que os homens sofrem devido ao seu próprio egoísmo e cegueira... e que Cristo veio mostrar como nosso caráter deveria ser.... e se o caráter da nossa comunidade for semelhante ao de Cristo, não nos faltará, casa, alimento, amigos leais, sexo, estima, saúde, entretenimento etc. Não porque Deus ficará fazendo milagres para nos satisfazer, mas porque nós deixaremos de nos machucar e nos privar uns aos outros. Esse princípio, eu acabei confirmando no livro de EGW, Beneficiência Social.
 
Bom, eu concluí, aparentemente sozinho, chorando no quarto... que tudo isso estava acontecendo porque as pessoas não estavam mais absorvendo os Valores de Cristo. Eu comecei a interpretar o que tudo o que precisamos para viver no lugar que Deus está preparando para nós, é termos o mesmo caráter que Ele, para nós não destruirmos as criaturas dEle. Nisso eu defini a salvação para mim.
 
Só que eu tinha problemas quando lia na Bíblia que precisamos ter o Espírito Santo... porque eu enxergava um fantasminha vindo literalmente me possuir e fazer eu fazer o certo.... aí eu ficava mal de novo... até que tentei enfrentar o dogma e chutar que talvez o Espírito Santo fosse alguma coisa a ver com a Mente de Deus ou o Caráter de Deus. Isso me ajudou muito. Comecei a entender melhor alguns textos e a melhorar o meu caráter, à semelhança de Jesus... só que alguns textos eu ainda não conseguia entender por esse conceito meu. Mas mesmo assim, eu não consegui mais voltar atrás... eu assumi que Espírito Santo é uma expressão complexa, mas que tem relação com o Caráter de Deus.
 
Só depois de tudo isso é que eu entrei no Google muito triste porque as pessoas não queriam ter o Caráter de Jesus... e eu escrevi alguma coisa do tipo: "Porque o Senhor não me ajuda ?".... eu sei muito bem que o Google não funciona assim.... eu estava triste apenas... e sei também que o diabo poderia vir me enganar... mas eu caí em vários artigos do adventistas.com e site de adventistas bereanos.
 
Em pouco tempo.... percebi que a discussão do Espírito Santo estava na mente de muita gente e não apenas na minha. Percebi alguns um pouco duros e fanáticos, mas percebi que outros estavam fazendo a mesma relação que eu: como a doutrina da Trindade afeta o caráter dos cristãos. Também descobri nestes sites que eu pensava diferente da IASD com relação a natureza de Cristo, pois meu pensamento era pós-lapsariano. Um Cristo intocável só me faria perder as provações e hoje eu não seria a mesma pessoa....
 
É só por isso que estou neste meio:
 
- Quero melhorar meu caráter à semelhança de Jesus, até chegar a perfeição;
- Para meu caráter ser semelhante a Jesus, preciso conhecê-lo;
- Quero amar meu próximo como a mim mesmo (dividindo meus conhecimentos, pertences e bênçãos);
- Quero soluções verdadeiras para os problemas e não apenas fantasias e enrolações;
- Quero, se for possível, ter uma namorada (sou virgem, mas sinto falta de ar quando olho para algumas moças cristãs desejáveis e não consigo me aproximar muito, porque elas tem valores cristalizados na direção de Baal, como seus pais);
- Quero amigos sinceros, sem maior compromisso com a sociedade hipócrita;
Eu acho que isso que eu procuro não é exatamente uma discussõe helenística. É a mais sincera busca por Deus, Amor, Caráter, Justiça, Misericórdia etc etc.
 
 
INTERPRETAÇÕES
 
Um pouco sobre o que eu penso sobre salvação e interpretações hoje:
 
1) A interpretação correta de Deus e de Sua Lei, é TOTALMENTE compatível com nossa natureza intrínseca (não a pecaminosa), por isso, quando somos sinceros com nós mesmos, essa interpretação correta entra em nossa mente e corrige a nossa estrutura mental. Assim, nossos valores são mudados, porque conscientemente sabemos que é o melhor para nós e para todos. Por isso ela nos capacita a viver uma vida pura sem fazer força.
 
2) A interpretação forçada e hipócrita, é algo incompatível com a nossa natureza intrínseca, e por isso, é mais difícil de ser aceita e mudar nossa estrutura mental, por isso, ela precisa de todo um texto bem grande, de muitos argumentos, de muita emoção e somos coagidos a obedecer a força....

Um dia alguém nos chega sofrendo por culpa dessa interpretação injusta... essa é a nossa chance de mostrarmos sensibilidade e sermos corrigidos.... se nós deixamos essa chance passar muitas vezes... a nossa mente se moldará a esse valor incoerente e canceroso.... aí acho que não tem mais jeito... só se Deus der um "Reset" na pessoa.... só que aí... a pessoa não será mais ela mesma... o melhor é morrer neste caso. É isso que eu entendo que Jesus fez com os judeus na primeira vinda... eles não perceberam que os valores deles estavam distorcidos... e que assim, eles destruiriam Jesus e os outros santos, mesmo no céu.
 
Mansur Carlos

Resposta do  autor:

Não escrevi o artigo mencionado para o Mansur Carlos especificamente e tenho dúvidas se entendi a mensagem dele, um tanto confusa. Espero que ele goste da verdade a ponto de suportar o que vou dizer.

Depois de ler a mensagem, fiquei com a impressão que ele é uma pessoa tão confusa em sua fé quanto sua mensagem, como há tanto e tantos por aí, infelizmente. Talvez porque foi mal orientado por uma igreja que ele qualifica de verdadeira.

A confusão vai acabar quando o Carlos Mansur deixar de seguir uma igreja e doutrinas eclesiásticas e passar a seguir a Cristo e seu Evangelho. A igreja é importante, mas ela é tão somente uma mensageira do Senhor e não uma coleção de pessoas perfeitas. Quem marcha com Cristo rumo a seu futuro, não olha para os seres humanos, pois sabe, ou deveria saber, que são todos como ele: pessoas que precisam ser salvas; não são perfeitas e sim reconhecem que são marcadas pelas imperfeições humanas; que estamos todos marchando juntos para a renovação completa que só se realizará em futuras ações salutares de Deus; e que a atitude correta agora é olhar para os outros como Deus os olha, com infinita compaixão... Isto também é manifestar amor ao próximo.

Aqui, neste mundo e nesta condição, o Carlos Mansur nem ninguém conseguirá ser perfeito, pois o perfeito que há de vir ainda não veio, é promessa.

Recomendo a esse irmão estudar muito as Epístolas aos Romanos e Gálatas.

Talvez esse estudo o ajude a compreender que a Lei não é o centro de tudo, mas a graça. Colocando a Lei como centro, não conseguirá ir mais longe do que foi o farisaísmo-rabínico, isto é, não conseguirá ser mais do que um fariseu moderno preocupado com normas e cumprimento de normas, intolerante com as falhas alheias e confuso em sua fé.

Fraternalmente em Cristo.

Edegard Silva Pereira

Réplica do leitor

Edegard,
 
Me perdoe, porque eu acabei não escrevendo uma análise do seu texto, mas sim reportando minhas reações a ele, especialmente sobre o pensamento de que a discussão da Trindade seria um debate helenístico (que eu também interpretei como querendo dizer: especulativo, sem fim, sem bons resultados). Eu faço muitas voltas, mas olha, tudo o que vou escrever quer dizer que essa questão de "Quem é Deus?", é IMPORTANTE SIM !
 
Aquele desabafo todo (que talvez eu tenha postado no momento errado) era para dizer que eu havia concluído em minhas experiências de vida (com a Bíblia), que as questões da Trindade e da Natureza de Cristo de alguma forma afetam o processo da mudança de caráter nos cristãos.
 
Eu concluí que o povo de Deus estaria mais puro se não esperasse que outro "ser" chamado Espírito Santo viesse tomá-los para eles amarem ao próximo como Cristo ama. Eu percebi que essa visão era uma barreira e retardava nossa busca pelos diálogos/valores/mente/jeito de amar de Cristo primeiro. A gente discutia pontos distantes, que podem ser importantes também, mas esquecíamos daquilo que acontecia na nossa frente todos os dias: pobres pedindo ajuda, perseguição religiosa, doenças, divórcios etc.
 
Também concluí que não teria forças para suportar as tentações se deixasse de acreditar que Cristo tinha a mesma natureza física que eu. Porque era essa certeza e admiração por Cristo que me fazia querer ser igual a ele. Eu concluí que Ele só não pecou, porque tinha TODA A SABEDORIA e não porque tinha um CORPO DIFERENTE (a única parte diferente do corpo dEle, deveria ser o conteúdo de sua memória, caráter etc). E que, se a cada tentação que me chagasse, eu fosse procurar paralelos sobre como Cristo enfrentou e venceu uma tentação semelhante, eu também venceria.
 
Mas quando se diz que Ele só não pecou porque era totalmente Deus, porque não sentia como eu sinto... eu fico fraco, eu penso que não posso buscar ser como Ele... e eu tenho vontade de pecar... O mesmo acontece quando vem alguém da IASD e me diz que eu não posso ser perfeito... eu tenho vontade de pecar, de compensar as injustiças que foram feitas a mim. Não tenho força para renunciar, porque não busco sabedoria, ou seja, não tento entender porque eu quero pecar, porque fizeram injustiças comigo, porque é melhor eu não pagar na mesma moeda.
 
Eu cheguei a formular a frase: "Já sei Senhor ! O Senhor está me levando a entender que talvez a Trindade me afaste da personalidade de Cristo... Ela despersonifica a Cristo !"
 
No mesmo dia eu encontrei na internet, Tiago White dizendo quase a mesma coisa que eu pensei. Eu achei que Deus estava me ajudando a chegar em algum lugar. Estas conclusões, me tornaram hoje, mais preocupado com os pobres, órfãos e criminosos e eu fiquei menos medroso. Isso, porque eu procurei pensar como Cristo, e eu só consegui isso lendo os diálogos dEle e pensando... e penso que os anjos me faziam acordar e ler ou abrir a internet... mas eles não me faziam mudar de atitude, eles apenas me chamavam a atenção para os fatos eu raciocinava sobre cada ponto apresentado... eu sofria quando eu vivia diferente do que Cristo me mostrava, mas aprendia a viver do jeito de Cristo, até que me tornava parecido com Ele naquele ponto e aí, não sofria mais. Eu ia lentamente e racionalmente concordando com Cristo em cada ponto apresentado. Como se Ele estivesse no meu quarto conversando comigo e me alertando quando eu estava machucando o próximo e a Ele.
 
As minhas palavras são imperfeitas e poucas para explicar... me perdoe por isso... e eu também não sou nem pastor nem editor nem nada... estou aprendendo a me comunicar. Mas eu sei o que estou dizendo.
 
A minha estrutura mental antiga iria concordar com o Mário Jorge Lima (que respondeu acima), mas com toda a sinceridade do mundo, não posso mais voltar atrás, minha mente trabalha mais semelhante a do Irmão X. Ela foi alterada quando eu comecei me concentrar nos valores que eu interpretava de Cristo.
 
Acho que o mais marcante é o seguinte: Eu agora, entendo, que tudo o que acontece na vida (na Bíblia), e todas as ordens de Deus... TUDO... serve para Deus comunicar Seu Caráter a nós. Todos os símbolos do A.T. era para nós entendermos o AMOR de Deus e PRINCIPALMENTE desejarmos SER ASSIM TAMBÉM. Temos que nos apaixonarmos de Deus a ponto de dizermos: Pai, quando eu crescer, quero ser bomo como o Senhor.
 
Não consigo ver de outra forma a questão da Trindade ou do Pré-Lapsarianismo. Pra mim, houve uma tentativa do inimigo de "enevoar" a personalidade de Cristo. E se isso aconteceu, como a "turma" parece ter provas demais, TEMOS O DEVER DE AVISAR. (e não só ficar avisando... mas viver o Caráter de Cristo). Quem fica só avisando está atrasado tbm.
 
Na minha opinião, se não avisarmos sobre as alterações, somos cúmplices dos assassinatos, dos suicídios, das indiferenças, das mágoas, dos divórcios etc. Da igreja perder o caráter. E vamos por a culpa em quem ? No Espírito Santo que não vem ? Em Satanás ? Em Deus ? Ou nós é que colocamos um "Espírito Mistério" no lugar que pertence a simplicidade demonstrada por Jesus, que até os drogados e prostitutas entendem ?
 
Puxa, o meu texto ficou grande de novo... eu não consigo sintetizar irmão. E ainda sei que falta muito a dizer. Um dia vou ter que organizar minhas idéias e listar os textos bíblicos... mas ainda não consegui. Mesmo assim, a cada hora que estou acordado, consigo fazer um paralelo destes assuntos com a mundança de caráter, são tantos que eu não consigo escrever e esqueço alguns. Sei que posso ser interpretado como um fanático. Mas não creio que sou.
 
Irmão Edegard, não estou te criticando hein ! Só estou compartilhando minha mente (que também foi feita por Cristo)... pra você me entender e me amar... e de repente, aproveitar alguma coisa. Só não consigo perceber que Deus está "querendo" se esconder. Ele é como um pai. Ele não força, e nem também se esconde de quem o busca. (Se Ele não aparece com todo o poder agora, é para não FORÇAR... está deixando o sistema dele se desenvolver, esperando os seres criados a Sua semelhança, entenderem o que Ele quer porque já está escrito e não é penoso). Agora, se eu mudar o que foi escrito para manipular outro irmão meu... seria justo Ele me deixar.
 
SUGESTÃO QUE ME AJUDOU E MUDAR DE PARADIGMA:
 
Ao invés de dizermos que é impossível vencermos exatamente do jeito que Ele venceu e comprir a Lei, porque somos pecadores:
 
1) Porque não, tentarmos verificar se a interpretação que estamos fazendo da Lei não está distrorcida ? Será que se a Lei for colocada da maneira certa, não será razoável seguí-la ? Será que nossa natureza não foi feita para encaixar nessa Lei, mas Satanás está dizendo que não dá ? Ou Satanás está fazendo a gente enxergar a Lei do jeito errado, para REALMENTE ficar impossível ?
 
2) Outra coisa... tentemos imaginar, não somente nós vivendo a Lei, mas também todos em torno de nós... Às vezes, nos parece impossível, porque ninguém perto de nós cumpre a Lei... estão todos adulterando, roubando etc... mas é aí que entra Cristo... Nem todos, mas Ele cumpre, então nós também podemos, se estamos apaixonados por Ele ! (mas lembre-se do item (1) acima, cuidado na hora de interpretar o que Deus considera roubo, adulétrio etc... nisso deve estar nossa discussão, temos que querer entender estas cosas do jeito que Cristo projetou... separar o que é natural do que é pecado, o que é justo do que é luxo)
 
3) Temos que encontrar a raiz dos problemas... e não remediar no final... eu acho que Deus não está se escondendo... nós que não o estamos buscando do jeito real, mas apenas de um jeito místico. Por isso, parece que Ele se esconde.

Mansur Carlos

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com