Igreja Católica Obriga Jornal a Retratar-se Depois de Publicar Anúncio Adventista

Um anúncio de página inteira publicado na última semana (08 e 09 de outubro de 2000) no jornal The Sun pela Igreja do Evangelho Eterno, fundada na Flórida por adventistas do sétimo-dia provocou uma inundação de reclamações, inclusive do cardeal William H. Keeler Cardeal, Arcebispo de Baltimore, que classificou o texto como um "anúncio de ódio". A informação é do jornalista John Rivera, da equipe do The Sun, que pediu perdão aos leitores por não atentar para as críticas feitas ao catolicismo e outras denominações.

rafael01.jpg (55738 bytes)O anúncio, intitulado "A Advertência Final para a Terra", contém cinco colunas de texto, em espaço único, extraído de literatura adventista, principalmente do livro O Grande Conflito, mas foi entendido como "um ataque ao catolicismo e às igrejas protestantes que observam o sábado sagrado no domingo" segundo o jornal. "A Igreja do Evangelho Eterno, com sede em Palm Beach, Flórida, prega que a Bíblia especifica que a observância do descanso sagrado deve ocorrer no Sábado, o sétimo dia da semana."

"O anúncio identifica a igreja católica como a 'prostituta bíblica de Babilônia' e adverte contra suas 'falsas doutrinas e tradições'. Um desenho mostra para Tio Sam olhando em um espelho e vendo uma reflexão de Papa John Paul II."

O Arcebispo de Baltimore, William H. Keeler, entrou em contato com o editor Michael E. Waller, do The Sun, para registrar sua preocupação e protesto com o teor do anúncio veiculado nas edições de domingo e segunda-feira.

"Fiquei muito surpreso ao ver o anúncio no domingo pela manhã e, obviamente, decidi levar meu protesto à direção do jornal", declarou o arcebispo. "Nem mesmo a maioria das pessoas católicas está informada sobre o nativismo religioso do último século. A mensagem desse grupo de ódio é um eco do tipo de coisas ensinadas pelos nativistas anti-católicos de 150 anos aqui nos Estados Unidos."

Pedido de Desculpas do Jornal The Sun

Neste domingo e segunda-feira, publicamos um anúncio de página inteira sob o título "A Advertência Final para a Terra". Desde que o anúncio foi veiculado, muitos de nossos leitores reclamaram que o conteúdo do material era altamente ofensivo, com insultos e desrespeitoso a várias religiões, especialmente a religião católica. Quando a equipe do The Sun revisou o anúncio na semana passada, não percebeu que o material era ofensivo à comunidade religiosa.

À luz das reclamações que o The Sun recebeu nos últimos dois dias, concluímos que erramos ao aceitar o anúncio. E nos desculpamos com nossos leitores por sua publicação. Os lucros do anúncio serão doados para a United Way, que apóia agências comunitárias que servem a todas as denominações religiosas. Não aceitaremos anúncios desse tipo no futuro. 

A direção do jornal respondeu imprimindo um pedido de desculpas nas edições do último dia 11/10/00 e afirmando que os lucros obtidos com o anúncio serão doados ao grupo ecumênico  United Way. Além disso, o jornal The Sun comprometeu-se a não aceitar nenhum anúncio futuro do grupo. O editor Waller disse que não haver percebido quão ofensivo o anúncio era antes de tê-lo publicado.

"Se nós tivéssemos percebido que estava promovendo uma forma de discriminação ou de ódio, teríamos imediatamente rejeitado isto", disse. "Acreditamos em liberdade de expressão, mas não aceitaremos anúncios que promovam basicamente o ódio."

rafael04.jpg (41279 bytes)A Igreja do Evangelho Eterno já publicou 73 anúncios semelhantes em diferentes jornais americanos e do Exterior durante os últimos nove anos, segundo Raphael Perez, pastor da igreja, que ele disse ter menos de 300 membros. Além do jornal The Sun, o anúncio apareceu no mesmo fim-de-semana em quatro jornais de Ohio, e em um jornal em Montgomery County.

A igreja de Perez foi renegada em abril pela Associação Geral dos Adventistas do Sétimo-Dia, que moveu e ganhou uma decisão judicial, proibindo a Igreja do Evangelho Eterno de usar o nome da denominação em suas publicações, templos e esforços evangelísticos. (Fonte: http://www.sunspot.net/. Clique para ler a reportagem original em inglês!)

Rafael Perez e os 300

rafael03.jpg (46558 bytes)Em palestra proferida em Coimbra, Portugal, no último final de semana, o Pastor Rafael Perez informou que para se ocupar uma página inteira em uma edição de um grande jornal, como o Washington Post, o custo é de 24 mil dólares, quase 50 mil reais. Mesmo assim, sua pequena igreja de cerca de 300 membros consegue cobrir as despesas porque "neste ministério, os meios sagrados são gastos apenas no que é essencial. Mesmo com poucas pessoas, poucos recursos, é possível realizar grandes projetos, basta direcionar os recursos à pregação do Evangelho Eterno, em lugar de viagens, jantares, congressos, retiros em hotéis de luxo, excessivos benefícios salariais..."

rafael05.jpg (39235 bytes)Segundo publicaram os irmãos Jaime e Suzana Bezerra, da homepage portuguesa www.adventista-aconselho.com, o Pastor Rafael Perez desenvolve um trabalho específico de pregação da mensagem dos três anjos, porque "ele acredita que nossa missão é ainda a mesma de há cem anos e que não há nada nas Escrituras que indique o contrário." 

rafael02.jpg (46220 bytes)Páginas inteiras de jornais anunciam que Deus é o Criador e que o Sábado é o dia de adoração e louvor a Ele. Assim, milhares de pessoas podem ler as mensagens e tomar sua decisão a favor ou contra.

Foram reações como a do Arcebisbo de Baltimore que levaram a Associação Geral a demitir o pastor Rafael Perez, que trabalhava como conferencista, e proibi-lo de continuar publicando esse tipo de anúncio com a assinatura da Igreja Adventista. Ele argumentou que o texto é extraído de literatura adventista, mesmo assim foi até processado. 

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com