Sugestão de Alternativas para a Comemoração do Dia do Pastor

"Lembra-te do dia de Sábado...para o Santificar..." "Porque o filho do homem é Senhor do sábado..."

Qualquer pastor que tenha o mínimo de consciência da responsabilidade que pesa sobre seus ombros, saberá agir coerentemente no santo dia de Deus. Um dia que, apesar de criado para trazer descanso ao homem, deve ser usado para louvar, honrar e engrandecer Àquele por quem nos vem o ar que respiramos, nos movemos e vivemos.

Este dia é o único dos sete que Deus pede que o separemos para Ele. E mesmo esse os pastores querem roubar para si!?

Ainda que o "Dia do Pastor" fosse comemorado em um dia de domingo (dia menos pior para se louvar o homem, já que Satanás o escolheu para seu culto), ainda assim estaria sobre ele a condenação. Porque ainda que seja verdade que há pastores que realmente merecem o seu salário, eu, pessoalmente, embora nada tenha de pessoal contra eles, como acusam o dono deste site, ainda não tive o prazer de conhecer um que fosse sequer digno do salário, embora sei que há. 

Qualquer empresa em que se trabalha há direitos e deveres. E não é raro você ter que se contentar com os deveres, porque os direitos, como a própria palavra de Deus advertiu, seriam espoliados do trabalhador. Os pastores no entanto, longe de espoliação, são cumulados de paparicações e "auto-bênçãos", que em qualquer empresa secular receberiam o nome de "mordomias".

No entanto, já tão acostumados com esses privilégios descabidos sequer aceitam que sejam denominados "mordomias". Lembro-me de uma reunião de anciãos que participamos na cidade de ..........................., onde o pastor iniciou pedindo desculpas pelas singelas acomodações, alegando dificuldades financeiras. O evento ocorria em um seminário babilônico se não me falha a memória. 

Mas veja que curioso: Para os padres, o local estava bom, tanto que era usado por eles para esse tipo de encontro, já na avaliação dos pastores, o local era pobre! O pior não foi isso. Pior é que o evento ocorreu pouquíssimo tempo depois do encontro de nossos líderes, quando da conferência em Foz do Iguaçu, no Hotel Bourbon, o melhor cinco estrelas de Foz do Iguaçu.

Vemos mencionado na palavra de Deus que Herodes comemorava o dia de seu nascimento. Como pagão que era, não é de se estranhar que aceitasse louvor neste dia. Além desse caso, não me lembro de nenhuma outra homenagem para qualquer "rei" de Israel. E a palavra de Deus ainda apresenta como bem-aventurado aquele que "sacode das mãos o presente", porque sabe que todo presente não deixa de ser um tributo à corrupção.

Penso, porém, num modo alternativo para a comemoração do Dia do Pastor. Poderíamos, por exemplo, nesse dia (desde que não fosse sábado) organizar para o pastor uma festa bem bonita, iniciando com um almoço na casa de irmãos humildes, onde o pastor teria o privilégio de fazer uma compra bem gorda e entregar para estes irmãos pobres. Claro que a conta seria paga por ele neste dia!

Poderíamos ainda sortear um membro para que pudesse passar o dia com o carro desse pastor, levando a família para passear ou para resolver problemas pendentes. Enquanto o pastor estivesse a pé, agendaríamos para ele pelo menos umas dez famílias de ovelhas extraviadas para que ele visitasse.

Neste dia, o pastor estaria proibido de falar mal daqueles que não aceitam o seu jugo de escravidão. E também neste dia ele estaria proibido de ser autoritário, prepotente. E seria tratado, pelo menos neste dia, como um membro comum. 

Finalizando o Dia do Pastor, arranjaríamos uma serenata para ele, sua esposa e familiares, onde eles cantariam para os membros, pelos "bons serviços prestados".

Penso que esta é uma idéia que qualquer pastor gostaria de partilhar com os membros. Afinal, a palavra pastor está intimamente ligada à condição de servo, ou não?

Assinado: Uma ovelha, cujo Pastor embora digno de seu salário, nunca o exigiu. Um membro do rebanho, cujo Pastor, embora fosse igual a Deus, nunca exigiu homenagem semelhante. Um membro, cujo Pastor Se misturou com as ovelhas e tanto deu, tanto Se entregou, tanto Se humilhou, que finalmente morreu por ele. A ti, Senhor Jesus, nosso verdadeiro Pastor, toda honra, toda glória e cada segundo do teu santo sábado, te oferecemos com grato louvor. Amém.

Leia também:

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com