Resposta de Robson Ramos a um Pastor Amigo

Você escreveu:

Robson, vim de uma formação católica, embora só acreditava no que via. Mas, desde cedo, minha avó, me ensinou o "Pai nosso", a "Ave Maria" e a fazer o sinal da cruz, onde fica evidente a existência da Trindade: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." Você diz isso quando faz o sinal da cruz...

Depois, que me tornei adventista, em 1980 e não foi nesta data, que segundo vocês, a Igreja Adventista tornou-se oficialmente trinitariana? Portanto, ingressei na igreja, quando esta, estava no auge, de sua auto-afirmação sobre a Divindade. Então, quando ainda um bebê espiritual, no que fui doutrinado? Trindade.

No teológico, e me lembro bem de você, um aluno dedicado, eu nem tanto, até meio relapso, no que fui instruído? Trindade novamente. Por tanto Robson, tenha paciência
comigo. Eu acredito na trindade. A defendi diversas vezes, contra as Testemunhas de Jeová...

Afinal Robson, a perseguição virá, não por se ser trinitariano ou não, mas sim pela observância, ou não, do sábado do Criador. Não é o sábado, o selo de Deus? Não é o domingo, o sinal da Besta? Por que entre nós, adventistas, tornou-se tão importante, ser trinitariano, ou não? Se este fato, não separa os americanos, por que deveria nos separar e dividir aqui no Brasil?

Posso até tentar lhe provar que a trindade existe, mas minha luta é contra a mornidão de Laodicéia, que é acusada por Jesus, não de ser trinitariana, ou não, mas de ser orgulhosa, de não ser autêntica, de professar amá-Lo, mas ao mesmo tempo amar o mundo, de ser cega por não compreender, que uma religião de fachada não salva ninguém, etc.

É contra isso que eu lutei a vida inteira: Você ir sábado, de manhã na igreja e à tarde, na hora do almoço, falar mal e até odiar o teu irmão, e depois ainda por cima realizar o culto ao pôr-do-sol, com aquele ar de santo. E nas sociais da vida, à noite, continuar destilando veneno. Uma religião formal, e hipócrita, que não vive nem o abc do evangelho, que é amar de verdade a Deus e ao próximo, e não ao dinheiro, e luxo, que é o pecado, não só da liderança.

Estou cansado... Um abraço, meu irmão.

Um pastor amigo.

Agora, por favor, para começarmos de onde sua carta termina, reveja como se inicia o livro de Apocalipse, no qual está contida a carta à igreja de Laodicéia:

"Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João..." 

A revelação é de Quem? (Jesus Cristo) Mas Lhe foi dada por Quem? (Deus.)

Temos uma desigualdade ou subordinação aqui? (Temos. Nesse texto Jesus está abaixo de Deus e recebe dEle, o Pai, conhecimento acerca de coisas futuras.)

Ôpa, não é Jesus onisciente por Si mesmo? (Segundo esse texto, não, uma vez que Deus lhe faz uma revelação!)

Okay. Abaixo do Pai, está Cristo e logo abaixo de Cristo, quem NÃO aparece? (Uma terceira pessoa divina, chamada "Espírito Santo".)

Outra pergunta: Abaixo do Pai, está Cristo e logo abaixo de Cristo, quem aparece? (Seu anjo, cujo nome é Gabriel e que não aceita ser adorado, porque não é divino.)

Que posição Gabriel ocupa na hierarquia celeste? (Segundo EGW, a posição que pertencera a Lúcifer, logo abaixo de Cristo. Portanto, hierarquicamente, Gabriel é a terceira pessoa em autoridade no Céu, embora não seja divino.)

É Gabriel um espírito? (Sim, todos os anjos são espíritos ministradores.)

É Gabriel santo? (Sim.)

Poderia Gabriel ser identificado como "espírito santo"? (Poderia, mas não apenas ele. Todos os anjos leais a Deus são espíritos santos, assim como todos os rebelados contra Ele são chamados "espíritos imundos". Aliás, assim como uma legião de demônios pôde ser identificada como "espírito imundo", no singular, o ministério de todos os anjos de Deus poderia ser também identificado como "espírito santo".)

O que isto nos ensina sobre o Grande Conflito Cósmico? (Ensina que, quando Lúcifer pretendeu ser adorado em igualdade com o Pai e o Filho, estava propondo que eles três fossem coiguais e partilhassem o governo do Universo de forma trinitária! Pretendia que não houvesse mais diferenças hierárquicas entre o Pai, Seu Filho Unigênito e ele, Lúcifer, até então um espírito santo também.)

Como Deus reagiu a essa proposta de Lúcifer? (Destituiu-o da função e, finalmente, o expulso do Céu!)

O que pretende o Diabo hoje? (Provar que Deus estava errado e ele, certo.)

Sendo assim, a quem interessa a doutrina de que o governo do universo é trinitariano, exercido por três pessoas coiguais? (Ao diabo!)

 

Vejamos agora a Carta à Igreja de Laodicéia, Apocalipse 3:

14  Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15  Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
16  Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
17  pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
18  Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
19  Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20  Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
21  Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.
22  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Para adventistas há tantos anos, esse é um texto muitíssimo conhecido. Mesmo assim, exploremos alguns aspectos que, talvez, ainda não tenham sido avaliados por você como deveriam. Refiro-me às revelações cristológicas, que o Filho de Deus julgou serem necessárias para a Igreja de Laodicéia.

Jesus Cristo se apresenta aos cristãos da atualidade e especialmente à IASD como:

1. O Amém. A personificação do "assim seja". Isto é, Ele se apresenta como aquele que se submete inteiramente à vontade de Deus. Ora, Aquele que aqui Se submete é o mesmo que outrora já dissera: "O Pai é maior do que eu."

2. A Testemunha fiel e verdadeira. Neste período em que o caráter de Deus está em julgamento perante o universo, o Filho Unigênito de Deus apresenta-Se como a única testemunha fiel e verdadeira. Se houvesse outro que, como Cristo, pudesse testificar fiel e verdadeiramente acerca de Deus, teria de limitar-se a ser apenas uma (artigo indefinido) testemunha fiel e verdadeira.

3. O princípio da criação de Deus. Jesus é Filho de Deus, mas não foi criado por Ele. É filho por geração, como Eva que se originou em Adão. A semelhança do primeiro par com Deus pode ser observada também neste aspecto. Pai e Filho, criaram um único ser (Adão), do qual se originou Eva (uma segunda pessoa), mas que formava uma unidade com Adão. Uma Trindade deveria ter criado uma unidade tríplice! O "espírito" (fôlego de vida), procedente de Deus e soprado nas narinas de Adão, era o mesmo que havia em Eva, mas não constituía uma terceira entidade. Assim, o Espírito Santo de Deus é também o mesmo Espírito de Seu Filho Unigênito. A criação surge e acontece, através e a partir de Cristo. Tudo que veio após Ele é criação. Portanto, nada e ninguém pode igualar-se a Ele e muito menos ao Pai.

4. Aquele a quem foi concedido assentar-se no trono com o Pai. Em outras palavras, embora seja divino, o Filho de Deus não se agarra a Seu direito de governar o Universo. Só partilha o trono, por concessão do Pai. Note, não é uma trindade que ocupa o trono, mas o Pai. E apenas ao Filho foi concedido assentar-se junto dEle.

Quando se apresenta deste modo à Laodicéia, com toda a certeza, Jesus está procurando corrigir pensamentos equivocados que esta mantém acerca dEle e de Seu Pai.

 

Quem é "o Espírito" do versículo 22?

Neste caso, o Espírito é o próprio Cristo, pois é Ele quem está enviando essa mensagem, por meio de Seu anjo (Gabriel), à liderança da Igreja de Laodicéia ("anjo"), através do apóstolo João. Em última análise, porém, a expressão "Espírito" pode incluir também a deus, o Pai, pois é Ele quem fez essa revelação sobre Laodicéia a Jesus Cristo. É a essa misteriosa conexão entre Deus, o Pai, Seu Filho, os anjos, os profetas e os pregadores, que a Bíblia identfica como "Espírito Santo"! Quando o homem fala é o Espírito do Pai que fala, através dessa incrível rede de comunicação Céu-Terra!

 

Qual é o problema de Laodicéia, afinal?

Laodicéia está equivocada doutrinária e espiritualmente. A correção doutrinária vem pelo conhecimento da verdade acerca de Deus, revelada por Cristo nas expressões que estudamos acima. A correção espiritual inicia-se pela correção doutrinária, mas Laodicéia precisa consentir em ser tratada pessoalmente por Cristo. Quando perceber-se equivocada acerca de Deus e de Cristo, ter-se-á iniciado a cura de Laodicéia.

Falta fogo a Laodicéia, ela está morna. Falta convencimento do pecado a Laodicéia, ela se imagina rica e abastada sem perceber sua miséria espiritual. Falta Alguém a Laodicéia e esse Alguém é Jesus Cristo! Só Jesus pode lhe dar o verdadeiro Espírito Santo para que se inflame como no período dos pioneiros, convença-se de seus pecados e possa arrepender-se e voltar a ser zelosa para com Deus, pregando o Evangelho com destemor.

Imaginando que o Espírito Santo é uma Pessoa, que está no meio dela, Laodicéia deixa Jesus Cristo do lado de fora, da igreja e do coração. A pessoa de que precisamos não é uma terceira pessoa divina, mas a pessoa do Filho Unigênito de Deus. Não há salvação em nenhum outro! Ele é o único caminho, nossa única opção de ligação com o Pai. É através dEle que receberemos o verdadeiro Espírito, que é o poder revificador, purificador e capacitador de que a IASD hoje precisa.

 

Apenas duas Pessoas dignas de adoração

O livro do Apocalipse deixa muito claro que só há duas pessoas divinas, dignas de louvor e adoração, Deus, o Pai, e o Cordeiro, Seu Filho. Leia, com atenção e reverência, Apocalipse 4-1 a 5:13.

Apocalipse 5:13: Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.

Apocalipse 6:16: E disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro.

Apocalipse 7:10: E clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.

Apocalipse 7:17: Pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

Apocalipse 22:1: Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.

Apocalipse 22:3: Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão.

 

O selo de Deus

Depois de descrever a tremenda apostasia e idolatria do povo de Deus nos últimos, no capítulo 8 de seu livro, o profeta Ezequiel revela que um grande número de líderes, anciãos e membros, tanto antigos quanto novos, serão destruídos, a menos que estejam assinalados com uma marca especial, Ezequiel 9:4-6:

4  ...e lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.
5 Aos outros disse, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele; e, sem que os vossos olhos poupem e sem que vos compadeçais, matai;
6  matai a velhos, a moços e a virgens, a crianças e a mulheres, até exterminá-los; mas a todo homem que tiver o sinal não vos chegueis; começai pelo meu santuário.

O livro do Apocalipse faz também menção a esse sinal em dois momentos e, por fim, o descreve:

 

O sinal será posto sobre a fronte dos 144 mil:

Apocalipse 7:2-4:

2  Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar,
3  dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus.
4  Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel...

 

O sinal na fronte preserva os homens da destruição:

Apocalipse 9:3-4:

3  Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra,
4  e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte.

 

O que é o sinal na fronte:

Apocalipse 14:1-5:

1 Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai. [Leia de novo, por favor!]
2  Ouvi uma voz do céu como voz de muitas águas, como voz de grande trovão; também a voz que ouvi era como de harpistas quando tangem a sua harpa.
3  Entoavam novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém pôde aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.
4  São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro; [Para quem mesmo?]
5  e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.

Por outro lado, que expressão é encontrada na fronte da meretriz que cavalga a besta em Apocalipse 17?

"5  E, na sua testa, estava escrito o nome: MISTÉRIO, A GRANDE BABILÔNIA, A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E ABOMINAÇÕES DA TERRA." Apocalipse 17:5.

Espero que isto o ajude. -- Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com