VATICANO URGENTE: Santa Sé Quer Ser Membro da ONU

Segundo o cardeal Sodano, secretário de Estado vaticano

ROMA, 21 de setembro de 2003 (ZENIT.org).- A Santa Sé está disposta a se converter em membro das Nações Unidas, segundo afirmou o cardeal Angelo Sodano, braço direito de João Paulo II na direção do Vaticano.

«Segundo o direito internacional, na teoria, não há impedimentos para que a Santa Sé se converta eventualmente em um membro a pleno título da Organização das Nações Unidas», afirmou o secretário de Estado vaticano esta sexta-feira em uma conferência.

«Isto não seria uma novidade para a Santa Sé, se se leva em conta o papel que desempenha em algumas agências especializadas que pertencem ao sistema das Nações Unidas», esclareceu em declarações publicadas no dia seguinte pelo diário italiano Avvenire.

Atualmente a Santa Sé desempenha o papel de observador permanente da ONU, o que lhe permite tomar a palavra nos foros convocados por esta instituição, mas não lhe dá a capacidade de voto.

Desde 1978, quando começou o pontificado de João Paulo II, a Santa Sé estabeleceu relações diplomáticas com 82 países, ampliando seu número total nestes momentos a 174.

O cardeal Sodano, na conferência proclamada na sede do Banco Popular da cidade italiana de Sondrio, declarou o caráter do papel da Santa Sé no cenário internacional: «A soberania pontifícia no campo internacional não está determinada por seu poder temporal».

«O direito já tomou ato que a Santa Sé se marca dentro da ordem internacional segundo seu próprio caráter espiritual», acrescentou.

No desempenho de seu trabalho “diplomático”, revelou, os representantes da Igreja perseguem dois objetivos: a tutela e a promoção do legítimo bem da Igreja e o serviço a todos os homens e a todos os povos, prescindindo de sua fé religiosa.

Por isso, a Santa Sé «não atua com cálculos de força econômica, mas unicamente baseando-se no poder da persuasão e na paciência do diálogo».

«Por sua natureza religiosa a Santa Sé sublinha sempre a primazia da paz. Por sua natureza universal, acompanha com preocupação todas as situações críticas do mundo. E, por último, por sua natureza humanitária, insiste para que se tomem as medidas adequadas em favor das populações civis», indicou.

Pelo que se refere à situação atual no Iraque, o purpurado lançou um chamado: «Pedimos o compromisso dos iraquianos e da comunidade internacional para que surja definitivamente uma era de paz no Oriente Médio». --
Código: ZP03092104. Data de publicação: 2003-09-21.

Fonte: http://www.zenit.org/portuguese/visualizza.phtml?sid=41290

Comentário: "Isto diz muito para quem sabe do que se trata. A ONU está reunida em assembléia anual. A Santa Sé poderá vir a ser membro da ONU como um país, mas também é uma igreja... JESUS volta logo!" -- Sikberto R. Marks.

Artigos relacionados:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com