Como Entender as Citações que a Sra. White Faz de Mateus 28:19?

Creio que nas citações abaixo, EGW defende como ninguém a autenticidade do texto de Mateus 28:19:

Fazendo do batismo o sinal de entrada para o Seu reino espiritual, Cristo o estabeleceu como condição positiva à qual têm de atender os que desejam ser reconhecidos como estando sob a jurisdição do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (II TS, 389).

“Simboliza o batismo soleníssima renúncia do mundo. Os que ao iniciar a carreira cristã são batizados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, declaram publicamente que renunciarem o serviço de Satanás, e se tornaram membros da família real, filhos do celeste Rei.” (II TS, 389).

“Os compromissos que assumimos no ato do batismo são assaz compreensivos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo fomos sepultados com Cristo na semelhança de Sua morte e com Ele ressuscitamos na de Sua ressurreição, a fim de andarmos em novidade de vida. Nossa vida está vinculada à de Cristo, e o crente deve lembrar-se de que daí por diante está consagrado a Deus, a Cristo e ao Espírito Santo.” (II TS, 396).

“São recíprocos os compromissos assumidos pela aliança espiritual que celebramos mediante o batismo. O homem, cumprindo sua parte numa obediência tributada de coração, tem o direito de orar: ‘Ó Senhor,... manifeste-se hoje que Tu és Deus em Israel’. O fato de que fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma garantia de que essas potências nos assistirão em todos os nossos apertos, quando que os invoquemos.” (II TS, 396).

“Ao se submeterem os cristãos ao solene rito do batismo, Ele registra o voto feito por eles de Lhe serem fiéis. Esse voto é seu compromisso de aliança. Eles são batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Acham-se assim unidos aos três poderes do Céu.” (EV, 307).

E vocês, Robson e Josiel, o que acham? -- João.

Resposta Robson

Ellen G. White não adquiriu o dom da infalibilidade só porque ocasionalmente recebia visões e revelações especiais de Deus, irmão. O dom profético não é vitalício, nem torna seu portador imune a erros de interpretação e conclusões equivocadas. A própria Sra. White afirma que o profeta é que era inspirado, não suas palavras. E que os chamados Testemunhos não visavam a apresentar nova luz.

"Os Testemunhos escritos não são para comunicar nova luz, mas para impressionar vividamente o coração com as verdades da inspiração que já foram reveladas." -- Testimonies, vol. 5, págs. 665.

Um exemplo simples disso que estamos dizendo é o freqüente uso que a irmã White faz do nome "Jeová" para referir-se ao Deus Eterno. A inclusão desse nome em seus escritos, porém, não equivale a uma recomendação inspirada de que nesse pormenor sigamos as Testemunhas de Jeová. Afinal, sabe-se hoje que a grafia correta estaria mais próxima de "Iahweh" ou "Javé". E estaríamos completamente equivocados se insistíssemos em usar o nome "Jeová", legitimando-nos no uso feito pela Sra. White, como se este fosse autorizativo e elucidativo da questão.

Concluímos, então, que a mensageira do Senhor foi também influenciada pelo conhecimento bíblico de seus contemporâneos. E sabendo disto, podemos compreender perfeitamente que, partindo da premissa errada de que a fórmula trinitariana de batismo fazia parte do texto original de Mateus, a irmã White tenha se equivocado nos comentários que fez a esse respeito. Se é que tais textos foram realmente escritos por ela e não por algum de seus redatores auxiliares, ou extraídos por ela/eles de livros de terceiros. Particularmente, prefiro dar maior crédito aos escritos iniciais em que ela se limitava a escrever pessoalmente o que Deus lhe revelava. -- Robson Ramos.

Resposta Josiel

O primeiro problema que percebi em suas citações, é: O irmão não apresentou a citação completa. O restante da citação diz: "... Antes que o homem possa obter abrigo na igreja, antes de transpor mesmo o limiar do reino espiritual de Deus, deve receber a impressão do nome divino - 'O Senhor Justiça Nossa'. Jer. 23:6".

Este nome: "O Senhor Justiça Nossa" (Jer. 23:6), é um título Messiânico, e está de acordo com o batismo que foi realizado pelos apóstolos, segundo consta no Livro de Atos - o batismo em nome de Yehoshua (Yeshua).

O segundo problema, é: O irmão cita alguns textos do Espírito de Profecia, deixando de lado ou ignorando (não conhecendo) outros. "... Tudo é feito no nome e pela autoridade de Cristo". (AA. p. 122). Nesse momento, o apóstolo Paulo foi batizado por Ananias.

Em outro capítulo ela diz:

"Então o apóstolo expôs perante eles as grandes verdades que são o fundamento da esperança do cristão. ... Repetiu as palavras da comissão do Salvador aos discípulos: 'É-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Portanto ide, e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do espírito Santo.' S. Mat. 28:18 e 19. ...". (AA. p. 282).

Depois diz:

"Com profundo interesse e grata e pasma alegria, os irmãos atentaram para as palavras de Paulo. Pela fé apreenderam a maravilhosa verdade do sacrifício expiatório de Cristo, e receberam-nO como seu Redentor. FORAM ENTÃO BATIZADOS EM NOME DE JESUS...". (pp. 282-283).

Na página 285, ela também escreveu:

"... Como sinal desta mudança, e em reconhecimento de sua fé em Cristo, FORAM REBATIZADOS EM NOME DE JESUS".

nO LIVRO "O Desejado de Todas as Nações", ela escreveu:

"... É excluído o ensino humano. Não há lugar para a tradição, para as teorias e conclusões dos homens, nem para a legislação da igreja. Nenhuma das leis ordenadas por autoridade eclesiástica se acha incluída na comissão. Nenhuma dessas têm os servos de Cristo de ensinar. ... O nome de Cristo é-lhes senha, distintivo, traço de união, autoridade para seu modo de proceder, bem como fonte de êxito. Coisa alguma que não traga a assinatura dEle, há de ser reconhecida em Seu reino". (20ª ed. p. 826.).

Além do mais, a citação do livro: "Testemunhos Seletos. Vol. 2", é de 1900. E a edição do livro: "Atos dos Apóstolos", é de 1910.

Quanto a expressão: "ESTANDO SOB A JURISDIÇÃO...". Na Meditação Matinal, MARANATA - O Senhor Vem!, edição de 1977, p. 15, tem a seguinte citação dela:

"Declara-se que a mensagem [Apoc. 14:6 e 7] é parte integrante do 'evangelho eterno'. A obra de pregar o evangelho não foi cometida aos anjos, mas confiada aos homens. Santos anjos têm sido empregados na direção desta obra; têm eles a seu cargo os grandes movimentos para a salvação dos homens; mas a proclamação do evangelho propriamente dita é efetuada pelos servos de Cristo sobre a Terra".

(leia 2Pedro 2:10 e 11, em várias Versões - o final do verso 10, literalente fala dos anjos).

No que diz respeito à citação:

# CIÊNCIA DO BOM VIVER, página 417: OS MINISTÉRIOS DO ESPÍRITO E DOS ANJOS.

“A Bíblia nos mostra a Deus em Seu alto e santo lugar, não em um estado de inatividade, não em silêncio e solidão, mas circundado por miríades de miríades e milhares de milhares de seres santos, todos esperando por fazer a Sua vontade. Por meio desses mensageiros Ele está em ativa comunicação com todas as partes de Seus domínios. Por Seu Espírito está presente em toda parte. Por meio de Seu Espírito e dos anjos, ministra aos filhos dos homens”.

A palavra Espírito, é uma referência ao Messias (2Cor. 5:16; 1Tim. 3:16 e 1Ped. 3:18 - última parte, literalmente: "Mas vivificado Espírito"). Leia "O Desejado de Todas as Nações. 20ª ed. p. 356 - é praticamente a mesma citação do livro CBV". Depois leia, as páginas: 242 e 143.

"... E é por meio de Cristo, pelo ministério de Seus mensageiros celestiais, que toda bênção nos advém de Deus. ... E assim Cristo é o medianeiro da comunicação dos homens com Deus, e de Deus com os homens". (DTN. p. 143.). -- Josiel Teixeira Lima

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com