Jesus Cristo: Ele, Sim, é o Espírito Soberano! (1ª Parte)
Quando escrevi o artigo “Desrespeito às Ordens Divinas”, que foi publicado como: “Artigo da Revista Adventista Sobre a ‘Soberania do Espírito Santo’ Desrespeita a Ordens Divinas”, eu resolvi fazê-lo com o objetivo de responder a seguinte pergunta: “Irmão Robson, gostaria de saber qual é o seu entendimento a respeito especialmente do último texto utilizado pelo Pr. Érico para afirmar que o Espírito Santo é Deus. Atos 5:3 e 4”. Por isso, do artigo: “Pastor Reclama que a IASD Só Acredita Teoricamente no Espírito Santo”, destaquei apenas o seguinte parágrafo:
Portanto, como vocês leitores puderam e poderão perceber, eu não fiz um comentário sobre todo o artigo que o pastor Érico escreveu, apenas procurei responder à pergunta que foi feita. No entanto, por meio desse parágrafo que foi destacado, que é o 2º do artigo que ele escreveu, percebe-se a “suposta fundamentação” para o título: “A Soberania do Espírito Santo”. Contudo, não existe nem na Escritura Sagrada nem nos escritos de Ellen G. White, uma prova para tal soberania.
CAFÉ FILOSÓFICO Esse subtítulo, é em função de um e-mail que recebi do pastor Érico:
PRIMEIRO TEXTO Desse e-mail que me foi enviado, destacarei alguns pontos:
Essa afirmação do pastor Érico, é que se caracteriza uma prova de quem não estuda e/ou pesquisa a Escritura Sagrada como um todo. Leia o que está escrito em Isaías 28:10 e 13. Leia também o relato que o Messias deixou como exemplo: Luc. 24:27 e 44. Por último, leia o conselho do sábio Salomão:
Estas referências: Deut. 4:2, Prov. 30:5-6, Ecl. 3:14 e Mat. 5:17, são cabíveis em qual contexto e assunto da Palavra do Senhor. Elas servem de fundamento e advertência aos que andam adulterando o Texto Sagrado (acrescentando ou retirando). Por isso, o Messias, por meio do profeta João, no livro do Apocalipse (advertências relacionadas ao próprio livro), escreveu as últimas advertências: Apoc. 22:18 e 19. Os dois Textos, 1Cor. 12:4 e 11, não estão afirmando que é o Espírito Santo que distribui os dons. Os Textos são claros: “Ora, os dons são diversos, mas o mesmo espírito”. (Literalmente nesta ordem. Ou seja, os dons não se opõem um ao outro). No entanto, caso esse Texto fosse uma referência a uma pessoa. Ele diz: “O mesmo Espírito”. Portanto, como pode ser lido, não está escrito: “o Espírito Santo”. O Messias disse: “Está escrito”. (Mat. 4:4 e Luc. 4:4). O apóstolo Paulo acrescentou: “... Não ultrapasseis o que está escrito...”. (1Cor. 4:6 – ARA). Lendo Atos 5:31, Efésios 4:7-11 e Hebreus 8:3, não podemos aceitar que seja outra pessoa a não ser o Messias que distribua os dons a Sua Igreja. Porque em Hebreus, assim está escrito:
De acordo com o Texto Sagrado, além do Pai, o único Espírito que é soberano, Senhor, é o próprio Messias. É sobre Ele que o apóstolo Paulo fez as afirmações, chamando-O de Senhor. Portanto, nem direta nem indiretamente, existe tal afirmação: “O Espírito Santo é o Senhor”.
Na primeira Epístola aos Coríntios, o apóstolo afirmou: “... Para nós, há... um só Senhor, Jesus Cristo...”. (1Cor. 8:6 – ARA). No capítulo 6, ele já havia dito: “Deus ressuscitou o Senhor...”.
SEGUNDO TEXTO Quanto a Atos 5:3-4, os Textos do AT (Cinco: Gên. 39:1, 7-9; Êxodo 17:2; Salmo 51:4 – [Ex. 20:14-17]; Mal. 3:8; Ecl. 5:1-5; e a última é uma interpretação do próprio Texto de Atos 5:3-4 em função de Dan. 9:21 e Luc. 24:4.) que citei, serviram apenas para fazer um paralelo, pois todos eles tratam de pecado contra a Lei de Yahweh e, conseqüentemente, contra Yahweh. No entanto, além de Yahweh, os Textos envolvem outras pessoas. No entanto, eu poderia ter citado apenas a última (sétima). Pois ela é a maneira correta de se interpretar o Texto de Atos 5:3-4, pois ela está fundamentada na gramática da Língua Grega. Escrevi o artigo em função do título do artigo: “A Soberania do Espírito Santo” (título baseado principalmente em 1Cor. 12:4 e 11), bem como em função da afirmativa: “... Mas que Ele é Deus” (Falando do Espírito Santo, baseando-se em Atos 5:3 e 4). Portanto, posso afirmar que, essas afirmações não são um claro “Assim diz o Senhor”. Por isso é que elas não respeitam às ordens Divinas. Além do mais como já disse anteriormente, os Textos não estão referindo-se ao Espírito Santo, mas ao “espírito” (1Cor. 12:4); “Espírito” (1Cor. 12:11 – ao Messias) e “ao Espírito, o Santo” (Atos 5:3-4 – ao Messias).
UM QUEBRA-CABEÇA O pastor declarou, exclamando: “... Que argumentos montados como um quebra-cabeças! ...”. Ellen G. White escreveu o seguinte:
Portanto, podemos dizer que a Escritura Sagrada é muito mais que um quebra-cabeça. Ela é uma mina onde os estudiosos e pesquisadores cavam fundo a procura das jóias escondidas. Por isso, ela deve ser estudada e pesquisada, para que as jóias, espalhadas e soterradas, sejam juntadas para que nos possibilite interpretar corretamente a Escritura Sagrada. (Leia também, Fundamentos da Educação Cristã. 2ª ed. 1996, pp. 390-391, e 2 Pedro 1:20-21).
CONCLUSÃO Não sou e jamais serei o dono da verdade. Contudo, eu também tenho a minha opinião. Eu sei em Quem eu creio. Não é porque uma determinada Versão da Escritura Sagrada afirma uma coisa que eu tenho que acreditar ser a verdade. Não é porque um doutor, mestre, professor ou pastor escreveu ou ensinou de forma diferente determinado assunto que eu tenho que aceitar e crer ser a última palavra. A verdade irrefutável. Não é também porque a IASD defendeu uma doutrina como verdade que eu sou obrigado a crer que é assim. Supondo que a IASD é infalível. O Messias perguntou aos discípulos: “Que diz o povo ser o Filho do Homem?”. (Mat. 16:13 – ARA).
O Messias faz uma pergunta direta a cada um: “Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?”. (Mat. 16:15 – ARA). Essas perguntas também podem ser feitas em relação ao Espírito Santo. E de acordo com a Escritura Sagrada e em especial, os Textos em questão, o Espírito Santo não é soberano nem é D-us. Portanto, concluo dizendo que os Textos de 1Cor. 12:4 e 11 e Atos 5:3-4 não estão referindo-se ao Espírito Santo. Sendo assim, nessas referências bíblicas, o Espírito Soberano é o próprio Messias. Ele é quem concede os dons a Sua Igreja. (Atos 5:31; Efésios 4:7-11 e Heb. 8:3. Veja também Mat. 28:18).
O parágrafo acima, será comentado na outra parte que escreverei ao site. – josielteli@hotmail.com Leia também: |
Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com |