Leitor Discorda e Diz que Tema da Divindade Não é Tão Simples

 

(Comentários do leitor intercalados com a resposta do autor.)

 

Prezado Irmão,

Que a graça de Cristo Jesus esteja contigo.

Deixemos que os testemunhos e a Bíblia respondam as questões levantadas.

Eu não vejo o assunto da trindade como algo tão simples assim. Venho estudando sobre o assunto desde que o prezado irmão Robson tem mostrado em sua HP. Li um texto sobre Jo. 14:16 que dizia: "como não ser enganado sobre quem é o Consolador de Jo. 14:16", mas não foi convincente para mim. O irmão citou em seu texto o verso (E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. João 14:16,17), porém não falou sobre o OUTRO. Quem seria esse OUTRO da mesma essência do Pai?

R.: "Cristo presente com os crentes pelo Espírito Santo - "E eu rogarei ao Pai, e Ele dará a vocês outro Consolador, que estará sempre convosco; o Espírito da verdade; o qual o mundo não pode receber, porque não o viu, nem o conhece: mas vós o conheceis; porque Ele habita em vós, e estará em vós" [João 14:16,17]. Cristo estava para partir para Seu lar nas cortes celestiais. Mas Ele garantiu aos Seus discípulos que Ele enviaria para Eles outro Consolador, que estaria com eles para sempre. Todos os crentes em Cristo poderiam confiar implicitamente na guia deste Consolador. Ele é o Espírito da verdade, mas esta verdade o mundo não pode discernir nem receber.

Antes de os deixar, Cristo deu aos Seus seguidores uma promessa positiva de que após a Sua ascensão Ele iria enviar para Eles o Espírito Santo. "Portanto ide," Ele disse, "e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai [um Deus pessoal] e do Filho [um Salvador pessoal], e do Espírito Santo [enviado do Céu para representar a Cristo]: ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado: e eis que Estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." [Mat. 28:19, 20]. Cita João 14:26-28.]

Esta garantia positiva foi dada para os discípulos, para ser dada a todos que crêem nEle até ao final da história terrestre. Cristo queria que Seus discípulos entendessem que Ele não os deixaria órfãos. "Não os deixarei desamparados," Ele declarou; "Voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não Me verá mais; mas vós me vereis: porque eu vivo, vós também vivereis" [versos 18 e 19]. Uma preciosa, gloriosa garantia de vida eterna!

Mesmo estando Ele para Se ausentar, sua relação com Ele era para ser como a de uma criança com seu pai. A influência do Espírito Santo é a vida de Cristo na alma. Nós não vemos Cristo e falamos com Ele, mas Seu Espírito está tão perto de nós em um lugar como em outro. Aqueles nos quais habita o Espírito revelam os frutos do Espírito - amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé," - Manuscript Releases, Vol. 12, pág. 260; MS. 41, 1897, pp. 7-11 ("Words of Confort"). White Estate Washington, D.C. March 31, 1983. Divisão em parágrafos acrescentada.

Como se pode verificar, o testemunho responde quem é esse "outro". "O testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples".

 

Seguem, agora, algumas dúvidas que tenho sobre a natureza do ES.:

Quando a Sra. White afirma que o ES é o representante de Cristo na terra desprovido da natureza humana, como pode ser ele o próprio Cristo? Ou é o representante, ou é o próprio.

R.: Cristo é Espírito:

"O Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade" II Cor. 3:17

Cristo, enviando o Espírito Santo, envia a glória que o Pai Lhe deu:

"Jesus está buscando impressionar neles o pensamento que dando o seu Espírito Santo Ele está dando a eles a glória que o Pai lhe deu, para que Ele e o seu povo possam ser um em Deus. Nosso modo e vontade devem estar em submissão à vontade de Deus, enquanto sabendo que ele é santo, justo, e bom". The Signs of the Times, 10-03-92.

Para os homens, a glória (Espírito Consolador) de Cristo é a Sua própria presença com Eles, pois é desta forma que Ele habita em nós e se cumpre o mistério de Deus citado em Colossensses 1:26 (Cristo em vós, a esperança da glória):

"Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. "Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome [embora não seja visto por vós], [*ESSA FRASE FOI ADICIONADA POR ELLEN WHITE] esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" [João 14:26]. "Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei" [João 16:7]. Manuscript Releases Volume Fourteen, Page 23 and 24.

"Por meio de Cristo deveria cumprir-se o propósito de que era um símbolo o tabernáculo - aquela construção gloriosa, com suas paredes de ouro luzente refletindo em matizes do arco-íris as cortinas bordadas com querubins; a fragrância do incenso, sempre a queimar, a invadir tudo; os sacerdotes vestidos de branco imaculado, e no profundo mistério do compartimento interior, acima do propiciatório, entre as figuras de anjos prostrados em adoração, a glória do Santíssimo. Em tudo Deus desejava que Seu povo lesse o Seu propósito para com a alma humana. Era o mesmo propósito muito mais tarde apresentado pelo apóstolo Paulo, falando pelo Espírito Santo: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" I Cor. 3:16." Educação, pág. 36.

 

Com relação a 2° Cor. 13:13 dizer que a comunhão do ES seja a comunhão do Pai e do Filho não estaria complicando a forma direta que o verso nos é apresentado?

R.: Isaías 28:10 nos ensina como estudar a Bíblia: "preceito sobre preceito, um pouco aqui, um pouco ali". Com isto em mente, acompanhemos os textos abaixo:

"o Espírito da verdade ...habita convosco e estará em vós" João 14:17 (Quem habitava com os discípulos no momento em que Jesus estava falando?)

"Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama,...e meu Pai o amará, e VIREMOS para Ele e faremos morada" João 14:23 (peço desculpas pela caixa alta na letra, mas estou sem os recursos "negrito e itálico")

"Vós porém, não estais na carne, mas no ESPÍRITO, se de fato, o ESPÍRITO DE DEUS habita em vós. E se alguém não tem o ESPÍRITO DE CRISTO, esse tal não é dele." Romanos 8:9

Verifique que a comunhão do Espírito é obtida quando o Pai, pelo "Espírito de Deus", e o filho, pelo "Espírito de Cristo", fazem morada no ser humano. Como ambos são "um" (Jo 10:30), possuem um só Espírito, que procedeu do Pai (Jo15:26), foi dado ao Filho (Atos 2:32, 33) e Ele enviou aos homens (Atos 2:33), através dos anjos (Heb. 1:13, 14; Zac. 4:4-11). Note que o texto de II Coríntios 13:13 não diz comunhão "COM" o Espírito Santo e sim "DO" Espírito Santo. A comunhão "DO" Espírito é obtida pela comunhão "COM" o Pai e "COM" o Filho, que comunicam o "Espírito de Deus" e o "Espírito de Cristo".

"Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo." I Jo. 1:3

 

Espírito no original quer dizer vento, fôlego, então Deus seria um vento, um fôlego, pois a bíblia não diz que Deus é Espírito? É claro que Deus não é isso, pois a palavra espírito na bíblia, tem vários significados, dependendo do seu contexto.

R.: Quem afirma que Deus é Espírito é a Bíblia, e a Bíblia foi escrita para os mais simples entenderem. Não podemos dizer que o texto diz algo que não transparece no texto. "Não ultrapasseis o que está escrito." I Cor. 4:6. É o conselho dado pelo Senhor a nós.

[Nota do editor: No contexto de João 4, o assunto em discussão não era a natureza de Deus, mas a Sua localização. Se a samaritana lhe perguntasse "Que horas são?", Jesus não lhe responderia: "Quarta-feira!" Portanto, considerando que a samaritana Lhe perguntou qual era o local mais indicado para adoração, se o templo de Jerusalém ou Samaria, a resposta de Jesus deve referir-se a isto.

Por essa razão, creio que, NESTE CASO, a resposta dada por Cristo de que "Deus é espírito" ou "Deus é vento" constitui evidente metáfora em que a expressão comparativa não aparece mas está implícita. "Deus é (como) o vento", isto é, onipresente. Sua presença não está restrita a um templo ou lugar específico.

Como o ar em movimento, Deus pode estar presente inclusive dentro de nós! Daí a recomendação de Jesus Cristo no sentindo de que Deus deve igualmente ser adorado em espírito, isto é, interiormente e em todos os lugares, não apenas no templo.

Metáforas semelhantes foram usadas por Jesus Cristo em outras ocasiões, quando disse: "Eu sou a água da vida", "Eu sou a luz do mundo", "Eu sou o pão da vida", "Eu sou a porta das ovelhas", "Eu sou o bom pastor", etc. Essas não são afirmações bíblicas sobre a natureza de Jesus, mas apenas metáforas ou comparações. -- Robson Ramos]

 

O que seria, realmente, o pecado contra o ES?

R.: "Irmão P., o irmão pergunta se cometeu o pecado que não tem perdão nesta vida nem na vida por vir. Respondo: Não vejo a menor evidência de ser esse o caso.

Que constitui o pecado contra o Espírito Santo? - Está em voluntariamente atribuir a Satanás a obra do Espírito Santo. Por exemplo: Suponhamos que alguém seja testemunha de uma nova manifestação especial do Espírito de Deus. Possui prova convincente de que o fato está em harmonia com as Escrituras, e o Espírito testemunha com seu espírito que é de Deus. Depois, entretanto, a pessoa cai em tentação; orgulho, convencimento, ou qualquer outro mau traço, a dominam; e, ao rejeitar todas as provas de seu divino caráter, declara que tudo o que antes reconhecera como sendo o poder do Espírito Santo era apenas o de Satanás.

É por meio de Seu Espírito que Deus opera no coração humano; e quando o homem voluntariamente rejeita o Espírito, e declara ser o de Satanás, intercepta o conduto por meio do qual Deus Se pode comunicar com ele. Pela negação da prova que Deus Se dignou conceder-lhe, apaga a luz que lhe estivera a brilhar no coração, e, como resultado, é deixado em trevas. Assim se verificam as palavras de Cristo: "Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" Mat. 6:23. Por algum tempo, pessoas que tenham cometido este pecado podem parecer serem filhos de Deus; mas quando surgem circunstâncias destinadas a desenvolverem o caráter e mostrar de que espírito são, ver-se-á que se acham no terreno do inimigo, arregimentados sob sua negra bandeira." Testemunhos Seletos Vol. 2, pág. 265. Divisão em parágrafos acrescentada.

 

Por que Jesus usou o pronome "ele" para se referir ao ES, se o ES é próprio Cristo? Se o ES é o Pai como pode ele falar do que ouviu do Pai? Se o ES é o Espírito do Pai e do Filho como pode o Filho rogar ao Pai por um OUTRO? Interpretar de outra maneira não estaria complicando o claro sentido do verso?

R.: Jesus usava esta forma de falar, em terceira pessoa, para referir-se a Si mesmo. Repetidas vezes, em lugar de afirmar que Ele próprio faria algo, utilizou-se de expressões como: "O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça", "Vereis o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu", etc. Seja por humildade ou estilo pessoal de comunicação, falava com freqüência de Si mesmo como se estivesse se referindo a uma outra Pessoa.

Veja que o apóstolo João, de quem se costuma dizer que era o que mais se parecia com Jesus, aprendeu pela convivência com o Mestre a fazer o mesmo.

João - Usando a palavra "outro" para referir-se a ele mesmo:

"Saiu, pois, Pedro e o OUTRO discípulo e foram ao sepulcro. Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro." João 20:3.

João - Usando a palavra "aquele" para referir-se a ele mesmo:

"Ora, ali estava aconchegado a Jesus um dos seus discípulos, AQUELE a quem Ele amava" João 13:23.

Compreendes a mensagem? Que Deus te abençoe! -- Jairo Carvalho.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com