Novo Livro da CPB Diz que o Espírito Santo é o "Rio da Vida" da Nova Terra

(A adoração ao Sol se confunde com a adoração à Trindade na capa da edição em português do livro The Trinity.)

Mas uma das grandes novidades teológicas trazidas pelo livro, lançado com estardalhaço pela CPB, é a nova doutrina de que se pode identificar o Rio da Vida de Apocalipse 22:1-2 com o Espírito Santo e que esta cena se encontra em pleno acordo com os reclamos trinitarianos da Igreja.

Quer dizer, diante da dificuldade de que só haverá um trono com dois lugares na Nova Terra descrita por João, a saída foi dizer que o rio que procede do trono é o Espírito Santo!

Cabe agora ao adventista trinitariano decidir: Se o Espírito Santo é uma pessoa, o Rio da Vida não existe e é só um símbolo. Caso haja um Rio da Vida, o Espírito Santo não pode ser uma pessoa, pois não aparece no Trono com o Deus Todo-poderoso e o Cordeiro.

Um dos maiores problemas do livro é a insistência dos autores no sentido que a Bíblia não pode ser lida ao pé da letra. Ensinam que suas passagens devem ser alegorizadas e entendidas apenas figuradamente. Para eles, por exemplo, os textos em que Deus, o Pai, aparece como único soberano e Jesus Cristo, como Filho unigênito, que se submete ao Pai, devem ser entendidos apenas metaforicamente. Chegam a dizer que Deus não pode ser, de fato, Pai, nem Jesus Cristo, Seu Filho, porque aí o Espírito teria que ser a Mãe! (Pág. 107)

As "explicações" sobre o Espírito Santo como o Rio da Vida na Nova Jerusalém começam à página 100:

(Obs. Sobre os versículos de João citados, leia comentário logo abaixo.)


Jesus, a Água da Vida

No artigo “Livro da CPB diz que o Espírito Santo é o ‘Rio da Vida’ da Nova Terra”, encontrei algo muito interessante que é dito à pág. 101 do livro A Trindade:

Quanto às evidências do Novo Testamento em favor da água como sendo emblemático do Espírito, é interessante que as mais persuasivas evidências cruzadas se encontram no livro de João. O apóstolo claramente associa a água com as atuações do Espírito Santo (Veja João 7:37-39 e compare com 3:5, 4:10-14 I João 5:8-10). A mais clara evidência encontra-se em João 7:37-39:

“No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura: do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito aos que nele cressem”.

Numa análise cuidadosa do texto, percebemos logo de início uma clara tentativa de iludir o leitor desavisado.

Perceba que, embora seja indicado João 7:37-39, o texto só é citado a partir do verso 38 e apenas a primeira parte do verso 39. Isto porque a chave para o entendimento do texto está justamente no trecho não mencionado.

Vamos ler o texto inteiro como está proposto primeiramente no livro. João 7:37-39:

“No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura: do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito aos que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado”.

Em primeiro plano, Jesus refere-se a si mesmo como aquele que possui a água, e esta água flui Dele (dentro) para os seus amados filhos. Conforme lemos em João 4:13, 14:

“Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que EU lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”.

O segundo ponto importante, é que o texto de João 7:39 termina com a frase: “Pois o espírito até aquele momento não fora dado porque Jesus não havia sido ainda glorificado”

Perceba que o texto afirma duas coisas importantes:

A – O Espírito ainda não havia sido dado até aquele momento: Do que a Bíblia está falando? Não é do derramamento do Espírito Santo por ocasião de Pentecostes? Claro que SIM!

No livro de Lucas 24:49 está escrito:

“Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”.

Cristo prometeu a seus discípulos enviar o poder do alto como descrito em Joel 2:28-29:

“E acontecerá, depois, que derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossa filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias”.

Jesus, pouco tempo antes de subir definitivamente aos céus relembrou aos discípulos:

“E, comendo com eles, determinou-lhes, que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com Espírito Santo, não muito depois destes dias”. Atos 1:4.

Pedro após receber a promessa do Pai Celestial por meio de Jesus, em sua pregação afirmou:

“A este Jesus, Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois à destra de Deus de Deus, tendo recebido do Pai a Promessa do Espírito Santo. Derramou ISTO que vedes e ouvis”. Atos 2:32-33.

Veja que o texto afirma que o Espírito é ISTO (algo) não alguém.

B -  Jesus ainda não havia sido glorificado:  Por que era necessário que Jesus fosse glorificado para que o Espírito fosse dado?

Em João 20: 17 encontramos um texto que nos trará luz sobre o assunto:

“Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus”.

Jesus afirma que até o momento de sua ressurreição ainda não havia subido para o seu Pai. Porém, seu corpo já estava glorificado, e portanto, poderia em certa medida dar uma amostra de seu precioso poder (a água da vida):

“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, SOPROU sobre eles e disse-lhes Recebei o Espírito Santo”. João 20:21-22.

Aqui percebemos que Jesus SOPROU (veio de dentro dele. Conforme João 4:14, 14) e passou aos discípulos.

As Escrituras são claras a respeito do assunto, e o atento estudante não será iludido facilmente por estas heresias contidas neste livro satânico.

Peço aos amados leitores que leiam Primeiros Escritos, páginas 52-56 (Clique!). Vejam o que Ellen White diz sobre o que sai do Trono do Pai e do Filho.  

Que o amor à Palavra de Deus nos preserve dos mais demoníacos enganos satânicos. -- Marcelo Gomes, Codó, MA.


Mensagens Subliminares...

Além do Senhor Jesus ter apenas fingido que morreu (pois Deus não pode morrer) e Deus não nos ter dado o Seu Filho (pois não existe um Filho de Deus de verdade, no máximo um irmão gêmeo que foi emprestado), agora também a doação da vida não mais pertence nem ao Pai nem ao Filho, mas ao Espírito!

O Deus Espirito é a principal divindade da Trindade, pois, segundo dizem, é Ele quem está conosco sempre. É Ele quem nos consola, quem intercede por nós. É contra Ele que é praticado o pecado imperdoável. E também é Ele o doador da vida, pois em Apocalipse ele é apresentado como o rio da vida, segundo o livro "A Trindade".

Veja que, na capa do livro, o símbolo principal do Espírito, a pomba, aparece bem destacado. A mensagem subliminar que está sendo passada é: Trindade = Espírito Santo. Logo, quem fala contra a Trindade está falando contra o Espírito Santo.

Note ainda que a pomba aparece abaixo de uma coroa. Embora a coroa seja desproporcional ao tamanho da cabeça da pomba, a figura que fica gravada em nossa mente é uma pomba coroada e o significado é óbvio. Sim, meus irmãos, a terceira pessoa da trindade é agora o Deus Soberano, ou pelo menos queria ser. E até a cruz se inclina perante a pomba coroada!

As religiões antigas (e as atuais), inspiradas em Babilônia, tinham como sua divindade principal o deus sol, "doador de vida". Ele está muito bem retratado junto com a pomba na capa do livro. Veja que parte do brilho do sol  avança até se confundir com o contorno do peito da pomba. Conseqüentemente, parte do sol está também abaixo da coroa. Um sol coroado! Será que estou vendo demais?

Talvez alguém diga que são apenas três símbolos da divindade postos juntos, que isso não tem nada a ver. E não tem mesmo! Assim como o sol, trindade nada tem a ver com Deus! Pergunto-me: até onde irá a cegueira blasfema destes "teólogos"?

O Senhor Jesus, certa vez, disse que tinha o poder de ressuscitar mortos porque era o Filho de Deus. Disse também que este poder lhe foi dado por Seu Pai.

Veja o texto a seguir: "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas passou da morte para a vida. Eu lhes afirmo que está chegando a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que ouvirem, viverão. Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, Ele concedeu ao filho ter vida em si mesmo". João 5:24 a 26  

Mais tarde, no episódio da ressurreição de Lázaro, Ele afirmou clara e diretamente ser Ele a ressurreição e a vida, conforme se vê no texto a seguir: Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá." João 11:25. O Senhor Jesus diz ser Ele próprio a ressurreição e a vida, e diz que é necessário crer nEle para se ter direito a esta ressurreição e vida.  

Mais uma vez, através da doutrina da Trindade, é negado o Filho de Deus. Mais uma vez é descaracterizada a obra redentiva praticada por Deus através de Seu Filho. Pois quando se diz que o Deus Espírito é o Rio da Vida, atribui-se a este Deus a característica de doador da vida!

O Rio da Vida só pode ser apropriadamente caracterizado como símbolo do Espírito Santo quando o entendemos como o poder que emana de Deus, dando vida aos Seus filhos. O Espírito Santo, dentre tantos outros símbolos, também nos é apresentado como Água da Vida, dada pelo próprio Senhor Jesus  

Afirmou-lhe Jesus: "Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrario, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." João 4:13-14  

É correto que este poder provenha do trono, pois é dali que Deus governa e sustém o Universo. O Espírito Santo, graciosamente concedido por Deus e por Seu Filho é um verdadeiro rio de água da vida que sai do trono. É no trono também que está assentado o Filho de Deus. E Ele mesmo disse que possui a água da vida. Aquela da qual quem beber não tornará a ter sede. -- RGM (Edição: Robson Ramos.)


Diálogo Familiar

— Mamãe, Deus tem quantos filhos?
— Filhinho, Deus tem um único Filho.
— Mamãe, mas o Filho tem quantos pais?
— Filhinho, o Filho tem um único Pai.
— Mamãe, se o Pai tem um único Filho e o Filho tem um único Pai, que parentesco tem o Espírito Santo com o Pai e o Filho?
— Filhinho, foi o Espírito Santo que gerou o Filho?
— Mamãe, aí complica, né? Porque se o Espírito Santo é uma terceira pessoa, então o Pai agora é Ele!
— Filhinho, eu não sei. Mas se você perguntar ao pastor, ele vai dizer que é mistério.
— Mamãe, se é mistério como ele sabe que o Espírito Santo é uma pessoa e que Ele é também Deus? Mistério não é algo desconhecido?
— Filhinho, a coisa não é bem assim... Para nós, eles podem dizer que é mistério. Mas, eles, que são teólogos, devem saber que é pessoa e que é Deus.
— Mas, mamãe, se é mistério e eles dizem que é Deus, as pessoas não podem também dizer que não é Deus?
— Filhinho, chega, tá? Se você continuar com essas perguntas sua professora vai acabar excluindo você da escolinha!
— Se ela fizer isso, tudo bem. Eu monto uma escolinha leiga com os meus amigos... -- ART/RR

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com