Apêndice A - Reforma de Saúde

"Por anos o Senhor tem estado chamando a atenção de Seu povo para a reforma de saúde. Este é um dos grandes ramos da obra de preparação para a vinda do Filho do homem. . . . Deus tem revelado que a reforma de saúde está tão intimamente ligada com a terceira mensagem angélica quanto a mão está ligada ao corpo". Testi­monies, vol. 3, pp. 61-62.

"Tal como nossos primeiros pais perderam o Éden devido à indulgência do apetite1, nossa única esperan­ça de readquirir o Éden é mediante a firme negação do apetite e paixão.

"O poder controlador do apetite se revelará a ruína de milhares, quando, se tivessem vencido neste pon­to, teriam tido o poder moral para ganhar a vitória sobre toda outra tentação de Satanás. Testimonies, vol. 3, pp. 491-492.

"Há necessidade agora de homens como Daniel, homens que têm a negação própria e a coragem de se­rem reformadores de temperança radicais. Que cada cristão veja que o seu exemplo e a sua influência estão do lado da reforma". Signs of the Times, vol. 2, p. 18.2.

Que alimentos Deus deseja que o Seu povo evite?

1. "Nunca tomeis chá, café2, cerveja, vinho, ou qualquer bebida alcoólica. A água é o melhor líquido possível para limpar os tecidos". Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 421.6.

2. "Alguns nada pensam quanto a utilizar a gordura de animais no preparo de seus alimentos, e descui­dadamente ingerem comida que contém a gordura de animais nela, enquanto a ordem de Deus enfaticamente proí­be o fazê-lo". Testimony on Leviticus 7:23.

3. "Todos quantos tenham uma parte a desempenhar no serviço de Deus devem cultivar pensamentos puros e santos. Deves guardar-te de toda aparência do mal, e não podes fazê-lo enquanto subsistes com carne de animais mortos". Letter to Elder Collins, 14 de dezembro de 1896.

4. "Cânceres, tumores, e todas as doenças inflamatórias são grandemente causadas pelo consumo de carne". Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 388.1.

5. "O Senhor deseja trazer o Seu povo numa posição em que não tocasse ou provasse a carne de animais mortos . . . e em curto tempo o leite de vacas também será excluído do regime alimentar do povo de Deus observador dos mandamentos. Em curto tempo não será seguro usar qualquer coisa que derive da criação animal". Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 411.6 (1898)

6. "Neste estágio da história terrestre, o consumo de carne está desonrando a Deus". Bible Training S­chool, 19 de julho de 1902.

7. "Muitos que são agora meio convertidos quanto à questão de comer carne deixarão o povo de Deus, para não mais andar com ele". Review and Herald, vol. 4, p. 415.3.

8. "Qualquer coisa que impeça a movimentação ativa da máquina viva afeta o cérebro de modo bem di­reto. E pela luz que me foi dada, o açúcar, quando empregado amplamente, é mais prejudicial do que a carne". Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 328.5.

9. "Que aqueles que advogam a reforma de saúde se empenhem dedicadamente em fazê-la tudo quando reivindicam que ela é. Que descartem tudo que seja prejudicial à saúde. . . . Descartem pastelões sofisticados, bolos, sobremesas, e outros pratos preparados para tentar o apetite". Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 333.5.

10. "Não desonreis a Deus fazendo bolos doces de nenhuma descrição. Carta ao Irmão e Irmã Wilson, N.S.W., 11 de novembro de 1898.

11. "O queijo jamais deveria ser introduzido no estômago". Testimonies, vol. 2, p. 68.3.

12. "O uso de soda ou fermento . . . é prejudicial e desnecessário. A soda causa inflamação do estômago e frequentemente envenena todo o organismo". Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 316.5.

13. "Damos positivo testemunho contra o tabaco, bebidas alcoólicas, rapé, chá, café, alimentos cárneos, manteiga, temperos, bolos sofisticados, tortas, grandes quantidades de sal, e todas as substâncias usadas como ar­tigos de alimentação". Testimonies, vol. 3, p. 21.6.

Que alimentos Deus deseja que o Seu povo coma?

1. "Por preceito e exemplo tornai claro que o alimento que Deus deu a Adão em seu estado isento de pecado é o melhor para o uso do homem ao buscar ele readquirir esse estado sem pecado". Testimonies, vol. 7, p. 135.9.

2. "Adão e Eva saíram da mão de seu Criador na perfeição de toda capacidade física, mental e espiritu­al. . . . Um benevolente Criador havia lhes dado evidências de Sua bondade e amor ao prover-lhes frutas, vege­tais e cereais, e fez com que crescessem do solo árvores de toda variedade e utilidade e beleza". Review and He­rald, vol. 1, p. 139.3.

3. "Frutas muito maduras ou vegetais murchos não deveriam ser empregados. Verduras e frutas não de­vem ser comidas na mesma refeição. Numa refeição utilizai pão e fruta, e na próxima utilizai pão e verduras". Signs of the Times, vol. 3, p. 419.5.

4. "Cereais e frutas preparadas livres de gordura, e numa condição tão natural quanto possível, deve­ria ser o alimento para as mesas de todos quantos reivindicam estarem-se preparando para trasladação ao céu". Testimonies, vol. 2, p. 352.6.

5. "Grãos, frutas, nozes, e verduras constituem o regime alimentar escolhido para nós por nosso Cria­dor. Esses alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos". Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 81.5.

Com que frequência deseja Deus que o Seu povo coma?

1. "O hábito de ter um desjejum escasso e um jantar pesado é errado. Fazei com que o vosso desjejum corresponda a quase o mesmo que vossa refeição mais completa do dia". Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 173.6.

2. "Cinco horas pelo menos deveria transcorrer entre cada refeição, e sempre trazei em mente que se as­sim o tentardes, descobrireis que ter duas refeições é melhor do que três". Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 173.4.

3. "Estou espantada em saber que, após toda a luz que tem sido dada neste lugar, muitos de vós comem entre as refeições! Nunca deveríeis permitir que um fragmento de alimento passasse por vossos lábios entre vos­sas refeições regulares. Comei quanto necessitais, mas numa só refeição, e depois esperai até a próxima. . . . Caso eu comesse uma quantidade dupla agora e depois, porque tem bom gosto, como poderia inclinar-me para pedir a Deus que me ajude em meu trabalho de escrever, quando não poderia obter uma idéia devido a minha glutonaria". Testimonies, vol. 2, p. 373.6.

4. "Muitos acham que, se não ingerem carne e artigos de alimento mais pesados, podem utilizar-se de alimento simples até não poderem comer mais nada. Isso é um erro. Muitos professos reformadores de saúde não são mais do que glutões. . . . O comer em excesso, mesmo alimentos dos mais simples, anuvia os nervos sensí­veis do cérebro e enfraquece a sua vitalidade. O comer em excesso tem um efeito pior sobre o organismo do que trabalhar em excesso; as energias da alma são mais efetivamente diminuídas pela intemperança no comer do que por intemperança no trabalho". Testimonies, vol. 2, p. 412.5.

5. "Estamos vivendo na era da glutonaria, e os hábitos a que os jovens são educados, mesmo por muitos adventistas do sétimo dia, estão em direta oposição às leis da natureza". Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 242.6.

6. "Que pensamento! Glutões no céu! Não, não, os tais nunca passarão pelos portais de pérola da cidade dourada de Deus. Os tais jamais serão exaltados à destra de Jesus, o precioso Salvador, o Homem sofredor do Calvário, cuja vida foi de constante negação própria e sacrifício". Testimonies, vol. 2, p. 70.1.

Alguns dizem para não nos preocuparmos com pequenas coisas, tais como quando ou que tipos de comida ingerir. Isso é verdade?

1. "É a transgressão nas pequenas coisas que primeiro leva a alma a afastar-se de Deus". Review and Herald, vol. 4, p. 233.9.

2. "No dia do juízo, muitos serão deixados de fora da Cidade de Deus pelos pecados que suponham serem indignos de nota"3. Signs of the Times, vol. 3, p. 348.6.

3. "Nossos hábitos de comer e beber4 mostram se somos do mundo ou se estamos com o número daqueles que o Senhor, mediante o Seu poderoso crivo da verdade, separou do mundo. . . . As igrejas deveriam ser firmes e verdadeiras à luz que Deus tem concedido.5 Cada membro deveria trabalhar inteligentemente para afastar de sua vida prática todo apetite pervertido".Testimonies, vol. 6, pp. 372-373.

Uma advertência e uma promessa

"Deus concedeu a luz sobre a reforma de saúde, e aqueles que a rejeitam, rejeitam a Deus". Special Tes­timonies, Série B, # 6, p. 31.3.

"Aqueles que chegam a cada ponto, e suportam cada teste, e vencem, seja qual for o preço, atenderam ao conselho da Testemunha Verdadeira, e receberão a chuva serôdia, e assim estarão aptos para a trasladação".Tes­timonies, vol. 1, p. 187.9.

 

NOTAS DE RODAPÉ

1. "Devíeis saber o que causou a queda de Adão a fim de que não cometais o mesmo erro, e percais o céu como ele perdeu o Paraíso". Review and Herald, vol. 2, p. 206.2.

2. "O café é uma indulgência prejudicial. Temporariamente excita a mente para ação não habitual, mas os efeitos posteriores são a exaustão, prostração, paralisia das faculdades físicas, mentais e morais. A mente se torna enervada, e a menos que o hábito seja vencido por determinado esforço, a atividade do cérebro é permanen­temente diminuída". Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 421.8.

"O chá, o café e a bebida alcoólica são um pecado, uma indulgência prejudicial que, à semelhança de outros males, afeta negativamente a alma". Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 425.7.

3. "Os pecados que estais dispostos a desconsiderar como sendo pequenos podem ser exatamente aqueles que Deus considera como grandes crimes". Testimonies, vol. 5, p. 337.5.

4. "Muitos cometem um erro em beber água fria com as refeições. Tomada com as refeições, a água diminui o fluxo das glândulas salivares; e quanto mais fria a água, maior o prejuízo para o estômago. . . . O alimento não deveria ser regado a água; nenhuma bebida se faz necessária com as refeições". Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 420.4.

5. "O tema da reforma de saúde tem sido apresentado nas igrejas; mas a luz não tem sido recebida de coração. . . . Se os membros de nossas igrejas desconsiderarem a luz sobre esse assunto, colherão os resultados seguros tanto de degeneração física quanto espiritual". Testimonies, vol. pp. 370-371.