Uma Conexão Maravilhosa com o Céu Chamada "Espírito Santo"

 

Como um povo separado por Deus, nossas doutrinas se distinguem das demais denominações, ou pelo menos deveriam distinguir-se de todas as outras de forma gritante. Exemplos:

BABILÔNIA DIZ... NÓS DIZEMOS...
Alma imortal Alma mortal
Inferno eterno Aniquilação total
Adoração a Maria Adoração só a Deus
Intermediação dos santos Jesus Cristo é o único Mediador
Domingo Sábado
Imaculada concepção de
Maria para gerar a Cristo
Cristo com natureza humana
pecaminosa, depois da queda
Sacrifício repetitivo da Missa Sacrifício único de Cristo
Salvação pelas obras Salvação pela fé

Como se vê, somos sempre o oposto, ou pelo menos deveríamos ser, visto que não pode haver concordância entre Deus e Belial. Cristãos de verdade andam na contramão do mundo!

Não acontece assim, porém, com a nossa concepção da divindade. Babilônia diz "três pessoas em um só Deus". Nós dizemos "um Deus em três pessoas"! Muda um pouco, mas dá na mesma, ainda que a liderança diga que "nossa" trindade é mais bíblica que a trindade deles...

Se a Bíblia diz um único Deus e eles dizem três pessoas em um só Deus, não podemos simplesmente passar caramelo por cima daquilo que pode ser veneno bruto e dizer que são três "deuses" (pessoas divinas) unidos em um só propósito. Não é porque discordamos deles nesse aspecto que estamos em harmonia com a Bíblia. Não, tanto eles quanto nós podemos estar errados. Aliás, nossa posição acaba sendo mais idolátrica do que a babilônica

A VISÃO DA TRINDADE SOB A ÓTICA DOS...
CATÓLICOS Deus Triúno: Deus Pai, Filho e Espírito Santo
EVANGÉLICOS Deus Triúno: Deus Pai, Filho e Espírito Santo
ADVENTISTAS Tríade divina, composta por três pessoas (três deuses!):
Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo

A IASD institucional orgulha-se de apresentar a doutrina da trindade de forma diferente da Igreja Católica. Alega que, enquanto Babilônia crê em um Deus que é três, a Igreja Adventista crê em três pessoas divinas (três deuses distintos), unidas em pensamento e propósito. Ora, também os católicos e protestantes crêem em um Deus triúno, tendo o Pai, o Filho e o Espírito Santo sua PESSOALIDADE E INDIVIDUALIDADE próprias, de forma inerente. A diferença é tão sutil que não impede que nos igualemos a Babilônia num ponto básico da fé, que é a crença sobre Deus.

 

Trindade no Apocalipse

O texto que nos despertou para esse raciocínio de que havia algo errado com a doutrina adventista da trindade foi exatamente o versículo que abre o livro de Apocalipse, cuja mensagem dizemos nos ter sido confiada por Deus para pregação ao mundo. Aliás, esse livro curiosamente ensina que o significado total de seu conteúdo será revelado somente a uma classe de pessoas na igreja, os servos de Deus, os profetas (estudantes ou intérpretes das profecias), aqueles que guardam os mandamentos de Deus e têm o espírito de profecia. Apesar disso, pouquíssimos na igreja remanescente têm alguma inclinação para o estudo das profecias e há pastores que até o proíbem, embora o apóstolo Paulo nos recomende buscar todos os dons, mas, PRINCIPALMENTE o da PROFECIA.

Quando líamos o texto abaixo, algo parecia não estar batendo, pois faltava uma pessoa da trindade na história:

Revelação de JESUS CRISTO, a qual DEUS lhe deu, para mostrar aos seus SERVOS as coisas que brevemente devem acontecer, e pelo seu ANJO as enviou, e as notificou a JOÃO, seu SERVO. (Apocalipse 1:1)

Mas se Deus não muda, tampouco Sua forma de comunicar-se com o homem caído teria mudado. E um relato do Antigo Testamento pode ilustrar bem isso:

(1) Deus entrega Sua mensagem a Jesus, simbolizado pela escada que liga o Céu à Terra no sonho de Jacó, uma vez que nada nos vem do Pai a não ser através dEle. Nossas orações também não chegam ao Pai se não passarem por Ele, que disse ser o único caminho entre nós e o Pai.

(2) Jesus comunica a mensagem de Deus aos anjos, aqueles que subiam e desciam pela escada do sonho de Jacó. No caso dos livros de Daniel e do Apocalipse, o encarregado foi Seu próprio anjo, Gabriel.

(3) Os anjos comunicam a mensagem aos destinatários humanos, os profetas, servos de Deus, encarregados de repassá-las a seus semelhantes. E hoje, nós que também somos servos de Deus, temos acesso pela Bíblia a essas mensagens, às quais estudamos e procuramos interpretar para ensinar a outros.

Foi exatamente o que o apóstolo João escreveu na abertura de seu livro:

Revelação de JESUS CRISTO, a qual DEUS lhe deu, para mostrar aos seus SERVOS as coisas que brevemente devem acontecer, e pelo seu ANJO as enviou, e as notificou a JOÃO, seu SERVO. (Apocalipse 1:1)

Resumo: Deus Jesus Cristo Anjo João Servos

Hierarquia da Revelação
DEUS
JESUS CRISTO
ANJO (GABRIEL)
JOÃO
Servos

Onde se encaixa nessa hierarquia o Deus Espírito Santo, seja da trindade adventista ou da babilônica? Se o Espírito Santo (Consolador) é um Deus e ocupa a posição logo abaixo do Filho de Deus, pois seria rogado ao Pai e enviado por Jesus, parece-nos que o versículo inicial do Apocalipse deveria estar assim redigido:

Revelação do ESPÍRITO SANTO, recebida de JESUS CRISTO, a qual DEUS lhe deu, para mostrar aos seus SERVOS as coisas que brevemente devem acontecer, e pelo seu ANJO as enviou, e as notificou a JOÃO, seu SERVO. (Apocalipse 1:1)

Mas como o texto bíblico citado não inclui uma terceira pessoa divina no processo da revelação do Apocalipse ao apóstolo João, fundamentados nele, descartamos automaticamente a possibilidade de que exista uma trindade ou tríade divina, composta por três deuses, conforme ensinam católicos e adventistas.

 

Seria o anjo Gabriel?

Não estamos dizendo que não existe Espírito Santo, nem estamos dizendo que não exista uma terceira pessoa no Céu. Existe alguém que ocupa a posição logo abaixo de Cristo, sendo o terceiro no Céu, mas não é uma pessoa divina. É o anjo Gabriel, ao qual o apóstolo João quis adorar, mas este rejeitou imediatamente qualquer homenagem, como lemos em Apocalipse 19:10:

Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.

Adorar ao anjo Gabriel, o terceiro na hierarquia celeste, como se fosse divino e fizesse parte de uma trindade com o Pai e o Filho, constitui pecado, quebra do primeiro mandamento. Por isso, João foi repreendido. Apenas dois seres celestiais devem receber a adoração humana. Isso constitui a mensagem central da fé adventista, mas falta-nos colírio para discerni-la em Apocalipse 14:7:

Dizendo, em grande voz: Temei a Deus [o Pai!] e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas [o Filho!].

Desatender a essa ordem divina de prestar culto apenas ao Pai e ao Filho, equivale a adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão. Apocalipse 14:9.

Observe ainda a descrição do anjo Gabriel registrada em Daniel 10:5-6:

Levantei os olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, cujos ombros estavam cingidos de ouro puro de Ufaz; o seu corpo era como o berilo, o seu rosto como um relâmpago, os seus olhos como tochas de fogo, os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido, e a voz de suas palavras como o estrondo de muita gente.

Sobre a aparência do anjo que retirou a pedra do sepulcro na ressurreição de Cristo, é dito Mateus 28:3:

O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste alva como a neve.

Compare agora a descrição acima com a que é feita de Deus, como o "Ancião de Dias" em Daniel 7:9:

Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça como a pura lã; o seu trono era chamas de fogo, cujas rodas eram fogo ardente...

Veja também a descrição de Jesus em Apocalipse 1:13-15:

E, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho do homem, com vestes talares, e cingido à altura do peito com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como a alva lã, como a neve; os olhos, como chama de fogo; os pés semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz como de muitas águas.

Teriam sido essas semelhanças com o Pai e o Filho, as razões que levaram aquele que ocupava o lugar que hoje pertence a Gabriel a ensoberbecer-se e pretender ser adorado como Deus? A Bíblia responde que SIM. Veja Isaías 14:12-14 e Ezequiel 28:13-17.

Estaria o diabo desafiando novamente a Deus, levando-nos a adorar o anjo que ocupou seu lugar na hierarquia celeste, através do culto à trindade composta pelas três principais pessoas do Céu? Pretende ele se justificar diante do Universo, demonstrando que até o próprio povo de Deus se confunde e adora a Gabriel como se fosse um deus? Se Deus não aceitou que Lúcifer fosse adorado como divino, pode agora relevar a adoração a Gabriel através da crença na trindade? São indagações que nos ocorrem.

 

 

E o Espírito Santo?

A comparação de Apocalipse 1:1 com II Pedro 1:19-21 (especialmente o verso 21) pode ajudar-nos a esclarecer o mistério da natureza do Espírito Santo:

Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.

Nos versículos acima, o apóstolo Pedro está descrevendo o mesmo processo da inspiração profética apresentado por João em Apocalipse 1:1. Pedro, porém, utiliza-se de outras palavras para dizer igualmente como a mensagem divina chega à humanidade. Ele afirma que a profecia vem "da parte de Deus" para os profetas ("homens santos"), através de Algo que os move e que é o Espírito Santo.

Apocalipse 1:1 II Pedro 1:21
DEUS Da parte de DEUS,
pelo ESPÍRITO SANTO
JESUS CRISTO
ANJO (GABRIEL)
JOÃO homens santos (profetas) movidos
Servos Estudantes das Profecias

Se Pedro afirma que a mensagem divina nos é trazida do Céu pelo Espírito Santo, e João indica as pessoas por quem essa mensagem divina passa até chegar aos homens, pode-se deduzir que estes seres mencionados por João constituam aquilo que Pedro denomina como Espírito Santo.

O Espírito Santo seria, portanto, a interligação de Deus, Seu Filho e os anjos à humanidade, a qual nos proporciona luz advinda diretamente de Seu trono da Glória.

Não estamos dizendo que Espírito Santo seja uma expressão que se refere a uma outra forma de trindade, composta por Deus Pai, Seu Filho e os Anjos. Pelo gráfico comparativo acima, propomos que o Espírito Santo possa ser entendido como uma espécie de rede ou sistema celeste de comunicação. Uma conexão espiritual, que se inicia com Deus, o Pai (emissor da mensagem), o qual transmite essa luz ao Filho, que a distribui aos anjos para que a entreguem aos profetas e Seu povo.

Assim, como vemos na Bíblia, a expressão "Espírito Santo" pode referir-se ora a Deus, ora a Cristo, aos anjos e até mesmo a homens santos como os apóstolos, para os quais Ananias e Safira pretenderam mentir.

Se este nosso entendimento está correto, nenhum problema há em o texto do Apocalipse começar do modo como o temos em nossa Bíblia, uma vez que a ação do Espírito Santo inclui o ministério dos anjos, embora não se restrinja a eles.

Pecar contra o Espírito Santo seria, portanto, rejeitar a luz enviada da parte de Deus, seja por Cristo ou pelos anjos, atribuindo-a Satanás. Não há perdão para essa atitude, porque através dela nos desconectamos do Único que é poderoso para nos salvar.

Nas cartas às igrejas, por exemplo, costumamos ver Jesus Cristo como o autor das mensagens, embora saibamos que estas foram emitidas por Deus e entregues a João pelo anjo Gabriel que as endereçou aos anjos de cada igreja para que estes as transmitissem a cada membro. Mas Quem é o Espírito a quem se refere a frase, repetida ao final de cada uma delas: "Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO diz às igrejas"?

Quem é este Espírito que fala às igrejas? Acima de tudo, é o Pai Eterno, que não quer que nenhum de nós pereça, mas que todos cheguemos ao arrependimento. É o próprio Cristo, falando-nos hoje através da Bíblia. É Gabriel. É João. São os anjos presentes nas reuniões das igrejas, os quais ainda hoje nos falam ao coração. São os pregadores consagrados. É essa rede maravilhosa de comunicação salvadora da parte do Pai, por Jesus Cristo, através de Gabriel e dos anjos, que foram e vêm ter com os profetas e pregadores. É o Espírito Santo de Deus, nossa conexão maravilhosa com o Céu.

Se Pedro afirma que a mensagem divina nos é trazida pelo Espírito Santo, e João indica as pessoas por quem a mensagem divina passa até chegar aos homens, pode-se deduzir que estes seres constituam o que denominamos de Espírito Santo. -- Rogério Buzzi/Robson Ramos.

Ler também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com