Surpresa no Culto desta Quarta-Feira à Noite!

 

Nesta quarta-feira à noite, foi surpreendido pelo desempenho de um ex-colega do curso teológico, o qual conduziu o "ex-culto de oração" da igreja que freqüento em Campo Grande, MS. Aliás, a cada reunião de que participo, sinto-me surpreso com o incomodo que pareço causar embora procure me manter quieto, expressando minha opinião apenas nos momentos em que me é permitido falar ou estimulada a participação.

No culto de quarta-feira passada, por exemplo, o próprio pastor distrital me dirigiu duas perguntas, embora capciosas, durante o estudo que coordenava junto ao "pequeno grupo", formado por aqueles irmãos que ainda insistem em freqüentar a igreja durante a semana. Pela graça de Deus, saí-me bem nas duas intervenções provocadas e tudo transcorreu normalmente.

Nesta quarta, porém, depois de tentar explicar aos visitantes que a igreja estava quase vazia devido ao "maravilhoso plano dos pequenos grupos", que faz com que a maioria dos membros participe de reuniões próximo de sua casa, o pregador lamentou que o templo esteja com tantos lugares vazios nas noites de domingo e quarta-feira.

Ele, talvez, não tenha prestado atenção na explicação dada em domingo anterior, segundo a qual, as cadeiras vazias são ocupadas por anjos de Deus, que se unem a nós em nosso louvor... [Se assim fosse, quanto mais membros faltassem, mais lugar haveria para os anjos e, aos sábados, quando a igreja, a galeria e o salão dos jovens lotam, não sobraria lugar para os anjos...]

Meu amigo argumentou lá da frente que "a principal razão para a ausência de tantas pessoas nesses cultos é a pouca valorização que se dá a um tema bíblico importantíssimo, mas que raramente é tratado na igreja: O Poder da Terceira Pessoa da Trindade." Por isso, disse ele, que teríamos naquela noite um estudo bíblico muito bem embasado sobre esse tema.

Aí é que entra a surpresa! Meu ex-colega do curso teológico simplesmente assumiu a questão da trindade como uma verdade bíblica já conhecida e que não necessita ser provada pela Bíblia, recordou a missão atribuída por Cristo ao espírito consolador, quanto a convencer do pecado, da justiça e do juízo, e pediu-nos para abrir a Bíblia em Gálatas 5:16-25, que contrasta as obras da carne com o fruto do espírito.

Em seguida, leu Romanos 6:1-14 como reforço acerca do nosso dever morrer para o pecado (obras da carne) e ressuscitar para Deus em novidade de vida (fruto do Espírito) pela fé em Jesus.

Não perguntou se havia dúvidas, como vinha sendo feito nas reuniões das semanas anteriores, nem abriu possibilidade para qualquer questionamento. Aliás, recentemente, num sábado, um outro ancião pregou-nos que "os cabritos questionadores não entrarão no Céu, apenas as ovelhas submissas ao pastor o farão"...

Minha esperança era que permitisse ou pedisse opiniões, como fez o pastor, pois somente nesse caso eu poderia expor meu ponto de vista, apesar de fundamentado na Bíblia, estando num território que pertence à Organização.

Estas seriam algumas das passagens que gostaria de apresentar ao meu ex-colega de curso teológico e aos demais irmãos presentes à reunião. Haveria outras, mas estas me parecem suficientes para quem está disposto a aceitar o que a Bíblia diz, abrindo mão de doutrinas de homens por mais familiares e cômodas que nos sejam:

1. Palavras do Senhor Jesus em João 17:3:

Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

2. Apenas como reforço para demonstrar como Jesus Se referia a Deus, poderia citar ou mencionar:

Mateus 4:10:
Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.

Marcos 12:29:
Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!

João 5:44:
Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?

João 20:17:
Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.

3. Há também declarações do apóstolo Paulo, que não deixam qualquer dúvida:

1 Coríntios 8:5-6:
Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

1 Timóteo 2:3-5:
Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.

Veja ainda:

Romanos 16:27:
Ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Timóteo 1:17:
Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

4. E o próprio livro de Gálatas não traz qualquer evidência da existência de uma trindade ou mesmo da personalidade do Espírito Santo, separada do Pai e de Cristo:

Gálatas 1:1-5:

Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos, e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Gálatas 3 fala do Espírito como algo prometido, ou um poder concedido pelo Pai:

Versos 1-5:
Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado? Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão. Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

Versos 13-14:
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.

Gálatas 4:4-7 deixa claro que o Espírito prometido é o espírito de Cristo, mediante o qual somos adotados pelo Pai. Ele nos comunica a divina natureza de Seu Filho a fim de que sejamos iguais a Ele, resistindo às tendências da carne. Veja:

Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.

É essa nova natureza, o espírito de Cristo, implantado em nós, que produz o fruto do capítulo 5! E não uma terceira pessoa de uma suposta trindade.

5. Na carta aos Romanos, que também foi citada pelo meu ex-colega do curso teológico, Paulo é bem direto na afirmação que faz sobre o espírito de Cristo (natureza divina) em nós como nossa única salvaguarda contra a carne (natureza humana):

Romanos 8:5-11:

Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.

O poder espiritual que procede do Pai e habilitou Jesus Cristo a viver vida vitoriosa está também à nossa disposição, a fim de que sejamos vencedores sobre a natureza carnal, como Ele foi! Portanto, não se trata de uma terceira pessoa divina, mas de um poder sobrenatural do qual necessitamos para vencer como Cristo venceu. Que o Pai nos dê porção dobrada desse Espírito. Amém! -- Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com