Quem é, de Fato, o Deus Pai de Jesus Cristo?

 

Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” Lucas 1:35.

Sabemos que Deus se revela através de Sua Palavra. Sabemos também que, se quisermos compreender o correto sentido da Sua Palavra, é necessário que deixemos que Ele mesmo nos explique os textos que nos são confusos, através de outros textos da Palavra.

Ao pesquisarmos e buscarmos obter luz sobre o texto de Lucas 1:35, deparamo-nos com uma profecia messiânica (revelação de Deus acerca de Jesus Cristo antecipadamente apresentada) no Salmo 22. E a análise de alguns versos deste Salmo não só nos permite verificar a Quem devem ser atribuídas as palavras nele expressas e a Quem são elas dirigidas, como também esclarece Quem é, de fato, o Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Diz o Salmo 22:

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido?...” Salmo 22:1.

À experiência de Quem se referiam profeticamente as palavras que dão início a este Salmo? De Jesus Cristo, quando estava na cruz do Calvário.

"À hora nona, clamou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Marcos 15:34. (Veja também Mateus 27:46.)

Para quem Ele as proferiu? Para Deus, o Pai. Outros versos deste mesmo salmo nos mostram que este retrata Cristo discorrendo sobre Si mesmo:

Todos os que me vêem zombam de mim; afrouxam os lábios e meneiam a cabeça: Confiou no SENHOR! Livre-o Ele; salve-o, pois nele tem prazer...

Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.” Salmos 22:7, 8, 18. (Confira em Mateus 27:35; Mateus 27:39-40; Marcos 15:29-30; Lucas 23:34-35; João 19:23-24.)

 

Pela leitura dos versos acima, percebemos que o Salmo 22 trata de Cristo, Sua experiência e Suas palavras. Vejamos então o testemunho que os versos 9 e 10 deste mesmo salmo nos apresentam sobre Cristo:

Deus meu, Deus meu... Contudo, Tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda ao seio de minha mãe. A ti Me entreguei desde o Meu nascimento; desde o ventre de minha mãe, Tu és meu Deus.” Salmo 22:1, 9-10.

Através das palavras acima, Jesus testifica que o Pai o fez nascer no ventre de Sua mãe humana. Em Hebreus, vemos a confirmação da verdade de que foi o Pai que introduziu Cristo no ventre de Maria:

Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.” Hebreus 1:5, 6

Foi o Pai quem introduziu o Primogênito, Cristo, no mundo. Como Ele introduziu Cristo no mundo? Enviando Seu Espírito sobre Maria, como afirma o texto de Lucas 1:35: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá”.

 

Assim, desta forma, Deus o Pai, introduzindo a Cristo no mundo através do Seu Espírito, fez com que Cristo fosse como a raça humana até mesmo no nascimento, pois é desta mesma maneira – enviando o Seu Espírito, que Ele traz os seres humanos à existência:

Envias o Teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra.” Salmo 104:30

O testemunho de Jesus, dado à Sua serva Ellen G. White, confirma este entendimento:

Cristo trouxe aos homens e mulheres o poder de vencer. Veio ao mundo em forma humana, a fim de viver como homem entre os homens. Assumiu os riscos da natureza humana, para ser provado e tentado. Em Sua humanidade, era participante da natureza divina. Em Sua encarnação obteve nova intuição do título de Filho de Deus. Disse o anjo a Maria: "A virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus." Luc. 1:35. Ao mesmo tempo que era Filho de um ser humano, tornou-Se o Filho de Deus num novo sentido. Assim Se achou Ele em nosso mundo - o Filho de Deus, mas ligado, pelo nascimento, à raça humana.” Mensagens Escolhidas, Vol. 1, págs. 226, 227

Assim, confirmamos que o texto de Lucas 1:35 mostra a atuação de Deus, o Pai, na encarnação de Seu Filho Jesus Cristo. O texto mostra como Deus “introduziu” Cristo no mundo, e não faz qualquer referência a outro ser que não o Deus o Pai, Jesus Cristo e Maria, a serva do Senhor.

Ministério 4 Anjos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com