Anjos e Homens Realizam a (Comentário de um Judeu Convertido Sobre João 14:26)
Quanto ao relato de João 14:26, onde está escrito que o Espírito Santo ensinará todas as coisas e nos fará lembrar de tudo que o Messias ensinou, analisaremos diversos textos onde está bem claro que a obra atribuída ao Espírito Santo, é na verdade realizada tanto pelos anjos quanto pelos homens investidos pela autoridade que lhes foi outorgada pelo Eterno e Seu Filho, sendo portanto sua obra atribuída ao próprio Deus.
Juízes 6:11-15 e 7:2-8 O anjo do Eterno pessoalmente orienta a Gideão quanto ao livramento de Israel do jugo dos midianitas; no capítulo 7, este Anjo é mencionado como sendo o próprio Eterno. Era este Anjo realmente o Eterno, ou Aquele a quem o Eterno investiu com Seu poder e autoridade para orientar, guardar e guiar a Gideão? É claro que era Aquele a quem o Eterno investiu com o Seu poder (Espírito Santo).
Juízes 13:2-22 O Anjo do Senhor ensinou aos pais de Sansão a maneira como eles deveriam criar o menino, como também as coisas que iriam suceder através do filho que nasceria. Era este anjo o Espírito Santo, ou o portador do poder e autoridade outorgados pelo Eterno para esta missão?
Daniel 8:16-26; 9:20-23 e 10:11-11:1 Nestes textos podemos observar que ao anjo Gabriel foi designada a missão de ensinar a Daniel as coisas que ainda deveriam suceder num futuro distante, obra esta que de acordo com João 14:6, deveria ser realizada pelo Espírito Santo. É porventura o anjo Gabriel o Espírito Santo, ou aquele a quem o Eterno investiu com Seu poder e autoridade com o objetivo de ensinar a Daniel?
Lucas 1:35 Observamos aqui o anjo Gabriel sendo o porta voz do Eterno a Maria para revelar-lhe os Seus propósitos para com ela, e também as coisas que lhe sucederiam em virtude do filho que ela iria gerar. Aqui podemos perceber que o anjo Gabriel estava realizando novamente a obra que o Espírito Santo realizaria conforme relatado em João 14:6. O Espírito Santo é pelo mesmo anjo ensinado como sendo o poder do Altíssimo através do qual Ele executaria Seu propósito em Maria.
Lucas 24:25-32 Neste texto, encontramos o próprio Messias desempenhando a obra que Ele havia ensinado seria realizada pelo Espírito Santo. No caminho de Emaús, ensinava aos discípulos tudo a respeito do Messias! É o Messias o Espírito Santo, ou Ele juntamente com o Eterno, Seu Pai, são a fonte desse poder, o Espírito Santo, que capacita aqueles que O temem a realizarem a Sua vontade ?
Atos 1:10 Observamos neste relato dois anjos anunciando aos discípulos as coisas que ainda iriam suceder.
Atos 8:26-40 Notamos neste texto um anjo dizendo a Filipe o que ele deveria fazer. Observamos também Filipe ensinando ao Eunuco a entender as Escrituras.
Atos 27:21-26 Encontramos novamente um anjo revelando a Paulo os propósitos do Eterno para com sua vida.
Apocalipse 1:1 Semelhante aos itens anteriores, encontramos o Eterno enviando o Seu Anjo para mostrar a Seus servos as coisas que deveriam acontecer.
Apocalipse 22:8 Encerramos nossas considerações com este texto em que podemos observar também que a obra do Espírito Santo mencionada em João 14:26 é exatamente a obra dos anjos e dos servos do Messias, e que o Espírito Santo corresponde exatamente ao poder e autoridade outorgados pelo Eterno e Seu Filho àqueles que Lhe obedecem, capacitando-os a executarem a Sua vontade, e portanto, isento de qualquer ato de adoração, adoração esta que deve ser prestada unicamente Àquele que Lhes outorgou Sua virtude. -- I. B. Zaituni Artigos complementares: |
Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com |