Leitor Discorda de Afirmações sobre Testemunhas de Jeová Srs. Gosto muito do site de vcs e volta e meia leio seus artigos. Me interesso muito pelo tema, principalmente pela discussão quanto a Trindade. Sou um simples leitor, mas ao ler o artigo na página https://www.adventistas.com/agosto2003/elpidio_livrotrindade.htm deparei-me com algumas inverdades cometidas pelo, sem dúvida, desconhecimento dos fatos: 01 - "Os adventistas a-trinitarianos, que se utilizam da internet para resgatar o pensamento dos Pioneiros do adventismo, assim como os próprios Pioneiros, não têm, em relação a Jesus Cristo, a mesma idéia dos seguidores da Sociedade Torre de Vigia." Creio que o sr. se refira às Testemunhas de Jeová quando fala dos "seguidores da Sociedade Torre de Vigia". As Testemunhas de Jeová acreditam estar seguindo a Cristo Jesus, qual cabeça da congregação. O sr pode acreditar que elas seguem uma sociedade, porém seria errado cita-las dessa forma. O mesmo seria se alguma publicação das TJ citasse os Adventistas como seguidores de Ellen White. A regra de ouro seria bem aceita aqui. 02 - "Para os Testemunhas de Jeová, Cristo não é Deus, não possui a natureza, a essência ou a substância divina; Ele não é Filho de Deus, Ele nada mais é que uma criatura de Deus que foi elevada a uma posição de destaque." Asseguro-lhes de que as Testemunhas de Jeová acreditam que Jesus é sim Deus, mas não o Deus Todo-Poderoso. Que ele foi elevado a uma posição de destaque isso é bem conhecido por todos. 03 - "Os Testemunhas de Jeová crêem que Cristo não é Filho de Deus. Nós, os adventistas a-trinitarianos cremos firmemente que Nosso Senhor é o Unigênito Filho de Deus, gerado Filho de Deus da mesma substância, essência e natureza que o Pai e, portanto, plenamente Deus (ou divino)." As Testemunhas acreditam no que, senão que cristo é o Filho Unigênito de Deus, por qual todas as coisas foram criadas? E sim, elas acreditam que Cristo é um ser Divino. Na verdade, sem desmerecer seu estudo (que é de grande valia), seu conceito da personalidade de Jesus (sua essência, sua posição, etc) é bem mais parecida com as das Testemunhas de Jeová que o sr. pode imaginar. Afinal, crêem que: 01 - Que Cristo é o cabeça da congregação:
A Sentinela de 15/5/2003 p. 10 par. 1 Cristo fala às congregações O FILHO unigênito de Jeová, Jesus Cristo, é o Cabeça da congregação cristã. Para manter imaculada a congregação dos seus seguidores ungidos, Cristo exerce a sua chefia por elogiá-los e corrigi-los. (Efésios 5:21-27) Há exemplos disso nos capítulos 2 e 3 de Revelação (Apocalipse), onde encontramos as ternas e poderosas mensagens de Jesus, dirigidas a sete congregações na Ásia Menor.
Que não seguem a homens:
A Sentinela de 15/12/1989 Ofereça sacrifícios que agradam a Jeová 6 Pessoas como Abel, Noé, Abraão, Sara, Raabe e Moisés exerceram fé. (Hebreus 11:1-40) Portanto, podemos imitar-lhes a fé sem hesitação, pois eles morreram leais a Deus. Mas, podemos também 'imitar a fé' de homens leais que hoje tomam a dianteira entre nós. Naturalmente, não seguimos a homens imperfeitos, pois miramo-nos em Cristo. Como disse o tradutor bíblico Edgar J. Goodspeed: "Os heróis do passado não são os modelos do crente, pois em Cristo ele tem um exemplo melhor. . . O corredor cristão precisar fixar seus olhos em Jesus." Sim, 'Cristo sofreu por vós, deixando-vos um modelo para seguirdes de perto os seus passos'. — 1 Pedro 2:21; Hebreus 12:1-3.
E em nenhuma referencia aos Adventistas usa-se termos tais como "Seguidores de Ellen White" ou "Seguidores de Homens".
02 - Jesus identificado como Deus:
Poderá viver para sempre no paraíso na terra cap. 4 p. 40 par. 16 Deus — quem é Ele? 16 'Mas não é Jesus chamado de deus na Bíblia?' poderá perguntar alguém. Isto é verdade. Contudo, Satanás também é chamado de deus. (2 Coríntios 4:4) Em João 1:1, que chama Jesus de "a Palavra" ou "o Verbo", algumas traduções da Bíblia dizem: "No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." Mas, note que o versículo 2 diz que o Verbo "estava no princípio com Deus". E embora os homens tenham visto a Jesus, o versículo 18 diz que "Deus nunca foi visto por alguém". (Almeida) De modo que verificamos que algumas traduções do versículo 1 apresentam a idéia correta da língua original, quando dizem: "A Palavra estava com Deus, e a Palavra era divina", ou era "um deus", quer dizer, a Palavra ou o Verbo era alguém divino, poderoso. ( Uma Tradução Americana, em inglês) É evidente que Jesus não é o Deus Todo-poderoso. De fato, Jesus chamou seu Pai de "meu Deus" e de "o único Deus verdadeiro". — João 20:17; 17:3.
Estudo Perspicaz das Escrituras p. 689 Deus Em Isaías 9:6, Jesus Cristo é profeticamente chamado de 'El Gib·bóhr, "Deus Poderoso" (não 'El Shad·daí [Deus Todo-poderoso], que é aplicado a Jeová em Gênesis 17:1).
Sobre a Natureza divina:
Livro Raciocícios à base das Escrituras p. 413 par. 1 Trindade Segundo o Greek-English Lexicon, de Liddell e Scott, the·ó·tes (a forma nominativa, da qual the·ó·te·tos se derivou) significa "divindade, natureza divina". (Oxford, Inglaterra, 1968, p. 792) O fato de Jesus ser verdadeiramente "divindade", ou de "natureza divina", não faz com que ele como Filho de Deus seja coigual e coeterno com o Pai, assim como o fato de todos os humanos fazerem parte da "humanidade" ou da "natureza humana" não faz com que sejam coiguais ou todos da mesma idade.
Não era somente mero homem:
A Sentinela 15/05/1971 p. 296 par. 2 Já entrou na grande competição da fé? Nos sistemas sectários da cristandade, compreende-se em geral que Jesus foi o fundador do cristianismo, mas hoje há diversos chamados modernistas, e os que têm pouca fé, que não aceitam a Jesus Cristo como aquele que os redime da morte. Consideram Jesus Cristo como mero homem comum, que possuía uma filosofia muito boa, ensinava muitas coisas boas e levava uma vida exemplar. Mas, quanto a ele ser o Filho de Deus, nascido da virgem Maria, e prover o preço de resgate para toda a humanidade, bem, isto significa para eles ir longe demais. E depois há a criação de Adão e Eva por Deus, e àquela história de Noé com a sua arca. Exige fé demais da sua parte crer também em tudo isso?
Jesus numa posição elevada:
A Sentinela, 15/07/1983 p. 31 Perguntas dos Leitores Jesus mostrou o alcance de sua autoridade executiva quando disse aos seus discípulos: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra." (Mateus 28:18) A única esperança da humanidade quanto ao futuro está na elevada posição de que Jesus foi encarregado, motivo pelo qual a profecia de Isaías se aplica a ele. "Em seu nome esperarão as nações." — Mateus 12:21.
03 - Que Jesus é o Unigênito de Deus:
Estudo Perspicaz, volume 2 p. 535 Jesus Cristo
Em que sentido ele é o "Filho unigênito". Ser Jesus chamado de "Filho unigênito" (Jo 1:14; 3:16, 18; 1Jo 4:9) não significa que as outras criaturas espirituais produzidas não eram filhos de Deus, pois também são chamados filhos. (Gên 6:2, 4; Jó 1:6; 2:1; 38:4-7) No entanto, por ele ser a única criação direta de seu Pai, o Filho primogênito era ímpar, diferente de todos os outros filhos de Deus, os quais foram criados ou gerados por Jeová por meio daquele Filho primogênito. De modo que "a Palavra" era o "Filho unigênito" de Jeová num sentido especial, assim como Isaque era o "unigênito" de Abraão num sentido especial (seu pai já tendo outro filho, mas não por meio da sua esposa, Sara). — He 11:17; Gên 16:15.
A Sentinela de 1/6/1988 p. 11 par. 7 Jesus Cristo — o Filho amado de Deus *** em João 3:16 Jesus disse: "Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito." Apenas dois versículos mais adiante Jesus disse novamente que era o "Filho unigênito de Deus". (João 3:18) Quando os judeus acusaram Jesus de blasfêmia, ele respondeu: "Dizeis a mim, a quem o Pai santificou e mandou ao mundo: 'Blasfemas', porque eu disse: Sou Filho de Deus?" (João 10:36) Jesus não disse que ele era 'Deus, o Filho' mas sim que era "Filho de Deus".
Que todas as coisas foram criadas por ele
Sentinela 1/9/01 p. 31 Perguntas dos Leitores Colossenses 1:16 diz a respeito do Filho de Deus que "todas as outras coisas foram criadas por intermédio dele e para ele". Em que sentido foram todas as coisas criadas "para" o Filho de Deus, Jesus? Jeová usou seu Filho unigênito como mestre-de-obras na criação de todas as outras coisas, quer dizer, de todas as coisas exceto o próprio Jesus. (Provérbios 8:27-30; João 1:3) O Filho deriva corretamente prazer dessas obras, e é neste sentido que são "para" ele. Sabemos que pais humanos esperam ter, e muitas vezes têm, grande prazer do que produzem — seus filhos e suas filhas. Neste respeito, o provérbio bíblico fala de um "filho em quem [seu pai] tem prazer". (Provérbios 3:12; 29:17) De modo similar, Jeová Deus deleitava-se com Israel quando seu povo era fiel. (Salmo 44:3; 119:108; 147:11) Ele também se alegra com a fidelidade dos que lhe são leais em nosso tempo. — Provérbios 12:22; Hebreus 10:38. Portanto, era correto que Deus fizesse com que seu colaborador, Jesus, obtivesse prazer do que tinha realizado. Deveras, Provérbios 8:31 diz que o Filho 'regozijava-se com o solo produtivo da sua terra, e as coisas de que ele gostava estavam com os filhos dos homens'. É neste sentido que Colossenses 1:16 diz: "Todas as outras coisas foram criadas por intermédio dele e para ele."
Novamente, esclareço: Meu desejo não é criar debates, nem mesmo provar nada a ninguém. Não quero nenhum tipo de retratação. O único objetivo é que o site seja o mais fiel possível à realidade.
Abraço, Apolion.
|
|