Oração de Joelhos: Um Ato de Adoração

Angel Manuel Rodríguez

Estou pesquisando vários assuntos relativos à adoração. Qual é o seu conceito sobre o entendimento bíblico da oração de joelhos? Por que isto é importante?

Este é um tópico que se tornará mais relevante quando nos aproximarmos do retorno de nosso Senhor. (Ap 14:6-7). A religião vista como negócio a fim de aumentar a assistência na igreja, bem como a invasão da psicologia e da sociologia na esfera dos serviços da igreja, está lentamente deslocando a Deus do centro da adoração, tornando esta mais centrada no homem.

O sentimentalismo está tomando as rédeas numa tentativa de serenar o descontentamento com a, em geral, fraca condição de nossas vidas espirituais. Os homens preferem escutar os profetas da paz a escutarem a Palavra do Senhor. Porém eu faço uma digressão. Ajoelhar é uma postura maravilhosa para os crentes.

Uma da palavras mais comuns no Velho Testamento para a genuflexão é ‘kara’, que significa “alguém se dobrar sobre os joelhos, se encurvar, se ajoelhar.” No contexto não religioso está associada com a posição de uma mulher durante o parto (1Samuel 4:19) e com a atividade sexual (Jó 31:10). Entre os usos mais especializados estão os seguintes:

1.  Uma expressão de honra e submissão: Temendo por sua vida, um dos capitães enviado pelo Rei Acazias a Elias “Indo ele, pôs-se de joelhos diante de Elias” dizendo, “Homem de Deus, ... por favor, peço que seja preciosa aos teus olhos a minha vida e a vida destes cinquenta  homens” (2  Reis 1:13). Ele se ajoelhou mostrando respeito e submissão ao profeta. Quando Xerxes (Assuero) promoveu Hamã, os oficiais trabalhando sob as ordens de Hamã demonstraram-lhe respeito e submissão por se dobrarem de joelhos diante dele. (Ester 3:2).

2. Um símbolo da derrota: Quando os indivíduos eram mortalmente feridos eles entravam em colapso, se dobravam sobre os joelhos, caindo e morrendo. (Juízes 5:27; 2 Reis 9:24). O salmista ora ao Senhor por que seus adversários “se dobram aos meus pés” (Salmo 18:39). A oração do justo é que pode levar Deus a dobrar o adversário sobre seus joelhos derrotado pelo Senhor. (Salmo 17:13). A idéia de derrota é evidentemente expressa em Salmo 20:7-8: “Alguns confiam em carruagens e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus. Eles se encurvam sobre os joelhos e caem; nós, porém, nós nos levantamos e nos mantemos firmes.”

3. Uma expressão de adoração: Orar a Deus é muito freqüentemente feito de pé, mas há casos em que a pessoa se ajoelha para orar e adorar ao Senhor. (2 Crônicas 7:3; 29:29; Esdras 9:5; Efésios 3:14). Ajoelhar-se diante do Senhor é um ato voluntário de honra, submissão, e adoração. O salmista nos convida a “dobrarmo-nos em adoração”, e “ajoelharmo-nos diante do Senhor nosso Criador”. (Salmo 95:6). O motivo para nos ajoelharmos diante dEle é que Ele é o Criador. O Senhor nos aponta para o futuro glorioso quando todo o joelho se dobrará, reconhecendo que a salvação vem somente dEle. (Isaías 45:22-23; conf. Filipenses 2:10). Entretanto, o Senhor destinará os pecadores rebeldes para se dobrarem na morte. (Isaías 65:12). No contexto da adoração ajoelhar-se é a expressão “ritual” da profunda convicção que controla a vida diária do adorador. Aqueles que caem sobre os joelhos estão descendo ao solo, ao pó. (Salmo 72:9). Nós fomos tomados do pó, e é nosso destino retornar a ele. (Gênesis 3:19). Nosso retorno ao pó não é comumente um ato voluntário; é na verdade algo que a natureza humana tende a resistir.

Mas na adoração alguma coisa maravilhosa acontece. Por nos ajoelharmos nós estamos, na verdade, voluntariamente devolvendo (consagrando) nossas vidas ao Senhor, reconhecendo-O ser a própria fonte e o motivo de nossa existência, o Criador (Atos 7:59-60). Este ato ritualístico externo de auto entrega é uma manifestação de um compromisso interior, de submissão, da total entrega de nossas vidas ao Senhor. Nós estamos dizendo: “Tu és meu Criador e Redentor; e em gratidão de amor eu estou voluntariamente entregando minha vida inteira a Ti. Tu não tens que esperar até que eu morra para a recebê-la de volta. Hoje eu a estou liberando para Ti.” É através da auto renúncia que nossa vida é preservada e enriquecida para o serviço. (Lucas 5:9-11).

A próxima vez que tu te ajoelhares em adoração tu estás, na verdade, fazendo uma declaração não verbalizada: “Senhor, aqui está minha vida, ela é Tua. Toma-a e use-me como bem Te parecer agradável.”

Vamos nos ajoelhar?

*As citações das Escrituras no artigo original são da Nova Versão Internacional (NIV)

Enviar email para bacchusm@gc.adventist.org com perguntas ou comentários acerca deste website. Copyright 2001 Instituto de Pesquisas Bíblicas da Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia.

Fonte: http://biblicalresearch.gc.adventist.org/Biblequestions/actofworship.htm  

Leia mais sobre Poá,SP

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com