Perguntas e Respostas Sobre a Igreja de Poá, SP

1. Esse pessoalzinho de Poá não é MEIO extremista, não? Daquele tipo que coloca os Testemunhos Seletos embaixo do braço e saí por aí acusando todo o mundo, como se isso fosse "reavivamento"?

R. Tenho visto alguns comentários falsos e deturpados sobre o reavivamento e a reforma buscados pela igreja de Poá. Paralelamente, temos, porém, a alegria de recebermos muitos visitantes de diferentes igrejas adventistas, que vêm à igreja de Poá, para verificar a veracidade dos fatos. Eles vieram e viram que a maior parte das afirmações sobre nós são boatos inverídicos e maldosos, visando a desacreditar o verdadeiro reavivamento e reforma que Deus espera que ocorra na igreja, antes de Seu retorno.

A Igreja de Poá procura primeiramente viver e, só depois, ensinar a Palavra de Deus (Bíblia e Espírito de Profecia) de tal forma que haja um real entendimento dos reclamos divinos, frisando sempre a necessidade da transformação, ou seja, da santificação do nosso caráter, antes da volta de Jesus Cristo.

Todos os temas de nossa fé e doutrina são apresentados de maneira clara e direta, e todos nós, após termos a real e clara compreensão do assunto estudado, procuramos com a ajuda e poder de Deus colocá-lo em prática em nossa vida.

Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer o que aprendeu. Todos os que decidem fazê-lo o fazem por amor ao nosso Deus. Você não encontrará em nossa igreja pessoas, sejam elas adultos, jovens, velhos ou crianças, lastimando-se por viver este reavivamento e reforma. Todos poderíamos escolher viver a religião fácil, como essa que tristemente vemos ser vivida e pregada por nossos líderes e seguida pela maioria absoluta de nossos irmãos. Mas, não, por iniciativa própria e decisão pessoal, cada membro da igreja, na maioria jovens, decidiu permanecer ao lado da verdade, pois agora sabe o que é a verdade.

Entre nós, irmãos que já deixaram muitos hábitos condenados pelo Espírito de Profecia, outros ainda não os venceram. Mas nem por isso são condenados ou discriminados. Não usamos o Espírito de Profecia para acusar nossos irmãos, mas para orientar-nos e auxiliar-nos na caminhada rumo ao lar Celestial.

Convidamos a todos que puderem para que nos façam uma visita, como muitos já fizeram, e verão não uma igreja aterrorizada, mas uma igreja militante, em luta, mas feliz, procurando fazer a vontade de Deus custe o que custar.

A Igreja de Poá tem sido vítima do inimigo de nossas almas e de seus agentes, porém, cada dia mais confiamos no Deus do Céu, que nos revelou: "Calúnia e opróbrio serão a recompensa daqueles que estão ao lado da verdade tal como é em Jesus. 'Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.' II Tim. 3:12. Os que dão claro testemunho contra o pecado serão com certeza tão aborrecidos como o foi o Mestre que lhes deu esta obra a fazer em Seu nome. Como Cristo, serão chamados inimigos da igreja e da religião, e quanto mais sinceros e diligentes forem seus esforços para honrar a Deus, tanto mais cruel será a inimizade dos ímpios e dos hipócritas. Não nos devemos, porém, desanimar quando assim formos tratados." - 1ME, 73.

Lembre-se também deste parágrafo inspirado: "Quando o Senhor opera mediante instrumentos humanos, quando os homens são movidos com poder do alto, Satanás leva seus agentes a exclamar: 'Fanatismo!' e a advertir o povo a não ir a extremos. Cuidem todos quanto a soltar esse brado; pois, conquanto haja moedas falsas, isso não diminui o valor da que é genuína. Porque há reavivamentos e conversões falsos, não se segue daí que todos os reavivamentos devam ser tidos em suspeita. Não mostremos o desprezo que os fariseus manifestavam quando disseram: 'Este [homem] recebe pecadores.' Luc. 15:2." - OE, 170 

Portanto, a Igreja de Poá não é nem pretende ser dona da verdade. A Igreja está como sempre esteve aberta ao diálogo. E neste momento apela também aos irmãos em geral, que por favor mostrem-nos dentro das Escrituras, onde estamos errando. Este apelo já foi feito à APL e à UCB e eles nada nos disseram. Este fato esta gravado em fita de vídeo para testemunho dos que desejarem. -- Irmão Aparecido.

2. Além do Aparecido e da turma dele, tem mais alguém que defenda a Igreja de Poá?

R. Visite Poá e verá com seus próprios olhos o que se passa por lá. Estive em Poá duas vezes e, sinceramente, não percebi nada que desabone os irmãos daquela igreja. Tudo o que falam de Poá me faz lembrar a velha notícia daquele gaúcho que foi morto em Porto Alegre. A mesma notícia em Manaus dizia que metade da cidade de Porto Alegre foi assassinada! Tenho certeza de que qualquer um que for visitar Poá, voltará com opinião bem diferente. -- Mário Ângelo

3. Mas essa ênfase nas três mensagens de Apocalipise 14 é mesmo necessária? Não assusta às pessoas que são de outras denominações?

R. "E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro." - Apoc. 14:6-11

Entendemos que a Igreja Adventista do Sétimo Dia foi organizada para proclamar essas mensagens dos três Anjos ao mundo. Este fato, inclusive, pode ser visto com clareza nestas citações inspiradas, que refletem também a posição de nossos pioneiros quanto a esse assunto:

"Chegou o tempo, o importante tempo, em que o rolo do livro está sendo desdobrado diante do mundo pelos mensageiros de Deus. A verdade contida na primeira, segunda e terceira mensagens angélicas, deve ir a toda nação, tribo, língua e povo; ela deve iluminar as trevas de todo continente e estender-se às ilhas do mar. Coisa alguma de invenção humana deve ter licença de retardar esta obra." - Conselhos Sobre Educação, 119.

"Em sentido especial foram os adventistas do sétimo dia postos no mundo como vigias e portadores de luz. A eles foi confiada a última mensagem de advertência a um mundo a perecer. Sobre eles incide maravilhosa luz da Palavra de Deus. Confiou-se-lhes uma obra da mais solene importância: a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas." - Evangelismo, 119.

"Em sentido especial foram os adventistas do sétimo dia postos no mundo como atalaias e portadores de luz. A eles foi confiada a última mensagem de advertência a um mundo a perecer. Sobre eles incide maravilhosa luz da Palavra de Deus. Confiou-se-lhes uma obra da mais solene importância: a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas. Nenhuma obra há de tão grande importância. Não devem eles permitir que nenhuma outra coisa lhes absorva a atenção. - Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 288.

"Se examinarmos as Escrituras para confirmarmos a verdade que Deus deu a Seus servos para o mundo, seremos achados proclamando a primeira, segunda e terceira mensagens angélicas." - Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 111.

Hoje, porém, vemos a igreja de Deus renunciando esta sagrada incumbência, não vivendo ou pregando as mensagens angélicas e perseguindo aqueles que o fazem, retardando desta forma o retorno de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Poá visando cumprir a razão de sua existência, elaborou a série de quatro folhetos denominados "O Último Convite", contendo a primeira, a segunda, e terceira mensagens angélicas, bem como, a mensagem do anjo do Apocalipse 18, conclamando os fiéis filhos de Deus a saírem de Babilônia. Mas os nossos dirigentes a consideraram "propaganda de caráter agressivo, faccioso, eivada de fanatismo religioso, atentatório às demais religiões, COMPLETAMENTE CONTRÁRIA AS NORMAS DE CONDUTA DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, MUNDIAL, a qual prega a paz e a harmonia..."

Será esta ainda a Igreja descrita no Apocalipse, contra quem o dragão está irado? É interessante notar que a profecia diz: "E o dragão irou-se contra a mulher (igreja adventista) e foi fazer guerra (não mais contra a mulher) mas, aos demais filhos dela, (os remanescentes) os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus."

A Igreja Adventista do Sétimo Dia está negligenciando sua sagrada missão. Como afirma a pena inspirada, mudaram de líder e não perceberam. Estenderam as mãos à besta apocalíptica, que recebeu do dragão, o trono, o poder e grande autoridade [Apoc. 13:2]. Tenho em minhas mãos uma fita de vídeo, onde o Pastor Adventista B.T. RICE - Northside Seventh Day Adventist Church & President of the St. Louis Clergy Coalition, homenageia o Papa João Paulo II, por ocasião de sua visita em St. Louis. A amizade espúria entre líderes adventistas e igrejas caídas culmina na negligência da liderança e no desestímulo ao povo quanto à pregação do evangelho eterno, revertendo-se em perseguição aos remanescentes de Deus.

Ao sairmos para pregar o evangelho no Município de Poá, fomos bem recebidos pelas pessoas visitadas. Os cultos evangelísticos de domingo eram mais freqüentados que os de sábado. A perseguição que esperávamos pudesse vir de fora, veio dos líderes da igreja adventista, que, inclusive, nos denunciaram à justiça comum. Tivessem eles poder e nos teriam lançado na prisão, por pregarmos a mensagem dos três anjos, tal qual ela é.

Veja o que disseram ao Juiz:  "A autora (UCB) está também preocupada com a disseminação de folhetos alarmantes, confecionados a mando dos réus, que trata do 'fim dos tempos' e de 'perseguição religiosa', 'de sectarismo', que podem criar um clima de animosidade entre cristãos de várias denominações religiosas da cidade de Poá, folhetos esses que a autora tentou impedir que fossem distribuídos..." 

Por isso, lemos nas mensagens do Espírito de Profecia dadas à irmã White: "Temos muito mais a temer de dentro do que de fora. Os obstáculos à força e ao êxito são muito maiores da parte da própria igreja do que do mundo." - Eventos Finais, pág. 158.

Conclamamos a todos os nossos irmãos, para que leiam os folhetos "O Último Convite". Observem se neles há alguma mensagem contrária a nossa crença. Abram os olhos, peçam orientação de Deus e meditem. Algo esta errado!

4. Com tantas citações de Ellen G. White, não dá a impressão de que os irmãos de Poá colocaram a Bíblia de lado e, por isso, estão tendo problemas?

R. Realmente, pelo fato de Poá ter promovido durante quatro anos classes doutrinárias e estudos dos escritos de EGW, podemos cair na tentação de pensar que os aspectos "diferenciais" na pregação e procedimento de Poá estão baseados única e exclusivamente nos escritos da Sra. White. Testifico-lhes que isso não é verdade. A base deles é a Bíblia. Digo com base no que vi e ouvi.

Cito dois exemplos dentre os "diferenciais" de Poá, que são baseados na Bíblia:

1) A pregação da tríplice mensagem angélica. Não preciso dizer que esta pregação é essencialmente bíblica, e pode ser considerada o "carro chefe" do evangelismo em Poá em 2001.

2) Oração de Joelhos. Quando ouvi o estudo sobre a posição adequada na oração, os textos de EGW foram citados, mas a base da irmã White é a própria Bíblia. Ela usa vários exemplos bíblicos ao advogar a causa da oração de joelhos como posição sempre adequada em cultos na igreja e na família. Embora o Espírito de Profecia forneça um amplo material sobre este assunto, creio que a Bíblia cita ainda mais exemplos sobre a posição adequada na oração.

Portanto, pelo que vi e ouvi em Poá, arrisco-me a dizer que a base para a pregação e procedimento adotado por lá é a Bíblia. (Mas que os escritos de EGW estão sendo usados para dar uma força na sustentação destas posições bíblicas, isso não há dúvida. Eles usam bastante o Espírito de Profecia também.)

Não respondo por Poá, mas falo como testemunha do que vi e ouvi quando lá estive. -- Ricardo Nicotra.

5. Por que usar tanto os livros do Espírito de Profecia, se temos a Bíblia e ela deve ser nossa única regra de fé e prática?

R. "E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus." "Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito de profecia." - Apoc.12:17 e 19:10.

"O derradeiro engano de Satanás será anular o testemunho do Espírito de Deus. 'Não havendo profecia, o povo se corrompe' (no inglês, 'o povo perece'). Prov. 29:18. Satanás operará habilmente de várias maneiras e por diferentes instrumentalidades, para perturbar a confiança do povo remanescente de Deus no verdadeiro testemunho. Será ateado contra os testemunhos um ódio satânico. A operação de Satanás será perturbar a fé das igrejas neles, por esta razão: Ele não pode achar caminho tão fácil para introduzir seus enganos e prender almas em suas mentiras se as advertências e repreensões e conselhos do Espírito de Deus forem atendidos." - 1 Mensagens Escolhidas, pág. 48.

"Uma coisa é certa: Os adventistas do sétimo dia que se colocam sob o estandarte de Satanás abandonarão primeiro sua fé nas advertências e repreensões contidas nos Testemunhos do Espírito de Deus. - Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 84. - Eventos Finais, pág. 177.

"Quando os Testemunhos, nos quais se acreditava anteriormente, são postos em dúvida e rejeitados, Satanás sabe que as pessoas enganadas não pararão aí; e ele redobra os seus esforços até lançá-las em rebelião aberta, que se torne irremediável e termine em destruição." - Testimonies, vol. 4, pág. 211. - Eventos Finais, pág. 178.

"Tempos perigosos nos estão à frente. Todo o que possui o conhecimento da verdade deve despertar e colocar-se, corpo, alma e espírito, sob a disciplina de Deus. O inimigo está em nosso encalço. Precisamos estar bem despertos, em guarda contra ele. Precisamos revestir-nos de toda a armadura de Deus. Temos que seguir as direções dadas por meio do Espírito de Profecia. Temos que amar a verdade para este tempo e a ela obedecer. Isto nos guardará de aceitar fortes enganos. Deus nos falou por Sua Palavra. Falou-nos pelos testemunhos para a igreja, e pelos livros que têm ajudado a esclarecer o nosso dever presente bem como a posição que devemos ocupar agora. As advertências que têm sido dadas, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, devem ser tomadas a peito. Se as menosprezarmos, que desculpa poderemos apresentar?" - Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 275. -- Irmão Aparecido.

Outras reações:

Leia também:

Para entender o caso da Igreja de Poá, você precisa ler estes dois resumos:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com