Secretário Collin Powell Dirige-se ao Papa como a um Superior Militar

...Ex-general aposentado, durante seu encontro com o Pontífice, o Secretário de estado norte-americano se dirigiu em várias ocasiões ao Papa com o título de "Sir", segundo o costume do exército norte-americano quando um militar se dirige a um superior.

Do mesmo modo, Powell tinha saudado militarmente ao pelotão da Guarda Suíça, que o recebeu protocolarmente no Pátio de São Dámaso.

Ao término do diálogo, o Santo Padre perguntou ao Secretário de Estado como estava o presidente norte-americano e lhe pediu: "Transmita-lhe minhas respeitosas saudações". "Thank you, Sir; I will" (Obrigado, Sir; assim o farei), replicou Powell.

Mais detalhes no clipping noticioso abaixo.


Papa Discute Plano de Paz
para o Oriente Médio com Secretário de Estado dos EUA

VATICANO - O papa João Paulo II recebeu nesta segunda-feira o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, para uma reunião sobre a reconstrução do Iraque e o processo de paz no Oriente Médio, no primeiro encontro de cúpula entre o Vaticano e os EUA desde a guerra ao Iraque.

Em um comunicado, a Santa Sé disse que os dois conversaram sobre a 'reconstrução política e material" do Iraque durante o encontro de 30 minutos.

O Papa disse a Powell que os esforços para reconstruir o Iraque devem ter o total apoio da comunidade internacional e respeitar os direitos fundamentais, incluindo o de liberdade de religião. João Paulo II e Powell também conversaram sobre o novo plano de paz para o Oriente Médio.


Papa recebe a Colin Powell e envia saudações cordiais ao Presidente Bush

Vaticano, 2 Jun. 03 (ACI).- O Papa João Paulo II recebeu nesta segunda-feira pela manhã ao Secretário de estado norte-americano Colin Powell, com quem dialogou sobre a situação do Oriente Médio, e através de quem fez chegar saudações ao Presidente norte-americano George W. Bush.

Conforme explicou o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, Powell visitou em seguida ao Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado, a quem acompanhava o Arcebispo Jean-Louis Tauran, Secretário para as Relações com os Estados.

Entre os temas de conversação confrontados entre o Santo Padre e o primeiro representante da Administração Bush que é recebido no Vaticano da crise iraquiana, destacou-se o da reconstrução material e política do Iraque, que deve contar com a cooperação da comunidade internacional e reservar uma atenção particular aos direitos fundamentais, como "o direito à liberdade religiosa".

Também se falou, segundo o porta-voz vaticano, das novas perspectivas de paz que a realização da "rota para a paz" abriu na Terra Santa e em toda a região. Graças a ela, auspicia-se que os dois Estados, israelense e palestino, possam "gozar finalmente da mesma segurança e da mesma soberania".

Finalmente, trocaram opiniões "sobre a situação na África, e em particular sobre a luta contra as enfermidades epidêmicas, em que tomam parte sempre as diversas instituições de ajuda e caridade da Igreja Católica".

Ex-general aposentado, durante seu encontro com o Pontífice, o Secretário de estado norte-americano se dirigiu em várias ocasiões ao Papa com o título de "Sir", segundo o costume do exército norte-americano quando um militar se dirige a um superior.

Do mesmo modo, Powell tinha saudado militarmente ao pelotão da Guarda Suíça, que o recebeu protocolarmente no Pátio de São Dámaso.

Ao término do diálogo, o Santo Padre perguntou ao Secretário de Estado como estava o presidente norte-americano e lhe pediu: "Transmita-lhe minhas respeitosas saudações". "Thank you, Sir; I will" (Obrigado, Sir; assim o farei), replicou Powell.

Fonte: http://www.aciprensa.com/noticia.php?s=3&n=790


Papa Encontra Powell Após a Guerra no Iraque

Cidade do Vaticano, 02 jun (SN) - O papa João Paulo II recebeu hoje o secretario de estado norte-americano, Colin Powell, e expressou o desejo que no Oriente Médio possa existir a mesma soberania para o Israel e a Palestina.

Foi o primeiro encontro entre o Pontífice e Powell depois da guerra contra o Iraque, quando o Vaticano se confrontou com Washington.

Durante uma reunião a sós com Powell, o Pontífice disse que, graças ao "mapa de rota" (projeto de pa lançado pela UE, EUA, Rússia, ONU e OTAN) na Terra Santa, "os dois Estados, israelense e palestino, podem finalmente gozar da mesma segurança e da mesma soberania".

Segundo o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro Valls, no encontro também foi discutida a "reconstrução material e política" do Iraque. Powell após o encontro com o Papa partiu de Roma para Sharm El Sheikh, no Egito.

Antes do encontro com Powell, o Papa recebeu o novo embaixador de Israel na Itália, Oded Ben-Hur, e disse que a Santa Sé está convencida que o atual conflito entre Israel e Palestina poderá ser resolvido apenas quando existirem dois Estados independentes e soberanos.

O Papa expressou a sua satisfação pelo voto do governo israelense a favor do processo de paz, expressando que nunca e principalmente na terra Santa, a "família humana sente a urgente necessidade de vencer a violência e o terror, de rebater o fanatismo e a intolerância, e de se abrir para uma era de justiça, reconciliação entre indivíduos, grupos e nações". (Fonte: Agência ANSA)

Fonte: http://www.msmtnews.com.br/scripts/index.php?secao=1&id=6521&base=1


Papa João Paulo II Recebe Colin Powell no vaticano

Cidade do Vaticano, 02 jun (SN) - O Papa João Paulo II recebeu esta segunda-feira o secretário de Estado americano Colin Powell, com quem dialogou sobre o Iraque, o processo de paz no Oriente Médio e a África, indicou um comunicado Vaticano.

O Sumo Pontífice e Powell estimaram que "a reconstrução material e a política do Iraque, que pode contar com a cooperação da comunidade internacional, deve também reservar uma atenção particular aos direitos fundamentais como a liberdade religiosa", segundo porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls.

O Papa e Powell também abordaram "as novas perspectivas de paz que a elaboração do 'mapa da paz' abriu na Terra Santa e toda a região", acrescentou o porta-voz papal. "Desejamos que graças a esse 'mapa da paz', os dois Estados, israelense e palestino, possam gozar por fim da mesma segurança e da mesma soberania", acrescentou a fonte.

Powell e João Paulo II também mantiveram "uma troca de idéias" sobre a situação na África e, em particular, sobre a luta contra as enfermidades epidêmicas. Depois da audiência com o Sumo Pontífice, Powell conferenciou durante uma hora com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Angelo Sodano, e o ministro das Relações Exteriores do Papado, monsenhor Jean Louis Tauran. Powell, que em Roma se reuniu com seu colega italiano Franco Frattini, antes de sua audiência com o Papa, viaja agora para o Egito. (Fonte: AFP)

Fonte: http://www.msmtnews.com.br/scripts/noticias.php?base=1&id=6518


Powell e papa discutem roteiro de paz para Israel

Roma - Com um “Deus abençoe a América”, o papa João Paulo II concluiu hoje no Vaticano o encontro com o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell. No encontro, de cerca de meia hora, Powell e o papa discutiram a reconstrução do Iraque e a implementação do roteiro de paz no Oriente Médio.

Fonte: http://www.estadao.com.br/agestado/noticias/2003/jun/02/111.htm


Iraque, Terra Santa e África; temas do encontro entre o Papa e Powell

Significativo impulso ao «plano de rota» para a paz entre israelenses e palestinos

CIDADE DO VATICANO, 2 de junho de 2003 (ZENIT.org).- A reconstrução do Iraque, a paz na Terra Santa e as epidemias que flagelam a África se converteram nos três temas centrais da audiência que João Paulo II concedeu esta segunda-feira ao secretário de Estado norte-americano, Colin Powell.

Segundo informou «Radio Vaticano», tratava-se de um encontro «importante», por ser «o primeiro do maior nível entre a Santa Sé e um expoente da Casa Branca», após a conclusão da guerra no Iraque, na qual houve divergências de posição entre Roma e Washington.

Após o encontro com o Santo Padre, que durou algo menos que meia hora, o responsável da diplomacia americana conversou com o cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado, e com o arcebispo Jean-Louis Tauran, secretário vaticano para as Relações com os Estados.

Segundo explicou Joaquín Navarro-Valls, diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, foi discutido primeiramente nos encontros o tema «da reconstrução material e política do Iraque».

Segundo afirmou, esta «deve contar com a cooperação da comunidade internacional e reservar uma atenção particular aos direitos fundamentais, como o direito à liberdade religiosa».

Em segundo lugar, continua revelando Navarro-Valls, falou-se «da nova perspectiva de paz que o “plano de rota” abriu na Terra Santa e em toda a região».

Graças a este programa para o processo de paz, apoiado por Estados Unidos, Europa, Rússia e ONU, segundo foi dito nos encontros, «se prevê que os dois Estados, israelita e palestino, possam gozar finalmente da mesma segurança e da mesma soberania».

Em terceiro lugar, nos encontros, afirma o porta-voz vaticano, «foram trocadas opiniões sobre a situação na África, e em particular sobre a luta contra as enfermidades epidêmicas, da qual sempre participaram as diferentes instituições de ajuda e caridade da Igreja católica».

Em declarações a «Rádio Vaticano», Navarro-Valls explicou que o encontro entre o Papa e Powell foi celebrado em «um clima verdadeiramente cordial».

«Em certo sentido --revelou--, escutava-se as palavras que há poucos dias o presidente Bush pronunciou em Cracóvia falando do Papa, nas quais disse que era um dos líderes mais importantes deste momento no mundo».
--
Código: ZP03060204. Data de publicação: 2003-06-02.

Fonte: http://zenit.org/portuguese/visualizza.phtml?sid=36542 

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com