Como Não Ser Enganado Sobre Quem é o Consolador de João 14:16

Muitos têm falado pelas igrejas do Brasil e do mundo que a existência de um Deus Espírito Santo poderia ser provada biblicamente pela interpretação do texto de João 14:16:

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." João 14:16

A alegação que fazem os defensores desta teoria - pastores e leigos, é de que a palavra "outro" é tradução do termo grego "allos", que significa outro de mesma natureza. Segundo eles, como foi Jesus que pronunciou a frase "Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro (allos) Consolador", e "allos" significa outro de mesma espécie, Jesus está se referindo a outro ser de mesma espécie que Ele. Sendo Jesus Deus, o Espírito da verdade deve ser um outro Deus diferente de Jesus, um outro Deus.

Até aqui, nada há de errado no entendimento. O erro aparece quando, embasados por este raciocínio, eles afirmam: "Portanto, o  Espírito da verdade seria um Deus diferente do Pai e do Filho."

Apesar de a conclusão acima parecer lógica, não está fundamentada nas Escrituras. Perceba que o texto afirma que o Pai enviaria outro (allos) Consolador de mesma natureza que Ele:

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador"

Agora, perguntamos: quem a Bíblia nos revela ser o "outro" da mesma espécie de Jesus? Deixemos que ela mesma responda:

"Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um." João 10:29, 30

Segundo a Bíblia, o Pai é o "outro" de mesma natureza que Jesus, pois Ele é "um" com Cristo. Restaria-nos verificar se a Bíblia nos revela algum "outro" que seja de mesma natureza que Jesus e seja, portanto, um com Ele, conhecendo-o em tudo, assim como o eterno Pai. Existiria tal ser? Deixemos que a Bíblia nos responda:

"Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar." Mateus 11:27

A Bíblia, a própria palavra de Deus, é enfática em sua resposta: "Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho". Assim, segundo a Bíblia não há nenhum "outro" da mesma espécie de Jesus fora o Pai. Temos então que o Consolador não pode ser outro que não Deus, o Pai.

Isto significaria então que, ao enviar o "Consolador", o Pai estaria enviando a Si mesmo? Vejamos o que a Bíblia nos esclarece sobre isto:

"Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;" João 15:26

O texto bíblico afirma claramente: o Consolador procede do Pai. A palavra "procede" é a tradução do termo grego "ekporeuomai", que significa "sair de", ou "vir de dentro". Um outro texto onde encontramos a palavra "ekporeuomai" traduzida do grego é Mateus 4:4:

"Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede (ekporeuomai) da boca de Deus." Mateus 4:4

No verso acima fica claramente confirmado que a palavra ekporeuomai possui o significado de "sair de dentro". Jesus disse a Satanás que o homem viveria da palavra que "ekporeuomai" (procede) da boca de Deus, ou seja, pela palavra que era inerente a Deus. Não há nenhuma forma de entender que a palavra sairia de outro ser que não Deus, o Pai. . Assim, do mesmo modo que a palavra que "procede" (ekporeuomai) da boca de Deus é inerente a Deus, pois sai de dentro dEle, o Consolador que "procede" (ekporeuomai) do Pai é inerente ao Pai, ou seja, sai de dentro do Pai:

Mateus 4:4: - A palavra "procede" (ekporeuomai) de Deus = sai de dentro de Deus, o Pai; é inerente a Ele;

João 15:26 - O Consolador "procede" (ekporeuomai) de Deus = sai de dentro de Deus, o Pai; é inerente a Ele.

Perguntaríamos então - uma vez que a Bíblia nos revela que o "outro" Consolador mencionado por Jesus, de mesma espécie que Ele, que o Pai enviaria, era o próprio Pai, isto significa que enviando-nos o Seu Espírito, o Pai enviaria a Si mesmo para nós? Os testemunhos nos respondem:

"Ao dar-nos o Seu Espírito, Deus nos dá a Si mesmo, fazendo-Se uma fonte de divinas influências para proporcionar saúde e vida ao mundo." Conselhos Sobre Educação, pág. 225

Jesus, quando foi cheio do Espírito de Deus aqui na Terra, recebeu o Espírito do Pai, por isso podia dizer que o Pai estava nEle:

"Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não Lhe dá Deus o Espírito por medida". João 3:31 e 34. Cristo pôde dizer: "Não busco a Minha vontade, mas a vontade do Pai que Me enviou". João 5:30." O Desejado de Todas as Nações, pág. 180

"Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras." João 14:10

Da mesma forma que o Pai estava em Cristo pelo espírito que procede dEle, Ele (o Pai) e Cristo estarão em nós pelo Espírito do Pai. Isto significa então que Deus o Pai é o Deus Consolador? Deixemos mais uma vez que Bíblia nos responda:

 

O DEUS CONSOLADOR

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus." II Coríntios 1: 3,4

"Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 15: 5,6

As Escrituras são tão claras a ponto de qualquer membro de igreja, por mais simples que seja, possa entender. A palavra de Deus mesmo esclarece que o "Espírito Consolador" mencionado em João 14:16, é o Espírito de Deus, o Pai, e isto não é invenção de homens, como você, irmão leitor, pode ver acima. Dizer que o Espírito Consolador é outro Deus além do Pai e de Seu Filho Jesus Cristo, significa ultrapassar o que está escrito e revelado nas Escrituras. Relativo a tal procedimento, a Bíblia nos dá o seguinte conselho:

"Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro." 1 Coríntios 4:6 

A diferença entre a verdade e o erro pode ser pequena, mas nem por isso alguém precisa ser enganado. O fato de a diferença entre ambos ser pequena não transforma o erro em verdade. Medite, irmão leitor, com oração, nas palavras do testemunho abaixo:

"Satanás tem operado com poder enganador, introduzindo uma multiplicidade de erros que obscurecem a verdade. O erro não pode subsistir por si mesmo, e se extinguiria de pronto, não se apegasse como parasita à árvore da verdade. O erro tira sua vida da verdade de Deus. As tradições dos homens, como microorganismos que pairam no ar, agarram-se à verdade de Deus, e os homens as consideram como parte da verdade. Mediante falsas doutrinas, Satanás consegue terreno onde firmar-se, e cativa a mente dos homens, fazendo com que se apeguem a teorias que não têm fundamento na verdade. Eles ensinam ousadamente, como doutrinas, mandamentos de homens; e à medida que a tradição caminha de século para século, vai adquirindo poder sobre o espírito humano. O tempo, todavia, não torna o erro verdade, tampouco seu peso opressivo faz com que a planta da verdade se mude em parasita. A árvore da verdade dá seu genuíno fruto, mostrando sua verdadeira origem e natureza. A parasita do erro também produz seu fruto, e torna manifesto que seu caráter é diverso da planta de origem celeste.

É pelas falsas teorias e as tradições, que Satanás obtém poder sobre a mente do homem." Evangelismo, pág. 589

Que Deus te abençoe, Jairo Carvalho.


Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com