Como Não Ser Enganado Sobre Quem é o Consolador de João 14:16 Muitos têm falado pelas igrejas do Brasil e do mundo que a existência de um Deus Espírito Santo poderia ser provada biblicamente pela interpretação do texto de João 14:16:
A alegação que fazem os defensores desta teoria - pastores e leigos, é de que a palavra "outro" é tradução do termo grego "allos", que significa outro de mesma natureza. Segundo eles, como foi Jesus que pronunciou a frase "Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro (allos) Consolador", e "allos" significa outro de mesma espécie, Jesus está se referindo a outro ser de mesma espécie que Ele. Sendo Jesus Deus, o Espírito da verdade deve ser um outro Deus diferente de Jesus, um outro Deus. Até aqui, nada há de errado no entendimento. O erro aparece quando, embasados por este raciocínio, eles afirmam: "Portanto, o Espírito da verdade seria um Deus diferente do Pai e do Filho." Apesar de a conclusão acima parecer lógica, não está fundamentada nas Escrituras. Perceba que o texto afirma que o Pai enviaria outro (allos) Consolador de mesma natureza que Ele:
Agora, perguntamos: quem a Bíblia nos revela ser o "outro" da mesma espécie de Jesus? Deixemos que ela mesma responda:
Segundo a Bíblia, o Pai é o "outro" de mesma natureza que Jesus, pois Ele é "um" com Cristo. Restaria-nos verificar se a Bíblia nos revela algum "outro" que seja de mesma natureza que Jesus e seja, portanto, um com Ele, conhecendo-o em tudo, assim como o eterno Pai. Existiria tal ser? Deixemos que a Bíblia nos responda:
A Bíblia, a própria palavra de Deus, é enfática em sua resposta: "Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho". Assim, segundo a Bíblia não há nenhum "outro" da mesma espécie de Jesus fora o Pai. Temos então que o Consolador não pode ser outro que não Deus, o Pai. Isto significaria então que, ao enviar o "Consolador", o Pai estaria enviando a Si mesmo? Vejamos o que a Bíblia nos esclarece sobre isto:
O texto bíblico afirma claramente: o Consolador procede do Pai. A palavra "procede" é a tradução do termo grego "ekporeuomai", que significa "sair de", ou "vir de dentro". Um outro texto onde encontramos a palavra "ekporeuomai" traduzida do grego é Mateus 4:4:
No verso acima fica claramente confirmado que a palavra ekporeuomai possui o significado de "sair de dentro". Jesus disse a Satanás que o homem viveria da palavra que "ekporeuomai" (procede) da boca de Deus, ou seja, pela palavra que era inerente a Deus. Não há nenhuma forma de entender que a palavra sairia de outro ser que não Deus, o Pai. . Assim, do mesmo modo que a palavra que "procede" (ekporeuomai) da boca de Deus é inerente a Deus, pois sai de dentro dEle, o Consolador que "procede" (ekporeuomai) do Pai é inerente ao Pai, ou seja, sai de dentro do Pai:
Perguntaríamos então - uma vez que a Bíblia nos revela que o "outro" Consolador mencionado por Jesus, de mesma espécie que Ele, que o Pai enviaria, era o próprio Pai, isto significa que enviando-nos o Seu Espírito, o Pai enviaria a Si mesmo para nós? Os testemunhos nos respondem:
Jesus, quando foi cheio do Espírito de Deus aqui na Terra, recebeu o Espírito do Pai, por isso podia dizer que o Pai estava nEle:
Da mesma forma que o Pai estava em Cristo pelo espírito que procede dEle, Ele (o Pai) e Cristo estarão em nós pelo Espírito do Pai. Isto significa então que Deus o Pai é o Deus Consolador? Deixemos mais uma vez que Bíblia nos responda:
O DEUS CONSOLADOR
As Escrituras são tão claras a ponto de qualquer membro de igreja, por mais simples que seja, possa entender. A palavra de Deus mesmo esclarece que o "Espírito Consolador" mencionado em João 14:16, é o Espírito de Deus, o Pai, e isto não é invenção de homens, como você, irmão leitor, pode ver acima. Dizer que o Espírito Consolador é outro Deus além do Pai e de Seu Filho Jesus Cristo, significa ultrapassar o que está escrito e revelado nas Escrituras. Relativo a tal procedimento, a Bíblia nos dá o seguinte conselho:
A diferença entre a verdade e o erro pode ser pequena, mas nem por isso alguém precisa ser enganado. O fato de a diferença entre ambos ser pequena não transforma o erro em verdade. Medite, irmão leitor, com oração, nas palavras do testemunho abaixo:
Que Deus te abençoe, Jairo Carvalho. Leia também:
|
Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com |