O Sábado X Trindade

Introdução

Embora, na Lei de Deus todos os mandamentos sejam iguais entre si, percebemos, entretanto, o sublime valor do quarto mandamento que nos foi outorgado como uma preciosa dádiva. Nele, Deus nos revela o glorioso futuro de uma lar restaurado, onde, juntos, “poderemos vê-lo face a face” (I Cor. 13:12). Conquanto este dia seja posto no futuro, o Senhor em sua misericórdia o traz até nós todas as semanas. Podemos contemplar O Todo-poderoso, falar com ele, e por meio das suas obras criadas sentir seu terno cuidado por cada um de nós.

Nas palavras de Jesus, “o sábado foi feito por causa do homem” (Mar. 2:27), percebemos que ele foi criado para o beneficio do homem. E o melhor beneficio para o homem, é a própria presença do Pai e seu Filho com ele. Não que Deus e seu Filho estejam ausentes durante a semana, mas, em certo sentido, os nossos labores nos impedem de contemplá-los mais plenamente. O sábado nos diz a cada semana que Deus quer estar ao nosso lado durante 24 horas, não apenas de um único dia; mas sim, no decorrer das “24 horas” de uma eternidade sem fim. É isto que o sábado representa; uma eternidade em um lar feliz ao Lado de Deus, seu Filho e dos remidos. Este dia sagrado é a promessa do Pai celestial que, “não haverá morte ou pranto e dor, pois todas as coisas são passadas” (Apoc. 21:4). Embora, esta promessa esteja ainda no futuro, podemos, a cada sábado, dizer que “as coisas já são passadas”. Encontramos alívio para as nossas dores e “descanso para as nossas almas” (Mat. 11:29) em Cristo nosso redentor.

O inimigo de nossas almas, após ser expulso do céu, veio roubar-nos a felicidade, a nossa completa alegria que tínhamos em Deus. Ora, se o sábado nos foi dado para gozarmos os benefícios da presença Divina, pois, Sua Presença é nossa máxima benção de eterna paz; então, ao retirar o sábado da Lei, Satanás tira de cada ser humano, o privilégio que o sagrado dia proporciona; a PRESENÇA DA DIVINDADE em suas vidas. Retire Deus do coração do homem e o que restará? Removendo o sábado da mente do homem, remove-se de sua vida a presença do Verdadeiro e Único Deus e seu Amado Filho, ficando este a mercê das hostes das trevas.

Neste artigo, nos propomos a descrever de um prisma diferente, como o nosso arqui-inimigo deseja remover da face da terra, isto é, da mente de todo homem, a existência do Verdadeiro Deus.

O Senhor, em sua terna bondade, nos conceda de sua fonte de sabedoria, as mais gloriosas riquezas que nos advêm do trono da Majestade nos céus.

 

QUEM CRIOU O SÁBADO?

Desde os tempos mais remotos, havia uma preocupação de identificar as propriedades e posses, com o fim de dar pleno direito ao conquistador, tornando-o assim senhor, dono ou proprietário dos bens adquiridos.

Idealizou-se, portanto, algo que distinguisse e identificasse a propriedade em questão. Sinais e marcas eram os meios necessários para se definir quem tinha o legítimo direito sobre as posses.

Com o decorrer dos séculos, criaram-se os títulos de propriedades, documentos nos quais constavam o nome do proprietário, e geralmente, as terras recebiam os nomes dos seus donos.

Originou-se mais tarde a Lei de Patentes, cujo fim era dar pleno direito de posse ao criador original, com o objetivo também de evitar possíveis falsificações e apropriação indevida. De modo que, não se pode utilizar um determinado produto criado, sem a expressa autorização do autor.

Embora, seja pálida a comparação, desejamos aqui, fazer uma pergunta: a quem pertence por direito a “patente” sobre a criação do sábado? Porque esta pergunta é importante? Porque, segundo o relato da criação no Gênesis, o Sábado é a coroação de tudo o que foi criado, e por conseguinte, saberemos a quem pertencemos e de que quem somos Filhos.

No Gênesis encontramos a expressão: “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.” Gênesis 2:3.

É certo que esta declaração acima, se posta em um “contrato”, daria margens para; primeiro, quem quer que fosse poderia declarar-se dono e proprietário da terra, pois o apóstolo nos diz “que há também deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores.” I Corintios 8:5. Assim, qualquer um poderia arrogar-se criador. Segundo, aqui os arrogantes poderiam afirmar que qualquer dia da semana poderia ser o sétimo. É por este motivo que foram escritas as palavras: “mas o Sétimo Dia é o SÁBADO” (Êx. 20:10). Não deixando qualquer sombra de dúvidas sobre o fato de qual dia da semana é o sétimo dia.

 

O DEUS CRIADOR

No quarto mandamento da Lei de Deus está escrito: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus...” Êxodo 20 8-10.

Aqui, temos revelada a identidade do primeiro Criador. A palavra hebraica traduzida por SENHOR é, JEOVÁ, que significa: “o ÚNICO existente por Si mesmo”. Concordância de Strong – item 03068 (Bíblia Oline).

Sim! somos filhos do ÚNICO existente por Si mesmo. De acordo com as palavras do profeta Amós, foi ele que faz o Sete-estrelo e o Órion, e torna a densa treva em manhã, e muda o dia em noite; o que chama as águas do mar e as derrama sobre a terra; SENHOR é o seu nome.” Amós 5:8.

Quem derrama sobre nós a chuva? Quem faz o sol iluminar nosso dia e lua a noite? O SENHOR é o seu nome. Já posso ouvir a música celeste entoada pelos 24 anciãos prostrados diante do trono do Altíssimo: “Tu és digno, Senhor  e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas criaste, sim por causa de tua vontade vieram a existir e foram criadas.” Apocalipse 4:11.

Permitam-me ser ousado um pouco mais. Em que período da história Charles Darwin escreveu seu livro sobre a evolução das espécies? Paralelamente ao período em que Deus havia suscitado um povo para restaurar o sábado esquecido no tempo. O mandamento do sábado é a prova que somos filhos do ÚNICO EXISTENTE POR SI MESMO, e não ancestrais de um macaco. Nosso mundo não é fruto de uma explosão desordenada e sem autor. Nosso mundo, é a obra de arte que o Arquiteto Celestial construiu com esmero e dedicação.

Convém lembrar, que o sábado não pertence a este mundo, pois “o mundo passa” (I Jo. 2:17) mas, o dia sagrado se perpetuará por toda a eternidade )Is. 66:23). Ele permanece semana após semana como uma testemunha fiel dizendo: Deus fez tudo isso, o SENHOR é o seu nome.

 

O FILHO CRIADOR

No livro de Colossenses é descrito o segundo criador de todas as coisas apresentado nos seguintes versos: Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, no céu e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos , sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” Colossenses 1: 15-17.

Quem nos Criou? O SENHOR, o ÚNICO EXISTENTE POR SI MESMO! Por intermédio de quem? Do seu próprio Filho,nosso Salvador Jesus Cristo.

 

1. Tudo foi criado por meio dele: Não poderia o ÚNICO existente criar sozinho o universo? Sim! Precisaria ele de um ajudante como “se Deus precisasse de alguma coisa”? Não. Mas Cristo, sendo seu unigênito, seu único filho, dele gerado e delícias de seus olhos, seu legítimo herdeiro; Deus desejou em seu coração fazer de Seu filho um Co-projetista, na elaboração e execução da criação do universo e de nosso planeta.

Eis duas ricas citações de Hellen White:

“Especialmente devia Seu Filho trabalhar em união com Ele na projetada criação da Terra e de cada ser vivente que devia existir sobre ela. O Filho levaria a cabo Sua vontade e Seus propósitos, mas nada faria por Si mesmo. A vontade do Pai seria realizada nEle.” História da Redenção págs. 13 e 14.

Pai e Filho empenharam-Se na grandiosa, poderosa obra que tinham planejado - a criação do mundo. A Terra saiu das mãos de seu Criador extraordinariamente bela. Havia montanhas, colinas e planícies, entrecortadas por rios e lagos. A Terra não era uma extensa planície, mas a monotonia do cenário era quebrada por montanhas e colinas, não altas e abruptas como hoje são, mas de formas regulares e belas. As rochas altas e desnudas não podiam ser vistas sobre ela, mas estavam debaixo da superfície, correspondendo aos ossos da Terra. As águas estavam distribuídas regularmente. As montanhas, as colinas e as belíssimas planícies eram adornadas com plantas, flores e altas e majestosas árvores de toda espécie, muitas vezes maiores e mais belas do que são agora. O ar era puro e saudável, e a Terra parecia um nobre palácio. Os anjos deleitavam-se e regozijavam-se com as maravilhosas obras de Deus.

Depois que a Terra foi criada, com sua vida animal, o Pai e o Filho levaram a cabo Seu propósito, planejado antes da queda de Satanás, de fazer o homem à Sua própria imagem. Eles tinham operado juntos na criação da Terra e de cada ser vivente sobre ela. E agora, disse Deus a Seu Filho: "Façamos o homem à Nossa imagem." Gên. 1:26.” História da Redenção Pág. 21.

 

2. Tudo foi criado para Ele:

Todas as coisas criadas por Deus foram criadas para Jesus Cristo. O Filho de Deus recebeu de seu Pai não apenas seu caráter, poder e autoridade; mas toda o universo pertence a Ele. É a sua herança. É, por pleno direito, sua posse. Nas palavras do próprio Jesus: “O Filho do homem é senhor do sábado”, estava contida o seu senhorio, sua posse legítima, seu direito de “patente” sobre o dia Sagrado.

Cristo veio “engrandecer a Lei e torná-la gloriosa”. Em sua vida deu profundo testemunho de que a Lei permanece viva e não se desgasta com o tempo. “Não penseis”, disse Ele, “eu não vim destruir a Lei, não vim revogar, mas cumprir”.

Cristo veio resgatar a Lei, aquela que fora roubada das mentes humanas e restituí-la ao seu devido lugar e dar-lhe o devido respeito que o seu autor merece.

O fato do sábado ter sido criado para ele, implica dizer que os benefícios do Sagrado Dia só podem ser encontrados se, neste dia, nos encontrarmos com ele e vivermos por meio dele e para ele.

No livro de I Corintios, Paulo descreve em suas palavras um glorioso convite feito a cada filho e filha: “Fiel é Deus, pelo qual foste chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo.” I Corintios 1:9.

Que tipo de comunhão teve Jesus com seu Pai? A comunhão celestial, a mais íntima união, a tal ponto de Jesus dizer, “eu e o Pai somos UM”, disse ele: “quem vê a mim vê o Pai”, Cristo é “a imagem exata de Seu Ser”. Deus nos convida a cada Sábado para experimentar o mesmo tipo de comunhão que Seu Filho tinha com Ele antes mesmo da encarnação.

 

ENGANANDO OS ESCOLHIDOS

O FALSO CRIADOR

Em seu sermão profético, Jesus deu a seus discípulos algumas das mais severas advertências sobre os enganos satânicos que eles deveriam enfrentar. Cristo disse que surgiriam “falsos Cristos e falsos profetas, que se possível enganariam os próprios escolhidos”. Não devemos subestimar as palavras de Jesus, nem tampouco os engenhosos engodos do arqui-inimigo.

O Engano número 1 e os Adventistas

Em Apocalipse 14, precisamente no verso 6 e 7, é encontrada ali a 1ª mensagem Angélica: “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu e a terra.”

É evidente, que esta mensagem sobre a adoração ao Altíssimo e seu Filho no Sábado (em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e tudo o que nela há), foi dada aos primeiros Adventistas do Sétimo Dia, e eles, com extrema dedicação, oração, suor e lágrimas, iniciaram esta importante pregação. Mais de 150 anos se passaram, desde que a mensagem Adventista teve o seu início. Hoje, a Igreja Adventista do sétimo Dia conta com mais de 12 milhões de membros em todo o globo. Têm hoje os Adventistas sustentado ainda este evangelho eterno?

A mensagem da santificação do Sábado está intimamente relacionada com o Seu Autor, o ÚNICO EXISTENTE por Si mesmo, é por este motivo que a mensagem do primeiro anjo é um forte convite para adorá-lo. Este é um convite para ser dado a cada pessoa neste planeta.

Desde 1931, como consta no Year Book (Livro do Ano), alguns líderes Adventistas introduziram entre suas crenças a doutrina da Trindade.

Lembro-me de uma vez em que o Pastor Alexandro Bullon disse em um de seus sermões sobre o sábado no programa Está Escrito: “Que fez o Diabo para iludir as pessoas? Ele fez as pessoas adorarem o Deus certo no dia errado. Apenas um pequeno desvio da verdade, você percebe?” ele falou isso com respeito às outras denominações evangélicas, é claro. Eu digo, que fez o diabo com os Adventistas do Sétimo Dia? Fez eles adorarem no dia correto o deus errado! Um pequeno desvio da verdade, você também percebe?

Deixem-me fazer-lhes uma pergunta sincera: Onde se encontra na Bíblia qualquer autorização para adorar o Espírito Santo? Simplesmente não existe, uma única passagem da Escritura.

Por que os católicos guardam o domingo? Porque a Igreja Católica, não a Bíblia, ordena tal observância. Certo? E por que os Adventistas do Sétimo Dia adoram o Espírito Santo? Porque o Manual da Igreja, não a Bíblia, ordena tal veneração.

Um pastor trinitariano conversando comigo certa vez, respondendo a seguinte pergunta que fiz: Existe qualquer passagem bíblica para adorar o Espírito Santo? Ele disse-me, NÃO! Então, porque o adora?; Perguntei. Porque a FUNÇÃO do Espírito Santo não é ser adorado. Onde está isso na Bíblia? Continuei questionando. E ele emudeceu!

Fico perplexo ao pegar o Hinário Adventista e abrir no hino 587 na sua terceira estrofe:

3. Santo, santo, Santo Espírito, enche-nos
de seu poder as nossas vidas.
Suplicamos Tua graça, Teu auxílio e direção.

Santo Espírito, TE ADORAMOS.

Quando leio em minha Bíblia o que está em Apocalipse capítulo 5:13:

“Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: “Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.”

Prefiro não me levantar na igreja para cantar um hino que me chama a adorar um ser que a Bíblia não ordena. Não pensem que não acredito no Espírito Santo, tenho orado todos os dias para que o Pai Celestial me conceda por meio de seu Filho esta preciosa dádiva divina. E se ele não ordena, constitui transgressão do primeiro mandamento da Lei de Deus: “Não terás outros deuses diante de Mim.” (Ex. 20:3)

Deuteronômio 6:4-9:

Ouve, ó Israel: O SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.

Amarás o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. Tu as inculcarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, deitando-te e levantando-te. Também as atarás na tua mão por sinal, e te serão por faixa entre os teus olhos.”

Qual deveria ser o sinal que o povo devia carregar na mão e na sua fronte? O conhecimento do ÚNICO e VERDADEIRO DEUS. Em Ezequiel 20:20 está escrito:

“Santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR (o Único Existente por Si mesmo) vosso Deus”.

O Sábado é o selo do Único Existente por Si mesmo, ou seja, o sinal distintivo entre aqueles que o adoram e aqueles que coxeiam entre dois pensamentos.

Veja o que diz Apocalipse 7: 2-4:

“Vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus Vivo. Ele clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra a terra e o mar, dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que tenhamos selado nas suas testas os servos do nosso Deus. E ouvi, o números dos que foram selados, e eram cento quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel”.

Veja que os 144.000 foram marcados em suas frontes com o selo do Deus Vivo. Em Apocalipse 14:1 esta escrito:

“Então olhei, e vi o Cordeiro em pé no monte sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam escrito na testa o SEU NOME e o NOME DE SEU PAI.”

Os 144.000, portam em suas mentes, os nomes dos únicos criadores do sábado: O Pai e seu Filho Jesus Cristo. Aqueles que continuarem a crer na trindade, segundo a Bíblia, não receberão o Selo do Deus vivo, pois estarão adorando outro deus falso.

Na mensagem do primeiro anjo, Deus faz um convite especial para cada habitante de toda a terra: ADORAI AQUELE QUE FEZ O CÉU, A TERRA E O MAR E AS FONTES DAS ÁGUAS. (Ap. 14:7).

Vinde Todos.
Adoremos quem nos fez,
O Todo-Poderoso, o SENHOR é o seu nome,
É Ele quem sustém a todos,
E nos dá o Pão da Vida,

Vinde Todos,
Prostremo-nos diante do Cordeiro,
Dele somos por preço de sangue,
Vinde todos receber,
Das sombras da cruz
Jorram vida e paz.

E a Vida Eterna é esta: que conheçam a Ti, o ÚNICO DEUS VERDADEIRO e a Jesus a quem enviaste”. João 17:3. -- Marcelo Gomes, Codó, MA, excluído da igreja por não acreditar na trindade.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com