Fiéis Adventistas de Bagdá NÃO Crêem na Trindade

Como você verá nos trechos destacados abaixo, artigos recentemente publicados pela Adventist Review demonstram que para trazer muçulmanos à Igreja Adventista do Sétimo Dia, omitem-se-lhes quaisquer referências à dita triunidade divina. Afinal, muçulmanos jamais renegariam sua fé num único e soberano Deus, inclusive porque isto poderia lhes custar a própria vida.

Por isso, ao admirar-se pela coragem dos irmãos adventistas de Bagdá, que continuam se reunindo aos sábados apesar da Guerra dos EUA contra o Iraque, lembre-se de que eles o fazem exatamente por crerem num único e Todo-poderoso Senhor, Allah, bendito seja o Seu nome!

Leia também sobre este assunto:

 

Confira as citações da Adventist Review, traduzidas para o português por um colaborador nosso:

Alguns cristãos poderiam discordar que Alá seja o mesmo Deus que o Deus da Bíblia e, por isso, não vêem nenhuma base para qualquer diálogo com o muçulmano em assuntos espirituais. Este é um entendimento infeliz. O argumento vai desde que o conceito muçulmano de Alá é diferente, até que Alá era o nome do deus Lua em tempos pré-islâmicos. Primeiro, está claro no Alcorão que Alá é o Deus criador (Surah 7:54). Ele é o “mestre do Dia de Julgamento” (Surah 1:4), o “Senhor do Universo” (Surah 1:2). Ele é amável, misericordioso, e perdoador (Surah 3:31). Posteriormente, a palavra Alá, até mesmo no período pré-islâmico, foi usado unicamente para o Deus supremo de todos os deuses (A Arábia era muito politeísta antes do Islã).

Maomé adotou a palavra que era a palavra mais conhecida para Deus e a usou para significar o único Deus, nenhum outro. É uma prática comum ao traduzir-se a Bíblia em um idioma novo usar palavras que já existem no idioma para descrever os conceitos novos que são apresentados ou descrever e nomear esse Deus Criador sobre o qual eles não foram informados.

É importante também notar que uma das palavras hebraicas para Deus é El ou Elloh, que é o cognato lingüístico de Allah em árabe. El é encontrado em textos ugaríticos primitivos como o deus supremo do panteão cananita. Isto não impediu que Abraão e outros depois dele se apropriassem desse nome como um dos nomes comumente usados para Yahweh.

Uma última observação: Alá é a palavra usada para designar Deus por cerca de 17 milhões de cristãos da língua-árabe e é a palavra usada identificar Deus usada nas traduções árabes da Bíblia.


Crenças adventistas entre os árabes
(Note que no segundo item a referência à fórmula trinitariana de Mateus 28:19 foi omitida pelo autor.)

...O Adventismo do Sétimo-dia é uma fé de monoteística, a mesma fé delineada no Antigo Testamento e seguida por Abraão. O Islã também traça sua herança monoteística desde Abraão, através de Ismael.

...Nossa comissão é clara: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações", enfocando-nos particularmente na "mensagem do Evangelho Eterno", para alcançar "a toda raça, tribo, língua e nação" e para "honrar a Deus e louvar a Sua grandeza!" Porque é tempo de Ele vir para julgar todas as pessoas. Adore quem fez o céu, terra, mar, e as fontes de água! -- Jerald Whitehouse é o diretor do Centro Global para Relações Adventista-Muçulmanas, localizado em Loma Linda na Califórnia.

Fonte: http://www.adventistreview.org/2002-1537/story1.html


Relações cristão-muçulmanas
Um diálogo sobre a melhor maneira para alcançar a nossos amigos muçulmanos.

Por Borge Schantz e Jerald Whitehouse

...A tentativa de equiparar o Allah do Islã com o Elohim das Escrituras Hebraico-Cristãs pode parecer um pensamento desejável. Mas a maioria dos estudiosos muçulmanos a rejeitariam, bem como as autoridades cristãs, apesar de os tradutores bíblicos árabes usarem uma palavra árabe pré-islâmica para identificar Deus (Alá). A visão ortodoxa cristã que inclui três Pessoas (o Pai, Filho, e espírito santo) na divindade é anátema para os muçulmanos. Este mistério, tão essencial e maravilhoso para cristãos, é fortemente denunciado pelos Muçulmanos que o consideram como politeísmo. -- Borge Schantz, dirigiu por um período o Departamento de Teologia do Newbold College na Inglaterra, serviu a Igreja em várias funções ao longo dos anos, como professor, pastor, evangelista, missionário e presidente de Campo. Ele foi o diretor-fundador do Centro Global Adventista para Estudos Islâmicos. E agora vive na Dinamarca.


...É Alá o mesmo Deus que o Deus da Escritura?
Allah
e Elloh são cognatos lingüísticos, o mesmo nome em diferentes línguas. Ambos foram usados em diferentes épocas por adoradores pagãos, mas ambos foram assumidos (Elloh por Melquisedeque, Abraão, e escritores bíblicos subseqüentes; Allah primeiro por cristãos orientais de fala-siríaca, depois pelo Islã) como o nome para o "Deus Altíssimo", o "Criador do universo", o "Deus de Abraão", o único Deus verdadeiro.

A maneira como cada sistema de fé descreve "Deus" pode ter algumas variações. Cristãos descrevem a "Divindade" como "três em uma Essência". Os muçulmanos e judeus tenderiam a descrever Deus como em Deuteronômio 6:4: "O SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR." A verdade fundamental é que todas as três religiões são monoteísticas, adorando o único Deus, o Criador de tudo (Veja a sura de abertura do Alcorão al-Fatiha). Descrições das características de Deus e como Ele trata os pecadores irão variar até mesmo dentro de Cristianismo, a ponto de que um até poderia perguntar a outro: "Nós adoramos o mesmo Deus?"

O fato de que os muçulmanos não descrevem a Deus em termos de Trindade e negam que a divindade de Cristo não nega a crença fundamental no Deus Criador. Muçulmanos estão mais acostumados com a figura de Deus do Antigo Testamento. Cristãos aceitam a revelação adicional sobre Deus conforme encontrada na vida de Jesus e o Novo Testamento como uma revelação mais clara do caráter de Deus, contudo não rejeitam o Deus do Antigo Testamento como um "deus" diferente do "Deus" do Novo Testamento.

Há milhões de cristãos de fala-árabe cuja única palavra para Deus é Alá. Todas as traduções árabes da Bíblia usam a palavra "Alá”.

Isto é um processo de crescimento no entendimento. Eu posso incluir o muçulmano na crença fundamental em um único Deus, enquanto procuro maneiras para movê-lo para uma maior compreensão do caráter de Deus, Seus atos de salvação, e Seu método para dar fim ao problema do pecado. -- Jerald Whitehouse serviu a Igreja por muitos anos como missionário e em outras atividades. No momento, ele é o diretor do Centro Global de Relações Adventista-Muçulmanas, localizadas em Loma Linda, Califórnia.

Fonte: http://www.adventistreview.org/2003-1511/story3.html


Leia também sobre este assunto:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com