Espírito Santo: A Glória do Pai e do Filho

No mês de julho, quando estava estudando o material do irmão Jairo Carvalho, sobre as Festas judaicas, mas precisamente sobre os 1.335 (mil trezentos e trinta e cinco dias) dias de Daniel 12:12, deparei-me com dois tentos de Ellen G. White, bastante conhecidos; contudo, não visto como daquela vez. Em um deles a referência é ao Espírito Santo, no outro, refere-se à Glória do Pai. O que chamou mais a minha atenção, foi o fato de que, já havia escrito alguns capítulos que tratam da Glória do Pai e do Filho, no livro O Verbo Se Fez Carne. Capítulos ainda não publicados no site www.adventistas.com, como o capítulo 20, que você pode acessar por este link: Quem é Descendente do Primeiro Homem (Adão), Tem o Quê? E Perdeu o Quê?

As passagens que estive estudando foram estas: No monte da transfiguração, o Pai falou com o Filho, e do Filho (aos discípulos) "Este é o Meu Filho Amado, em quem Me comprazo: a ele ouvi". (Mat. 17:5 - ARA - cf. Mar. 9:7 e Luc. 9:35.).  Mas após a 7ª praga, e depois que houver ocorrido à ressurreição especial ("... Todos os que morreram na fé da mensagem do terceiro anjo saem do túmulo glorificados" - O Grande Conflito. 33ª ed. 1987. p. 643.), o Pai declarará o dia e hora da vinda do Seu Filho (p. 646). Então, todos os santos vivos, que ainda não haviam sido glorificados, são glorificados ("Os justos vivos são transformados 'num momento, num abrir e fechar de olhos.' À voz de Deus foram eles glorificados..." - p. 650.).

É somente nesse momento que o Pai falará diretamente a raça humana. Já não teremos mais um intercessor, para nos comunicarmos com o Pai. Contudo, semelhante ao batismo do Messias, é somente quando o Pai falar que seremos glorificados.

No batismo do Messias, no monte da transfiguração e em João 12:27-31, foram essas, às três vezes que o Pai falou ao Filho e Este foi glorificado (isso não quer dizer que o Filho não tenha sido glorificado outras vezes. Leia o DTN. “”). Embora muitas pessoas tenham escutado a voz; contudo, apenas o Filho entendeu perfeitamente as palavras (mensagens) do Seu Pai. Por isso, no momento em que o Pai falar diretamente aos santos, os ímpios não entenderão qual o real significado da voz. Mas os santos entenderão.

“... Logo ouvimos a voz de Deus, semelhante a muitas águas, a qual nos anunciou o dia e a hora da vinda de Jesus. Os santos vivos, em número de 144.000, reconheceram e entenderam a voz, ao passo que os ímpios julgaram fosse um trovão ou terremoto. Ao declarar Deus a hora, verteu sobre nós o Espírito Santo, e nosso rosto brilhou com o esplendor da glória de Deus, como aconteceu com Moisés, na descida do monte Sinai”. - (Primeiros Escritos. 5ª ed. 1995. p. 15. cf. Vidas e Ensinos. 8ª ed. 1988. p. 58.).

Percebe-se, que no Grande Conflito, ela diz que: “À voz de Deus... O Israel de Deus... Têm o semblante iluminado com a Sua glória, brilhante como o rosto de Moisés quando desceu do Sinai. ...”. – (p. 646.). Depois ela diz: “À voz de Deus foram eles glorificados; agora tornaram-se imortais...” – (p. 650.).

No livro Patriarcas e Profetas, Ellen G. White escreveu:

O Rei do universo convocou os exércitos celestiais perante Ele, para, em sua presença, apresentar a verdadeira posição de Seu Filho, e mostrar a relação que Este mantinha para com todos os seres criados. O Filho de Deus partilhava do trono do Pai, e a glória do Ser eterno, existente por Si mesmo, rodeava a ambos. ...”. – (12ª ed. 1991. p.16 [35-36].)

Para finalizar, temos outra citação de Ellen G. White, do livro Primeiros Escritos, e um verso do Evangelho Segundo João:

“... Então um carro de nuvens, com rodas como flama de fogo, circundado por anjos, veio para onde estava Jesus. Ele entrou no carro e foi levado para o santíssimo, onde o Pai Se assentava. Então contemplei a Jesus, o grande Sumo Sacerdote, de pé perante o Pai. Na extremidade inferior de Suas vestes havia uma campainha e uma romã, uma campainha e uma romã. Os que se levantaram com Jesus enviavam sua fé a Ele no santíssimo, e oravam: ‘Meu Pai, dá-nos o teu Espírito.’ Então Jesus assoprava sobre eles o Espírito Santo. Neste sopro havia luz, poder e muito amor, gozo e paz.

Voltei-me para ver o grupo que estava ainda curvado perante o trono; eles não sabiam que Jesus o havia deixado. Satanás parecia estar junto ao trono, procurando conduzir a obra de Deus. Vi-os erguer os olhos para o trono e orar: ‘Pai, dá-nos o Teu Espírito.’ Satanás inspirava-lhes uma influência malévola; nela havia luz e muito poder, mas não suave amor, gozo e paz. O objetivo de Satanás era mantê-los enganados e atrair de novo e enganar os filhos de Deus”. - (5ª ed. 1995. p. 55-56.).

Já o apóstolo João escreveu as seguintes palavras proferidas pelo Messias:

“E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei” (ARA) Espírito Santo (tradução literal).

Por essas citações, e por outras não citadas, não resta dúvidas de que “Espírito Santo” é uma referência à Glória do Pai e do Filho que Adão e Eva perderam (no Jardim do Éden) ao pecar. Por isso, está escrito: “Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete”. (GEN. 5:3 – ARA).

No entanto, o apóstolo Paulo escreveu: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”. (Rom. 3:23 – ARA).

Portanto, pode-se dizer que Espírito Santo é a Glória do Pai e do Filho. E a Glória é trazida a nós por intermédio do Ministério dos Santos Anjos.

"Yahweh te abençoe e te guarde; Yahweh faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; Yahweh sobre ti levante o rosto e te dê a paz". (Num. 6:24-26). – josielteli@hotmail.com.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com