Deus Revela em Sonho uma Melhor Tradução para João 1:1

 

Presto serviço de assessoria de imprensa ao mesmo grupo empresarial para o qual trabalha uma senhora batista, cujo nome omitirei, pois não lhe pedi autorização para narrar este caso aqui na internet. Já faz alguns meses que estes fatos aconteceram.

Numa sexta-feira à tarde, fiquei surpreso com a afirmação dela que aquele era o "dia da preparação", mas confirmei que, sim, era um dia de muita correria para mim, pois teria de chegar cedo, antes do pôr-do-sol, em casa.

Ela me disse então que era batista, mas possuía pontos em comum com os adventistas. Perguntei-lhe quais eram e ela me respondeu que também guardava o sábado de pôr-do-sol a pôr-do-sol e que não se utilizava de alimentos impuros, pois é de ascendência judia, mas crente em Ieshua, como o Filho de Deus, e que até fizera o curso teológico de quatro anos em um seminário batista.

Diante da revelação inesperada, senti-me encorajado a perguntar-lhe o que pensa sobre a Trindade. Ela me respondeu que, como judia, acata literalmente o que lemos em Deuteronômio 6:4-9:

    4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. 5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. 6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. 8 Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. 9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

Contou que em sua casa, nos portais, portas e paredes, há pequenas faixas e cartazes com o versículo 4 escrito em hebraico. Então me confidenciou que, por causa disto, tempos atrás tivera dúvidas em relação à doutrina da Trindade, uma vez que, embora soubesse ser o Espírito Santo a força invisível de Deus em ação, restava uma segunda pessoa divina supostamente coigual e coeterna com o Pai, segundo o ensino cristão tradicional, que era Jesus Cristo.

Nesse período, orou com insistência ao Senhor, pedindo-Lhe um esclarecimento. Até que, certa noite, Deus falou em sonho com ela. Não havia imagem, apenas uma Voz que lhe disse: "Assim como Eu tirei parte de Adão e fiz Eva, tirei também parte de Mim ao gerar Meu Filho, que Se fez carne e tabernaculou entre os homens. Ele estava no princípio em Mim."

Minha amiga contrargumentou com a Voz e disse que o texto de João 1:1 afirma que "o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus". Deus então lhe fez lembrar que a preposição grega prós pode significar em português: no, com e em. "No caso, a tradução correta é em," disse-Lhe Deus em seu sonho.

O sonho terminou aí e, na manhã seguinte, ao acordar, lembrando-se do que sonhara, minha amiga foi conferir o que dizia seu Novo Testamento Grego e o dicionário de grego, dos quais me mandou até uma cópia, acompanhada de suas anotações. Veja!

Segundo ela, a tradução literal é: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus, e Deus era o Verbo. Este estava no princípio em Deus..." (João 1: 1 e 2).

Para confirmar a possibilidade da tradução de prós como em em lugar de com, a ajuda do dicionário grego e uma consulta ao seu ex-professor de grego no seminário, foram muito esclarecedoras. O exemplo que me citou,ilustrando, foi o de Mateus 26:18:

Minha colega de trabalho não sabia, mas aquele relato, com certeza, era para mim a resposta divina a uma oração silenciosa que elevara a Deus naquela manhã, solicitando-Lhe luz acerca desse tema que vínhamos debatendo aqui no Adventistas.Com.

Posteriormente, uma informação acerca de Deuteronômio 6:4, que encontrei no livro Estudando Juntos - Manual de Referência Bíblica, da autoria do pastor Mark Finley, às págs. 152-153, ampliou um pouco mais o que essa amiga me dissera e confirmou detalhes acerca do sentido dual da expressão echad, já apresentado no site pelo irmão Josiel, de Brasília, DF.

Leia de novo! Mark Finley está dizendo que a unidade divina é composta por apenas DOIS seres, como o dia e noite, mas principalmente como Adão e Eva foram duas pessoas e uma só carne. O ponto de vista reforça implicitamente a afirmação feita em sonho à minha amiga, de que Eva não foi criada, mas tirada de Adão, do mesmo modo como Jesus Cristo foi gerado a partir de Seu próprio Pai, não criado. Como Eva em Adão, Ele estava no princípio em Deus! -- Robson Ramos.


Revelação Semelhante a Leitor

Robson Ramos,

Ao ler sobre sua amiga batista, fiquei bastante intrigado, pois, eu havia recebido a mesma revelação, porém, pensava que isto já era de conhecimento geral.

Ha alguns meses atrás, ao estudar a criação, o Espírito do Senhor deixou claro para mim o seguinte:

Quando o Pai disse ao Filho: "Façamos o homem à nossa imagem, eles criaram apenas dois seres, pois o Pai e o Filho são dois seres divinos. (Gênesis 1:26 e 27).

Que a formação de Eva gerada da substância de Adao, fazendo com que o homem e a mulher fossem um, foi uma demonstração da geração de Cristo, formado da substância do Pai, fazendo com que Pai e filho fossem um. (Gênesis 2:21-24).

Que Adão é a cabeça de Eva, pois ela foi gerada dele, assim como o Pai é a cabeça de Jesus, uma vez que Jesus foi gerado do Pai. (I Coríntios 11:3).

Outra coisa interessante é que a matéria prima que gerou a noiva/esposa de Adão saiu de seu lado, a matéria prima para gerar a noiva de Cristo (igreja) também saiu de seu lado (sangue e água). Com o sangue somos justificados e com agua santificados) - Portanto Cristo é a cabeça da igreja, pois ela foi gerada de Sua substância. (I Coríntios 11:3).

Caso você considere isto interessante, pode colocar no site, porém, por favor omita meu nome.

A paz do Senhor!

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com