Entrevista Virtual:
Quem São e o Que Pretendem os "Adventistas Bereanos"?

Clique nesta imagem para acessar diretamente ao site www.adventistas-bereanos.com.br.Faz pouco mais de um mês que incluímos entre os principais links deste site, um atalho para a homepage ainda em construção do Ministério Adventista Bereanos, que já disponibiliza artigos e livros em português para leitura e download, enquanto prepara novas traduções e define melhor seu aspecto visual. Nesse período, a página já recebeu mais de duas mil visitas e procura popularizar bate-papos doutrinárias on-line toda sexta e sábados à noite, após as 21h30 (horário de Brasília, DF).

A divulgação da homepage e o conteúdo nela disponibilizado produziram imediatas interrogações, que serão respondidas nesta pequena "entrevista virtual", com informações dos responsáveis pelo trabalho, irmãos David Souto de Souza e Milton Marcos de Figueiredo Filho. Esses dados você também encontra na seção "Nossa História" do site www.adventistas-bereanos.com.br.

Vocês são adventistas do sétimo dia, ou pertencem a alguma outra igreja ou movimento dissidente? Contem-nos um pouco da história de vocês.

Nossa história começa com pessoas que por mais de vinte anos vêm se dedicando aos muitos ministérios da IASD, que têm por objetivo anunciar e apressar a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Pessoas que atuaram nos vários departamentos da igreja tais como: Departamento JA, Ministério Pessoal, Ministério da Mulher, Ancionato, Escola Sabatina, etc.

Durante anos nos dedicamos com esmero dando o que de melhor nós poderíamos dar para que o nome de Jesus e de nossa igreja pudesse ser exaltado e para que a verdade e a obra de Cristo pudessem se espalhar por todas as partes.

― O Ministério Adventista Bereano não pretende, portanto, concorrer com a Igreja Adventista do Sétimo Dia?

O Ministério Adventista Bereano nasceu para dar continuidade aos mesmos objetivos e propósitos, visto que claramente percebemos já não haver mais o mesmo ideal dentro da maior organização do Movimento Adventista, a IASD. Muitas falhas se tornaram  visíveis aos nossos olhos, a partir do momento em que resolvemos nos tornar como os "bereanos".

Por que a opção pelo adjetivo "bereanos"?

Ao lermos o relato de Paulo em Atos 17:10-14, percebemos que havia nobreza maior nos bereanos, pelo fato de que sempre analisavam as supostas verdades apresentadas a eles à luz das Escrituras, “para  ver se as coisas eram, de fato, assim”.

Um adventista bereano, portanto, não engole qualquer doutrina ou mensagem, sem primeiro avaliá-la através da Bíblia?

Certamente devemos analisar todas as coisas que nos são apresentadas como verdade, para sabermos se elas estão de acordo com a Bíblia, que é a nossa única regra de fé e prática. Somos Adventistas, pertencemos ao Movimento Adventista e resolvemos tomar emprestado o nome dos bereanos, porque percebemos que os pioneiros do Movimento tinham o mesmo espírito que os judeus bereanos e incentivavam  as pessoas a agirem da mesma forma.

― Dá para perceber que é um trabalho independente, sem vínculo oficial com a IASD. Como são as reuniões de vocês?

Hoje nos reunimos e fazemos nossos cultos nos lares à semelhança do que acontecia na época dos Apóstolos e também no inicio Movimento Adventista. O nosso objetivo é levar as pessoas a buscarem a verdade por si mesmas, diretamente de Deus, através do Espírito Santo.

― Não deve ser um trabalho muito fácil...

É necessário em primeiro lugar ter a mente, o Espírito, de Cristo e seguir o exemplo que Ele nos deixou de grande comunhão e relacionamento com o Pai, através da oração e do contato com as Escrituras. Por fim, é necessário estar comprometidos com a propagação da verdade que recebemos pela orientação do nosso mestre Jesus.

― Como você resumiriam o objetivo maior desse trabalho dos bereanos?

A pregação do evangelho eterno a todo o Mundo, a fim de que todos possam alcançar a vida eterna.

A união entre as pessoas deve estar baseada no entendimento correto sobre a pessoa de Deus e da suas verdades reveladas na Bíblia. O objetivo de um bereano deve ser a busca da verdadeira comunhão com Deus, a preservação de Sua criação e o bem estar da raça humana.

― Em parte, quem diz que vocês atuam separados da IASD, tem razão?

Alguns podem imaginar que somos uma nova seita que surgiu, dentre a muitas que já existem em todo o mundo. Outros podem pensar que somos uma nova igreja, denominação ou mesmo uma congregação dissidente do Movimento Adventista.

Não estamos preocupados ou nos importamos com isto, afinal, os primeiros cristãos, conforme Atos 24:5 e 14, e o próprio movimento Adventista durante longo tempo e especialmente em seu início, também foram assim considerados.

― Na base de atuação de vocês, que é o Rio de Janeiro, já existem muitos "Adventistas Bereanos"?

Não estamos preocupados com a quantidade de pessoas que se agregam a este Ministério, mas sim com as pessoas que, em todos os lugares, precisam conhecer a verdade sobre Deus corretamente, uma vez que é o conhecimento correto sobre Deus e sobre seu filho Jesus, que nos conduzirá de volta a vida eterna, segundo o próprio Jesus afirma em João 17:3.

― Mas vocês ainda fazem parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia?

Somos parte do verdadeiro Movimento Adventista, aquele que segundo cremos é o movimento profético levantado por Deus, para restaurar as verdades derrubadas por terra, pelo poder de Roma papal. Pregamos a breve volta do nosso Senhor Jesus como sendo o desfecho do juízo de Deus sobre a Terra.

Estas foram as principais verdades levantadas pelo Movimento Adventista no seu início e hoje estamos retomando estes princípios através de nossa dedicação a este Ministério. Estas verdades têm sido anunciadas através do nosso site, distribuição de folhetos e reuniões congregacionais.

São reuniões doutrinárias, de testemunho? Que assuntos vocês apresentam? Quem participa desses encontros?

O que podemos dizer sobre a atitude que um bereano deve tomar? Como um bereano se porta diante das dificuldades e dos problemas enfrentados por anunciar a verdade? Certamente temos muitos testemunhos para relatar de irmãos que, em todo o mundo, sofreram por terem uma atitude de bereano.

Entre os muitos bereanos espalhados pelo mundo, existem pastores e ex-pastores, membros que são atuantes na IASD, simpatizantes que ajudam em muito na construção das instituições da IASD e pessoas de todas as denominações, que foram oprimidas por tomarem uma posição em prol da verdade.

― Os senhores não temem que um reavivamento da antiga fé nesses moldes venha a provocar incompreensão e pressões da Organização?

No passado, não foi diferente com povos como os valdenses e albigenses e também com muitos dos reformadores que foram presos, perseguidos e até mortos por causa da verdade. Sabemos pelo Espírito da profecia e cremos que os momentos Históricos se repetem. Hoje, percebemos que está de volta a triste imagem da perseguição aos que buscam e pregam a verdade.

Satanás sabe que pouco tempo lhe resta e está usando os mesmos meios do passado para inibir a pregação do evangelho eterno.

― Inclusive na Igreja Adventista?

Cremos que Satanás manipula a liderança da maior parte das organizações formadas dentro e fora do Movimento Adventista. Existem muitos irmãos e irmãs que, por assumirem uma posição definida ao lado da verdade, estão vivendo momentos difíceis, o que consideramos o início de uma grande perseguição.

― Poderiam citar algum caso específico?

Escolhemos o testemunho de um dos nossos irmãos como exemplo do que muitos têm passado ao decidirem buscar e viver pela verdade. A história do irmão Milton, que também já está no site, repete-se em todos os lugares dentro e fora do Movimento Adventista e apelamos a você para que compreenda não se tratar de uma revolta ou denúncia contra a IASD, mas sim, uma forma de despertar as pessoas a adotarem a atitude dos bereanos.

Não é a nossa intenção levar as pessoas a se revoltarem contra suas próprias denominações, mas levá-las examinar, como os bereanos, as supostas verdades que são hoje pregadas por todas as instituições religiosas.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com