Se Tiago White, José Bates e Urias Smith Estivessem Vivos, Seriam Excluídos Hoje da IASD

 

ELLEN WHITE DEVERIA TER SUGERIDO A EXCLUSÃO DE SEU MARIDO DA IGREJA, SEGUNDO TEÓLOGOS ADVENTISTAS MODERNOS!

Faz poucos dias, apareceu um texto nesse site com o seguinte título: “Deus me Revelou que a Doutrina da Trindade Está Correta”. Vamos analisar esse artigo relacionando-o com textos bíblicos: 

“Mas ainda que nós, ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.” Gálatas 1:9. Nesse caso o profeta  parece ter se equivocado porque a trindade não é uma doutrina bíblica, ou seja, vai além do que está escrito na Bíblia, portanto é anátema.

Um candidato a profeta de nossos tempos tem que avaliar muito bem a sua condição, pois a própria palavra de Deus assim revela: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível os próprios eleitos.” Mateus 24-24. 

Outra característica de um verdadeiro profeta é não contradizer profetas anteriores. Nesse caso, o profeta moderno contradisse Ellen White que assim escreveu:

“A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da  Escritura e dar-lhes um significado humano. Mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios – demasiado profundos para o entendimento humano – o silencio é ouro.” (Atos dos Apóstolos, 3ª ed. 1976, pág. 51-52).

A natureza do Espírito Santo é um mistério... Aliás, não é mais um mistério. O Espírito Santo é uma pessoa e faz parte da trindade, segundo revelaram teólogos adventistas em concordância com o novo profeta!

Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou... Aliás, teólogos adventistas informam que a doutrina da trindade é verdadeira e um novo profeta confirma isso.

Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano... Aliás, teólogos adventistas, influenciados por teólogos católicos e de outras denominações já reuniram passagens e informam ao povo adventista que o Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade, dando-lhe assim um significado pessoal e humano.

Mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Aliás, não fortalecerá a igreja, mas fortalecerá a união das igrejas, através do ecumenismo.

Com relação a tais mistérios – demasiado profundos para o entendimento humano – o silêncio é ouro... Aliás, para Ellen White, o silêncio nesse tema era ouro, mas para a Organização o tema rende ouro (lucro e prestígio), por isso é motivo de muito movimento. A organização realiza votações aprovando a doutrina da trindade, publica livros, modifica hinos, manipula textos, inclui a trindade no voto batismal, ensina a trindade como doutrina fundamental, exclui membros que não acreditam nessa heresia, esconde dos membros estudos que revelam a falsidade dessa doutrina...

Falsidade atrai falsidade, primeiro falsos teólogos aprovam a falsa doutrina. Agora falsas profecias. O que faltava, não falta mais! Esse novo profeta parece tão verdadeiro quanto uma nota de três reais, mas se continuar profetizando dessa forma certamente arrumará um emprego como profeta, teólogo e professor de Mestrado em Divindade na Organização, se é que já não faz parte dela.

Há pastores que sabem que a doutrina da trindade é falsa, mas a ensinam para não perderem o emprego e assim transformam o ministério divino em falso ministério, seus sermões em falsas mensagens e suas igrejas em sepulcros caiados. Querem manter o emprego, ensinam ou admitem a apostasia, temem ser excluídos, ensinam a mentira como se fosse verdade e ao mesmo tempo professam querer ir para o céu.

Se esses pastores não se unirem, não admitirem que estão em erro ao ensinar aquilo no que não acreditam, se não questionarem essa  posição da organização, certamente estarão em débito com Deus.

A igreja deveria explicar para o povo as duas linhas de fé e deixar as pessoas decidirem de que forma irão crer. Esconder uma forma de crer e enfatizar outra desqualifica a Igreja Adventista.

Excluir membros porque eles não acreditam naquilo que não está na Bíblia é a heresia das heresias. Nos éramos o povo da Bíblia, hoje somos os falsários da Bíblia.

Criticávamos os Testemunhas de Jeová porque sua Bíblia era falsa. Hoje falsificamos a interpretação bíblica, colocando uma doutrina onde ela não existe.

Éramos o povo da verdade, hoje somos o povo da trindade. Os pioneiros estavam errados em sua crença? Por que a igreja não apresenta para os membros as duas crenças? Parece tarde demais para a igreja excluir de seu credo a doutrina da trindade, mas pelo menos poderiam deixar os membros optarem por escolher de que forma professarão sua fé.

O novo profeta identifica outros problemas na igreja como música e seus ministros, associação com incrédulos, dom profético, exclusivismo adventista, opressão eclesiástica, conduta e comportamento dos cristãos modernos, nepotismo na obra, gastos indevidos dos pastores e obreiros. Esses assuntos são importantes, mas o novo profeta não percebe que destruíram a base doutrinária de nossa igreja.

Veladamente a doutrina da trindade prega que não precisamos da volta de Cristo, pois já temos uma terceira pessoa sempre presente. Ele também não percebe que a igreja tem tantos problemas em parte porque perdeu a base doutrinaria, porque ensina o que é falso e esconde o que é verdadeiro.

Se a base é falsa todo o resto acaba contaminado. Igreja e organização são coisas próximas mas  diferentes, a organização contaminou a igreja e parte da igreja aceita a mentira como verdade para não se indispor contra a organização.

Não é preciso criar uma nova igreja, mas separar o joio do trigo doutrinário. Ellen White não teve nenhuma visão sobre a trindade, mas alertou-nos de que falsas doutrinas contaminariam nossa igreja e uma dessas falsas doutrinas é a doutrina da trindade.

A base da igreja é Jesus Cristo. A Igreja Adventista colocando como sua base o credo fundamental católico, torna-se ecumênica e perde sua identidade. Pastores, parem de mentir aos membros de suas igrejas. Anciãos, parem de esconder de suas igrejas a doutrina original de nossa igreja. Afinal, qual dos dois profetas vocês consideram que representam o credo adventista: Ellen White ou esse profeta moderno?

A divisão não está sendo causada por quem não crê na trindade, mas foi causada por quem fez da trindade um dogma adventista ao oficializar a heresia e, com isso, deu margem a exclusão de pessoas sinceras, que preferiram obedecer a Deus e não a mandamentos de homens.

Melhor era quando a trindade não era um dogma e quem não acreditava nela, como os pioneiros José Bates, Tiago White, Uriah Smith e outros, não eram excluídos da igreja. (Revista Ministério, jan-fev. 1994.)

As obras escritas de Ellen White nunca defenderam o Espírito Santo como uma terceira pessoa da trindade, havendo apenas referências e textos retirados de outros contextos que correspondem a comentários inseridos em outros assuntos. Essas obras precisam ser lidas no contexto em que foram escritas.

Quando Ellen White referia-se ao tema, a Igreja Adventista de seu tempo não tinha uma posição oficial sobre a trindade. O livro “A vinda do Consolador” de LeRoy Edwin Froon, ainda não havia sido escrito, o livro “Trinity” não havia sido escrito, a compilação  “Nisto Cremos” também não existia. Enfim, se havia adventistas trinitarianos naquela época, eles não tinham o poder que tem hoje de excluir membros.

Se assim fosse, Ellen White deveria ter sugerido à Associação Geral que excluísse da igreja seu marido, porque segundo consta Tiago White era contra a doutrina da trindade.

Atribui-se o seguinte texto a Tiago White: “A grande falta da Reforma foi que os reformadores pararam de reformar. Se tivessem levado avante, não teriam deixado nenhum vestígio do papado atrás, tal como a imortalidade natural, batismo por aspersão, a trindade, a guarda do Domingo e a igreja agora estaria livre de erros escriturísticos.” (Adventist Review, fevereiro de 1850.)

Quando Ellen White referia-se a trindade, poderia estar sendo influenciada pela tradição da denominação anterior a qual pertencia, ou de outras denominações.

Eu,  quando entrei na igreja fui ensinado a aceitar sem restrições a trindade e alguém poderá vir a dizer que eu defendia a trindade. Mas eu nunca defendi a trindade apenas  a aceitei porque acreditava que a organização adventista não falsificava doutrinas.

Se Deus quisesse poderia ter dado a Ellen White uma visão sobre o assunto e não existindo essa visão os escritos dela não podem ser apresentados como prova de que ela defendia a trindade. Verdadeiros ou falsos ,esses textos não são taxativos ou conclusivos.

Por que Deus não deu essa visão a sua profetiza? Deus não deu essa visão à profetiza, mas o texto acima sobre a natureza do Espirito Santo é revelador e o fato dela não ter pedido a exclusão de seu marido significa que a igreja primitiva não excluía membros por não crerem na trindade como faz o adventismo moderno.

Como podem então os novos téologos e o novo profeta concordar com a exclusão de membros que não acreditam na trindade?

Até quando a igreja adventista vai esconder a verdade? Antigamente quando havia uma dúvida doutrinaria os irmãos se reuniam e oravam pedindo a Deus revelação.

Hoje, quando surge uma dúvida doutrinária, a igreja apenas exclui quem não concorda com os dogmas da organização. Sou adventista, devo muito a essa igreja, mas entendo  que a Organização não tem o direito de forçar um dogma e excluir quem não acredita nele.

A exclusão de membros que não acreditam na trindade fere também princípios nacionais. A Constituição brasileira, americana e de inúmeros países permite a liberdade religiosa e o dogma da trindade, quando utilizado como argumento para discriminação, torna-se anticonstitucional.

Nos negros tempos da inquisição, o clero católico escondia a Bíblia, hoje o clero adventista esconde a verdade sobre a trindade e, assim como a inquisição, persegue os que buscam a verdade bíblica. Os livros de nossa denominação deveriam explicar as duas formas de crença.

Nossa denominação está perdendo a credibilidade. Se eu não creio na trindade como posso convidar alguém para ser adventista e declarar sua fé no dogma da trindade no voto batismal? Se falo a verdade, posso ser excluído da igreja, mas se  ocultar a verdade posso ser excluído do céu.

O povo adventista merece conhecer a verdade sobre a divisão doutrinária no entendimento da trindade. Com a inclusão desse dogma, a igreja adventista perdeu a identidade e a credibilidade...

Quem tem razão Ellen White ou esse profeta moderno que declarou sua fé na trindade? Assim diz o Senhor Jesus Cristo em Apocalipse 22:19: “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro.” 

Porém, ainda há tempo para que teólogos modernos, líderes e pastores arrependam-se de suas teorias humanas:

“Se meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu os ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a terra.” (II Crônicas 7:14).

Que o Santo Espírito de Deus dê entendimento e coragem para os líderes de nossa igreja, amarem mais a Deus e a Jesus Cristo do que a mandamentos de homens  que alteram os tempos, a lei e a verdadeira adoração e que os nossos líderes solicitem à Conferência Geral uma votação sobre tão solene assunto que tem causado exclusão de fiéis sinceros. -- Leigo.com

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com