4 - O Espírito “geme e intercede” No texto bíblico de Romanos 8:26,27 o apóstolo Paulo apresenta o “Espírito” como estando a assistir o homem em sua fraqueza, e intercedendo por ele. Como a intercessão só pode ser feita por uma pessoa, o texto nos traz o termo “Espírito” como estando a denominar uma pessoa. Vamos então analisá-lo, para verificarmos a qual pessoa este termo esta se referindo: “26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.”
Nestes dois versos, são descritas duas ações, praticadas pelo Espírito:
- o “Espírito” nos assiste em nossa fraqueza - o “Espírito” intercede por nós, com gemidos inexprimíveis ... segundo a vontade de Deus
É-nos dito que o Espírito nos assiste em nossa fraqueza, bem como também intercede por nós com gemidos inexprimíveis, segundo a vontade de Deus. A princípio, parece-nos que o termo “Espírito” está se referindo ao Espírito Santo. Mas leiamos a seqüência do texto, em particular o verso 34: “28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. 31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.”
Vemos que, na seqüência do texto de Romanos, é explicado que Cristo Jesus é o que intercede por nós. Vamos colocar agora lado a lado as afirmações sobre a ação do Espírito contida nos versos 26 e 27, e a afirmação apresentada sobre Jesus no verso 34:
“o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis ... segundo a vontade de Deus” – versos 26 e 27
“É Cristo Jesus quem morreu ... e também intercede por nós” – verso 34
O próprio contexto aclara que o Espírito que intercede com gemidos inexprimíveis é Cristo, que intercede por nós. Disto decorre então que Cristo também é Espírito; e sendo Espírito, pode ser chamado como tal. Já vimos que a Bíblia confirma este entendimento (II Cor. 3:17; I Cor. 8:6). Se Jesus não fosse Espírito, para harmonizar o texto de Romanos 8:27 que estamos estudando, teríamos que ter dois intercessores: Jesus Cristo e o Espírito Santo. Entretanto, a Bíblia afirma que só existe um mediador:
“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” - I Timóteo 2:5
O intercessor é aquele que faz a mediação perante o Pai. Assim, nosso intercessor, Jesus Cristo, também nosso mediador perante o Pai. Como só existe um mediador, só existe também um intercessor que intercede pelos homens perante o Pai – Jesus Cristo. Somente Cristo pode interceder pelo homem junto ao Pai, pois somente Ele conhece as dificuldades do homem. Paulo, discorrendo sobre Jesus em Hebreus 4:15 confirma isto:
“Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.”
No sacerdócio terrestre, homens faziam a intercessão simbólica pelos pecadores. No santuário celestial, somente Cristo faz a intercessão pelo homem. Na seqüência de sua carta aos Hebreus, Paulo confirma que é Cristo quem pode interceder pelo homem: “23 Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar; 24 este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. 25 Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” - Hebreus 7:23-25 O verso 25 declara expressamente que Jesus Cristo tem o Seu sacerdócio imutável. Assim, Ele não pode ser substituído por nenhum outro ser. Por isso, a intercessão pelo homem é feita somente por meio dEle, e não por meio de nenhum outro. Concluímos portanto que, quando Paulo afirmou em Romanos 8:26 que o “Espírito” intercede por nós, ele estava se referindo a Cristo. Isto concorda com o texto de II Coríntios 3:17, que afirma que Jesus, o Senhor (I Cor. 8:6) é Espírito: “Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” - II Coríntios 3:17 Índice
|
Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com |