Ellen G. White Aprova Essa Negação da Trindade?

Gostaria de receber textos do Espírito de Profecia que dêem apoio aos argumentos que a Trindade não existe. Os comentários que tenho lido não têm fundamentos, por isso gostaria de algo mais claro. Enquanto isso, vou continuar crendo na Trindade. Muitos ventos de doutrina têm surgido nos últimos dias, mas devemos atender somente um claro "Assim diz o Senhor". -- F.R.

Textos bíblicos claros deveriam ser mais que suficientes para fundamentar ou descartar qualquer doutrina. Mas nós, adventistas, acostumamos a não pensar por nós mesmos. Assim, quando já não dependemos de pastores, anciãos, Lição da ES, meditação, roteiros de estudos bíblicos, sermões enlatados e outros, resta-nos ainda a dependência dos escritos da Sra. White.

Se ler seus textos inspirados com atenção, verá que nenhum testemunho, visão ou revelação lhe foi dado para substituir o estudo da Bíblia pela igreja ou trazer nova luz sobre qualquer tema, inclusive a trindade. Pelo contrário, ela diz que o objetivo é exatamente conduzir de volta para as Escrituras e que, se houver discordância com o que a Bíblia diz, devemos rejeitar o escrito dela, pois só a Bíblia deve ter autoridade entre nós.

Mas se o irmão faz questão de primeiro ouvi-la para depois crer na Bíblia, leia, por exemplo, os capítulos dos Primeiros Escritos, História da Redenção e Patriarcas e Profetas, referentes à rebelião de Lúcifer no Céu e verá que toda a grande controvérsia acerca do caráter de Deus teve início no Céu exatamente quando o diabo tentou inventar a trindade por lá! Ele se rebelou contra o Pai, porque Este autorizou a adoração do Filho. E o dragão pretendeu então que seria igual a Deus, aliás, disse que elevaria seu trono acima do trono de Deus.

Leia também sobre a Criação da Terra e verá que há apenas dois personagens divinos envolvidos. No novo céu e nova terra, também só haverá dois tronos. Pesquise sobre isso nos livros dela.

Em livros posteriores, de composição duvidosa, como o Evangelismo, lançado décadas depois da morte da Sra. White, encontram-se citações forjadas e manipuladas pela liderança apóstata para confundir e renegar a fé dos pioneiros adventistas.

Felizmente, a própria Sra. White já nos havia alertado que nem a própria Bíblia ficou totalmente isenta das interferências daqueles que se julgam autorizados a modificar mensagens inspiradas pelo próprio Deus:

"Vi que Deus havia de maneira especial guardado a Bíblia, ainda quando dela existiam poucos exemplares; e homens doutos nalguns casos mudaram as palavras, achando que a estavam tornando mais compreensível quando, na realidade, estavam mistificando aquilo que era claro, fazendo-a apoiar suas estabelecidas opiniões, que eram determinadas pela tradição. Vi, porém, que a Palavra de Deus, como um todo, é uma cadeia perfeita, prendendo-se uma parte à outra, e explicando-se mutuamente." Primeiros Escritos, págs. 220-221.

Como já dissemos em diferentes ocasiões no site, o único texto da Bíblia do qual até os trinitarianos têm plena certeza de que se trata de um inegável acréscimo e recomendam não usá-lo como prova da trindade é o trecho entre colchetes de I João 5:7-8:

"Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito; e estes três são um. E três são os que testificam na terra]: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito."

A conclusão óbvia é que, se neste caso favoreceu-se a trindade e a irmã White fala "nalguns casos", é muito provável que outros trechos que aparentemente favorecem a trindade sejam também apócrifos. -- Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com