Notícia da "Igreja-Motel" Adventista Intriga Internauta

Caro Robson, mandei uma notícia para você já faz alguns dias, mas como sou um pouco leigo em internet talvez você não a tenha recebido. Aproveitando minha falha, mando alguns comentários sobre a notícia.

Além de logotipos trinitarianos, placas de igrejas adventistas dedicadas à trindade, pregações em templos católicos, vi uma notícia no site da Associação Geral, que me chocou: Austrália: Assista na "Igreja-Motel".

A palavra motel tem quase o mesmo significado que a palavra hotel, porém popularmente a palavra motel no Brasil tem conotação de local de encontros sexuais, de pessoas casadas ou não. Ora, é lógico que o tradutor ou editor brasileiro da notícia sabe dessa conotação, se não, não seria tradutor ou editor, ou será que ele não sabe, ou será que ele usou o termo motel para chocar pessoas tradicionais como eu?

Por outro lado, uma igreja instalada num hotel, não seria notícia, mas num motel sim.  Pensando bem uma igreja instalada num hotel, já teria uma conotação estranha porque mesmo um hotel tanto pode ser usado apenas para dormir como para encontros sexuais, por pessoas casadas ou não. Portanto, também não seria um local adequado para uma igreja, mas mesmo assim seria mais admissível uma igreja instalada num hotel do que num motel.

Também se a igreja tivesse se instalado num ex-motel ainda seria admissível, mas num motel em atividade?

A notícia ainda diz que a igreja foi instalada num motel para haver contato mais próximo com a comunidade. Mas que tipo de contato, contato de igreja, contato de hotel, ou contato de motel?

E ainda a matéria vai além dizendo que o motel concede a igreja acesso 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa frase parece mais propaganda de motel do que texto de folheto bíblico!

Caro Robson, como sou leigo em inglês, leigo em escolher locais para instalar igrejas e leigo em matéria de motel pergunto: a igreja está instalada num hotel, ou num motel? Se for num hotel é um lugar adequado para instalar uma igreja? Se for num motel é um lugar adequado para instalar igrejas? Sou um adventista normal, ou cismo com qualquer coisa que parece estar mal contada? Você conhece algum adventista profundo conhecedor de motéis, que possa responder a minha duvida? Você freqüentaria a IMASD? Igreja-Motel Adventista do Sétimo Dia?

A notícia segue abaixo, mas pode ser acessada direto no site da Associação Geral -- Austrália: Assista na "Igreja-Motel". -- e ainda pergunto: Sou confuso, ou a notícia que é confusa? -- Leigo.com


Austrália: Assista na "Igreja-Motel

July 8, 2003 Melbourne, Victoria, Australia .... [Brenton Stacey/ANN]
Membros de uma nova igreja adventista em Tullamarine estão se reunindo num motel local para suas reuniões de adoração semanais. O pastor da igreja diz ser isto parte de um plano para mais próximo contato com a comunidade.

O salão de convenção do Ciloms Airport Lodge na estrada Melrose é a Igreja Adventista de Northpoint. "Até tivemos o nosso nome no salão, em placas no estacionamento, e numa placa na cerca da frente", conta Loren Pratt, pastor da igreja.

O motel concedeu à igreja acesso de 24 horas por dia, sete dias por semana ao salão por três anos e está cobrando somente 100 dólares australianos por semana (aproximadamente 66 dólares americanos). Pratt descreve o arranjo como uma resposta a oração. Pratt e sua congregação reuniam-se às 3:30 sábados à tarde, contrariamente ao horário tradicional adventista das 9:30 da manhã. Pratt explica que "Tullamarine é um subúrbio de gente maníaca por futebol". Explica que muitos jogam futebol aos sábados pela manhã, assim eles realizam os cultos à tarde para dar oportunidade aos que sintam desejo de visitar a igreja.

Seis das 21 pessoas que regularmente freqüentam a igreja não são adventistas. "Alguns levaram três meses, outros seis antes de se sentirem à vontade freqüentando-a" diz Pratt.

Ele e seu assistente, Greg Evans, colocam cartões com anúncio de estudos bíblicos em caixas de correspondência nas casas das pessoas. Também oferecem vídeos, explicando os sinais do retorno de Cristo aos que respondem ao anúncio pela TV colocado pelos adventistas em Victoria.

"Conseguir a amizade dos moradores na comunidade é crucial" declara Pratt. "Aparecer toda semana diante de suas portas para oferecer um vídeo e dizer 'tenha um bom dia' estabelece a confiança".

Pratt divide o seu tempo entre a ministração à igreja e em servir como diretor departamental para a igreja em Victoria, e como o pastor de outra congregação adventista em Greenvale. "Eu me organizo devidamente", diz ele. "De 1 p.m. cada dia visito os amigos que fiz na comunidade. Greg está realizando bastante do trabalho mais difícil comigo".

Pratt fez solicitação de mais de 70.000 dólares australianos (em torno de 46.000 dólares americanos) em financiamento da Missão Global da Igreja Adventista. A Missão Global é uma iniciativa para estabelecer novas congregações adventistas em áreas onde não há nenhuma. "Não poderíamos ter estabelecido a igreja sem dinheiro", diz Pratt.

Fonte: http://www.adventist.org/news/data/2003/06/1057680610/index.html.pt


Resposta do Editor:

Eu havia recebido seu e-mail anterior e decidido não fazer referência à notícia, porque me pareceu mais que, talvez por falta de assunto, o pessoal do noticiário da Associação Geral decidiu apelar para uma notícia cujo título chamasse a atenção e o conteúdo fosse suficiente para esclarecer do que se tratava.

Até lhe escrevi um e-mail no qual disse que, pelo que entendi, trata-se de um motel bem diferente dos que existem na periferia das grandes cidades brasileiras. Está mais para hotel de luxo para viajantes, mas tipo um clube de campo, à beira da estrada, onde se poderia ir com a família para passar o fim-de-semana... Creio, porém, que não recebeu minha mensagem.

De qualquer modo, penso ter sido bom publicar seus comentários porque, mal eles foram disponibilizados, um irmão nos fez a gentileza de enviar um link da homepage do referido motel, a qual esclarece que, além dos apartamentos luxuosos e confortáveis para todos os fins, dispõem de várias salas para reuniões de negócio. E uma delas, imagino, deve estar sendo usada pela IASD. O link é este: http://www.cilomslodge.com.au/.

O principal erro é da Associação Geral que ainda conseguiu ensinar nem a seus redatores que Igreja não é o local em que nos reuninos, mas o grupo de irmãos a que pertencemos. O local de reuniões pode no máximo ser chamado "templo". -- Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com