Como Construir um Logotipo Ecumênico

Vamos supor que exista uma igreja com objetivos ecumênicos e que ela precise criar um logotipo que identifique sua missão. O que deveria conter seu logotipo para sua fácil identificação? Elementos ecumênicos, claro! 

Primeiro passo: descobrir o significado da palavra ecumênico.

O Dicionário Aurélio define ecumênico como: adj. 1. Relativo a toda terra habitada; universal. 2. Relativo ao ecumenismo. 3. Diz-se do crente que manifesta disposição à convivência e diálogo com outras confissões religiosas.

Já o Minidicionário Ruth Rocha define ecumenismo como: s.m. Movimento que propugna pela identidade dos princípios fundamentais das igrejas.

Portanto, para utilizarmos um símbolo que identifique a igreja ecumênica adventista do sétimo dia precisamos de um logo que identifique toda a terra habitada, convivência com todas as confissões religiosas e símbolos fundamentais que representem princípios mundialmente reconhecidos.

Qual o principal elo de ligação entre as religiões supostamente cristãs? Bem, todas elas afirmam que seguem a Bíblia... É óbvio, portanto, que o logo de uma igreja ecumênica para ser representativo deve conter o desenho de uma Bíblia.

Além da Bíblia, existe algum outro ícone que seja tido como um símbolo mundial do cristianismo? Sim, a cruz, então o logo ficaria mais representativo se contivesse uma cruz, além da Bíblia.
Temos então dois símbolos ecumênicos inegáveis.

Isso tudo parece muito antigo, Bíblia, cruz... não haveria nenhum outro grafismo mais atual, um símbolo mais moderno do cristianismo? Línguas de fogo, claro, por que não? Línguas de fogo lembram o pentecostalismo, que é a mais nova face do cristianismo!

Bíblia, cruz, chamas... Falta alguma coisa para ficar mais ecumênico? Bem, o ecumenismo é relativo a toda terra habitada. Se o logo contiver uma Bíblia aberta para o mundo, uma cruz apontada para o mundo e várias línguas de fogo abraçando todo o mundo, não ficaria mais interessante? 

É, mas alguns poderão dizer que a Igreja não deve estar ligada com o mundo... Não tem problema, deixamos o mundo apenas implícito. A gente sabe que ele está lá, mas fica apenas subentendido.

Vamos ver como ficaria?

Incrível, essa parece a descrição do logotipo da igreja adventista do sétimo dia! (Clique para ver!) É, mas neste logo faltam referências ao sétimo dia e ao adventismo... Bem, nem tudo é perfeito neste mundo ecumênico imperfeito.

Analista leigo


Olá, Robson! Dizem que estamos viajando demais na releitura do logotipo da igreja, que estamos vendo o que não existe ali. Mas veja só quanta ginástica eles fazem para explicar o logo, usando um detalhe que não aparece no desenho oficial. (Essa figura ao lado eu copiei do site da própria Divisão!)

As linhas amarelas das chamas que ultrapassam o contorno do mundo, que, como já disse, não aparece na versão do logotipo que a igreja usa, "a ressurreição e ascensão de Cristo em Segunda Vinda, o principal foco de nossa fé".

As três linhas circulando uma esfera implícita (o tal globo que não aparece) "representam os três anjos de Apocalipse 14... e o nosso compromisso de levar o evangelho para todo o mundo".

Pergunto-me, como pode o logo ter todo esse significado se o desenho do globo não faz parte do desenho oficial?

Clóvis, São Paulo


Caro Robson,

Por muitos anos, desde que nasci na igreja adventista do sétimo dia, o maior sinal de identificação, ou símbolo da igreja era a fé em Jesus Cristo e o amor entre os irmãos. As igrejas não tinham nenhuma logomarca material ou gráfica, como a cruz, somente Jesus Cristo vivo, presente na vida das pessoas.

Há cerca de dez anos para cá, percebo que a liderança e a maioria dos membros de nossa igreja já não têm como símbolo (logomarca) Jesus Cristo vivo. Por isso, procuram estabelecer um símbolo visível, como esta logomarca e outros.

Creio que seja por motivo de promoção pessoal dos feitos, desses líderes e membros, que, para destacar suas obras, resolveram trocar o sinal característico dos verdadeiros cristãos, que é "Jesus Cristo vivo" e não esta logomarca e muito menos a cruz. Somente Jesus Cristo vivo deve ser a logomarca do povo cristão remanescente.

E de acordo com as profecias bíblicas e do Espírito de Profecia, os cristão verdadeiros remanescentes serão em pequeno número, talvez 1% ou 2% dos que se dizem cristãos, o que é uma pena.

Um abraço.


Caros irmaos,

Como um designer grafico e publicitario, tambem penso em analisar ao logotipo da Igreja Adventista, e analisa-lo no contexto de nossa mensagem e nossas crencas fundamentais. Trabalho nesta area ha apenas quatro anos, mas tenho um conhecimento extensivo no que diz respeito a marcas e logos por trabalhar intensivamente nessa setor por mais de 3 anos. (Peco perdao pelos erros gramaticais e ao nao uso de acentos, pois no computador em que escrevo essas mensagens, esta opcao nao existe, apesar de poder extrair textos na internet com acentos.)

Vejamos o que eh dito no site oficial da Igreja Adventista sobre nosso logo.

"The choice of the Church's logo reflects the core values that Seventh-day Adventists are committed to. The foundation is the Bible, the Word of God, shown open since its message must necessarily be read and put into practice. Central to that Biblical message is the Cross, and is also central in the logo. Above the Cross and the open Bible is the burning flame of the Holy Spirit, the messenger of Truth.

"It is our hope and prayer that though this logo is a very simple picture of the foundation of Adventist beliefs and values it may be a recognizable symbol of the Adventist message to the world" -- www.adventist.org/logo/

"A escolha do logotipo da Igreja reflete os valores essenciais a que a Igreja Adventista do Setimo Dia está dedicada. O fundamento é a Bíblia, a palavra de Deus, mostrada aberta pois sua mensagem deve ser necessariamente lida e posta em prática. Centralizada nessa mensagem bíblica está a Cruz, que também está centralizada no logotipo. Acima da Cruz e a Bíblia aberta esta a chama ardente do Espírito Santo, o mensageiro da Verdade.

"É nossa esperança e oração que mesmo, este logotipo sendo uma representacao muito simples dos fundamentos das crenças e valores Adventistas, possa este ser um simbolo reconhecido da mensagem Adventista para o mundo."

Irmaos e amigos, meu objetivo nao eh dizer que o novo logotipo da IASD eh um logotipo do maligno, e inspirado em cabecas de bode, ou vaca ou qualquer outra coisa. Quero analisá-lo de um ponto de vista comercial, o qual eh utilizado hoje em dia.

Infelizmente a igreja nao usa o logotipo apenas como vias de identificacao como varios simbolos ja foram utilizados no passado em diferentes países, sendo que cobra por seu uso em publicacoes e outros como eh descrito neste site. Ate ai, tudo bem, empresas pelo mundo sao claras em demonstrar que o uso indevido de seu logo deve ser punido e monitorado, e concordo que a igreja deve fazer isso ate certo ponto, ja que esta tem uma marca que representa a igreja. Mas o meu foco nao eh se o logo eh necessario ou nao dentro de uma Igreja. Isso pode fazer parte de outra discussao. O meu objetivo eh explicar qual eh o poder de um logo e o que este demonstra para que o ve e interage com ele.

Se analizarmos de um ponto de vista comercial, qual o objetivo de um logotipo, de uma marca? De acordo com "The graphic design handbook for business" do American Institute of Graphic Arts ("O manual de design grafico para empresas" do Instituto Americano de Artes Graficas),

"Design Grafico estrategicamente guiado posiciona uma organizacao a despertar uma reacao-corrente muito desejada: 'Impressoes positivas criam maiores valores percebidos, os quais aumentam consideravelmente vendas.'"

Em outras palavras, onde eh utilizado um bom design grafico este por si so desenvolve na mente dos envolvidos impressoes positivas e estas aumentam as vendas da empresa.

Agora, se analizarmos varias empresas hoje em dia, veremos como estas atraem determinados tipos de pessoas. A Nike atrai muitos jovens e atletas, pois seu logo e sua imagem, o "swoosh", demonstra rapidez e movimento, o que a Nike quer que seja passado para seus consumidores. O simbolo da Mercedez e Ferrari, atrai pessoas ricas e com alto poder aquisitivo porque seus logotipos sao cuidadosamente analizados e assim desenhados com extrema classe e elegancia, as quais atraem em muito seus consumidores ricos e poderosos.

O logotipo da Kibon associa pessoas a relacionarem este com a imagem de um carrinho de sorvete, pois sua forma levemente arredondada e suas cores azul e amarelo fazem as pessoas a lembrarem de mar, sol, calor, sendo assim efetiva na venda de sorvetes e gelados.

Agora convem a nos analizarmos qual a mensagem que eh dada ao mundo com o logotipo da IASD. Convenhamos e analisemos, nos, os designers graficos e publicitarios, que este logotipo nao eh mal desenhado e muito menos dificil de ser assimilado. Eh um logotipo muito bem feito e seu design eh extremamente efetivo por ser facilmente assimilado.

Sendo assim, qual a mensagem que este demonstra ao povo Adventista e o povo de fora? De acordo com o que lemos no site oficial da Igreja, vemos o que este passa e realmente eles estao sendo sinceros no que descreveram ali.

"A escolha do logotipo da Igreja reflete os valores essenciais a que a Igreja Adventista do Setimo Dia está dedicada."

Talvez esta frase seja a mais confusa entre as outras, pois apesar de serem sinceros em relacao a mensagem do logotipo, esta frase seja a unica que nao deve ser correta, ou talvez sim. Quais sao os valores essenciais da crenca Adventista? Sera que sao estes descritos aqui? Vejamos.

"O fundamento é a Bíblia, a palavra de Deus, mostrada aberta pois sua mensagem deve ser necessariamente lida e posta em prática."

Ôpa, perai... Ate hoje o que eu pensei que minha Igreja cria eh em toda a mensagem da Bíblia. Cremos em tudo o que a Bíblia ensina e explicamos a Bíblia pela Bíblia somente. Agora, para um nao adventista que nao cre que toda a Bíblia esta ensinando uma coisa só (por exemplo a questao do Sábado) eles veem este logo e leem a explicacao e sua fe nao eh por nenhum momento abalada, porque no logotipo e na explicacao dada, nao eh mencionado que cremos que a Bíblia eh uniforme nos seus ensinos, mas sim que devemos ler sua mensagem e por em pratica. Para um nao adventista, ele pode interpretar isso como sendo, "Bom... a Bíblia ensina que o novo concerto nao requer que guardamos os 10 mandamentos," e assim ele vira o olho e nada de sua fe eh abalado e esse logo nao demonstra a verdadeira mensagem da Igreja Adventista. Agora, vejamos se o resto o faz.

"Centralizada nessa mensagem bíblica está a Cruz, e esta também está centralizada no logotipo."

Ah, talvez aqui esteja uma verdade. A cruz deve ser a mensagem central na nossa fe. Sera? "E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus." "Agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis," Col. 1:20, 23

"E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai." Fil. 2:8-11

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." Gal. 6:14

Percebam que em todos estes versos o apostolo Paulo nunca se gloriou com a cruz em si, mas com o sacrificio de Cristo na cruz. Todas as mencoes da cruz, inclusive a de Galatas 6:14, focalizam no sacrificio e ao na cruz em si. Eh por isso que ele disse, "tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz."

A cruz naquele tempo e junto aos pagaos era simbolo de morte, do qual as pessoas tinham nojo de olhar e se relacionar. Os pagaos romanos utilizavam a cruz para sacrificar criminosos, assassinos, e todo o tipo de outros transgressores das leis Romanas.

Temos que entender que o intuito de Deus, nunca foi de sacrificar o Seu proprio filho numa cruz, o simbolo de destruicao e morte que era naquele tempo. Seu intuito atraves do Santuario, era de sacrificar a Cristo como o cordeiro de Deus, no Seu santuario em um altar, como sempre tinha sido feito desde os tempos de Adao.

Infelizmente, isso nao aconteceu, pois o povo estava totalmente cegado pelos ensinos dos fariseus, e nao sacrificaram a Cristo no santuario e muito menos o aceitaram como Cordeiro de Deus. Apesar disso, o sacrificaram numa cruz, num simbolo de morte pagao, na qual o proprio Cristo, sem pecado se tornou pecado.

A cruz nao deve ser o nosso foco, e nem motivo de nos gloriarmos, mas sim o sacrificio na cruz. A cruz, e sua simbologia devem ser arrancados de nossas casas, igrejas e de nossas mentes, e devemos nos concentrar no sacrificio do Cordeiro, e sua ressureicao para completar o plano da salvacao como o nosso Sumo Sacerdote no ceu.

Entao, se no simbolo da Cruz nao encontramos o que pregamos, e isso se conforma totalmente com a mensagem "cruz"tocentrica que eh pregada nas Igrejas protestantes de hoje em dia, entao podemos dizer que nao ha nada de diferente do mundo ao usar a cruz no nosso logotipo, e isto muito menos prega o que acreditamos ser o sacrificio na cruz: apenas uma parte do plano da redencao, uma parte essencial, eh claro, mas mesmo assim, eh apenas uma parte.

O plano de redencao está sendo concluído no Santuario Celeste, veja o paralelo no santuario terrestre. Somente o Sumo Sacerdote expiava pecados. (O sacrifico ocorria no altar, e essa era uma expiacao, mas a expiacao final, onde os pecados eram perdoados ocorria dentro do santuario, Lev. 4:20 "...e o Sumo Sacerdote fará expiação por eles, e eles serão perdoados" A vitima nunca perdoava.)

"Acima da Cruz e a Bíblia aberta esta a chama ardente do Espírito Santo, o mensageiro da Verdade."

Poderia passar folhas e folhas tentando demonstrar o que os nossos "líderes" querem dizer com essa frase, mas vamos analisar rapidamente a funcao do Espirtio Santo nas Escrituras, e qual eh sua forma.

Primeiramente, o Espirito Santo eh a terceira pessoa da Trindade. (Mat. 28:19, II Cor. 13:14.) O Espirito Santo eh um como o Pai, e como o Filho. O Espirito Santo tem a funcao de ser nosso ajudador, (Joao 14:16,26). Ele eh o que nos da dons. (Rom. 12:6-8, I Cor. 12:8-11). O Espirito Santo eh um com o Pai e com o Filho, Eh Deus, Criador, e nao eh apenas o mensageiro da verdade, mas nosso consolador, ajudador, e o doador de frutos do Espirito, nao uma chama ou uma forca divina.

"É nossa esperança e oração que mesmo este logotipo sendo uma mui simples gravura do fundamento das crenças e valores Adventistas pode este ser um simbolo reconhecido da mensagem Adventista para o mundo."

Eh uma pena que realmente a mensagem passada pelo logotipo da Igreja seja uma mensagem totalmente contraria a qual deveriamos pregar e viver. O nosso logotipo anterior (os tres anjos), pode nao ser o melhor logotipo ja feito no mundo, mas eh o unico que demonstra nosso objetivo como remanescentes. Proclamar a Lei de Deus e chamar as pessoas para adorarem a Deus, para o amarem e guardarem Seus mandamentos.

"E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.

Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome.

Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Ap. 14:6-13

Porque tem de ser esta nossa mensagem principal? Por que esta nos mostra quem eh Jesus, nosso criador, (Joao 1:1-4), que nos deu Sua lei infinita para acharmos a Ele mesmo, no quarto mandamento, e eh este Jesus que nos mostra as artimanhas satanicas contidas na segunda e terceira mensagens angelicas.

Ha pessoas que dizem que devemos mostrar a Jesus primeiro antes de enfiarmos "doutrina" em suas mentes. Ora, mas a primeira mensagem angelica diz claramente para adorarmos nosso criador, e quem eh este?

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;" Joao 1:1-4

Quem eh o verbo, o nosso criador? Que estava no principio com Deus? O qual todas as coisas foram feitas, por seu intermedio. Quem eh este? "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai." Joao 1:14

O Verbo era Cristo Jesus, que habitou entre nos.

Somente as tres mensagens angelicas nos mostram o verdadeiro Jesus, essa deve ser a mensagem central de nossa igreja e a mensagem da nossa vida, de mostrar a Jesus nao somente como nosso Redentor (Gal. 3:14), mas tambem como nosso Criador (Ap. 14:7) e nosso Senhor (I Tess. 5:9).

Que o logotipo de nossa igreja seja repensado por nos mesmos, para que percebamos que ate dentro de nossa Igreja o inimigo esta triunfando. Vamos orar muito pela nossa vida espiritual para que esses enganos sejam sempre desmascarados de nosso meio.

Amem. Marcelo Plioplis

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com