4 Coisas Sobre Deus que o Seu Pastor (Finge que) Não Sabe

 

Introdução

Sabemos que já foi escrito tanto sobre o tema da Divindade, que aparentemente tudo o que escrevermos na atualidade será nada mais do que uma repetição do que já foi um dia descoberto e publicado. Todavia, como os testemunhos mesmos dizem, cada qual pode enxergar diferentes assuntos sob um prisma diferente, de forma que mesmo materiais que enfoque os mesmos temas contribuem para o esclarecimento da verdade como um todo. Com este objetivo, foi produzido este texto.

 

O Espírito que se movia sobre as águas era Cristo!

No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” Gênesis 1:1, 2

Quem é este Espírito que pairava sobre as águas? “o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.” Salmo 19:7 Sejamos portanto sábios e demos ouvido ao testemunho do Senhor, comentando esta passagem:

"As suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder como a Sua divindade, ... se vêem pelas coisas que estão criadas." Rom. 1:20. Mas o seu testemunho poderá ser compreendido apenas mediante o auxílio do Mestre divino. "Qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." I Cor. 2:11.

"Quando vier aquele Espírito da verdade, Ele vos guiará em toda a verdade." João 16:13. Exclusivamente pelo auxílio daquele Espírito que no princípio "Se movia sobre a face das águas" (Gên. 1:2), pelo auxílio daquela Palavra pela qual "todas as coisas foram feitas" (João 1:3), e daquela "luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo" (João 1:9), pode o testemunho da ciência ser corretamente interpretado. Apenas sob sua orientação se podem discernir suas mais profundas verdades.

Unicamente sob a direção do Onisciente, habilitar-nos-emos a meditar segundo os Seus pensamentos, no estudo de Suas obras.” Educação, pág. 134

Quem era o “Espírito que se movia sobre as águas, a Palavra pela qual todas as coisas foram feitas e a luz verdadeira”? A Bíblia mesmo nos responde:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.” João 1:1-4

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” João 8:12

Assim, notamos que Jesus nos diz através do Seu testemunho que o “Espírito que se movia sobre a face das águas” era Cristo.

 

O Deus que criou o ser humano foram Deus, o Pai, e Seu Filho.

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:26, 27

Quem eram as Pessoas que participaram da criação, mencionadas no texto bíblico acima? Mais uma vez, recorremos aos testemunhos em busca de revelação, uma vez que “o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simplices” (Salmo 19:7):

Depois que a Terra foi criada, com sua vida animal, o Pai e o Filho levaram a cabo Seu propósito, planejado antes da queda de Satanás, de fazer o homem à Sua própria imagem. Eles tinham operado juntos na criação da Terra e de cada ser vivente sobre ela. E agora, disse Deus a Seu Filho: "Façamos o homem à Nossa imagem." Gên. 1:26. Ao sair Adão das mãos do Criador, era de nobre estatura e perfeita simetria.” História da Redenção, pág. 21

Satanás foi outrora um honrado anjo no Céu, o primeiro depois de Cristo. Seu semblante, como o dos outros anjos, era suave e exprimia felicidade. Sua testa era alta e larga, demonstrando grande inteligência. Sua forma era perfeita, seu porte nobre e majestoso. Mas quando Deus disse a Seu Filho: "Façamos o homem à Nossa imagem" (Gên. 1:26), Satanás teve ciúmes de Jesus. Ele desejava ser consultado sobre a formação do homem, e porque não o foi, encheu-se de inveja, ciúmes e ódio. Ele desejou receber no Céu a mais alta honra depois de Deus.” Primeiros Escritos, pág. 145

Assim, se você não entende nada de grego ou hebraico, mas crê na Palavra de Deus que diz que o “testemunho do Senhor” “dá sabedoria aos símplices”, pode aceitar o que dizem os testemunhos acima e estar protegido do engano, crendo sem duvidar que, como dizem os testemunhos, ao participantes da criação do homem, descritos em Gênesis 1:26 foram o Pai e o Filho.

 

Não existe um plural tríplice de Deus!

Uma vez que o testemunho do Senhor é “fiel”, como diz a Bíblia, ele não mente. Assim sendo, aquilo que ele afirma pode ser comprovado pelo mero estudo das Escrituras Sagradas. Façamos então a comprovação de que o que os testemunhos nos dizem sobre Gênesis 1:26 (que somente o Pai e o Filho participaram da Criação do homem) é verdadeiro.

Analisando o texto do idioma hebraico traduzido em Gênesis 1:26 como “Disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem e semelhança”, temos (texto traduzido palavra a palavra):

“elohiym (Deus) 'amar (disse) `asah (façamos) 'adam (o homem) tselem (à nossa imagem) damuwth (e semelhança)”

A palavra hebraica `asah, traduzida como “façamos”, não é plural. Tanto que em outros versos esta mesma palavra é traduzida como singular, conforme apresentamos abaixo:

Fez (`asah), pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez.” Gênesis 1:7

Fez (`asah) Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. Gênesis 1:16

Assim fez (`asah) Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.” Gênesis 6:22

O plural da frase do original hebraico de Gênesis 1:26 (Façamos o homem à nossa imagem), está na palavra “elohiym”, que significa “Deus”. Seria este plural um “dual” (plural de dois) ou um plural composto?

No hebraico, quando ocorre um plural na frase, mas não se especifica o numeral (2, 5, 10, etc.), o plural é de dois. Um exemplo disto temos no texto de Daniel 7:25. Acompanhemos duas traduções deste verso:

Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.” Daniel 7:25 (Tradução Almeida Revista e Atualizada)

E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues nas suas mãos por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.” Daniel 7:25 (Tradução Almeida Revista e Corrigida)

Vemos que na versão “Almeida Revista e Corrigida” é-nos apresentado “e tempos”, enquanto na “Almeida Revista e Atualizada” é-nos apresentado “dois tempos”. É claro que não podemos considerar as informações como iguais, pois na língua portuguesa, ao lermos “e tempos”, podemos entender “cinco tempos” ou “dez tempos”, enquanto que para sabermos que são “dois tempos”, faz-se necessário que se escreva “dois tempos”. Vejamos então como se encontra esta informação no original hebraico:

“...yahab (serão entregues) yad (nas suas mãos) `ad (até) `iddan (um tempo) `iddan (e tempos) palag (e metade) `iddan (de um tempo).” Daniel 7:25

Como você pode observar, o hebraico não especifica o numeral (se são dois, cinco ou vinte tempos). Entende-se que como não se especifica o numeral, o plural é de dois. E é isto exatamente o que ocorre em Gênesis 1:26, quando lemos “Façamos”. Existe um plural na frase, dado pela palavra “elohiym”, mas não se especifica o numeral. Assim, como não se especifica o numeral no verso, este é necessariamente um “dual” – plural de dois.

Se considerássemos três em Daniel 7:25, o que aconteceria? Então a profecia dos 1260 dias/anos da supremacia papal, passaria a ter 1260 + 360 (um tempo) = 1620 dias/anos. Se assim o fosse então que os 1260 anos de supremacia papal não seriam o cumprimento de Daniel 7 e o sistema de interpretação profética adventista cairia por Terra. Terrível, sim, mas verdadeiro. Podemos então considerar que em Daniel 7:25 o plural da palavra “`iddan” (tempos) é plural de três? Não, absolutamente.

Pois então, pelo mesmo motivo não podemos aceitar que o texto de Gênesis 1:26 evocaria um plural de três. O plural de Gênesis 1:26 é DUAL. Dois seres, o Pai e o Filho, conforme afirmam claramente os testemunhos, são os mencionados na palavra hebraica “elohiym”. Que o Senhor corrija e repreenda aos que dão a esta passagem interpretação diversa da que nos é claramente indicada pelos testemunhos que dão sabedoria aos simplices. Elohiym é dual.

 

Crer em uma trindade significa ser idólatra!

Este é o mesmo pecado pelo qual os israelitas do passado foram tantas vezes visitados com a ira de Deus. Se você que está lendo este material um dia abraçou esta crença como verdade, arrepende-te agora mesmo e converte-te a Deus. Ele está a dizer a você agora: “Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei.” Ezequiel 18:32.

Nenhuma pessoa sincera precisa ser enganada. “O testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices” Salmo 19:7. Ó adventistas, “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.” II Crônicas 20:20.

Até quando clamará o Senhor na pessoa dos Seus escolhidos para que vocês estudem a Palavra por vocês mesmos? Considera você, irmão querido, a sua salvação como algo de valor? Olhando para a cruz do Calvário e vendo tudo o que Cristo Jesus fez por você, todo o pesar e sacrifício que Ele suportou para que você fosse salvo, considerará você de tão pouco valor a sua salvação que a deixará na mão de guias humanos para que eles te digam no que crer ou quem é o Deus que deve ser adorado? Não se dará ao menos ao trabalho de investigar este assunto com oração, à luz da Escrituras? Estamos orando por você.

Que Deus abençoe você.

Ministério 4 Anjos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com