Depoimento de um Ex-Ellen-Dependente

Olá, irmão Robson. 

O seu site está cada vez mais interessante uma vez que enveredou por um caminho que é de todos o mais interessante, debater exclusivamente na comunidade Adventista, os vários assuntos teológicos da nossa mensagem e não só, sem constrangimentos mas com o objectivo único na busca da verdade. 

Todas as organizações são orientadas por homens, com os defeitos e virtudes que daí possam advir, mas a tendência de quem as gere é resvalar para áreas que têm contornos Bíblicos muito dúbios e referimo-nos aqui à igreja. 

A nossa amada Igreja foi ao longo dos tempos impondo-nos doutrinas atrás de doutrinas, muitas vezes com suporte Bíblico duvidoso, veja-se por exemplo, as excelentes matérias sobre os dízimos e disponíveis neste site... Com a Ellen White acontece a mesma coisa. Criticamos os Católicos pelos seus santos, os Mórmons têm o seu profeta, as Testemunhas de Jeová idem, etc, e nós com a Nossa Sra. Ellen White!

Ao longo destes anos (e já são muitíssimos), aprendi a reconhecer um fanático adventista em 5 minutos de conversa ou de oratória, porque me apercebo rapidamente que ele dá mais importância aos escritos da Ellen White do que à Bíblia. Quando intervém nas nossas igrejas fá-lo normalmente para atirar pedras e sempre através dos escritos de Ellen White, escritos esses muitas vezes contraditórios e dúbios na sua interpretação.

Pertenci uma única vez a uma "comissão de nomeações" para cargos na minha igreja, que me deixou um sentimento de horror que me lembrou serem autênticos tribunais da "santa inquisição"... Cada irmão não é escolhido para os respectivos cargos pela competência, mas pelo grau de santidade que parecem ter perante os outros, suportando-se sempre, quando faziam as insinuações e acusações, com os escritos da Ellen White... 

Demiti-me do conselho de igreja porque os assuntos aí tratados resvalavam quase sempre para um julgamento sumários de irmãos nossos e ainda para mais sem possibilidades de defesa, como se Justos ou perfeitos se tratassem... Mais uma vez, suportados com escritos de Ellen White, porque pela Bíblia sabem que "como está escrito: Não há um justo, nem um sequer". Romanos 3:10.

Isto para não falar naquilo que Deus aconselha àqueles que fazem julgamentos dos seus irmãos... 

Vou-lhe confessar uma coisa prezado irmão Robson, quando no começo lia Ellen White ficava angustiado, intolerante, sem alegria de viver. Tantas são as exigências e o perfeccionismo que nos é pedido e exigido, que um dia me apercebi de que a morte de Jesus tinha sido em vão e que a Graça que nos é concedida gratuitamente através do sangue por Ele derramado naquela cruz desumana e injusta, tinha sido em vão para nós adventistas.

Ela escreveu grandes verdades, mas muitos dos  seus escritos, como diz uma das suas matérias disponível no seu site sobre os "Ellen-dependentes" foram uma amálgama de assuntos e matérias que deixam muito a desejar quando confrontados com a Bíblia.

Há muito que deixei de ser um adepto de Ellen White e quando a consulto é exclusivamente sobre alguns assuntos, sobretudo aqueles que nos ajudam a desvendar certos trechos bíblicos, mas não mais do que isso...

Aceito os seus conselhos sobre alimentação, mas que isso não me sirva para atacar outros que não apliquem estes princípios e não se caia no ridículo como numa igreja Adventista em França, em que os membros vegetarianos se assentavam nas filas do lado direito e os cárneos nas filas do lado esquerdo... "O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come, porque Deus o recebeu por seu". Romanos 14:3. (Leiam também os versos seguintes!) 

Hoje, sinto-me melhor. Deixei-me de olhar para o tamanho das saias das minhas irmãs, se estão ou não no tamanho certo, se é ou não vegetariano, se dá ou não dízimos, numa palavra, aceitei que todos nós temos "rabos de palha " e que ninguém tenha a veleidade de ser mais santo que outro, mesmo se damos essa impressão aos outros...

Cair no logro da pretensa santidade perante os olhos humanos pode aparentemente funcionar aqui na Terra, mas não altera oi que é visto pelos olhos de Deus. Prefiro olhar para a Bíblia e  descobrir o grande amor de Jesus por cada um de nós e deixei de exigir ao meu próximo aquilo que eu nunca fui, PERFEITO. 

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmos." Filipenses 2:3.

Um abraço em Cristo.

João Carlos, Portugal.


Caro Robson, escrevo para replicar a carta do ex-ellen-dependente, aqui segue minha historia.

Fui assim um dia assim como este irmão que se intitula ex-ellendependente, era pregador evangelista estilo Bullon, só falava de amor de Deus, Prosperidade etc. .Quando lia os escritos de Ellen White me endurecia o coração. N verdade eram duvidas mas que não queria sanalas achava que a graça e o amor eram tudo e que não precisava de mais nada.

Aquilo foi crescendo em mim a ponto de jogar todos os livros de Ellen White fora, logo fui chamado para ser ancião, e isso subiu ao meu coração, todos na igreja gostavam de mim e da minha mensagem popular " não importa o que vc faça vc vencerá assim mesmo", bem como é descrito na profecia que o Senhor Jesus deu a sua serva Ellen White no que diz que:

  1. Surgirão duvidas quanto ao testemunhos
  2. Depois contra o juízo Investigativo
  3. Depois contra o Santuario
  4. Depois contra a Igreja Remanescente
  5. E finalmente contra a Biblia

Confesso que cheguei ao passo 4 , mas felizmente Deus me resgatou. Achei varias e varia "provas" sobre os acusações contra Ellen White, depois comecei a pregar contra o santuário celestial e o juízo investigativo e por fim desejava deixar a IASD para ser um Batista do sétimo dia conforme recomendação do Prof. Azenilto G. Brito [Leia Esclarecimento Necessário logo abaixo].

Como eu era ancião esse caso tomou proporções grandes, e desafiava de pastores a Dr.Timm para que me provassem ao contrario. Mas estava tomado por um espírito de erro e cada vez mais cria na mentira que me deixou mais triste é que não achava uma respostas mais convincentes da parte da igreja só fui excluído da comunhão depois de uma forte discussão pessoal com a liderança, mas isso eu deixo pra la pois muitos que me condenaram não sabem um virgula dos escritos de Ellen White.

Bem me uni ao ICP e a Revista Eclesia para escrever artigos e um livro sobre como deixei de ser um Adventista.

Mas Deus tinha um plano e eu me emociono, pois Kellog, Ballenger, Desmond Ford, Canright, Dick Anderson e Azenilto não voltaram, mas Deus me deu nova oportunidade.

E enviou um pastorzinho la de Santa Cataria que só mente me abriu a Biblia e mostrou que Deus tem uma igreja e um profeta. Fiquei espantado e falei se o senhor vier com livros de Ellen não quero papo . Ele falou que não precisava dos livros para me mostrar na Bilblia o que os livros de Ellen me falavam.

Estudei a fundo sobre o santuário, o juízo investigativo e o Testemunho de Jesus, e vi que não eram idéia de Ellen White mas que o testemunho eram de Jesus e que Ellen foi apenas um instrumento. Hoje sou feliz por voltar a IASD apesar de que com estudo no EP, pois voltei com fome total vi que nossa administração esta deixando a desejar em vários aspectos em relação ao que EP e o pioneiros falam, vi também que isso é profético mas que a igreja Triunfante vencera ou seja os que guardam os mandamentos e tem o testemunho de Jesus. Fico triste em ver pessoa com os mesmos erros que eu e queria ajudá-lo.

Quando voltei decidir ser fiel a Deus e ser um adventista conforme seu coração e conforme os pioneiros eram, com um unico objetivo pregar as 3 Mensagens Angelicas e o mor de Deus.

Por isso se não compreendemos Jesus não podemos compreender os seus testemunhos, quero ser dependente de Jesus assim com a jovem Ellen foi e Deus a usou mesmo doente e frágil. Agradeço a Deus pelo Espirito de profecia e que Deus ajude ao que descrêem assim com me ajudou.

Hoje luto pela reforma em minha vida e um reavivamento no povo de Deus .

Amem. 

Obs. Leiam o livros 101 repostas sobre Ellen White e o Santuário. Isso ajudará. E o Livro Mensageira do Senhor, CPB. -- Wiliam Faria, do www.altoclamor.com.br, Osasco, SP.


Esclarecimento Necessário

Caro irmão Robson

Os debates são importantes para esclarecimentos e progresso "na graça e no conhecimento", mas quando o que se dá são distorções de fatos indicando nomes negativamente, com acusações e insinuações, então a coisa é séria.

Esse irmão William Faria insinua que eu recomendei que ele se tornasse batista do sétimo dia. Só que isso não é exatamente a verdade dos fatos. Ele me escreveu dizendo que não aceitava mais doutrinas adventistas fundamentais como a do juízo investigativo, santuário, escritos de Ellen G. White, etc., e que estava desanimado, a ponto de sair da igreja. Fiz-lhe, então, um apelo para que não abandonasse a fé em Cristo, e se achava que não havia mais ambiente para ele na Igreja (pois dizia que havia problemas em sua congregação e a comissão o estava pressionando e que iria  talvez ser excluído, não sei por que mais razões) então procurasse associar-se a uma igreja observadora dos mandamentos e que não fizesse combate sistemático contra a nossa igreja (como os reformistas e outros que levam o nome Adventista). Assim, disse-lhe que seria preferível assistir uma igreja batista do sétimo dia, por exemplo, a perder a fé em tudo e abandonar a religião, como infelizmente muitos fazem.

Eu até me lembro bem de ter-lhe dito que se optasse por freqüentar uma igreja batista do sétimo dia, não se tornasse um inimigo, não ficasse com uma atitude de "sai dela povo meu" com respeito à Igreja Adventista. Creio que esse nosso irmão Faria faria bem em esclarecer esse ponto (a repetição foi proposital). Ele deve lembrar-se muito bem dessa minha recomendação.

Se, finalmente, ele encontrou paz de espírito e prefere estar conosco, tanto melhor. Não tenho absolutamente nenhuma objeção a ele firmar-se na nossa igreja nem quero que fique qualquer impressão de que faço campanha para pessoas saírem de nossa igreja e unir-se a outras. Infelizmente esse irmão andou também espalhando essa falsa impressão num dos clubes de internautas adventistas (se não me engano o GEA), pois comunicaram-me que havia tais insinuações por lá.

Eu lamento que esse irmão não veio tratar primeiramente comigo esclarecendo sua real posição e nem buscou saber de minha posição com relação a seu retorno à Igreja, que é de satisfação. Quanto a crer ou não crer em Ellen White, a posição do irmão João Coelho acima é também válida. Ninguém tem o monopólio de como interpretar esses escritos à luz dos fatos, nem ser um Ellen-dependente é garantia de salvação para ninguém. Somos salvos pela fé em Cristo, não na fé numa "igreja profeticamente indicada", ou coisa que o valha.

Espero que publique essa minha reação esclarecedora para que insinuações malévolas desse tipo não se repitam.

Um grande abraço.

Azenilto


Olá Irmão Robson!

As minhas saudações em Cristo.

Li a resposta de um irmão à minha mensagem sobre o título do assunto em epígrafe e que só na resposta do nosso irmão Azenilto o consegui identificar.

O nosso irmão William Faria, contou a sua experiência pessoal em resposta a uma outra experiência também pessoal, a minha...

Confesso que me sensibilizei com a sua experiência, mas tenho muitas dúvidas na forma como ele se justifica quanto à saída da Igreja, culpabilizando terceiros como promotores da sua atitude...

Ao contrário do nosso querido irmão William, eu não faço intenções de abandonar a nossa "AMADA IGREJA", uma vez que nunca encontraria noutra religião a mesma verticalidade na verdade como é a Igreja Adventista.

Muito menos, ponho em causa " alguns " dos escritos da nossa irmã Ellen White e muitas verdades que os mesmos encerram face à Bíblia.

Infelizmente, já não digo o mesmo, na forma como certos escritos são usados, mais até pela " ala conservadora e fanática", pela multiplicação de livros que anualmente continuam a sair nas nossas igrejas, em versões actualizadas e adaptadas, meditações matinais, etc... e que são um escândalo ao bom senso...

Isto para não falar dos CDs e peregrinações que se fazem em visitas guiadas, a exemplo do que acontece aqui em Fátima...

Deus tem o Seu propósito, escolhe quem sabe ser o melhor para a Sua missão, mas daí a haver uma adoração e fanatização das Suas criaturas é outra coisa, com contornos de falta de bom senso e provocação ao Altíssimo...

Ninguém pode esconder que muitos dos seus escritos têm contornos dúbios face à Bíblia, como são os seus pareceres sobre os casamentos entre raças diferentes, já para não falar da célebre "amálgama de seres humanos com animais", e outros...

Também é indesmentível a sua contribuição para a "desmontagem" de muitos trechos bíblicos, casos da conjugação das Profecias de Daniel e Apocalipse, as narrativas sobre a vida do nosso AMADO SALVADOR, sobre saúde....etc.

Já discordo da forma como os seus escritos são usados, a forma como são usados, e muito menos, para criar sentimentos de divisionismo e discórdia e que tão bem sabem fazer uns quantos, quando sobem aos púlpitos... (na falta de texto bíblico, dispara-se um parágrafo da Ellen).

Mesmo esses que disparam setas "Ellen" raramente aplicam o que falam e quando o fazem é apenas no que interessa....

Poder-se-ía mesmo perguntar como provocação, quantos Pastores vegetarianos existem na nossa igreja?

Como a experiência, a caminhada, a salvação ou a condenação serão sempre individuais, é de mau gosto encontrarmos "bodes" expiatórios em terceiros e ainda, pensar-se que todos aqueles que não se fanatizam na Ellen White têm os dias contados face a Deus...

A verdadeira e única causa que vale a pena lutarmos, é exclusivamente pela causa de Jesus porque o AMOR do Pai por cada um de nós é ENORME!

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai " (Fil. 4:8)

Um abraço em Cristo, João Carlos.


Lutero, Desmond Ford e Outras Vítimas de Boatos

Já que ainda estamos no assunto, permita-me fazer um breve comentário que me escapou no meu "Esclarecimento", a respeito do seguinte pensamento de nosso irmão Faria:

"Mas Deus tinha um plano e eu me emociono, pois Kellog, Ballenger, Desmond Ford, Canright, Dick Anderson e Azenilto não voltaram, mas Deus me deu nova oportunidade".

Permita-me ser um pouco filosófico: não se há de voltar sem se ter ido. Quem não foi, como voltará? De onde? Para onde?

Na verdade, e para fazer outro esclarecimento (conquanto não tenha procuração de ninguém para tanto), mas para que fique um registro correto dos fatos, o nosso irmão Desmond Ford continua sendo membro da nossa igreja. Ele perdeu as credenciais pastorais, porém não a condição de membro da IASD à qual ele muito ama. Quem quiser ler a entrevista que ele concedeu à publicação independente Adventist Today pode solicitar-me que remeto gratuitamente a quem desejar. Nela ele esclarece muitas coisas desconhecidas de nossa membresia, à qual só chegam informações parciais e, não poucas vezes, deturpadas a respeito de quem quer que se indisponha contra o "sistema".

Aliás, não é muito diferente do que se dá entre os católicos. Outro dia meu filho Jr. visitava um amigo de tradicional família católica. O tema de religião foi levantado e a certa altura a dona da casa disse ao meu filho: "Lutero saiu da Igreja Católica só para se casar, já que em nossa igreja os sacerdotes devem permanecer solteiros".
Claro que essa é uma distorção dos fatos, mas que interesse tem a Igreja Católica em esclarecer a seus membros a verdade dos fatos sobre Lutero?

Quanto sabem os católicos em geral sobre Lutero? Quanto sabem os adventistas sobre Desmond Ford? Quantas histórias falsas não circulam a respeito desse nosso irmão!...  E também do Robson Ramos!...  E também do Azenilto...!

Prof. Azenilto G. Brito
azenilto@yahoo.com.br

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com