Ao Irmão Josiel e Outros que Acompanham o Estudo Sobre Apocalipse 17

Irmão Josiel,

A partir daqui apresentarei minhas considerações a vossa Resposta para Comentários aos Intérpretes de Apocalipse 17

Alegro-me em saber que compartilhamos o mesmo desejo de conhecer a verdade. Quanto às diferenças de pensamento, isso é comum e mesmo saudável em todos os ramos de pesquisa, pois, cada pesquisador apresentando uma linha de pensamento que pode algumas vezes divergir de outros, nos ajuda a termos em mente que existe apenas um que é infalível, o Eterno. Desta forma ao analisarmos os diversos pontos de vista, poderemos acrescentar mais ao nosso conhecimento, contribuindo desta forma para o aperfeiçoamento de um projeto ou aprendizado, mesmo que no momento não venhamos a entender certas colocações.

Quando divirjo de vosso pensamento, não o faço como crítica, mas com sinceridade e respeito pois realmente são questões que no momento não consegui concilia-las com os conhecimentos modernos das Escrituras Sagradas.

Com todo o respeito, peço-lhe que não me interprete como apenas mais um crítico, mas sim como alguém que como você, procura obter o conhecimento que o Eterno revelou para o Seu povo nestes últimos dias, conhecimentos estes que abalaram todo conceito teológico que me foi transmitido durante anos. Portanto, entendo como é difícil romper com velhas tradições. É como se aquela casa que edificamos, e durante anos nos abrigamos, ruísse de repente e então ficássemos sem saber o que fazer ou mesmo para onde ir. Caso a nossa fé esteja firmada no Eterno e não em uma instituição, teremos um abrigo seguro.

Quanto ao texto de II Pe 1:20, realmente as profecias que foram dadas pelo Eterno, dependem única e exclusivamente da Sua direção para serem compreendidas, e não do mero raciocínio ou lógica humana.

 

1. Nenhuma profecia pode ser comprovada pela Bíblia.

Na verdade, escrituristicamente nenhuma profecia pode ser comprovada visto que elas sendo previsões de acontecimentos ainda por vir, necessitam dos fatos históricos ou científicos para serem confirmadas conforme ensinado pelo próprio Yehoshua no Evangelho segundo João 14:19, e pelo Eterno em Dt 18:21.

As profecias contidas em Dn 2; 7; 8; e II Cr 18:27 dentre outras, por exemplo, são plenamente confirmadas pela história.

Baseado no item acima, examinemos as evidências históricas comprovando que a mulher mencionada em Ap 17, é a mesma besta (2ª besta) mencionada em Ap 13:11, besta esta que simboliza os EUA.

  • Ap 13:11 e 12 nos revela que um reino (2ª besta), exerceria toda a autoridade da 1ª besta (Império Romano) na sua presença, ou seja, exerceria o seu domínio sobre os fragmentos (nações) do antigo Império Romano.
  • Ap 17:3 nos revela que uma mulher (reino) sentada sobre uma besta (mesmo animal mencionado em Ap 12:3 e 13:1 = Império Romano). Considerando-se que o cavaleiro é que exerce o domínio sobre a sua montaria, estes versos nos ensinam que um reino simbolizado por uma mulher (EUA), exerceria o seu domínio sobre o antigo Império Romano (besta com sete cabeças e dez chifres, Ap 13:1 e 17:3), atuais nações européias.
  • Considerando também que os símbolos proféticos que estamos examinando representam reinos mundiais que exercem ou mesmo exerceram grande autoridade , e, comparando com a história contemporânea, veremos que o único reino que preenche as especificações mencionadas nestes versos, são os EUA.

 

2. O Vaticano já não exerce domínio ou reino sobre a Terra.

Considerando que os símbolos analisados representam reinos que exercem ou exerceram grande domínio nos vários períodos da história, podemos fazer uma breve analogia entre os EUA e o Vaticano.

  • EUA – Nos dias atuais todas as nações sentem o peso de sua autoridade que até mesmo vem intervindo em suas políticas internas e externas, ao ponto de decretar sanções econômicas aos povos que não se lhe submetem.
  • Vaticano – Nos dias atuais mostra-se incapaz de fazer cumprir suas recomendações, das quais podemos citar a invasão ao Iraque dentre as inúmeras que já foram feitas.

É verdade que com a formação da União Européia e o crescimento do Islamismo, os EUA vem enfrentando um crescente declínio de sua autoridade devido a oposição por parte destes poderes, o que também é profetizado em Ap 17:16.

Quanto aos sete montes não serem literais, realmente o próprio anjo o declara ao dar a interpretação a João, vejamos:

  • Primeiramente o anjo apresenta a João as sete cabeças da besta.
  • A seguir ele menciona que as sete cabeças representam sete montes.
  • Logo a seguir ele menciona que os sete montes representam sete reis.
  • Em estudos anteriores já aprendemos que rei representa reino.

 

3. A Igreja Católica foi a besta durante um período.

No comentário acima podemos perceber que em nenhum momento o anjo literalizou esta profecia.

Realmente no período da Idade Média, a ICAR deu seqüência ao domínio do Império Romano, e por isso mesmo foi simbolizada pelo mesmo animal (besta) que o representava.

Hoje em dia, porém, que poder político ou religioso a ICAR exerce sobre as nações ?

Devemos nos lembrar que em Dn 7:11 , o Eterno declara que esse animal, poder político religioso, fora morto.

 

4. Se a Igreja Católica é a grande cidade que reina sobre os reis da Terra...

Quanto a aplicação do termo mulher no contexto profético, temos observado que o mesmo sempre foi utilizado para representar reinos.

O texto mencionado pelo irmão, achei-o muito confuso pois, se a mulher (ICAR) que está montada ou estabelecida no Vaticano, o menor e mais rico pais do mundo é a grande cidade que reina sobre os reis da terra...

  • Por que o Vaticano não faz parte do G-7, as sete mais ricas nações do mundo ?
  • Por que as recomendações do Vaticano são passadas por alto pelos governantes mundiais ?
  • Por que o Vaticano, para evitar retaliações do nazismo, não condenou o governo Alemão durante o período do holocausto praticado contra os judeus na segunda guerra mundial ?
  • Por que o Vaticano preferiu o silêncio quando aqui no Brasil, a poucos anos atrás, um pastor evangélico publicamente chutou uma imagem de nossa senhora, uma santa por ele venerada ?

Se os fatos acima mencionados tivessem ocorrido no período da Idade Média, quem teria ousado questionar as decisões da ICAR ?

Em nossos dias, segundo Daniel 7:11, este reino (animal), foi morto, ou seja, o domínio político religioso que era exercido pela ICAR cessou, embora a mesma continue existindo como mera instituição aguardando a sua sentença que fora decretada pelo Altíssimo.

 

5. Só existe uma mulher em Apocalipse 17.

Que a mulher dos versos 3 e 9-10 é a mesma que aparece no verso 15, é bem evidente na declaração do anjo a João:

"Vem, mostrar-te-ei o julgamento da ...".

Ele não mencionou das mulheres como se existissem mais de uma.

Devemos considerar também que a mulher esta sentada sobre os sete montes, ou seja, é apoiada por sete reinos ao mesmo tempo, e não sete reis que se sucederam dentro de uma mesma nação pois então ela deveria estar assentada apenas sobre um monte, ou seja, apoiada por apenas um único reino, o que não é o caso mencionado pelo anjo em Ap 17:9.

 

6. Ao final, sua linha de pensamento me pareceu confusa.

Quanto aos últimos seis parágrafos de seu texto, excetuando-se o último, não consegui entender vossa linha de pensamento, achando-a mesma um tanto confusa ao colocar a besta sendo os Estados Papais (que Estados são estes ?), a Itália como sendo a continuação do Império Romano pagão, o Poderio Papal não sendo um império, mas uma besta...

Quanto a União Européia ser a besta do Apocalipse 17:3, as evidências históricas são bem nítidas, o que não ocorre em relação ao Vaticano.

** Espero que estes itens possam complementar os Comentários aos Intérpretes de Apocalipse 17.

Tabela com símbolos proféticos que poderão auxiliar na compreensão das profecias do livro do Apocalipse.

CABEÇA == > Rei ===> Reino => Dn 2:38.
CHIFRES == > Rei ===> Reino => Dn 8:20-22.
MONTES == > Rei ===> Reino => Jr 3:14,18; 6:2; Is 14:32.
BESTA == > Reino dominante => Dn 7: 4-7.
MULHER == > Reino => Ez 23:1-4; Jr 3:6-7; Os 2:16-23.

Shalom! -- Carlos Oliveira

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com