Novos Comentários sobre Música na Igreja

Leitor Esclarece

Venho atraves desse comentario esclarecer o meu objetivo quando mencionei a TV e sobre as musicas de alguns grupos de heavy metal do "mundao" no artigo "Pode Deus falar atraves do Rock Gospel?".

Ao escrever o artigo, embora fui interpretado dessa forma, eu nao quiz dizer que qualquer tipo de musica pode ser "instrumento de conversao para as pessoas". Mas disse que Deus pode se utilizar de quaisquer tipo de musica para resgatar seus filhos.

Do mesmo modo mencionei que Deus pode utilizar metodos que convenhamos sao muito estranhos aos nossos olhos para trazer seus filhos a Ele. Nao digo que esses grupos de rock secular tiveram a intencao de fazer isso (mostrar a Cristo), mas Deus teve a intencao de resgatar a um filho que estava pronto a recebe-Lo, ali, naquele momento, como fez com Paulo, ao ele estar apoiando o apedrejamento de Estevao. (Ambos, depois de um tempo perceberam a presenca de Deus os alertando quando ao que estavam fazendo naquele momento)

Ambos Paulo (antes Saulo) e esse filho resgatado, nao tinham a conviccao de que Deus poderia mostrar verdadeiramente Sua graca em tais ambientes, de tais formas. Diz o livro de Atos, "Então todos os que estavam assentados no sinédrio, fitando os olhos nele [Estevao], viram o seu rosto como de um anjo." Atos 6:16 ("Apedrejavam, pois, a Estêvão que orando,

dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte." Atos 7:59-60)

Quanto ao Oficina G3, concordo com vcs, e digo que nao somente eles, mas varios outros grupos de musica gospel tem um metodo diferente, ate porque nao dizer estranho de retratar a Deus. De acordo com eles, esse seria o metodo mais facil de atrair jovens que curtem o rock, para Cristo. Nos, como cristaos sabemos que Deus eh o todo poderoso do universo, e por isso Ele DEVE ser tratado com respeito e reverencia... por isso mencionei que devemos orar para que esses grupos mostrem a Cristo. Embora eles sejam assim, suas musicas ainda me elevam a Cristo. Como a Alessandra, muitas pessoas criticam a forma de como ela canta suas musicas, agora todos nos somos tocados pelo Espirito Santo quando ela canta Castelo Forte. Entende onde quero chegar?

Nao aceito, mas respeito, a afirmacao de que meu artigo eh do ponto de vista carnal. Tentei, com toda a humildade possivel demostrar que para Deus, nao eh importante ficarmos discutindo se uma musica tem ou nao percussao ou etc... Para Deus o importante eh discutirmos sobre Cristo, refletirmos sobre sua vida e seus ensinamentos. A Ele importa vivermos uma vida santificada, atraves do sangue de Jesus. Por isso continuo dizendo, se vc gosta de Boyz II Men, ou a versao crista deles, Take 6, tenha certeza de que ambos elevem o seu coracao a Cristo. Se nao, entao tem que ser arrancado fora. Da mesma forma que uma diversao simples como ir a um playcenter, hopy hari ou disney pode ser um pecado tambem. Percebam que as ilustracoes que uso sao outras formas que podemos entender esse conceito, e nao precisam estar relacionados com a musica em si.

Eu acho que seria uma forma de entendermos melhor aos metodos utilizados por Cristo, e porque nao uma forma de reformarmos nossa entrega a Cristo, se fizessemos um pequeno exercicio, de procurar na biblia os metodos pelos quais Deus chamou a seus filhos para Seu servico. Tenho certeza que nossa concepcao ira mudar radicalmente.

Irmaos, continuo dizendo, vamos olhar alem dos pequenos detalhes e nos concentrar em Cristo. So assim poderemos viver uma vida santa e pura, guardando os mandamentos de Deus e seguindo rumo a Canaa celestial. So assim ocorrera a grande chuva serodia na igreja escolhida por Deus, e consequentemente a nossos irmaos em outros rebanhos.

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." Carta de Paulo aos Gálatas 2:20

Amem. Marcelo Plioplis

PS: Espero ser este meu ultimo esclarecimento quanto a esse assunto. Gostaria de falar mais sobre Cristo e sua palavra e menos sobre coisas secundarias. Obviamente, devemos tomar cuidado com o nossa vida diaria, mas se estamos entregando nossa vida a Cristo diariamente, nao tera porque discutir sobre isso. Valeu irmaos.

De Los Angeles

Li o artigo sobre a musica do escritor Dario Araujo.  Muito bom escritor, por sinal. Fala-se da musica divina. Lembrem-se que no hinario adventista antigo estava escrito que era objetivo do hinario nao apresentar nenhuma musica que tivesse alguma nuancia popular.  Infelizmente, isso paralizou a criatividade dos nossos compositores por muito tempo; enquanto que nos EUA os compositores tinham maior liberdade para criar boas musicas.  Nao devemos confundir costumes com principios.  O brasil e um pais rico em musica e essa musica peculiar deve ser utilizada no nosso louvor.  Vejam que ja houve um grande progresso em nosso hinario em colocar composicoes de compositores brasileiros (Costa Jr. e outros).  Gostaria de dizer que um pandeiro bem tocado, ou bateria, ou guitarra irao enriquecer a adoracao. O povo podera compreender melhor quando utilizamos nos expressar no costume deles.  A igreja deve ter um espaco para a musica tradicional al! ema e inglesa do seculo 18 e 19 para o senhor Dario Araujo(eu gosto muito), mas tambem deve ter musicas contemporanias para atingir a outras classes(sei apreciar tambem). As criancas tambem deverao ter uma musica direcionada a eles.  Muito obrigado.  Nelson da Igreja Adventista do Setimo dia de Los Angeles. Sejam benvindos qd vierem a nossa igreja.  

Nelson Oliveira

Nova Voz de Moema

Prezado Robson Ramos.

Pela primeira vez entro neste site , pois sou musico e gostei muito do assunto. Li a parte que fala sobre Grupos Musicais que tocam com musicos não adventista e me chamou bastante atenção, nossa Igreja tem que ficar alerta não só com os musicos não adventistas, mas tem que ficar de olho no que os nossos proprios membros adventistas fazem também, foi citado o fato do Grupo Nova voz de Moema, mas eles estão totalmente errados, alem de tocar com baterista nao adventista eles vão para lanchonetes em pleno sábado, cantam em praças públicas com as moças (componentes) de calça comprida super agarradas, e muito mais. Isso deve ser punido de dentro de nossas Igrejas, para que possamos fazer um bom trabalho de evangelização. 

Um grande abraço e isso é o que penso e não abro mão. Isso tem que ser publicado para que todos vejam os erros de nossa Igreja.

Wandenilson

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com