1ª Epístola do Hermano Billy Paul (Depois de Brasília)

Queridos irmãos em Cristo, que alegria poder saudá-los novamente, depois de umas semanas de silêncio cibernético, embora Deus tenha recebido nossas orações de agradecimento e intercessão.

Como é de conhecimento público, ao menos da grande maioria, vários de nós assistimos ao II Congresso de Leigos Adventistas realizado em Brasília, Brasil, o qual se desenvolveu em um clima de adoração, louvores, oração e temas apresentados por vários oradores provenientes do próprio Brasil, Portugal, EUA, Argentina, Paraguai, Chile e República Dominicana.

Todos os participantes sentem a necessidade de orar mais, de nos humilhar perante Deus em busca de seu Santo Espírito e nos unir para realizar o trabalho missionário, mas o inimigo das almas não descansa e embora tenhamos participado de uma pequena reunião de coordenação e oração no sábado logo depois do meio-dia, não foi suficiente. Toda a irmandade sentia a necessidade de contar com mais tempo para oração e organização, as quais deverão realizar-se em nível local, em cada comunidade ou grupo missionário.

Os congressos grandes são interessantes, mas a ação eficaz produz-se ao nível local e grupal. Jesus sabia isto e a grande maioria de seus contatos missionários e/ou sermões foram apresentados a uma só pessoa, o que nos deve fazer pensar muito sobre nossa estratégia missionária de educação evangelística, de pessoa em pessoa. Deus fará e certamente faz o resto, sendo que os resultados são dele.

Saudades

Como bem dizem os queridos irmãos do Brasil, já estamos (cheguei ontem da viagem ao Brasil!) com SAUDADES. Esta palavra significa estar com vontade de voltar, guardar lindas lembranças e sentir muito carinho por algo que talvez não se volte a repetir até que nos encontremos muito em breve com o Jesus para não ter que nos separar nunca mais!

A todos os que éramos de outros países, os irmãos brasileiros trataram super bem, como a reis, louvado seja Deus por essa hospitalidade tão especial e fraterna, a qual faz com que alguém deseje retornar o quanto antes possível.

Nossa viagem nos levou a nos encontrar com irmãos do Chile, Argentina, Paraguai, Brasil e Estados Unidos em São Paulo para orar e iniciar planos de implantar o primeiro Centro Educacional para Médicos Missionários (CEMM) nos arredores de Piracaia, SP, para atender as necessidades de treinamento leigo de jovens e adultos na linha do serviço missionário de saúde, evangelismo, colportagem e vida campestre de auto-sustento para todo o Cone Sul.

Por agora, se Deus assim o permitir, iniciar-se-ia com um centro para logo ver se Deus deseja que contemos com um, ao menos, destes centros leigos, em cada país! Oremos de todo coração e supliquemos ao céu para que Deus cumpra uma promessa que se encontra em Patriarcas e Profetas a qual diz que Deus fará uma grande reforma para que todos seus planos e ideais se cumpram de acordo a seu PLANO MESTRE no que diz respeito a todas as Suas Instituições.

Embora não contemos com muito tempo pela frente para fazer todas as coisas desejadas, Deus se está encarregando de que Seus planos e vontade sejam concretizados para Sua glória e para a salvação de muitas, muitíssimas almas.

Visita ao Brasil

Estivemos em São Paulo pregando e compartilhando temas com os amados irmãos daquela região logo no começo de nossa visita, além de iniciar com planos do primeiro CEMM. Por favor, orem por este projeto de suma importância para o movimento adventista leigo mundial. O lugar que Deus proveu para o dito centro de treinamento leigo é extraordinário, um lugar muito especial. Há duas semanas, quando visitamos esse prédio com todo o grupo, fizemos uma oração de dedicação e súplica perante nosso Deus por esse lugar e por sua influência na vida de tantas pessoas que possam treinar-se ali para o serviço ativo e de amor em favor das almas que estão necessitando ao Senhor e Salvador Jesus.

Em seguida nos dirigimos a Brasília, a capital do Brasil, uma cidade relativamente nova, pois foi construída faz menos de 40 anos atrás. Ali, os irmãos tinham organizado o II Congresso Leigo de Adventistas, pois o primeiro foi feito em novembro do ano passado em Piracaia. Este segundo, agora foi de 30 de maio a 2 de junho nas instalações de uma escola do governo federal detrás da Universidade Católica da Brasília.

Excesso de temas

Todos podemos notar que houve temas ou oradores demais para o tempo com o qual contamos, algo que ensinou a todos que deveremos ajustar para próximos encontros. Os temas da Miriam Berry sobre as profecias do Daniel e Apocalipse foram de grande interesse, embora por razões de tempo, ela pôde apresentar tão somente uma quarta parte do material e se perdeu muito com a tradução embora Deus fez e segue fazendo milagres de compreensão rápida e a grande maioria dos participantes fique MOTIVADA a continuar com a investigação e a correta compreensão das linhas de tempo que se apresentam em Daniel 12 (iniciando com os capítulos de Daniel 10 ao 12) e Apocalipse 12, 13, 14, 17 e 18.

Contamos com livros em espanhol sobre esses temas de tamanha importância profética atual, escritos pela irmã Miriam Berry. E é muito interessante notar que irmãos do sul do Brasil, já estiveram investigando sobre esses temas e até escreveram um livro que nestes dias nos estarão enviando, exatamente sobre Daniel 12!

Sem nenhuma dúvida, Deus esteve dirigindo a atenção de seu povo ao estudo e à compreensão deste tema, pois como povo remanescente do fim, precisamos compreender assuntos de vital importância para nossa salvação e para anunciar e ensinar a multidões sobre a justiça e o amor de Deus!

De boxeador a "pescador de homens"

Ao final deste congresso, em 3 de junho, era para retornarmos aos EUA, mas Deus tinha outros planos em mente e recebemos um convite de que visitássemos Cuiabá no estado de Mato Grosso, no oeste do país e que faz fronteira com a Bolívia. Fomos para lá junto com o pastor missionário (ex-batista e evangélico) Raymundo Sampaio, que deslocou-se de Salvador, BA, ao leste do Brasil, litoral atlântico, para participar do congresso em Brasília, DF. Este irmão foi campeão de boxe do Brasil nos anos setenta e quase foi campeão do mundo, mas Deus o chamou para que seja agora "pescador de homens".

Eu o conheci na Bahia, quando estive por lá faz quase dois anos e nos fizemos amigos e irmãos na missão, mas agora Deus nos uniu para a obra missionária nesta viagem especial a Cuiabá. Ali pudemos compartilhar vários temas de reconsagração, de motivação missionária e sobretudo, de nossa grande necessidade de solicitar e receber o Espírito Santo para sermos selados e permanecer firmes em Jesus.

Ver como Deus está chamando os "obreiros da undécima hora" para unir-se a este movimento missionário e remanescente final para que levem a verdade presente a toda nação, tribo, língua e povo e a toda igreja e/ou denominação é algo MARAVILHOSO, profecia em cumprimento!

Rebatismo em Cuiabá

Desde que chegamos ao Cuiabá, na primeira noite de reunião insistimos na necessidade de uma consagração e dedicação total a Deus e a sua Obra Missionária Final, pedindop inclusive que os irmãos considerassem a possibilidade de um rebatismo Na sábado à tarde, analisamos o que Deus nos diz em Atos 19:1-7 sobre o rebatismo e o que está registrado no livro Evangelismo, pág. 275, último parágrafo da seção sobre "O Rebatismo", extraído da Carta 63 de 1903, sob o título de "A Reconversão e o Segundo Batismo dos Adventistas do Sétimo Dia".

Para encurtar a história, a igreja, quase toda, decidiu ser rebatizada. Acredito que foram mais de 60 irmãos, sendo que 12 ou mais irmãos foram batizados pela primeira vez nesta mensagem gloriosa dos três anjos de Apocalipse 14 e 18. O batismo foi realizado no rio do Cuiabá pouco antes do pôr-do-sol. Uma experiência gloriosa que ficará gravada na lembrança (por toda a eternidade) de todos os que pudemos participar! Nessa ocasião, o pastor Raymundo Sanpaio foi rebatizado para glória e honra de Deus. Ele deu seu testemunho de que Deus pede que reconfirmemos nosso batismo sob a nova luz do Evangelho Eterno de verdade presente.

Na verdade, queridos irmãos, devemos aprender com a simplicidade e a aceitação rápida dos irmãos que Deus está unindo à mensagem final, pois o que nos levou vários anos processar, eles (os da undécima hora) estão aceitando em poucos dias ou horas! Deus abençoe a seus filhos fiéis e obedientes, que se estão unindo ao povo remanescente. Eles são uma verdadeira INSPIRAÇÃO para muitos de nós, pois o que NÃO fazem os "adventistas" de anos, estes irmãos estão dispostos A fazer em poucos minutos! A cada dia, vemos como Deus abreviará Sua obra em justiça e a terminará segundo Sua vontade, não segundo a vontade de nenhum homem ou denominação.

Uso de alianças

Um dos temas que surgiram novamente no Cuiabá foi a necessidade de apartar-se de toda iniqüidade, de todo laço com Babilônia e o Espiritismo. Dentro desse assunto, a questão do uso do anel ou aliança de matrimônio voltou a ressurgir, pois já havia surgido em São Paulo, Brasília e, agora, os irmãos o reintroduziram em Cuiabá. Para honra e glória de Deus, uma vez que se compreendeu o tema à luz da inspiração e da história, Deus triunfou e mais de 90% da irmandade e liderança retiraram para sempre seus anéis, jóias e/ou alianças de matrimônio!

Louvado seja nosso Deus! Como povo de Deus e remanescente final, NÃO PODEMOS ter, nem levar nem levar NADA que provenha de Satanás sobre nosso corpo, sobre nossa mente ou dentro de nossas casas ou carros. Devemos seguir o exemplo dos irmãos cristãos da Ásia, no tempo do apóstolo Pablo, quando queimaram seus livros de magia em demonstração de sua entrega completa ao Senhor.

Compartilhamos isto com todos vocês, irmãos adventistas leigos, pois Deus nos quer transformar em um povo puro, santo e sem mácula acima de todo o Universo. É nosso privilégio poder ser parte desse povo!

Contêineres

Louvamos a Deus, pois já recebemos notícias alentadoras de vários países, nos quais Deus tem feito chegar os contêineres com material missionário. Já chegaram os contêineres e os irmãos já começaram a coordenar a distribuição nos seguintes países: Chile, no Iquique ao norte do país; Em São Salvador, El Salvador na América Central; No Panamá; Cidade David no Chiriquí, América Central. O quinto contêiner já chegou a Santos em São Paulo, Brasil. LOUVADO SEJA NOSSO GRANDE DEUS! Aguardamos a confirmação desde República Dominicana, no Caribe, Colômbia na Sudamérica e o da Costa Rica, Centro a América. Sigamos orando por todos estes lugares, pois centenas de milhares de almas estão em jogo para vida eterna.

Estamos orando por todos nossos queridos irmãos e pela unção do Espírito Santo em nossa vida. Oramos pelo Centro Educacional de Treinamento para Médicos Missionários (CEMM), que começará a funcionar perto de Piracaia, São Paulo, pela fé, sendo que inclusive não está preparado para receber a muitos irmãos. Por isso, iniciarão o treinamento de poucos por vez nos fins de semana. Deus abençoe os esforços para seguir Seus planos, de acordo com o padrão ou ideal divino.

Obrigado!

Nos próximos dias, estaremos nos concentrando na produção de programas de rádio e tv, nos quais apresentaremos A SAÚDE NATURAL e PROFECIAS BÍBLICAS, em formatos que todos vocês possam aproveitar em seus países, acrescentando apenas seu endereço e/ou telefones de contatos. Obrigado por nos apoiar em suas orações.

Desde estas terras da Califórnia, saudamos fraternalmente a todos os nossos amados irmãos em Cristo, com o desejo e oração para que Deus nos preserve puros, santos e totalmente comprometidos sua Obra Missionária Final.

Muitos carinhos de toda a igreja que está no Brasil para o mundo hispano de todas partes do mundo. Nossos irmãos agradecem suas orações em favor dos encontros e congressos que se realizaram faz poucos dias. O Brasil está incendiado com o fogo santo e o que vemos agora, é tão somente o começo. COMO SERÁ O ALTO CLAMOR? Louvado seja nosso bom Deus e o Senhor Jesus Cristo.

Maranata, Maranata!

Seus irmãos em Cristo, Billy e Rosmarie Paul.

Leia mais:

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com