Dr. Timm Confirma Envolvimento Ecumênico da IASD

Alberto Ronald Timm declarou publicamente em Cuiabá que a IASD participa das reuniões do CMI, e que é membro das igrejas ecumênicas na Alemanha e Suécia.

Em reunião com toda a liderança do Estado do Matogrosso, na Igreja Central de Cuiabá, nos dias 05,06 de abril de 2002, o Pr. Albert Ronald Timm, respondendo à questão do envolvimento da IASD com ecumenismo, diz que a Igreja participa de reuniões ecumênicas promovidas pelo CMI (Conselho Mundial de Igrejas), sendo também membro das igrejas ecumênicas na Alemanha e Suécia.

Fundado em 1948, o CMI realiza o esforço ecumênico em escala internacional. "É um instrumento que as igrejas, juntas, põem à disposição do seu Senhor, para que ele use segundo sua vontade." Guia Ecumênico, pág. 178. Mas falando mais estritamente, entendemos por movimento ecumênico as atividades de caráter sistemático, institucional e organizativo, de cunho interconfessional visando uma maior unidade visível da Igreja, supostamente para que o testemunho do evangelho possa ser crido. Assim, como bem sabemos, a finalidade do movimento ecumênico (União das Igrejas) é reunir, agrupar todas as religiões sob sua bandeira.

Por culto ecumênico, entendemos uma celebração conjunta de cristãos pertencentes a diversas denominações, com a intervenção oficial e simultânea de ministros de todas ou de algumas delas. Guia Ecumênico 21, pág. 73.

O que dizem os católicos sobre a questão do ecumenismo? "Verificando a nossa divisão, qual é o testemunho que os cristãos estão dando? Sem dúvida, a situação melhorou. Alguns padres e pastores se reúnem regularmente. Alguns participam de cultos ecumênicos e celebram casamentos ecumênicos. A troca do púlpito é algo comum." Unidade e Fraternidade, pág. 15.

O que dizem os adventistas sobre a questão do ecumenismo no livro Questions on Doctrine? “Somos unidos aos grupos denominacionais cristãos, nossos companheiros nos grandes fundamentos da fé que uma vez foi entregue aos santos.” Pág. 32.

O que dizem os jornais e revistas

“Desde 1965, tem havido anualmente diálogos entre o Concílio Mundial de Igrejas e os adventistas do sétimo dia... Desde 1968, a Conferência Geral dos adventistas do sétimo dia é reconhecida por outras Igrejas denominacionais como – Família Confessional Cristã – A participação adventista na Conferencia anual das famílias confessionais do mundo tem trazido bons resultados.... A cooperação de consciência é necessária, enquanto não haja compromissos acerca de crenças, firmemente estabelecidos e objetivos religiosos” - Adventecho (periódico adventista da Alemanha) 15.02.1973.

“O Conselho Mundial de Igrejas admitiu hoje nove teólogos católicos romanos como membros em sua principal corporação teológica, a Comissão Sobre a Fé e Ordem.... Também admitidos como membros plenos foram seis representantes de outras Igrejas não membros, inclusive a Igreja Adventista do Sétimo Dia...” - New York Times [EUA], 12.07.1968

“A Igreja Adventista do Sétimo Dia é associada ao Concílio Nacional de Igrejas... Os adventistas do sétimo dia se filiaram a uma unidade do Concílio desde a sua formação em 1950.” - Letter From Nacional Council of Churches [EUA], 21.03.1960.

“Os adventistas estão trabalhando em íntima cooperação com o Concílio Ecumênico” - Tribuna Ludu [Jornal Polonês] 15.12.1967.

Um folheto publicado pelo Concílio Cristão da Zâmbia, África, mostra um rol de membros de 22 igrejas, e com uma dessas é arrolada a Igreja Adventista do Sétimo Dia. – What is CCZ? [folheto publicado pelo Concílio Cristão da Zâmbia]

“Quando os dirigentes mundiais adventistas se convenceram de que a Igreja podia realizar sua oba sem qualquer mudança em seus ensinos ou meios de sustento, cedeu às exigências governamentais de alinhar-se com as organizações protestantes.... Assim, com sentimentos mistos de ambos os lados em 24 de março de 1972 os adventistas do sétimo dia tornaram-se o quadragésimo segundo membro da Igreja de Cristo no Zaire”  – Review and Herald 27.02.1975.

“Os adventistas do sétimo dia foram uma das primeiras denominações a reformar-se e a unir-se à Igreja Comunista. Outras denominações assim procederam à muito tempo, mas não todas. Foram a Igreja Evangélica, a Igreja Ortodoxa Chinesa, a primeira sob a direção do reverendo Wang, e a última sob a direção do reverendo Watchman Nee” - Haagse Courant [Jornal Holandês] 27.01.1962.

“Os adventistas foram declarados como tendo passado por um novo nascimento como organização. Foram recompensados sendo oficialmente classificados como uma Igreja reformada, a primeira na China Comunista.” - The Story of Mary Liu [livro] por Edward Hunter, pág. 222.

“Onze seminários da China Oriental se incorporaram ao Seminário Teológico de Nanking, formando o Seminário Teológico Unido Ginling, tornando-se estas distintas faculdades uma universidade. Toda sorte de fé protestante foi indiscriminadamente reunida, inclusive a adventista do sétimo dia e a apostólica” - The Black Book on Red China, Edward Hunter, pág. 66.

O que diz o Espírito de Profecia, através da Sra. White

“Quando o Salvador viu na Igreja judaica uma nação divorciada de Deus, viu também uma professa Igreja cristã unida ao mundo e ao papismo.”  RH 08.10.1901.

“Aqueles que tiveram a luz da verdade, e que já se regozijaram nas suas bênçãos, mas dela se afastaram, esses hão de batalhar para apagar o Espírito de Deus. Inspirados por um espírito de baixo, eles hão de derribar o que outrora edificaram. A todas as almas razoáveis e tementes a Deus eles mostrarão que não se pode confiar neles. Poderão professar a verdade e a justiça, mas seu espírito e suas obras os denunciarão como traidores do Senhor. Eles hão de considerar as operações de Satanás como manifestações do Espírito Santo.” RH 24.05.1898.

“Tornam-se os piores inimigos de seus antigos irmãos. Quando os observadores do Sábado forem levados perante os tribunais para responder por sua fé, estes apóstatas serão os mais ativos agentes de Satanás para representá-los falsamente e os acusar e, por meio de falsos boatos e insinuações, incitar os governantes contra eles.” GC, pág. 607.

Não podemos endossar envolvimento algum em ecumenismo nem espécie alguma de associação com a moderna Babilônia. “Não se unam, os atalaias sobre os muros de Sião, com os que estão a tornar de nenhum efeito a verdade como ela é em Cristo. Não se juntem eles à confederação de incredulidade, papismo e protestantismo.” 4BC, pág. 1141.

“É impossível unir-vos aos que são corruptos e ainda permanecerdes puros.” 6BC, pág. 1102.

“Fazer jugo com os que não são consagrados e ainda ser leal à verdade, é simplesmente impossível. Não podemos unir-nos com os que se estão servindo a si mesmos, que estão trabalhando conforme planos mundanos sem perdermos nossa ligação com o Conselheiro Celestial.” 5BC, pág. 1086.

“O anjo com o tinteiro de escrivão deve colocar uma marca na testa de todos o que estão separados do pecado e dos pecadores, e a este anjo segue-se o anjo destruidor” 4BC, pág. 1161.

“Satanás está resolvido a uni-los em um só corpo, e assim fortalecer sua causa arrastando-os todos para as fileiras do espiritismo.” GC, pág. 588.

“Unir-nos-emos aos transgressores da lei de Deus? Antes seja nossa oração = Senhor, põe inimizade entre mim e a serpente.” 1TSM pág. 591.

“Os ímpios estão sendo atados em molhos, atados em trustes, uniões e confederações. Nada tenhamos que ver com estas organizações.” 4BC, pág. 1142.

“Satanás tem a sua grande confederação, a sua igreja. Associar-se com sua família de igrejas populares é fazer o jogo do inimigo.” TM, pág. 16.

“Satanás procura constantemente fortalecer o seu poder sobre o povo de Deus, induzindo-os a entrar em aliança com seus súditos...Mas o Senhor em Sua Palavra instruiu claramente Seu povo a não se unirem àqueles de quem não habita o amor para com Ele.” PP, pág.600.

“Qualquer ligação com os infiéis e incrédulos, que nos viesse identificar com eles, é proibida pela Palavra. Temos de sair do meio deles, e ser separados. Em caso algum devemos unir-nos em seus planos de trabalho.” OE, pág. 394.

“Quando os que se estão unindo com o mundo, embora proclamando grande pureza, reclamam união com os que sempre foram opositores da causa da verdade, devemos temer e evitá-los tão decididamente como o fez Neemias” PR, pág. 660.

“O Senhor está provando o Seus povo, para ver quem se manterá fiel aos princípios de Sua verdade. Nossa tarefa em proclamar ao mundo a primeira, Segunda e Terceira mensagens angélicas. Na desincumbência de nossas obrigações não devemos menosprezar nem temer os adversários. Não consta da ordem divina que, por meio de contratos, nos liguemos aos que não pertencem à nossa fé. Devemos tratar com bondade e cortesia os que se recusam a ser fiéis a Deus, mas nunca, nunca a eles nos unir em concílios que visem aos interesses de sua obra.” 3TSM, págs. 127-128.

“A igreja apóstata unir-se-á com os poderes da Terra e do inferno, para colocar o sinal da besta sobre a fronte ou sobre a mão, e persuadir os filhos de Deus a adorar a besta e sua imagem. Eles procurarão compeli-los a renunciarem sua lealdade à lei de Deus e a prestarem homenagem ao papado.” MM, 1977.

Sou afetuosamente, PR. Osvair MUNHOZ. Contatos: osvairmunhoz@hotmail.com.br.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com