Qual é o Nome Correto: Jesus ou Yeshua?

PERGUNTA:

Se o nome verdadeiro do Salvador é Ieshua, por que chamar Jesus, já que nomes próprios não se traduzem, apenas se transliteram? Você já leu o site www.ieshua.com?

RESPOSTA:

A Importância de um Nome

Mais do que uma identificação, o nome de uma pessoa geralmente descreve seu caráter, temperamento, função, virtude ou defeito. Pode também descrever a fé e a esperança de seus pais, as circunstâncias de seu nascimento, ou a sua missão de vida - especialmente quando o nome é divinamente apontado.
 

O Cuidado com o Nome de Deus

"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, pois o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão" (Êx 20:7).

O terceiro mandamento torna bem claro esse cuidado que devemos ter com o nome de Deus.

Este mandamento não somente proíbe os falsos juramentos e juras comuns mas veda-nos o uso do nome de Deus de maneira leviana ou descuidada, sem atentar para a sua terrível significação. Pela inconsiderada menção de Deus na conversação comum, pelos apelos a Ele feitos em assuntos triviais, e pela freqüente e impensada repetição de Seu nome, nós O desonramos. "Santo e tremendo é o Seu nome" (Salmo 111:9). Todos devem meditar em Sua majestade, pureza e santidade, para que o coração possa impressionar-se com uma intuição de Seu exaltado caráter; e Seu santo nome deve ser pronunciado com reverência e solenidade.

Os judeus tinham tanto respeito pelo nome de Deus que, para evitar pronunciá-lo de forma errada, nem sequer ousavam pronunciá-lo. Assim, quando encontravam o o tetragrama YHVH, liam Adonai, que quer dizer Senhor.
 

Qual é o Nome de Deus?

Quando Deus se apresentou a Moisés no monte Sinai, em meio à sarça ardente, Moisés não o conhecia pelo nome (Êx 3:13,14). Deus se apresentou como "Eu Sou" (uma abreviação de "Eu Sou o Que Sou").

Em hebraico, o nome é , sendo YHWH uma transliteração do tetragrama composto pelas letras Yod, He, Waw, He (lembre-se que no hebraico escreve-se da direita para a esquerda).

Quando Paulo (cujo nome original era Shaul) passou por Atenas, percebeu que entre os muitos altares erguidos aos deuses havia um que era dedicado "ao Deus desconhecido", e lhe davam honra mesmo sem saber muito sobre ele (At 17:23). Paulo aproveitou a oportunidade e lhes anunciou o verdadeiro Deus vivo.
 

O Nome Jesus

Em Mateus 1:21 lemos o que o anjo Gabriel disse a José: "Ela [Maria] dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles."

Se esta história tivesse acontecido aqui no Brasil, o nome da criança teria sido Salvador, ou, literalmente no hebraico, Yhvh (Jeová) é salvação, ou Ele salva.
Na língua original do Antigo Testamento, o Hebraico, o nome (Yehoshua), ou sua abreviação Yeshua, é a forma masculina do substantivo yeshu'ah, que quer dizer salvação. É um nome até freqüente, visto o seu significado, e na Bíblia aparecem diversos personagens com esse nome, além, é claro, do Senhor Jesus. Entretanto, aparecem diversas formas desse nome, conforme a lista abaixo demonstra:

Jesua
* chefe de uma tribo de sacerdotes (1Cr 24:11);
* um levita no reinado de Ezequias (2Cr 31:15);
* um sumo sacerdote (Ed 2:2);
* um dos que vieram de Babilônia com Zorobabel (Ed 2:6);
* chefe de uma família levítica (Ed 2:36);
* um levita filho de Azanias (Ne 10:9);
* outro levita, filho de Cadmiel (Ne 12:24);
* o pai de Ezer, um dos que trabalharam no muro (Ne 3:19);
* um lugar onde habitaram alguns dos filhos de Judá depois  de voltarem do cativeiro (Ne 11:26).

Josué
*líder dos hebreus depois de Moisés (autor do livro que leva o seu nome).
 Seu nome original era Oséias (Nm 13:16);
*um bete-semita, em cujo campo parou o carro com a arca (1Sm 6:14);
*um governador de uma cidade, no reinado de Josias (2Rs 23:8);
*ou Jesua, um sumo sacerdote no governo de Zorobabel (Ed 2:2; 3:2,8; Ag 1:1,12,14).

Jesus
*um companheiro de Paulo apelidado Justo (Cl 4:11);
*Jesus Cristo, o Messias, nosso Senhor e Salvador.

Em grego, o nome Yeshua foi traduzido como (Iesous), de onde deriva o nome Jesus em diversas línguas (Inglês, Português, Espanhol, etc.).

Alguns questionam essa "tradução", argumentando que nomes não se devem traduzir, mas sim transliterar, isto é, fazer corresponder letras que tenham o mesmo som. Este procedimento é interessante e correto, e por vezes é utilizado nas traduções da Bíblia.

Mas mesmo este argumento pode ser questionado. Por exemplo, não deveríamos chamar Deus de Deus, e sim de Yhvh (como é que se pronuncia isso?), que é uma transliteração do tetragrama hebraico. A substituição por Adonai, porém, fez com que a pronúncia de Yhvh se perdesse no tempo, e o que conhecemos hoje por Jeová é também uma tentativa de traduzir este vocábulo, mas não significa que está correto também.

Já ouvi um respeitado professor, doutor em Antigo Testamento, questionar a palavra Jeová como transliteração de Yhvh. Achei muito interessante os argumentos e até concordo com seu ponto de vista, mas isso não vai alterar em maneira nenhuma minha fé e adoração a Deus.

Já li também uma apostila sobre essa questão do nome Jesus. Ali argumentava-se que o nome teria sido deliberadamente alterado para significar uma blasfêmia. O site que você citou apresenta idéias semelhantes.

Particularmente, não vejo nenhum problema em orar em nome de Yeshua, ou Yehoshua, assim como cantamos em vários hinos a Jeová (embora, como já citei acima, esta não seja a melhor transliteração disponível).

Essas questões lingüísticas sempre têm sido um obstáculo à pregação do Evangelho, e é por isto que o Espírito Santo concede um dom especial, o dom de línguas, para que essa barreira seja derrubada. Mas não vejo esse dom da forma como muitas igrejas evangélicas têm demonstrado por aí (mas isso é assunto para outra ocasião).

Se tivermos que aprender hebraico ou grego para podermos realizar a vontade de Deus e sermos salvos, creio que mesmo o número de 144.000 será uma super-estimativa.

Na verdade, a vida eterna consiste em conhecer o único Deus verdadeiro (Yhvh, o Eu Sou, Jeová) e a Jesus (Yeshua, se preferir) Cristo (Mashiach, em hebraico; Christos, em grego; Messias ou Ungido, em português), a quem Ele enviou (Jo 17:3).

Mais importante do que debatermos sobre tal ou qual nome é mais apropriado, devemos questionar se tal ou qual atitude, hábito ou costume que temos praticado é digno de honrar a Deus ou não, pois "quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1Co 10:31).

Louvemos a Deus mais com nossos corações e mentes, em nossos sentimentos, pensamentos, palavras e ações, consagrando cada dia a nossa vida a Ele, demonstrando nosso amor ao obedecermos aos seus mandamentos (Jo 14:15; 15:10; 1Jo 5:2-3).

Deus "nos fez também capazes de ser ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica" (2Co 3:6).

Que o Senhor nos abençoe e guarde, e nos permita trilhar o caminho que leva à salvação.

E a salvação não é algo, mas é alguém.

É Deus quem salva, é Yeshua, é Jesus!

Fonte: Ministério HINEH-ZEH BA

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com