E Músico Adventista, Pode Participar de CD "do Mundo"?

Klayfe Rohden

Olá amigos,

Conheci ontem o site e desde ontem à noite fiquei meio assustado com a forma que estão sendo expostas as opiniões de pensadores, professores e até mesmo músicos e produtores, como o Flávio Santos. Estive pessoalmente na casa dele, quando fiz uma turnê em São Paulo com o GRUPO ÓRION em 96, se não me engano.

Sou Pianista do Grupo Órion e produtor musical aqui em Aracaju, fazendo jingles para rádio e tevê e também discos para vários cantores e igrejas diversas.

Gostaria de não polemizar mais este assunto que, não sei bem porque, atrai tanta confusão, sendo que Deus não deixou nada estipulado ou ordenado para que seguíssemos em relação à música. Tudo que se lê no site são estudos aprofundados e pesquisas bem variadas, mas que, de fato, não ajudam naquilo que deveriam realmente ajudar.

Ganhar Dinheiro, Como?

Quando fiz 11 anos, pedi um violão para minha mãe como presente de aniversário. Ganhei e estudei e desisti, pois achei meio limitado. Entendi que tocar bem era difícil e fui aos doze anos para o piano da igreja local, onde funcionava também a Escola Adventista. Vi aquele era o meu instrumento! Depois, fui estudar partitura e, enfim, tornei-me um músico profissional hoje. E agora? Onde tocar? Ganhar dinheiro, como?

É fácil para pessoas que prestaram um concurso no Banco ou no Estado, dizer que esta não é uma profissão adequada para um CRISTÃO. Um restaurante não é bom lugar para trabalhar, porque tocará músicas populares. No shopping, o ambiente não é adequado, porque as pessoas bebem. Num hotel também, você toca de tudo. E o seu instrumento deve ser para Deus ou para o Diabo.

Frases como essas para quem está do outro lado e tem seu emprego, são muito fáceis de serem ditas e assimiladas. Mas quem critica não pára para pensar que em seu local de trabalho, têm pessoas que bebem, que fumam, que traem esposas, que detestam ouvir falar de Deus, etc. Quando trabalhamos com vendas, não queremos saber para quem vendemos, não vendemos somente para cristãos. Quando trabalhamos num taxi, não escolhemos apenas passageiros evangélicos.

Meu instrumento que pedi tanto a Deus para ter e comprei para trabalhar custa 7.800 reais. E comprei com meu esforço, sem ninguém além de minha mãe me dar nada. A igreja não me deu um instrumento para eu dedicar somente a Deus. E eu não pedi a Deus que só soubesse tocar na vida. Claro, sei fazer outras coisas, mas o que sei mesmo e bem é fazer música.

Então eu só posso usar meu instrumento para a igreja? Quem trabalha filmando, só filma eventos da igreja? Quando a Missão local aluga um equipamento de som para um evento de 3 dias (sexta, sábado e domingo), não está pagando para que o pessoal trabalhe no sábado? E mesmo que alugue de um membro da igreja, não está fazendo com que ele trabalhe no santo sábado?

Se ele usa este dinheiro para um Grupo Vocal ou compra de equipamentos, ele está usando na "obra". Mas se é para seu sustento, é ou não é um trabalho pago no sábado? 

Vender Côco na Praia?

Enfim, quero dar minha opinião bem objetiva, até porque passo e vivo isso 24 horas por dia. Sou massacrado e elogiado por irmãos. Alguns contras e outros a favor. Mas no final do mês sei e acredito que é só DEUS quem me dá o que preciso pra mim, minha esposa e minha filha que vai nascer agora em agosto (Camilinha).

A rede quando jogada ao mar, você não escolhe os peixes que quer que venha. Daí, vem de tudo. Assim é na igreja. Não escolhemos quem batizar ou alcançar, e alcançamos músicos também. Músicos que adoravam tocar piano, guitarra, baixo, bateria e só faziam isso na vida, hoje querem louvar a Deus este dom que há tanto tempo não serviu para o louvor. Mas, onde tocar? Não se tem espaço, nem incentivo. Deve ele encostar seu instrumento e ir vender côco na praia?

Cheguei a uma conclusão quando li todas essas matérias no site: A igreja está pesquisando muito e piorando a situação! Ninguém pode julgar sobre o louvor. Entendidos e mestres que não sabem nem o que é uma nota musical, mas acham que sabem qual é a música do Céu, só estão dividindo opiniões e causando conflitos.

Pedras de Tropeço

Estamos bloqueando o caminho da salvação para pessoas que poderiam estar tocando para nós na Igreja e até deixando o "mundo", como poderia acontecer com os músicos do Djavan. Num vídeo do Pr. Ron Kenoly (batista), tem um baterista que é ou era do grupo do cantor Phill Collins. Hoje, ele é evangélico! Quem sabe, não foi um recital que o trouxe? Quem sabe não foram os momentos no estúdio, ou ensaiando?

Por que não pensamos em valorizar a musicalidade nas Escolas Adventistas, incluindo música entre as disciplinas, canto coral, etc? Por que não abrirmos conservatórios ou academias de música para ensinarmos e termos bons músicos? Não dá para o Costa Jr., Lineu e Flávio Santos fazerem tudo sozinhos! Que bom seria se pudessem, mas mesmo assim eles não tocam tudo. Eles sabem produzir. Precisam de músicos e não temos. 

O que temos são assuntos em sites que, depois de lidos, acabamos influenciados a concordar com fanatismos e desencanto de bons músicos para a nossa igreja.

Deus Tudo Vê

Já toquei por quase todo o Brasil com o Grupo Órion e fui aplaudido separadamente por muitos músicos. Inclusive, o Costa Jr. esteve em minha casa há cinco dias com a Sonete, numa semana de oração que passou por aqui. E posso dizer que isso foi graças a Deus, pelo dom e meu preparo autodidático. Com pesquisas em músicas populares, harmonia e fundamentos da música, que nada têm a ver com esta matéria que os pastores acham que existe que é A MÚSICA SANTA.

Vamos tentar corrigir, sim, estes problemas, ensinando as igrejas a usarem os CDs com voz para os hinos, apenas caso não haja músico, ou só para o aprendizado da melodia; e depois cantar com violão, teclado, ou o que for. Porque estamos sem querer e sem intenção talvez, colocando os músicos para fora da igreja. Pois eles são desprezados como inúteis e, apedrejados pela igreja ou pela comissão, por causa do que fazem em suas vidas particulares.

Quem está, ou não, tocando em determinado CD, não é problema. Vamos orar para que o CD chegue às casas e faça o trabalho missionário. Uma coisa é certa DEUS está vendo TUDO, sabe de tudo e não somos nada nem ninguém para julgar nada.

Gostaria de poder só tocar pra igreja. Mas como? Eu trabalho, faço propagandas para as empresas e no final de semana agradeço a Deus pelo que me deu naquele período.

Espero estar ajudando em algo, pois fiquei muito triste com as propostas escritas no site que não ajudam em nada e, sim, nos incentivam a sair da igreja e ir para o mundo, pois lá existem pessoas boas e sem este espírito de confusão disseminado por gente inteligente demais para o nosso QI.

Para finalizar, quero dizer que se alguém gravar um CD com um violãozinho do irmão tal, QUEM VAI COMPRAR? Se a igreja exige qualidade, o músico tem que oferecer qualidade naquilo que faz. E qualidade, às vezes, é sinônimo de contratação dos serviços de músicos não-adventistas. Pensemos nisto tudo que escrevi de coração. -- Klayfe Rohden é Pianista do Grupo Órion em Aracaju, SE, professor de música, produtor musical, faz trilhas, jingles e spots para rádio e tv e, como Adventista do Sétimo Dia, freqüenta a Igreja Central de Aracaju. Fone: (0xx79) 248-1421 ou 9136-9478.

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com