Novo Texto de Flávio Santos Complementa Seu Pensamento Sobre Contratação de Músicos Não-Adventistas

Estimado Robson,

Penso que você deveria separar a enquete em músicos não-adventistas nos cds e músicos não Adventistas nos cultos. A minha resposta é uma explicação para os cds e somente para os cds, por isso acho que a defesa do colega cujas iniciais deveriam ser reveladas e os textos bíblicos não se aplicam ao assunto original.

Acho que, quando se trata de um culto de adoração, a Igreja tem os seus critérios e de uma forma geral não é aceita a participação de não Adventistas nos serviços de adoração. No entanto existem casos no mundo todo em que são contratados Organistas, Pianistas e ou Instrumentistas profissionais para participarem em atividades da igreja. É comum também músicos Adventistas serem contratados para serem ministros de música em outras denominações. Uma boa parte dos músicos que fazem mestrado nos EUA conseguem custear os seus estudos desta forma.

É preciso tornar claro uma coisa um cd, é como um púlpito, ou um banco da igreja, as mãos que construíram este púlpito não invalidam o uso que fazemos dele. Este assunto me remete ao problema das carnes na época do Apóstolo Paulo. Qual foi a resposta de Paulo??? 

A Bíblia é muito clara! Não é nossa tarefa separar o Joio do Trigo. Não julgueis para não serdes julgados. A nossa missão é ser sal ou luz, não dá para ser sal sem estar na comida, não dá para ser luz na claridade. Portanto o isolamento não é o que Jesus nos ensinou. Muitas vezes o talento que Deus deu ao ser humano, veja bem o talento do ser humano não o talento Adventista, pode ser usado por Deus. 

Se a Bíblia diz que até as pedras falarão porque Deus não pode usar o talento de músicos profissionais para inspirar o povo de Deus?

Este assunto me faz relembrar uma frase famosa do reformador Lutero que é mais ou menos assim, "Porque as boas melodias são propriedade dos inimigo?" O trabalho reformador de Lutero foi feito através do uso de melodias populares com novas letras ensinando as doutrinas da reforma para o povo. E alguns hinos estão em nosso hinário até hoje, tais como "Ó Fronte Ensangüentada" e "Castelo Forte" que foram compostas para fins seculares e eram usadas até nas tavernas e Lutero aproveitou as melodias e as utilizou como instrumento de evangelização.

Muito cuidado meus irmãos muitas vezes estamos fazendo o trabalho de Saulo com as melhores das intenções, ("Saulo, Saulo, Por que me persegues???)

Apreciaria que você fosse mais coerente em seu site e não misturasse uma coisa com a outra. -- Flávio Santos

Nota do Editor -- Em nossa avaliação,a simples participação de músicos não-adventistas nos CDs acaba significando também sua participação nas reuniões uma vez que, em muitas igrejas, canções de CDs são usadas como fundo musical nos momentos de espera e os play-backs substituem a participação de instrumentistas em muitas reuniões. Podemos, oportunamente, formular uma nova pesquisa separando as duas modalidades.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com