O Deus Sem Rosto e Impessoal do Dr. Kellogg Está de Volta à IASD

Entenda como e porque a doutrina da Trindade despersonaliza a Deus completamente.

 

A Doutrina da Trindade para se sustentar com uma capa de aparente verdade, precisa mudar a definição de pessoa que é aceita universalmente.

Pessoa, segundo qualquer dicionário, é um elemento único, indivisível e distinto em relação a qualquer uma outra.

A Doutrina da Trindade precisou criar uma nova categoria de pessoa, uma pessoa na qual possam participar simultaneamente três individualidades, sem no entanto destruir a definição tradicional de pessoa.

Assim, a trindade afirma que Deus é um ser pessoal e único. No entanto, apesar de Deus ser uma pessoa, é composto por três individualidades distintas, possuidoras de personalidades diferentes.

O Pai é Deus, mas não é o Filho. O Pai é Deus, mas não é o Espírito Santo. O Filho é Deus, mas não é o Pai. O Filho é Deus, mas não é o Espírito Santo. O Espírito Santo é Deus, mas não é o Pai. O Espírito Santo é Deus, mas não é o Filho.

Essa nova idéia de pessoa criada pelo trinitarianismo é infinitamente contraditória com ela mesma. Ela não cabe na racionalidade humana e violenta todos os princípios da lógica.

A incompreensibilidade dessa nova idéia de pessoa, é utilizada pelos trinitaristas como evidência de sua plausibilidade. Sendo Deus infinito, o homem é incapaz de compreendê-Lo.

No entanto, os próprios trinitaristas fazem esforço incessante para compreender a Deus, tendo como base a sua visão trinitária de Deus.

 

Deus Família?

Entram, então, os trinitarianos no campo da fantasia. Ao comparar Deus à figura da família, imaginam com isso  dar um passo na compreensão de Deus. Essa pobre comparação é inútil sob todos os aspectos e a única coisa que consegue é despersonalizar Deus completamente.

Quando olhamos para um casal ou uma família, não vemos um novo ser, uma nova pessoa resultado da união de três pessoas ou mais. O que vemos, são as pessoas do marido, da mulher e se for o caso, a pessoa ou pessoas do(s) filho(s).

Não existe um "ser" casal, não existe uma nova "pessoa" casal. Da mesma maneira, quando olhamos para Deus com a concepção trinitária, não vemos um "ser" Deus, uma "pessoa" Deus, vemos individualmente o Pai e o Filho.

Caso olhássemos para Deus e víssemos um ser diferente do Pai e do Filho, então estaríamos vendo um novo Deus não revelado pela Bíblia.

 

Veremos a Deus!

A Bíblia nos fala de um Deus pessoal, individual e único. De um Deus que foi revelado pelo seu filho Jesus Cristo, um Deus que os limpos de coração poderão vê-lo face a face. 

"Bem aventurado os limpos de coração, porque verão a Deus." Mateus 5:8.

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como ele é o veremos." I João 3:2. 

Como poderíamos ver uma abstração semelhante a idéia de família ou casal? Como seria possível ver um deus que é resultado da junção de três pessoas? Como veríamos um deus apenas conceitual e abstrato?

É esse deus impessoal, abstrato, indefinível, inexistente que a Igreja Católica entregou ao mundo, um deus que só existe abstratamente.

Além da Bíblia, o Espírito de Profecia também fala de um Deus pessoal, um Deus que não é junção de três pessoas, um Deus único que é identificado como sendo a pessoa do Pai.

"Como ser pessoal, Deus se revelou em seu filho Jesus, o resplendor da glória do Pai." Testemunhos Seletos, Vol. 3, pág. 263.

Como homens, fomos criados à imagem de um Deus pessoal e por isso temos a aparência que temos. Nós carregamos a imagem do Pai Eterno tanto física quanto intelectualmente.

O Pai tem uma forma e nós fomos feitos segundo essa forma. Quando os salvos estiverem no Céu, sua maior alegria será ver o rosto de Deus e conhecê-Lo como Pai.

 

Kellogg ressuscitou?

A Doutrina da Trindade na IASD é um retorno às teorias panteístas do Dr. Kellogg. Para o médico apostatado, Deus não era uma pessoa e, sim, uma influência presente em toda a natureza. Deus era uma força impessoal presente em tudo.

O Dr. Kellogg criou uma teoria que despersonalizou Deus. A direção da IASD reviveu a teoria panteísta ao aceitar a Doutrina da Trindade. No panteísmo e no trinitarianismo, o que existe é um deus sem rosto e impessoal.

No máximo na trindade, Deus seria apenas uma forma de governo celestial. Deus seria apenas o nome que se dá a forma de exercício do poder pelas três pessoas divinas. Deus seria apenas uma idéia abstrata semelhante a idéia abstrata de governo. Ninguém vê o governo, só é possível ver as pessoas que exercem o governo. Na trindade, ninguém vê um Deus pessoal, apenas as pessoas que exercem os atributos divinos.

Vejam como é perfeitamente possível trocar as palavras da definição trinitária de Deus e ao mesmo tempo manter o sentido original da afirmação: "Para nos há um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo" se trocarmos a palavra Deus pela palavra Governo, a frase se aproxima muito mais da intenção trinitarista: "Para nos há um só Governo, Pai, Filho e Espírito Santo."  

Dessa maneira, a idéia trinitariana de Deus iria se harmonizar com toda a lógica restante da Doutrina da Trindade, principalmente com aquela que prega a inexistência de distância hierárquica entre as pessoas da trindade.

Deus está dando à parte apostatada dos líderes da igreja, a oportunidade de se afastar do erro. Prova disso foi a tentativa mal fadada de defender a Doutrina da Trindade na revista Ministério de março de 2003. A defesa do erro, levou a criação de outros erros mais graves e assim sempre acontecerá todas as vezes que alguém quiser tomar para si papel de advogado do diabo.

Voltar ao que a Bíblia ensina e ao que o Espírito de Profecia esclarece, é o caminho mais sábio. -- Elpídio da Cruz Silva, adventista há mais de 20 anos.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com