Congresso de Leigos: Perguntas de Quem Está de Fora

Batismo e Ordenação

Gostaria de comentar sobre alguns ítens levados em conta na IASD e comentados no congresso Leigo:

A IASD quando aprendeu a contar, passou a fazer isso como objetivo-fim. Querem saber se a Igreja está crescendo? Olhem para os números! Passaram a fazer isto tão bem que, para ter o devido controle, foi necessário que a IASD designasse pessoas para centralizarem certos trabalhos. Foi assim que conseguiram traduzir em números tudo, membros, pactuantes, dizimistas, tantos batizados pela Escola Adventista, tantos pelos Desbravadores, tantos pelo pastor Distrital e assim por diante.

Os nossos pioneiros sabiam exatamente o que significava a frase: “Sai dela, povo meu!” Esqueça todos os seus dogmas e, à luz da bíblia, faça tudo novo. Não aproveite nada. Não busque amizade com ela. E agora, neste novo milênio, estamos querendo voltar para o seio de quem saímos!

Gostaria de salientar agora apenas dois itens, que, segundo entendo pela Bíblia, deveriam ser completamente diferentes:

a) Batismo – A Bíblia é bem clara no que tange ao Batismo. “Ide, ensinai, batizando...”, Quem batiza é quem ensina. Temos a idéia de que devemos ir, ensinar e, depois disto, levar "para o pastor batizar". Se isto fosse verdade, a Bíblia deveria ter acrescentado: "Ide, ensinai e trazei-os para que nós os batizemos. Contemos para saber se estamos crescendo!" O batismo deixou de estar relacionado com a aceitação de Cristo como Salvador. O batismo passou a ter a significação de que a pessoa ingressou numa denominação.

Quando somos batizados, é-nos confiada a ordem de ir e fazer discipulos. Como? Indo, ensinando e batizando e, assim, sucessivamente. Em nosso batismo recebemos não somente o perdão de Deus através do sepultamento simbólico do pecado nas águas, mas recebemos também neste momento a unção do Espírito Santo, para partilhar com os outros aquilo que aconteceu conosco. Assim, aquele que vai e ensina é o mesmo que batiza.

b) Ordenação – A ordenação nada mais é que um evento para submeter outros a sua autoridade e para elevar o próprio eu. "Eu já fui ordenado e tenho o direito a ..." "A igreja me deu o poder para..." Isso implica em subordinação, hierarquia. Quando pensamos em uma igreja, logo pensamos em quem terá direito a "Ordenação". Na IASD, o Ancião ordenado pode batizar, fazer casamentos, oprimir a outros para benefício da Administração, etc. Mas, quando analisamos o que, de fato, diz a Bíblia, verificamos que o batismo deve ser ministrado por quem ensina; o casamento e a benção matrimonial, pelo patriarca da família (Pai); oficiais podem ser ordenados para serem servos dos membros de uma comunidade e não para exercer autoridade sobre eles. "O maior entre vós, será o vosso servo". Mateus 23:2-12.

Necessitamos cortar de vez o cordão umbilical que nos ligue a qualquer tipo de instituição que não tenha unicamente a Bíblia como sua fonte de sabedoria e doutrina.

Jonas


PREZADO SENHORES,

E mais que certo que de acordo com as explanacoes dadas no relatório sobre o Congresso, a igreja adventista vai entrar em guerra contra este grupo de leigos. Por um lad,o falam de usar o dizimo localmente o qual ja nao chegará ao bolso da igreja. Por outro lado, tambem tocaram no assunto do uso do nome da igreja que, talvez, nao seja permitido no futuro proximo. 

Varias outras diferencas foram mencionadas, as quais mais cedo ou mais tarde causarao uma separacao completa da organizacao adventista de Washington, na America. Apesar que nada foi dito sobre separacao, é mais que certo que isso tera que acontecer. Por que nao apressar isso e registrar um novo nome para os leigos? Talvez esse ato evitaria maiores complicaoces legais no futuro.

Como fui membro do Movimento Reformista no passado, que diferenca existe entre esse grupo de leigos e eles? Tudo aqui explanado e as razoes  apresentadas para essa nova organizacao, parece pôr o grupo de leigos exatamente no campo dos Reformistas, pois os mesmos por anos tem pregado que a igreja adventista se apostatou ao unir-se as autoridades ao invez de manter-se ao lado de Deus e sua lei. Minha razao ao separa-me deles foi descubrir a tirania com a qual eles mantinham seus membros sob um regime rigido, ao forcarem eles os mesmos a cumprir as exigencias das doutrinas as quais eles se haviam aliado ao formarem sua igreja.  

Gostaria de receber uma resposta as perguntas aqui feitas, pois ate um certo ponto sinto que os leigos estao copletamente corretos ao separarem-se da corrupcao existente na atual diretiva da igreja adventista. Tenho apesar de tudo, duvidas que  os leigos a medida que crescam, possam conseguir manter o espirito inicial visto agora, pois a tendencia humana é de perder o intento inicial a medida que o numero de adeptos aumente.

Ed Vieira, Loma Linda, USA


Hermanos de Adventistas.com:

A pesar de conocer mis posturas diferentes con respecto a algunas posturas de esta página web, deseo felicitar con todo mi corazón, por el valor de romper antiguos temores, romper viejas barreras, y poder tomar deciciones tan claras y pertinentes para este movimiento que está surgiendo en Brasil.

Ojalá muchos hermanos dejen el temor, Porque el amor, la pación por Cristo, rompe todo temor. Ojalá tuvieramos más hermanos con convicciónes de este grupo. Ojalá los Adventistas Evangélicos tambien pudieramos tener el coraje de romper con toda ligadura al cordón umbilical de La organización IASD, que tanta desgracia está trayendo a los hermanos que difieren de ellos,,, Porque ellos son los "ungidos del Señor"... Me parecen muy equilibradas las deciciónes, excepto en uno o dos puntos, pero es algo similar a las 95 tesis de Martin Lutero.

Creo que esto marcará un antes y un después para los Adventistas de Latinoamerica.

Dios les bendiga, y sigan predicando a Jesús.

Wolfgang Streich, Asunción-Paraguay


Estive lendo o artigo do encontro dos irmãos no 1º Congresso de leigos adventistas. Bem, gostaria de tecer alguns comentários sobre o assunto.

1 - Acho justo e prudente que os irmão que participaram do congresso se preocupem com a possibilidade de serem expulsos da igreja e de organizarem-se para que não fiquem desanimados por estarem fora.

2 - É sabio da parte deles não formarem um nova igreja para levar avante a mensagem. E gostaria de dar um conselho: se possivel levem o nome de adventistas do 7º dia e não outro eblema ou indentificação, isso para mostrar que sua vidas são moldadas pela palavra e que o que vocês pregam é o verdadeiro pensamento adventista que fora esquecido. A verdade é que muitos em nosso meio, como eu, não sabem dessa historia toda, pois não são muitos os irmãos que tem acesso a net.

3 - Não esqueçam dos que ficaram aqui na igreja sem saber destas verdades. Promovam, na medida do possivel, Palestras para o ´povo para explicar o por que de tudo isso e mostrar as verdades esquecidas, anivel de esclarecimento e reavivameto de nossa fé original.

E por fim, tomem muito cuidado para não cairem nos mesmos erros dos que antes de vocês, foram expulsos da igreja por permanecerem na verdade. Acabaram criando novas doutrinas e acrescentando dogmas em relação a certos costumes quanto ao que comer e vestir. Uniformizaram os menbros, impedindo-os de terem a liberdade de pensar, questionar e opinar, quando tinham duvidas ou não criam da mesma forma que os demais.

Tornaram-se tão dominantes e centralizados quanto nós adventistas e, mesmo assim, acham que são o povo que deve levar a mensagem avante.

Robson, se possivel, entregue isso aos irmãos do congresso e exponha na net para que possa haver uma reflexão e debate sobre esse assunto. Peço tambem que se possivel mande-me folhetos das tres mensagens angelicas pois pretendo debater e levar isso avante dentro da igreja. Vai ser uma parada dura, mais sinto que primeiro deve-se falar a Israel depois os Gentios.

Um Abraço e esperando sua breve resposta.

Macéio

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com