O "Santidadezômetro" Adventista

Robson, como voce ja sabe, eu gosto de me infiltrar nessas conversas sobre musica sempre que ela entra a tona. Agora novamente com esse assunto do Novo Tom, gostaria de, se permitir, falar um pouco mais do que penso sobre a musica tanto do Novo Tom, como a influencia que ocorre dentro da igreja.

Muitas vezes quando as pessoas falam sobre a musica, elas se concentram no ritmo. Principalmente nos, os adventistas, analizamos o ritmo de uma musica como se tivessemos um "santidadezômetro" para medir cada instrumento e para medirmos a voz do cantor.

Por exemplo, temos um "santidadezômetro" mental que quando ouvimos uma musica dizemos assim: "Agora esta bom, de outro jeito nao esta." "Piano e violao acustico estao bons. Agora onde ja se viu, um violao/guitarra eletrico, uma bateria (que blasfemia)."

Ou entao dizemos, "Veja quao bem tocado eh este violao, consigo ouvir todas as notas. Mas veja quao mal tocada eh essa guitarra, com esse sonzinho esquisito."

Ou entao comentamos, "Como essa bateria esta bem arranjada nesse playback," mas ao olharmos a bateria no pulpito da mesma igreja sentimos que estamos blasfemando contra Deus.

Poderia enumerar varias situacoes onde utilizamos nosso "santidadezômetro" mental. Um pastor sobe no pulpito pra pregar e dizemos, "La vem ele com a mesmo sermao sobre mordomia crista". Ou entao num programa JA, numa peca trazemos uma pessoa com jaqueta de couro e oculos escuros numa bicicleta para representar um motoqueiro e outros dizem, "agora foi tudo pro brejo, onde ja se viu jaqueta de couro e oculos escuros em cima do pulpito?"

Afinal, existem muitas situacoes em nossa vida que utilizamos o "santidadezômetro" adventista...

Gostaria entao de dizer, sera que Deus tem esse "santidadezômetro"?

Sera que Jesus fica la de cima dizendo, "Vejam, esse meu filho nao peca muito, o credito dele esta la em cima, mas veja esse outro, so mente, rouba, o credito dele esta la embaixo."

Sera que Cristo fica medindo o quanto pecamos e quanto pecado eh permitido e quanto nao eh?

Sera que quando Jesus contou a parabola do Fariseu e do publicano (Luc. 18:10-14) mediu um maior do que o outro em Seu "santidadezômetro"? Nao. Digo que Cristo reconheceu que os dois eram pecadores em nivel igual de derrota. Os dois precisavam do perdao. Os dois estavam no mesmo estado critico de pecado. A diferenca nao era em quem era mais pecador do que o outro. Pra falar a verdade o cobrador de impostos era inumeras vezes pior do que o fariseu, pois o fariseu tinha orgulho sobre as coisas de Deus e as leis, enquanto que o cobrador de impostos roubava, mentia, oprimia os pobres e etc... Mesmo assim a diferenca foi na oracao dos dois. O publicano sentiu que nao valia nada, enquanto o fariseu ainda se fazia de santinho.

Todos nos perdemos credito com Cristo pois todos pecamos. todos nos nao merecemos um pingo da misericordia de Cristo. Mas mesmo assim ele nos da de graca, sem precisarmos pagar por isso.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Rom. 6:23 Porque estou comentando sobre isso? Porque nao vamos a igreja somente para receber uma bencao. Mas para sermos uma bencao.

Nao podemos ir a igreja com nosso subconsciente pensando, "Sera que o pastor vai falar sobre alguma coisa interessante hoje?", "Sera que a pessoa que vai passar a escola sabatina vai so pregar e pregar ou vai dar chance pra eu falar sobre a licao?", "Sera que isso, sera que aquilo, etc..."

Ai ao sairmos da igreja falamos uns aos outros, "Eh, ate que nao foi tao mal aquele irmaozinho pedindo a oferta.", "Eh, pelo menos a bateria estava no playback.", "Eh, ate que enfim o pastor falou alguma coisa que me interessou."

Irmaos, chega de farisaismos e hipocrisias. Cristo esta olhando nossa igreja e esta a ponto de vomitar-nos de Sua boca. Ele sente nojo de nossas musicas (com ou sem bateria), de nossas pregacoes, de nossas oracoes, como ocorreu com o povo de Israel em Isaias 1. Sabem porque?

Porque continuamos sendo fariseus, contando vantagem, pensando em nosso coracao, "Se fosse eu que estivesse pregando, Se fosse eu isso, se fosse eu aquilo," e ficamos sentados com cara de indignacao enquanto o nosso irmao que esta sentado ao nosso lado nos bancos da igreja esta ansiosissimo por uma palavra de conforto e de amor.

Nos falta humildade de coracao para reconhecermos o verdadeiro espirito de adoracao a Cristo. Cristo nao pede musicas, palavras bonitas, roupas bonitas, igrejas bonitas, etc... Ele so pede nosso coracao.

"Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." Isa. 1:18

Como temos a audacia de querermos oferecer tudo isso a Cristo sem que Ele nos peca? Fazemos como Caim, que disse dentro de seu coracao, "Deus vai ficar feliz de saber que eu tenho tudo isso pra dar a Ele, eheheh, imagina, vou dar uma ovelinha fraquinha e indefesa? Nao, darei do melhor da terra que consegui com o MEU esforco, MINHAS maos, MEUS meritos." Coitados de nos. Temos que ser como Abel, com a maior humildade do mundo se achegarmos a Deus como Ele ordena que facamos, e nao pomposos e indiferentes como Caim.

Ah irmaos, sera que eh tao importante o ritmo da musica, o sermao do pastor ou qualquer outra coisa, sera que essas coisas sao mais importantes do que nosso coracao limpo?

Essa eh a unica coisa que Cristo pede de nos, que reconhecamos que nao somos nada, somos apenas pobres pecadores sem chance de vitoria e condenados a morte. Quando nao fazemos isso, somos como os fariseus, orgulhosos e prepotentes.

Chega de briguinhas, de rixas, de descontentamento. Quanto farisaismo quando falamos em musica, "Podemos usar piano e violao, mas nao podemos usar bateria e guitarra.", "Podemos andar uma milha no sabado, mas abencoado aquele que so anda 10 metros, como nos os fariseus."

Cristo disse a eles, "Misericordia quero e nao holocaustos", "Nao quero sua vida de regrinhas e regulamentos. Quero seu coracao." 

Sera que estamos entregando nosso coracao a Cristo quando vamos a igreja, quando participamos de um "SHOW GOSPEL" como costumamos rotular algumas apresentacoes cristas? Sera que na nossa vida diaria estamos confessando nossos pecados como o cobrador de impostos, ou sera que estamos falando como o fariseu? "Me abencoa Senhor, pois nao sou como esse cobrador de impostos." "Me abencoa Senhor, pois nunca iria tocar uma bateria pra Ti, como esses 'artistas de Cristo', me abencoa Senhor."

Sera que existe mais clareza do que isso em relacao ao que Deus quer de nos? Nao.

Digo que nos como seres humanos criamos coisas que Deus nao pediu. Deus nao pediu que fizessemos um show gospel, bem como nao pediu para criticarmos, como o fazem em revistas de musica. Ele apenas pediu nosso coracao.

Ah Marcelo, quer dizer entao que nao devemos ir a igreja, ter programacoes musicais ou receber uma bencao quando vamos a uma apresentacao crista? So basta darmos nosso coracao?

Digo que sim. So basta entregarmos nosso coracao, diariamente, horariamente, minutamente, segundamente, sempre, 100% de nosso tempo. Depois disso, ao participarmos de programacoes na igreja, ao estarmos em meio a nossos irmaos, em meio a diversidade, diferencas de pensamento, de comportamento, de estilos musicais, nao procuraremos criticar, mas ajuda-los a propagar o nome de Cristo. Seremos uma bencao na vida de outras pessoas, o carater de Cristo refletira atraves de nosso corpo carnal e podre.

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." Gal 2:20

Cada pessoa eh diferente, cada grupo musical tem o seu estilo. Como comemos uns maçã, e outros pera. Gostamos mais disso do que daquilo. 

Isso eh perfeitamente normal. Temos que parar de criticar para, atraves de Deus, abencoar aqueles que necessitam do pão espiritual. Se ainda continuarmos pensando em detalhes, esqueceremos do que realmente importa, que eh a mudanca de coracao.

Digo que existem sim barreiras quanto a estilos de musica. Existem estilos que causam controversia em uma cultura enquanto que em outras nao, temos que analizar se isso sera um choque para a cultura de determinadas pessoas ou nao, quando tocamos uma musica. Mesmo assim, isso nao impede de haver diversidades de estilos. Cada compositor e musico tem preferencia por um determinado estilo. Cada musica eh composta de uma maneira diferente, utilizando instrumentos diferentes. A diferenca eh na maestria de tais estilos e instrumentos. Cada musico tem que saber como fazer musica, como utilizar logicamente um ritmo especifico e um instrumento especifico.

De que adianta colocar um baterista pra tocar um violino so porque uma bateria tem um som mais estridente? Qual seria pior, uma bateria bem tocada ou um violino mal tocado?

Se utilizarmos dos ritmos das musicas, dos estilos de uma forma sobria e pura de espirito, nao ha barreiras para que o Espirito Santo atue. Agora se tocamos ou cantamos qualquer coisa (como fariseus) sem ter o coracao limpo, eh abominavel para Deus. Nao importa se seja o Novo Tom, ou a primeira versao dos Arautos do Rei.

Nenhum ritmo de musica eh errado por si mesmo. Mas eh errado quando utilizado em circunstancias erradas. Um pop/rock bem elaborado, estruturado e tocado eh muito mais efetivo para evangelizar um grupo de jovens e reformar a entrega a Cristo de um grupo de jovens, do que um grupo de idosos. Da mesma forma que um quarteto de cordas bem elaborado, estruturado e tocado eh mais efetivo a um grupo de idosos do que a um grupo de jovens. Pelo simples motivo de que os jovens, bombardeados pela midia e pelos grupos mundanos e influenciadores do pecado, sao acostumados a uma vida mais frenetica e agitada do que um grupo de idosos. 

A atencao desses jovens so eh atraida quando eles param para ouvir o Espirito Santo. Agora como? Nao podemos determinar o trabalho do Espirito, devemos fazer o nosso trabalho com dedicacao e pureza de coracao, e Deus se encaminhara do resto.

Agora fico imaginando, como podem pessoas que se dizem amantes de Cristo, que tem cargos na igreja terem a audacia de desafiar o poder de Deus ao ouvir musicas mundanas e profanas? "...porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?"... "Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." 2Cor. 6:14 e 19

Isso nao bate com o carater de um cristao. "Ah, mas eu nao ouco essas musicas de sabado. A semana inteira tem la meu CD do Bonde do Tigrao, ai quando chega no sabado eu mudo pro Arautos." Sera que essa eh uma posicao de um cristao? Nao quero que pensem que estou julgando ninguem. 

Nao cabe a mim julgar nenhuma pessoa. Mas cabe a mim a mostrar como todos nos precisamos da misericordia e do perdao de Cristo. Eu principalmente. Nao pensem que eu tenho o direito de dar paulada em todos. Eu sou um dos primeiros que deveria receber pauladas, pois sou como todos nos. PECADOR.

A unica esperanca que tenho eh no sangue do sacrificio do Criador. Ele me deu a chance de viver pra sempre. De ser considerado limpo do pecado. Nao desperdicemos essa chance. Temos que ser limpos do pecado sempre. A vitoria so sera concedida aquele que nao tiver pecado. Aquele que deposita toda sua vida nas maos marcadas de Cristo, o Salvador. 

"Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. " I Cor. 15:55-58

Chega de farisaismo, chega de rixas, chega de conversas futeis, de musicas profanas, de pensamentos impuros. PRECISAMOS DE RENOVACAO ESPIRITUAL CONSTANTE.

"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus." Mt. 5:20

Irmaos, Cristo nao tem um "santidadezômetro", nem nos deveriamos. Fiquem com Deus, e sintam-se livres para me responder.

De um amigo em Cristo,

Marcelo.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com