Esqueça os Argumentos Requentados e Pense. Não Dói!

Nao tenho conhecimento formal de musica, nao atuo na musica. Mas vez por outra ouço a nossa assim chamada "musica denominacional". E tenho assistido, as vezes com bastante tédio, a toda essa discussao que se faz em torno da musica, pois os argumentos de ambos os lados sao requentados (nao disse requintados), exatamente os mesmos de varias décadas atras.

Nesse mais recente debate entre o Lineu e o Malton, vejo duas pessoas sinceras naquilo que defendem, mas com posicoes distintas e sem muita disposicao de ver um o lado do outro. E sempre batem nas mesmas teclas (sem trocadilho), como já disse acima. Outro dia li, acho que aqui nesse site mesmo, um debate sobre uma apresentacao da Alessandra. A mesma coisa: de um lado um Ariney indignado, e do outro o irmao veemente que protestou. Em nenhum momento da troca de emails, eu li nada, de qualquer dos dois, que significasse: "puxa, sabe que voce pode ter razao nisso?". Ninguem absorveu nada de ninguem, e apenas defenderam valentemente suas posicoes. E pasmem, usando Biblia e Espirito de Profecia!

Para nao ser muito extenso, ao Lineu eu diria apenas: devagar amigao, seu talento, que pode ser convertido num dom dado por Deus, é explosivo, gigantesco, e se presta a muitas realizacoes, portanto nao o gaste com algumas poucas bobagens musicais. Eu o admiro muito, aliás, muita gente o admira, principalmente por saber que poderia ter tido uma bela carreira navegando em outros mares, como por exemplo, o da musica instrumental, da musica de estudio, da musica popular e mesmo da classica, pois seu piano é suficiente para isso. No entanto, aí está, fazendo musica para Deus. Nao tenho duvida de que é essa a sua intencao.

Mas fuja um pouco dessa coisa do show, da encenação sem sentido e que nada acrescenta, dos trejeitos, das luzes, da producao "profissional". A sua musica, os seus arranjos e principalmente o Evangelho de Cristo, nao precisam disso. Quando Deus está impressionando uma pessoa com a verdade do céu, até a musica sem acompanhamento cantada por uma crianca desafinada, é poderosa!

E saiba que Deus pede o nosso trabalho, a nossa ação, mas na verdade, nao precisa deles. Um unico anjo do ceu, magnifico em poder, puro e sem pecado, faria todo o trabalho que temos tentado fazer, de forma desastrada, por 6 longos milenios. Saiba que cada acorde achado por voce, pelo Costa Jr., pelo Jader Santos, pelo Flavio Santos, e por qualquer outro, nada é, perto do que sao capazes de fazer os musicos do céu. Lembrem-se disso cada vez que voce, e qualquer dos nossos musicos, desconhecidos ou "famosos", sentarem aos instrumentos ou levarem um microfone aos labios para cantar.

No entanto, Deus pede e quer a nossa ação, mas é em nosso proprio beneficio, para nossa propria bencao e crescimento espiritual. 

Ao Malton, eu diria, inicialmente, que seu nome é nobre. Malton Braff foi um extraordinario talento da nossa musica vocal denominacional. Em segundo lugar, concordo com algumas coisas que voce disse, mas diria tambem que fosse mais tolerante, nao no sentido de ser permissivo, mas de ser equlibrado e amoravel. 

Parabenizo-o por ser um jovem anciao de igreja, e sua responsabilidade é de fato muito grande. Mas o Lineu que voce criticou, tambem fez coisas memoraveis. Ouca Somente Pela Graça (nao sei se esse é o titulo) e Bem-Aventurado. Nao precisa muito mais que isso.

E veja que em nosso meio tambem há pessoas que produzem musicas e letras de qualidade, mas sem o sucesso da midia, pois o apelo de show dessas musicas é muito pequeno. Preste atencao nas musicas e letras de Enio Monteiro de Souza e Mario Jorge Lima. Isso sem falar em diversos outros compositores que certamente temos pelo Brasil afora, mas que nao chegam ao nosso conhecimento aqui no sul maravilha, e que nao frequentam as prodigiosas producoes e nem as prestigiosas salas e teatros como o Credicard Hall e Scala em São Paulo. Preste tambem atencao em muitas das musicas e letras de Jader Santos, do Ariney, do Costa Jr., do Valdecir Lima e do proprio Lineu Soares que voce criticou.

Por falar nisso, prestem todos atencao tambem, e vejam que existem castas em nossa musica. Existem elites e quem nao pertence a essas elites. Nao vou citar nenhum nome, fica por conta de cada um, mas vejam que há NOMES e nomes, MUSICOS e musicos, CANTORES e cantores, COMPOSITORES e compositores.

Alias, da mesma forma que há PREGADORES e pregadores. Prestem atencao nos cartazes que sao afixados anunciando estreias, programacoes, lançamentos, e outros eventos. Que tal? Temos estrelas? Hhmm...

Finalizando, outro dia ouvi a expressao "musica para a terceira idade" aplicada às musicas de alguns dos compositores citados acima, e a muitas das musicas do nosso hinario. Pois saibam que a igreja, terceira idade ou não, precisa muito dessa musica, pois sao mensagens teologicas, cristocentricas, algumas das letras sao verdadeiros poemas, nos levam a pensar. Dispensam ritmo, melodia e harmonia. Dispensam belas vozes para entoa-las, pois nos apresentam a simples e clara verdade biblica, ao mesmo tempo com doutrina e devocao.

Pensem, amigos, pensem, pensar é essencial. É através do pensamento, através da mente, que Deus nos fala, Portanto, pensem. Nao dói, e faz muito bem!!

Um expectador atento.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com