Nojo e Vergonha de Ser Adventista, Sob a Batuta do Lineu

Caro amigo Malton, nao fique chocado e nem admirado. Quando eu falava em minha igreja de Jaú sobre musica, muitas pessoas achavam que eu estava ficando velho, pois tambem sou contrario a tudo isso.

Sempre me pergunto o que faz uma musica ser popular ou nao? Santa ou profana? Será a letra? Será o cantor? Será a uniao dos dois, letra e cantor? Entao um dia peguei uma musica do Roberto Carlos em que ele pedia pra que Jesus abrisse as janelas do céu, mais ou menos isso, para que ele pudesse vê-lo. Mas ja naquele tempo nossas musicas nao prestavam, nossos compositores nao conseguiam ver a diferença. Até conseguem, mas nao mudam,o que importa é a reação da massa aglomerada para se deliciar.

Naquela ocasião peguei um Cd do Prates,do Flavio Santos etc...e perguntei a igreja o seguinte: se nosso povo está se preparando para o ir ao encontro do Senhor, cantando o que canta, entao o Robertão tambem tem que ir porque seria uma injustiça muito grande nao encontra-lo lá, diante da poesia que ele fez naquela musica. O gozado é que as pessoas diziam que nao ia porque era do mundo. Como se nós fossemos de outro mundo.

O problema dessas musicas sempre estará relacionado com o ritmo. Nosso povo é duro de aceitar que o que dá nome à musica é o ritmo. Exemplo: como vc pode diferenciar um samba de um rock, um Jazz de um blues, uma marcha militar de um cantico de aniversário? É e sempre será através do tal do ritmo.

A coisa mais dificil de nosso povo entender é que se existe ritmo pra tudo isso tambem existe o ritmo que define a musica sacra. Mas ai começa a briga, porque tem no hinário, porque os pioneiros do passado cantavam, porque o pastor fulano disse... Ah e até para o Costa Junior, depois que passou a pastor, ficou mais facil, porque agora vejam bem é o pastor Costa Júnior quem compôs, etc, etc...

Agora o que estou admirado é que eu reclamei e estava velho e veja isso ocorreu em minha igreja ja faz uns 5 anos atrás e eu hoje estou com 45 anos. Mas estou admirado e de ver vc com 24 anos já com nojo e vergonha de ser Adventista sobre a "Batuta" do Lineu. Entao se prepare porque nós veremos coisa muito pior!

Conheço pessoas com atividades no top da igreja que acredita que seria muito melhor mesmo para a igreja se cantássemos pagodinho, samba e que a igreja poderia ter um salão para um bailinho no final dos cultos de domingo para "atrair pessoas aos pés de Cristo"... 

Mas o que mais me preocupa nao são essas pessoas que pensam assim, porque pensar nao machuca, pensar nao destrói pessoas. A pessoa pode se destruir sozinha pensando, pois como diz a palavra de Deus "aquilo que vc pensa é o que vc é". Mas é quando esses pensamentos passam a ação, que vem o perigo maior.

O que o Lineu está fazendo é que contamina, é o que ele pensa colocado, em atos em ação. E fica até bonito com o que diz o espirito de profecia. Parece até verdade, parece até sincero e, veja, ele crê que é assim, porque se nao acreditasse, nao diria.

Agora a realidade é a mesma da lição da escola sabatina. Estamos tao distantes do conhecimento de Deus que, como povo escolhido de Deus, já nao sabemos o que é certo e o que é errado. Na verdade sabemos, mas temos medo de mudar, de retroceder, de voltar, de renunciar a tudo que nao presta...

Certa vez, estive em um encontro de empresários no Rio de Janeiro no Hotel Glória e já saí de lá preocupado com os movimentos do Lineu e do seu grupo. Mas eu tambem fico, como vc, achando que estou errado de pensar assim, porque a nossa administração deve estar satisfeita. Caso contrario, nao o colocaria para fazer musica na chamada "escola dos profetas".

Quem sabe vamos fazer parte um dia da escola dos profetas de Baal!

Gostaria de lembrar aos leitores que quanto pior, melhor, pois Cristo há de voltar mais rapido. Esses dias atrás, tivemos em um salão ao lado da igreja onde freqüento um karaoquê. Deve ser assim que se escreve. Mas me perguntei "cara, o que isso está fazendo aqui? O pastor estava do meu lado e perguntou: Toninho, isso ai é que é o tal Karaoquê? Respondi: Sim, senhor. Ele refletiu um pouco e meio sem jeito me disse: É, tem coisa pior. Entao lhe respondi: Nao se preocupe, nós chegaremos lá também.

Entao, Malton, as coisas antigas que pareciam ser inofensivas porque tinham sempre "a coisa pior" estão ai diante dos nossos olhos. E por falar em pior, pior mesmo é ver nossas revistas fazerem propaganda e incentivar a compra de todo esse lixo, chamando de cultura musical adventista à qual eu chamo de cultura musical satanista.

Uma vez minha esposa levou minha cunhada para assistir um programa especial do Lineu,quando o grupo era o Tom de Vida lá na cidade de são Carlos. Minha cunhada saiu de lá naquela epoca horrorizada com as musicas adventistas.

Eu para ser sincero nem vou mais. Se posso me mandar, caio fora mesmo. Houve uma época em que era anciao, que eu avisava os grupos que cantavam em minha igreja. Olha, se der vexame e nao cantar hino, eu nem vou la na frente depois dizer que Deus abencoe o grupo. E realmente nao ia, e nao vou. Me nego a ser esse Adventista cabeça aberta para o Mal. Se alguem mostrar para mim "assim diz o Senhor" acato com satisfação, mas, como nao encontro, não aceito.

E olha, ja falei com muita gente do nosso meio sobre isso e chega uma hora que eles se calam, emudecem e a briga continua. Mas nao é so na musica que temos problemas. Estamos com todas as areas da igreja contaminadas com o virus do pecado. 

Felizmente, vc sabe, esse virus tem solução, nao é como os da net que a cada dia se cria um antivirus diferente. Esse antivirus é conhecido, está ao alcance. Já foi comprovado no passado que funciona. Quem faz uso no presente recomenda porque é pow, funciona mesmo! Voce nao paga nada por ele, portanto nao vai ser explorado comercialmente. E está à disposiçao 24 horas por dia, esteja vc em qualquer situação.

Portanto, que Deus o abencoe e que continue firme na sua decisão. Voce vai ver que nao é facil ter essa posição. Tem um preço a pagar. A porta é estreita e apertado o caminho.

TONY, California.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com